Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Valores e Condições

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e valores do curso

Introdução às Práticas Integrativas e Complementares

Conceitos em Práticas Integrativas e Complementares (PICS); Aspectos históricos, culturais e sociológicos das PICS. Racionalidades em Saúde. Princípios e fundamentos das PICS na atenção à saúde. Políticas Públicas internacionais e nacionais. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Terapia Comunitária Integrativa

Pensamento sistêmico. Comunicação intrapessoal e interpessoal. Antropologia Cultural. Resiliência. Cuidado a saúde mental. Rede solidárias. Cidadania. Grupos comunitários. Inclusão social.

Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura I

Medicina Tradicional Chinesa nas PIC`s / Histórico e Base Filosófica da Medicina Tradicional Chinesa. Os pilares da Medicina Tradicional Chinesa. Os 5 elementos. O Qi./Organização Energética/Microssistemas da Medicina Tradicional Chinesa.

Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura II

Fisiologia energética- Zang Fu /Meridianos e Pontos de Acupuntura. Aspectos diagnósticos em Acupuntura/Outras formas de estimulação dos pontos de acupuntura / Eficácia no tratamento da Acupuntura/ Conselhos Taoísta para a vida moderna.

Auriculoterapia I

História e Definição de Auriculoterapia e Acupuntura Auricular. Anatomia do pavilhão auricular (inervações e vascularização). Fundamentos neurofisiológicos da Auriculoterapia. Etapas do Diagnóstico (anamnese, inspeção, palpação). Materiais e métodos de aplicação de Auriculoterapia. Contraindicações. Pontos principais e protocolos de Auriculoterapia.

Auriculoterapia II

Fundamentos da Acupuntura Auricular com base na Medicina Tradicional Chinesa (Yin/Yang, Cinco Elementos). Diagnóstico e métodos de tratamento da Acupuntura Auricular. Localização de pontos e protocolos de tratamento da escola chinesa. Uso da Auriculoterapia na atenção básica.

Terapia Ayurveda I

Fundamentos da Medicina Ayurvédica; Estudo dos Doshas; Estudos dos Gunas; Estudos dos Pontos Marmas; Avaliação dos subtipos da Ayurveda; Técnica da Massagem Ayurvédica (abhyanga); Alimentação, Desintoxicação.

Terapia Ayurveda II

Farmacologia ayurvédica; Estudo das substâncias; Preparações herbais ayurvédicas; Fitoterapia Ayurvédica.

Terapia Floral I

A Terapia Floral: um caminho de cura para além da abordagem doença: dando voz ao indivíduo e não a doença; Fundamentos e História da Terapia Floral; Quem foi Dr. Edward Bach; Como foi a descoberta dos florais de Bach, A ideia sobre saúde e doença pela filosofia de Edward Bach; O que são essências florais?; Como atuam as Essências Florais; A recomendação da OMS da Terapia Floral; Quem pode fazer uso e como deve ser ministrado; A forma e função dos Florais; A que se propõe e Terapia Floral?; Uma leitura do temperamento da pessoa e de cada planta dos 12 Curadores; Identificando os temperamentos dos 12 Curadores.

Terapia Floral II

As Essências Florais de Bach, Complementares e Auxiliares de Bach para o momento atual. Como selecionar e usar os florais?; Históricos dos primeiros Sistemas Florais Brasileiros e a que eles se propõe; Alguns compostos florais e emergenciais para o momento atual de pandemia e possibilidades pós pandemia como apoio emocional; Curiosidades de alguns sistemas florais pelo mundo. Como reconhecer qual floral pode ser indicado pela fala de quem está sendo atendido.

Aromaterapia I

História da aromaterapia; Aromaterapia pelo mundo na Atualidade: as escolas de Aromaterapia; Definições fundamentais da Aromaterapia; Características, vida útil, produção, qualidade e métodos de extração dos óleos essenciais; As 3 formas de uso dos óleos essenciais; Níveis de atuação da Aromaterapia: fisiológica, psicoaromaterapia e aromaterapia vibracional; Os 20 óleos essenciais mais usados e indicados; uso seguro dos óleos essenciais; precauções de uso.

Aromaterapia II

Conceito de dosagem para as 3 formas de uso dos óleos essenciais; Diluições para o uso tópico; sinergias e blends; características de um bom produto pela legislação brasileira; Prescrição e indicação de óleos essenciais para as diferentes fases da vida; Anamnese, indicação e prescrição de óleos essenciais; Indicações, prescrições e precauções para as diferentes fases da vida; Prescrição e indicação dos óleos essenciais para desequilíbrios do sistema físico; Prescrição e indicação dos óleos essenciais para desequilíbrios do sistema mental e emocional; Aromaterapia aplicada às terapias e medicinas holísticas; Aromaterapia aplicada à estética; Aromaterapia aplicada à gastronomia e Nutrição.

Homeopatia I

Introdução à Homeopatia; Histórico da Homeopatia; Filosofia homeopática; Princípios fundamentais de semiologia homeopática Escolas homeopáticas; Diagnósticos e Prognósticos em Homeopatia; Noções de farmacologia homeopática; Prescrição em Homeopatia; A Homeopatia na Saúde Pública; Estudo de Casos Clínicos.

Homeopatia II

Medicamento homeopático: origem, definições e nomenclatura; Farmácia homeopática; Receituário Homeopático; Formas Farmacêuticas Homeopáticas Básicas e Derivadas: Método H, Escala LM, Métodos K e FC; Formas Farmacêuticas Homeopáticas de Dispensação: Líquidas e Sólidas. Formas Farmacêuticas Homeopáticas de Dispensação: uso tópico.

Plantas Medicinais e Fitoterapia I

Histórico e conceitos; Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Etnobotânica e Etnofarmacologia; Coleta e identificação; Produção de Plantas Medicinais; Controle de qualidade de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Preparações extrativas obtidas a partir de plantas medicinais; Fitoterapia na Atenção Básica; Potencial terapêutico das Plantas Medicinais e Fitoterápicos (coadjuvantes do emagrecimento, patologias psiquiátricas e neurológicas, anti-inflamatório, antimicrobiano e cicatrizante). Plantas Alimentícias Não convencionais (PANC´s).

Plantas Medicinais e Fitoterapia II

Potencial terapêutico das Plantas Medicinais e Fitoterápicos (problemas cardiovasculares, problemas respiratórios, distúrbios gastrointestinais). Interações entre plantas medicinais/fitoterápicos e medicamentos/alimentos; Efeitos adversos relacionados ao uso de plantas medicinais e de fitoterápicos; Aspectos de segurança relacionados ao uso de plantas medicinais e de fitoterápicos.

Semiologia e Anamnese I

Semiologia: Entrevista; Exame Físico; Semiologia da dor; Semiologia da febre; Semiologia da cianose; Semiologia da dispneia; Semiologia das síndromes linfoproliferativas; Semiologia da síncope; Semiologia da hipertensão arterial. Semiologia dos distúrbios endócrinos e metabólicos. Semiologia do idoso e da criança. Semiologia da dor abdominal e dor torácica. Semiologia das insuficiências arteriais e venosa; Lesões cutâneas. Verificação de Sinais Vitais; Avaliação e conduta Clinica; Ética e Legislação aplicadas à anamnese e exame físico. Transtornos Menores e Autolimitados – GITE. Protocolos Clínicos e Algoritmos de Decisão.

Anamnese: Identificação, Queixa Principal (QP), História da Moléstia Atual (HMA), Caracterização dos sintomas; AE (Anamnese Especial) ou ROS (Revisão de Órgãos e Sistemas), História Patológica Pregressa, História Familiar, História Social/ Hábitos de vida, HD (Hipótese Diagnóstica) geral ou Diagnóstico Sindrômico, Diagnósticos diferenciais, Condutas, Prognósticos.

Semiologia e Anamnese II

Semiologia: Entrevista; Exame Físico; Semiologia da dor; Semiologia da febre; Semiologia da cianose; Semiologia da dispneia; Semiologia das síndromes linfoproliferativas; Semiologia da síncope; Semiologia da hipertensão arterial e Diabetes Mellitus. Semiologia dos distúrbios endócrinos e metabólicos. Semiologia do idoso e da criança. Semiologia da dor abdominal e dor torácica. Semiologia das insuficiências arteriais e venosa; Lesões cutâneas; Semiologia dermatológica; Semiologia da Tosse e problemas respiratórios;

Anamnese: Identificação, Queixa Principal (QP), História da Moléstia Atual (HMA), Caracterização dos sintomas, AE (Anamnese Especial) ou ROS (Revisão de Órgãos e Sistemas), História Patológica Pregressa, História Familiar, História Social/ Hábitos de vida, HD (Hipótese Diagnóstica) geral ou Diagnóstico Sindrômico, Diagnósticos diferenciais, Condutas, Prognósticos.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) em Saúde ampliam os conceitos convencionais de tratamento, relacionando corpo e mente, focando no indivíduo como um todo e não apenas na sua doença. A inserção das PICS no Brasil foi estimulada pelas políticas do Ministério da Saúde, em especial pela Portaria N.º 971 de 3 de maio de 2006, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema único de Saúde - SUS e, posteriormente, pelo Decreto N.º 5.813, de 22 de junho de 2006, que aprovou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) (Brasil, 2015).

Para que as PICS sejam difundidas na área da saúde, de forma racional, é necessário que haja a capacitação de profissionais que possam atuar nesta área. É importante que esses profissionais aprendam a integrar o saber popular e o conhecimento científico, o que permite a aliança de saberes, de forma participativa e dialógica, para que esse conhecimento seja aproveitado como parte da construção desta terapêutica. É importante que as PICS sejam implantadas de forma segura e eficaz, levando-se em consideração os paradigmas que as fundamentam, com vistas para o cuidado na construção da integralidade da atenção à saúde à população.

Diversas instituições de saúde no Brasil estão inserindo as PICS em suas rotinas, abrindo espaços de trabalho para consultores e profissionais dessas áreas de atuação. Os profissionais que atuam nesta área têm habilidade para trabalhar junto a equipes multidisciplinares na implantação de tais práticas em serviços públicos ou privados de saúde.

Além dessas possibilidades, a empregabilidade também é possível no setor privado, como consultórios, clínicas, SPAS, Resorts, centros de estética, dentre outros.


OBJETIVO GERAL

Especializar profissionais por meio da atualização e do aprofundamento de conhecimentos sobre Práticas Integrativas e Complementares, sendo capazes de atuar na prevenção e tratamento de doenças e promoção e recuperação da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capacitar o pós-graduando para:

- Atuar na prevenção de doenças e promoção e recuperação da saúde.

- Contribuir para o acesso e ampliação da Política Nacional de Práticas

Integrativas e Complementares (PNPIC);

- Desenvolver a PNPIC em caráter multiprofissional, em consonância com o nível de atenção à saúde.

PÚBLICO–ALVO

Profissionais de saúde como tecnólogos em estética e cosmética, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, dentistas, e também psicólogos e fonoaudiólogos, além de terapeutas com diploma de nível superior que desejam atuar na área das PICS ou que já atuam e desejam aprofundar o conhecimento nas mesmas.

Dra. Silvia Cristina Heredia Vieira

Dra. Silvia Cristina Heredia Vieira

Farmacêutica (CRFMS – 3729), com mestrado (UEM, 2010) e doutorado (UNESP, 2014) em Ciências Farmacêuticas e pós-doutorado em Recursos Naturais (UEMS). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa Clínica do Conselho Regional de Farmácia - CRF, do Mato Grosso do Sul; professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e dos cursos de Farmácia e Agronomia, da Universidade Anhanguera-Uniderp, de Campo Grande-MS. É influencer na área de plantas medicinais em diferentes redes sociais, com mais de 100 mil seguidores no Instagram (@drasilviaheredia). É autora de artigos científicos, livros, capítulos de livros e boletins técnicos na área de plantas medicinais, além de ser organizadora de eventos nesta mesma área há mais de 10 anos.

  • Carlos Ruas Filho

    Carlos Ruas Filho

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1981) e a formação em acupuntura, sendo: Aperfeiçoamento em Acupuntura (1990), pela Associação Brasileira de Acupuntura e a Especialização em Acupuntura (2013), pela Faculdade Leão Sampaio. A especialização em Medicina Tradicional Chinesa (2010), pelo Centro Internacional China Beijing de Treinamento de Acupuntura. Especialização em Didática Superior (1995) e em Administração Hospitalar (1999), ambas pela Universidade Católica Dom Bosco. É professor da Associação Brasileira de Acupuntura desde 1994. Tem experiência na área de Acupuntura, Fisioterapia ortopédica, Traumatológica, Teumatológica, Neurológica e UTI (respiratória). Sócio proprietário da Clínica de Acupuntura, Fisioterapia e Reabilitação - REABILITI.

  • Daniel Maurício De Oliveira Rodrigues

    Daniel Maurício De Oliveira Rodrigues

    Graduado em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Formação em Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura. Pós graduado em estética facial e corporal pela Universidade do Vale do ItajaÍ (UNIVALI). Mestre em Epidemiologia - Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando no Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Editor-chefe do periódico "Journal of Naturology and Complementary Therapies" ISNN 2116-915X online/ ISSN 2116-7580 impresso. Líder do Núcleo de Pesquisa em Naturologia e Práticas Integrativas e Complementares do CNPq. Atualmente é professor assistente da Universidade do Sul de Santa Catarina (2008-atual), naturólogo da Clínica Nativa de Bem e Colunista do Jornal e Portal Notisul. Presta consultorias para desenvolvimento de carreiras, aberturas de clínicas e no desenvolvimento de produtos na área da Saúde e bem-estar. Foi Vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (2012-2014), presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (2014-2017), coordenador do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (2016-2019) com atuação na gestão do curso, da Clínica Escola, na coordenação de TCC e Estágio. Possui 3 livros, 28 artigos e 5 capítulos de livros publicados. Coordenou 10 projetos de extensão na comunidade, orientou 6 trabalhos de pós-graduação, 4 iniciações científicas e 43 TCC de graduação. Participou ativamente da reforma ou implantação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação no país na área de Naturologia. Foi membro de comissões organizadoras e científicas e palestrante de eventos internacionais e nacionais. Participou da elaboração do PL 3804/12 para regulamentação do naturólogo e participou dos GTs: Código de Ética, Símbolo da profissão, Política; Diretrizes Curriculares Nacionais; naturologia e naturopatia. Leciona as disciplinas de Introdução a Naturoterapia, Práticas Integrativas e Complementares na Saúde Coletiva, Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III, Terapêutica Tradicional Chinesa e Fitoterapia e Plantas Medicinais. Orienta projetos de pesquisas nas áreas de pesquisas epidemiológicas, clínicas e revisões sistemáticas envolvendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Supervisiona estágios na área de Terapêutica Tradicional Chinesa/Acupuntura, Saúde Coletiva e Saúde e Beleza. Atua principalmente na área de Saúde Coletiva, Saúde mental, Bem-estar, Qualidade de vida, Epidemiologia, Fitoterapia, Naturologia, Acupuntura e outras Práticas Integrativas e Complementares.

  • Daniela Quadros de Azevedo

    Daniela Quadros de Azevedo

    Farmacêutica pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Homeopatia pela Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas – AMFH e em Gestão e Docência do Ensino Superior pela PUC – MG. Mestre em Educação em Diabetes pelo IEP - Santa Casa de Misericórdia de BH - MG. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas UFMG. Coordenadora da Liga Acadêmica de Homeopatia (Ligaho) do curso de medicina da instituição UNI-BH. Professora de cursos de Graduação e Pós - Graduação em Farmácia, bem como dos Programas de Residência da Associação Médica Homeopática de Minas Gerais (AMHMG) e do Hospital Sofia Feldmann.

  • Gustavo Tanus Martins

    Gustavo Tanus Martins

    Possui graduação em Naturologia aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016), mestrado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014) e doutorado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2019). Atualmente é especialista em Educação e supervisiona o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos do SESI/SENAI.

  • Héleni Cristiane Medina Mettifogo

    Héleni Cristiane Medina Mettifogo

    Graduação em Biomedicina. Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil; Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Acupuntura; Curso de Formação em Auriculoterpia Clínica pela Escola Raphael Nogier.

  • Marise Conceição dos Santos

    Marise Conceição dos Santos

    Palestrante e Professora de Ayurveda, Yoga e Terapias Bioquânticas; Psicoterapeuta com formação em Técnicas e Terapias Ayurvedicas pelo Sudha Dharma Mandalam (2006) e pelo Centro Integrative Yoga Therapy (2006/2007). Formação em Yoga e Ayurveda e Técnicas de Massagem em Ayurveda pelo Centro Integrative Yoga Therapy, Curso Estética Fácil em Ayurveda pelo Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala, Treinamento de Panchakarma no Suddha Dharma Mandalam, Formação em Massagem Ayurvédica e Técnico em Ayurveda pelo instituto Yoga Vidya. Pos-Graduação Lato Senso em Ayurveda pelo Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala (concluindo TCC); Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional (Instituto Quantum); Terapeuta em Bioalinhamento. ? Terapeuta em Barras de Acsses; Terapeuta em Psicodrama Interno Transgeracional; Pós-Graduação Lato Sensu em Constelações Familiares. Terapeuta em Constelações Familiares (IAP); Instrutora de Yoga a 17 anos, com formação em Yoga pelo The International Sivananda Yoga Vedanda Centre (2005) e a partir de 2017 iniciou sua trajetória como Formadora de Instrutores de Yoga. Coordena o Curso de Formação de Professores de Yoga “Caminhos do Yoga”; Economista (UCDB). Especialista em Inovação Tecnológica (UFSC/SC). Especialista em Elaboração e Analise de Projetos (SAREM/ SEPLAN – PR); Mestre em Administração (UFRGS); Atuou como apresentadora e comentarista econômica na TV Universitária. ? Atuou na área acadêmica, assessoria empresarial e governamental.

  • Rafael Padial

    Rafael Padial

    Graduado em FARMACIA e especialização em Manipulação Farmacêutica ambas pelo Centro Universitário de Maringá e Mestre em ADMINISTRAÇÃO (Universidade Positivo). Atualmente docente da UniCESUMAR, nos cursos de Medicina e Farmácia. Coordenador dos Ambulatórios do 4ºAno de Medicina, correspondente as disciplinas de Interação Comunitária e Habilidades Clinicas. Foi Membro do Comite de Etica em Pesquisa da UniCESUMAR, com pesquisas na área clínica e terapêutica. Experiência em farmácia de dispensação e manipulação, como gerente comercial de farmácia de e coordenador do Centro de Atenção a Saúde, CAS – Oficinas, Ponta Grossa-PR. Conselheiro Suplente CRF/PR 2018-2022.

  • Samantha Abrão de Souza

    Samantha Abrão de Souza

    Bacharel em Nutrição, pela UCDB, 2000 • Especialista em Nutrição Clinica, 2003 • Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela BRASPEN, 2011 • Especialista em Educação em Saúde pelo HSL, 2013 • Terapeuta Ayurveda pela ABRA, 2018 • Aromaterapeuta Integrativa Sistêmica pelo Instituto Viver de Aromas, 2022. Experiência Tem 23 anos de atuação como bacharel e docente de Nutrição, atualmente atua a nível de consultório on-line. De 2001 a 2018 foi nutricionista do HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL - HRMS. Tem experiência na área de Nutrição Clínica Hospitalar, com tempo de atuação de 18 anos, sendo que na maior parte do tempo, atuou nas áreas de: - Nutrição Oncológica (pediátrica e adulto): além de nutricionista RT, Fez parte da equipe docente do Projeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil, desenvolvido pelo Instituto Ronald Mc Donald em Parceria com a AACC/MS. - Nutrição Parenteral e Enteral: foi implantadora e integrante da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HRMS, como nutricionista RT. - Obesidade Infanto-Juvenil: foi implantadora e nutricionista RT pelo Programa ambulatorial TOI (Terapia da Obesidade Infantil) - Atuou também como supervisora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional com área de concentração em Intensivismo do HRMS por 5 anos. É Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Educação na Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês, tem o título de Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Atuou como Terapeuta Ayurveda, Nutricionista e Aromaterapauta a nível de consultório, de 2019 a 2021. Atualmente atua como Aromaterapeuta Integrativa Sistêmica responsável pela Educação Continuada da Equipe Motivate doTerra (desde dezembro de 2020).

  • Silvia Cristina Heredia Vieira

    Silvia Cristina Heredia Vieira

    Farmacêutica (CRFMS – 3729), com mestrado (UEM, 2010) e doutorado (UNESP, 2014) em Ciências Farmacêuticas e pós-doutorado em Recursos Naturais (UEMS). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa Clínica do Conselho Regional de Farmácia - CRF, do Mato Grosso do Sul; professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e dos cursos de Farmácia e Agronomia, da Universidade Anhanguera-Uniderp, de Campo Grande-MS. É influencer na área de plantas medicinais em diferentes redes sociais, com mais de 100 mil seguidores no Instagram (@drasilviaheredia). É autora de artigos científicos, livros, capítulos de livros e boletins técnicos na área de plantas medicinais, além de ser organizadora de eventos nesta mesma área há mais de 10 anos.

  • Tatiana Rojas Rodrigues

    Tatiana Rojas Rodrigues

    Atendo há 9 anos com Terapia Floral e conforme a necessidade utilizo outras terapias integrativas e encaminho para outros profissionais se perceber necessidade; Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena, Bacharelado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Cursos: Sistema Floral de Minas, junto a Asterflor-MS; com Ednamara Vasconcelos co-criadora dos Florais de Minas; Florais de Saint Germain e Workshop “Medos, Depressão e Oncologia” em Porto Alegre-RS/2013 (com Neide Margonari) sintonizadora do Sistema; Terapeuta Floral Pleno pela Asterflor-MS a qual conclui no primeiro semestre de 2016. (Sistemas Filhas de Gaia, Bach, Minas, Califórnia) Terapeuta Floral reconhecida pela ASTERFLOR-MS/; Tornar-se Terapeuta Floral – SP (Sistemas Florais de Bach, Minas, Califórnia e Bush Australiano) 2015 com as professoras Aguinailda Rosa, Marly Gemignani e Monica Cervine; Florais de Saint Germain e fisiologia das doenças - com Valdemar e Talita Margonari; A arte de combinar as essências florais de Bach. Com Rosana Souto; Os septênios da Antroposofia e os florais de Bach. pela Healing Herbs.

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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.


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Pós-graduação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

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Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. 

As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


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