EXIGÊNCIA DE MERCADO E CRISE AUMENTAM A BUSCA POR PÓS-GRADUAÇÕES NA ÁREA DE CONTABILIDADE

Que o país atravessa uma interminável crise, isso não é nenhuma novidade. Esse fator unido a exigência de mercado tem impactado na área contábil. Aproveitando a situação relativamente negativa, profissionais da área aproveitam para qualificar seu conhecimento e consequentemente aumentar sua remuneração.

“Já havia escolhido a contabilidade por ser uma das áreas mais promissoras e com a crise que o país atravessa então, se tornou fundamental estar especializado. Levei em consideração a grade curricular, que consiste não só de direito tributário, mas controladoria também, outra habilidade importantíssima na gestão das empresas, principalmente no momento que o Brasil vive (crise)”, relata o contador Hudson Barros, 33 anos.

Outro profissional da área, o contador Mathias de Freitas, 34 anos, está formado na área há cinco anos e lembra que o cenário do país obriga estes profissionais a estarem em constante atualização. “Necessitamos de atualizações sobre os novos cenários propostos por nossos governantes no que se diz respeito a Controladoria e gestão tributária. Nossos impostos oneram cada vez mais e os empresários abrem as portas e caminhos para esse novo profissional que é o Controller”, destaca.

Ambos profissionais estão cursando uma pós-graduação de Controladoria e Gestão Tributária. “Optei por fazer essa especialização na área da gestão tributária por observar que esta área daqui para frente, fará uma grande diferença perante os novos empresários, ou seja, todos querem entender os seus impostos e não sonega-los, sendo assim, terá a ferramenta necessária para que isso seja executado, sem que surja logo adiante algum incômodo ao cliente, trazendo assim segurança nos processos administrativos fiscais e tributários”, completa Mathias .

O doutor e professor da pós-graduação, Emanoel Lima explica que com a implantação das normas internacionais de contabilidade pelo Brasil e as exigências da legislação tributária, o mercado de trabalho se ampliou e as empresas passaram a reconhecer e valorizar os profissionais especializados, principalmente em contabilidade tributária.

O doutor ainda frisa que os tributos são necessários para o desenvolvimento das atividades política e administrativa do país, e afetam, tanto as pessoas jurídicas, como principalmente as pessoas físicas, podendo muitas vezes, provocar uma diminuição dentro das atividades empresariais do crescimento do país. “Os estudos mostram que a carga tributária do Brasil impacta o desenvolvimento das atividades empresariais e podem inviabilizar e comprometer a continuidade dos negócios. A complexidade do sistema tributário Nacional, além de elevar custo de conformidade, pode levar as organizações a descumprirem determinadas obrigações, por falta de conhecimento ou por entendimento inadequado da legislação”, completa professor Lima.

A pós-graduação é presencial e oferecida pela Faculdade Novoeste, em Campo Grande. Tem como diferencial professores de outros Estados, sendo os mais renomados do País.