Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento

SOBRE O MESTRADO

A Faculdade NOVOESTE, dando continuidade ao seu protagonismo no ensino superior e, preocupada em ser uma instituição disruptiva e inovadora para a educação sul-mato-grossense, por meio de um programa de parceria interinstitucional, com uma das Universidades mais reconhecidas do país e eleita a melhor universidade privada do Sul do Brasil, a UNIVATES, traz para Campo Grande/MS, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu o Curso de Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

Um MINTER constitui-se de uma parceria interinstitucional, entre duas instituições de ensino superior, sendo que uma delas, a UNIVATES, com mais de 50 anos de história no ensino superior do Rio Grande do Sul, possui o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu consolidado pela CAPES, sendo autorizada a firmar parcerias em função do suprimento de demandas por capital intelectual em determinadas áreas.

Assim, a Faculdade NOVOESTE, sensível às necessidades por educação continuada em nível stricto sensu, firmou a parceria com o objetivo de ofertar a comunidade acadêmica e profissional do Estado de Mato Grosso do Sul mais uma espetacular oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento.

A líder em Pós-Graduação Presencial Lato Sensu, inovando sempre! #DNANOVO

SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), da área Ciências Ambientais, tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas ligados à área ambiental. Clique aqui e veja outras informações do programa.

CRONOGRAMA E SELEÇÃO

- Período de inscrições: 22/03/2021 a 28/05/2021 - [Clique aqui para abrir o Edital do Processo Seletivo]
- Prazo-limite para entrega da documentação por e-mail: 28/05/2021
- Análise do currículo documentado e dos pré-projetos de dissertação pela comissão designada pelo PPGAD e Faculdade Novoeste: 07/06/2021 a 09/06/2021
- Publicação do cronograma das entrevistas: até 11/06/2021
- Entrevistas com os candidatos: 14/06/2021 a 17/06/2021
- Divulgação da classificação prelimiar dos candidatos: até 22/06/2021
- Prazo de recursos: até 24/06/2021
- Divulgação da classificação final dos candidatos: até 28/06/2021
- Confirmação da matrícula: até 05/07/2021
- Início das aulas: Agosto/2021

- Duração: até 24 meses
- Horário das aulas: Uma vez por mês, de Segunda a Sexta-feira das 18h30 às 22h30 e Sábado das 08h às 12h
- Coordenação:
Profª Drª. Neli Galarce Machado
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento
Prof. Dr. Rodrigo Pereira
Coordenador local do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento

- Inscrição: R$ 100,00
- 24x R$ 2.509,78 (para parcelas menores, consulte financiamento educacional do seu banco)

OBJETIVOS

- Difundir os conceitos e aplicar as técnicas necessárias a uma interação sustentável com o ambiente;
- Aplicar metodologias e desenvolver tecnologias que possibilitem diminuir o impacto ambiental de atividades antrópicas;
- Formar profissionais capazes de avaliar, diagnosticar e propor soluções para problemas ambientais;
- Criar e disponibilizar uma rede de conhecimentos que possa ser utilizada pelos diferentes agentes sociais.

PERFIL DO DIPLOMADO

O diplomado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento deverá apresentar espírito crítico e investigativo, bem como uma visão complexa e integrada do ambiente que lhe permita identificar, avaliar e propor ações adequadas na solução de problemas ambientais. Dentro de uma visão social da utilização do conhecimento, o diplomado será um agente modificador e disseminador de ações que envolvam o manejo e a utilização dos recursos naturais.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Nome: Espaço, Ambiente e Sociedade
Descrição: A área de concentração do programa avalia a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante dos ecossistemas. Aborda-se a questão ambiental de forma ecocêntrica e interdisciplinar, por meio das três linhas de pesquisa que a compõe. São abordados aspectos básicos das ciências ambientais, os quais avaliam a interação homem e natureza, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço, a análise e tecnologias ambientais, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade. Desta forma, as características teórico-preditivas dos ecossistemas e os elementos aplicados são avaliados a fim de propor ações de conservação de forma dinâmica e integrada.

LINHAS DE PESQUISA

Nome: Tecnologia e Ambiente
Descrição: Desenvolvimento e utilização de tecnologias e metodologias aplicadas ao ambiente. Trabalha com sistemas de gerenciamento de resíduos, busca de soluções energéticas e tecnológicas ecologicamente compatíveis, toxicologia ambiental e produtos naturais.

Nome: Espaço e Problemas Socioambientais
Descrição: Estuda interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais, políticas públicas, saúde e ambiente. Sustentabilidade e práticas culturais. Cidadania, comunicação e educação ambiental.

Nome: Ecologia
Descrição: Aspectos da teoria e prática da interação humana com ecossistemas; biologia da conservação; gênese e evolução dos biomas terrestres; ecologia da paisagem; práticas limpas de produção; e estratégias de manejo de populações naturais e em sistemas agrícolas.

ESTRUTURA CURRICULAR E CRONOGRAMA DAS AULAS

ObrigatóriasCarga horária
Seminário Integrado em Ambiente e Desenvolvimento I45
Natureza do Conhecimento Ambiental30