INSTITUIÇÃO FORMARÁ OS PRIMEIROS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM TERAPIA INTENSIVA E ESTOMATERAPIA DO ESTADO

INSTITUIÇÃO FORMARÁ OS PRIMEIROS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM TERAPIA INTENSIVA E ESTOMATERAPIA DO ESTADO

INSTITUIÇÃO FORMARÁ OS PRIMEIROS ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM TERAPIA INTENSIVA E ESTOMATERAPIA DO ESTADO

A Faculdade NOVOESTE, instituição líder em cursos de pós-graduação em Mato Grosso do Sul, acaba de iniciar mais duas turmas de cursos inéditos no Estado na área da enfermagem: Terapia Intensiva e Estomaterapia.

Atendendo às demandas urgentes por novos profissionais nas áreas citadas, a Faculdade NOVOESTE reuniu os melhores professores locais e nacionais para que os estudantes vivenciem o aprendizado na prática, uma condição aos cursos da Faculdade, aulas práticas, ampla rede de estágio e visitas técnicas em instituições de referência.

A coordenadora da especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva é a Drª. Cacilda Hildebrand Budke, coordenadora da Comissão Nacional de Terapia Intensiva do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com ampla experiência nas áreas de gestão, ensino e assistência na saúde do adulto, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), urgência e emergência, terapia intensiva adulta, deontologia e pesquisa.

Frente à especialização em Enfermagem em Estomaterapia, está a coordenadora enfermeira Cristiane Marília Ost, especialista em Estomaterapia pela PUC-PR e Ti-SOBEST, com atuação em Estomaterapia com consultório e membro da SOBEST e WCET.

Conheça mais das especialidades:

ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA

A enfermagem em terapia intensiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem e está em franca expansão e possui uma ampla área de atuação, seja na área adulta, pediátrica, neonatal, cardiológica, neurológica ou outras áreas específicas.

“Com o envelhecimento populacional, aumento da expectativa de vida, aumento das doenças crônicas e da violência, cada vez mais tem aumentado a necessidade de leitos de terapia intensiva no Brasil e no mundo”, ressalta Prof.ª Drª. Cacilda Budke.

Associado a esse déficit de leitos de terapia intensiva, faltam profissionais de enfermagem qualificados especializados para o manejo do paciente grave, porém, com a pandemia causada pelo coronavírus, ele se tornou ainda mais evidente.

O atendimento a pacientes graves nos leitos de terapia intensiva exige profissionais altamente qualificados e preparados para lidar com o ser humano em seu momento mais frágil da vida. É quando o profissional enfermeiro tem a oportunidade de usar todo seu conhecimento técnico e científico associado ao seu raciocínio clínico rápido, ágil, seguro e eficaz, junto com recursos tecnológicos de ponta para o tratamento e recuperação do paciente grave.

O enfermeiro intensivista possui uma ampla área de atuação, seja nas instituições de saúde, de ensino ou na gerência dos serviços de saúde. Ele possui um papel fundamental na equipe de saúde, tanto na de enfermagem como na equipe multiprofissional, e está envolvido em todos os processos de atendimento ao paciente crítico. Muitas instituições já trabalham como pré-requisito para atuação deste profissional na instituição de saúde dentro da UTI.

ENFERMAGEM EM ESTOMATERAPIA

A especialidade em Estomaterapia abrange uma ampla área de conhecimento em estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinência anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, o que gera extensa oportunidades de atuação para o especialista.

As possibilidades de campo de atuação podem ser assistenciais, gerenciais, assessoria, consultoria, ensino, pesquisa e vendas. A atuação profissional do estomaterapeuta pode ocorrer tanto em serviços públicos como privados, em ambientes hospitalares, ambulatoriais, domiciliares, clínicas e consultórios.

Aulas práticas e professores referência na área são diferenciais

“É uma especialidade em expansão e que apresenta constantes avanços científicos e disponibilidade de recursos tecnológicos de ponta para uma melhor prática do cuidado. A complexidade e a diversidade das ações assistenciais, assim como as novas exigências do mercado de trabalho para uma prática assistencial segura e eficiente, fazem emergir a importância em ofertar essa qualificação profissional em nosso Estado e para região Centro Oeste.”, destaca a prof.ª Cristiane Ost.

A proposta do Curso de Especialização em Estomaterapia foi construída de acordo com as Diretrizes preconizadas pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia) e pelo WCET (World Council of Enterostomal Therapists) de forma a obter o credenciamento de certificação de qualidade que tem como principal finalidade garantir uma formação com padrão internacional pautada nos preceitos da formação qualificada do especialista. A NOVOESTE é a única em fase de acreditação na região.

“Ao final de cada módulo teórico o aluno vai para à prática assistencial, para vivenciar o cuidado direto ao paciente, familiares e cuidadores.”, lembra Ost.

2ª TURMA E MAIS INFORMAÇÕES

Para ambos os cursos, a NOVOESTE já abriu edital de seleção e inscrições para a 2ª tura. Para outras informações sobre os cursos, consulte o site da Faculdade NOVOESTE www.novoeste.edu.br, na sede da instituição na rua Rui Barbosa nº 1792, Centro, pelo telefone (67) 3306-0072 ou pelo Whatsapp (67) 9.9172.2581.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp