Graduação em Administração - Bacharelado

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

1º Semestre

Disciplina — CH

• Educação Humana Integral — 40

• Mapeamento e Gestão de Processos — 80

• Comunicação Empresarial — 80

• Organização, Sistemas e Métodos — 80

• Direito Empresarial — 80

• Negócios Internacionais — 40

TOTAL: 400

2º Semestre

• Produção Acadêmica e de Pesquisa — 40

• Fundamentos da Administração — 80

• Matemática Aplicada — 80

• Estatística Aplicada — 80

• Gestão Estratégica de Carreira e Remuneração — 80

• Mercado Financeiro e de Capitais — 40

TOTAL: 400

3º Semestre

• Educação Ambiental e Sustentabilidade — 40

• Direito Trabalhista e Previdenciário — 80

• Gestão dos Processos de Recursos Humanos — 80

• Economia — 80

• Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho — 80

• Projeto Integrado de Extensão I – PIEX I – ADMINISTRAÇÃO — 80


CBO: Nº 2521-05 – Administrador de Recursos Humanos e/ou Pessoal

TOTAL: 400

4º Semestre

• Ética Profissional — 40

• Matemática Financeira — 80

• Gestão Financeira — 80

• Gestão Estratégica — 80

• Plano de Negócios — 40

• Projeto Integrado de Extensão II – PIEX II – ADMINISTRAÇÃO — 80

CBO: Nº 2521-05 – Administrador Financeiro

TOTAL: 400

5º Semestre

• Linguagem Brasileira de Sinais — 40

• Contabilidade Geral — 80

• Gestão de Custos — 80

• Gestão Fiscal e Tributária — 80

• Eletiva da Escola de Gestão: Financiamento e Análise de Investimentos — 40

• Projeto Integrado de Extensão III – PIEX III – ADMINISTRAÇÃO — 80

TOTAL: 400

6º Semestre

• Empreendedorismo e Inovação Tecnológica — 40

• Gestão da Cadeia de Suprimentos — 80

• Planejamento e Controle da Produção — 80

• Gestão Orçamentária — 80

• Eletiva da Escola de Gestão: Gestão de Compras — 40

• Projeto Integrado de Extensão IV – PIEX IV – ADMINISTRAÇÃO — 80

TOTAL: 400

7º Semestre

• Estágio Supervisionado I — 160

• Desenvolvimento Socioemocional e Carreira — 40

• Comportamento Organizacional — 80

• Inteligência de Mercado — 80

CBO: Nº 2521-05 – Administrador de Marketing

TOTAL: 360

8º Semestre

• Estágio Supervisionado II — 160

• Gestão de Marketing — 40

• Controladoria — 80

• Gestão da Qualidade — 40

• Sistemas de Informações Gerenciais — 40

TOTAL: 360

ATIVIDADES COMPLEMENTARES — 80

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3200

Apresentação

O curso de bacharelado em Administração do Centro Universitário UniDomBosco se destaca com um programa único na área em todo o país.

Com um currículo robusto e corpo docente altamente qualificado, formado por professores mestres e doutores, nossa instituição, nota máxima no MEC e referência em ensino superior, proporciona uma formação diferenciada que prepara os alunos para enfrentar os desafios dinâmicos do mercado atual.

Por meio de uma abordagem que valoriza o empreendedorismo e a inovação, nós capacitamos nossos estudantes não apenas para trabalhar em organizações estabelecidas, mas também para se destacarem como autônomos, seja como consultores, auditores ou empreendedores.

O diferencial do curso de bacharelado em Administração do UniDomBosco está na sua ênfase na visão analítica, sistêmica e empreendedora. Os acadêmicos da graduação não apenas aprendem a gerenciar recursos e estratégias, mas também se tornam agentes de mudança e transformação social.

Essa abordagem holística os prepara para os desafios presentes, bem como os capacita a antecipar e se adaptar às tendências futuras do mercado.

Formar-se no bacharelado em Administração é essencial em um mundo no qual a complexidade dos negócios exige profissionais versáteis e capacitados.

Por meio do domínio de áreas-chave como recursos humanos, marketing, logística, finanças e produção, os administradores têm a capacidade de entender e otimizar cada aspecto de uma organização.

Essa visão abrangente e multidisciplinar não apenas melhora a eficiência operacional, mas também impulsiona a inovação e o crescimento sustentável.

Além disso, a Administração é uma área sempre em evidência, repleta de oportunidades promissoras. Com a globalização e a rápida evolução tecnológica, a demanda por profissionais qualificados em gestão nunca foi tão alta.

As empresas de todos os setores e tamanhos necessitam de líderes capazes de enfrentar os desafios do mundo moderno, tornando a Administração uma escolha de carreira estratégica e segura.

Não podemos ignorar também a atratividade financeira para formados no bacharelado em Administração. Os salários oferecidos aos administradores muitas vezes são altos e competitivos, refletindo a importância estratégica que esses profissionais têm para o sucesso das organizações.

Os profissionais ainda podem optar por abrir a própria empresa, atuando no empreendedorismo, com oportunidades de negócios prósperos financeiramente e que ainda ofereçam serviços relevantes à sociedade.

Com uma formação sólida do UniDomBosco, nossos graduados estão bem posicionados para almejar e conquistar uma carreira promissora, garantindo bons ganhos financeiros e a satisfação pessoal e profissional.

Novo EAD

Descubra o novo formato dos nossos cursos EAD, criado para unir flexibilidade e interação! Agora, 10% da carga horária é dedicada a aulas ao vivo, online, para você interagir em tempo real com professores e colegas. Outros 10% acontecem de forma presencial no polo, com atividades práticas e todo o suporte necessário para sua formação. E, claro, 80% da carga permanece assíncrona, garantindo que você estude onde e quando quiser. É a combinação perfeita de autonomia, prática e qualidade para seu desenvolvimento profissional!

Por que escolher o curso de bacharelado em Administração do UniDomBosco?

Excelência Acadêmica: o curso é reconhecido por sua excelência acadêmica. Nossos professores mestres e doutores são referência em suas respectivas áreas e estão comprometidos em fornecer uma educação de alta qualidade, combinando teoria e prática para preparar os alunos para os desafios do mundo real.

Estrutura: nossos polos de apoio são preparados para oferecer o melhor desenvolvimento aos alunos, com tutoria especializada, laboratório digital, conteúdo didático com rotas de aprendizagem, estudos de casos, biblioteca digital e laboratórios digitais, o que dá mobilidade de estudo aos estudantes.

Estágio: o curso também prevê estágios curriculares que são desenvolvidos de forma articulada e contemplam atividades práticas da área da Administração.

Currículo Abrangente: nosso currículo abrange uma ampla gama de tópicos, pelos quais você obterá conhecimentos sólidos em diversas áreas, preparando-se para atuar em diferentes contextos da Administração.

Suporte Individualizado: reconhecemos que cada aluno é único e incluímos suporte personalizado, orientação acadêmica e aconselhamento profissional para ajudá-lo a atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Duração

O programa tem duração de 4 anos (8 semestres) e é oferecido na modalidade EAD.

O mercado

O mercado para o profissional formado no bacharelado em Administração é bem amplo e desafiador, com salários que podem chegar a patamares bastante elevados.

No curso, os alunos são preparados para um mercado cada vez mais complexo, por meio de um ensino que aprimora principalmente a competência do empreendedorismo e da inovação, fazendo, assim, que além de poder trabalhar em organizações, também possa atuar como autônomo (consultor, auditor) e/ou até abrir seu negócio.

Esse profissional, por ter a visão sistêmica da organização, tem a vantagem (habilidade) de trabalhar em inúmeros departamentos nas empresas, como: recursos humanos, marketing, logística, finanças, produção, etc.

Especialidades

Gestão de recursos humanos: responsável por coordenar atividades relacionadas à seleção, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, visando o alinhamento dos recursos humanos com os objetivos organizacionais.

Marketing: envolve o desenvolvimento de estratégias para identificar e atender às necessidades do mercado, promovendo produtos e serviços de forma eficaz e competitiva.

Logística: concentra-se na gestão eficiente da cadeia de suprimentos, desde a aquisição de matérias-primas até a distribuição dos produtos acabados, garantindo fluxos logísticos otimizados e custos reduzidos.

Finanças: responsável pela gestão dos recursos financeiros da empresa, incluindo análise de investimentos, controle de orçamento e elaboração de relatórios financeiros para tomada de decisões estratégicas.

Gestão da qualidade: dedica-se à implementação e monitoramento de processos e práticas que visam garantir a excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Empreendedorismo: envolvido na criação, desenvolvimento e gerenciamento de novos empreendimentos, identificando oportunidades de negócios e buscando soluções inovadoras para desafios empresariais.

Consultoria empresarial: oferece serviços especializados de aconselhamento e suporte a empresas em áreas como estratégia, gestão de mudanças, otimização de processos e resolução de problemas organizacionais.

Gestão de projetos: planeja, executa e monitora projetos dentro das organizações, garantindo que sejam concluídos dentro do prazo, orçamento e padrões de qualidade estabelecidos.

Gestão de operações: garante a eficiência e aprimoramento contínuo dos processos operacionais da empresa, visando maximizar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços.

Gestão de vendas: concentra-se no planejamento e na execução de estratégias de vendas para alcançar metas comerciais, identificando oportunidades de mercado e gerenciando relacionamentos com clientes.

Vale lembrar que as funções acima são apenas alguns exemplos dos principais campos de atuação do profissional formado no bacharelado de Administração. O mercado de trabalho é amplo e as oportunidades na área são inúmeras.

Público Destinado

Os candidatos interessados no curso de bacharelado em Administração geralmente são indivíduos que se interessam pela aplicação prática da administração no contexto social.

Reconhecido como um dos mais abrangentes nessa área, o curso atrai aqueles que aspiram a trabalhar em organizações existentes ou lançar seus próprios empreendimentos.

Buscam aprimorar suas habilidades em planejamento, organização, direção e controle, além de desenvolver características essenciais como liderança, autonomia e inteligência emocional, indispensáveis para o sucesso na gestão moderna.

Diferenciais do curso do UniDomBosco

Metodologias ativas de aprendizagem, com o aluno no centro do protagonismo da própria formação;

Grade atualizada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e tendências do mercado de trabalho.

Formação prática e humanizada;

Professores mestres e doutores renomados em suas área de atuação;

Polos de apoio ao ensino a distância distribuídos pelas cinco regiões do Brasil, proporcionando acessibilidade a todos que queiram realizar o sonho do diploma universitário em Administração.

A melhor estrutura para o seu desenvolvimento, com laboratórios digitais de ponta.


Ivanir Casagranda

Ivanir Casagranda

Graduado em Administração pela FUCMT — atual Universidade Católica Dom Bosco (1985), com Mestrado em Desenvolvimento Local pela mesma instituição (2010). Possui diversas especializações, incluindo Gestão Pública (UFMS), Metodologia e Gestão em Educação a Distância, Gestão em Marketing e Consultoria Empresarial (FIA); Professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD), na Faculdade Novoeste, em Campo Grande – MS. Atua com foco em disciplinas ligadas à gestão, estratégia e inovação; Sólida trajetória em empresas públicas e privadas de grande porte no setor de telecomunicações. Atuou nas áreas de: Planejamento estratégico e logístico, Consultoria a parceiros de negócios, Gestão de metas regulatórias junto à Anatel, Representação institucional como Agente de Ética no estado de Mato Grosso do Sul; Autor de diversas obras com registro ISBN nas áreas de gestão e negócios. Entre os temas abordados estão: Logística, Gestão da Produção e Qualidade, Administração de Materiais, Gestão de Redes Sociais, Inteligência Emocional, Liderança; Apaixonado por esportes e praticante assíduo de corridas, acredita na disciplina e no equilíbrio como pilares para o desenvolvimento pessoal e profissional.

  • Fortunato Lopes Bennett

    Fortunato Lopes Bennett

    Possui Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (1992) e graduação em Filosofia pela PUC-MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor da UCDB e CSDB, além de sócio da Empresa Bennett e Lima - Consultoria, Auditoria e Contabilidade (1995).

  • Ivanir Casagranda

    Ivanir Casagranda

    Possui graduação em Administração pela Fucmt, atual Universidade Católica Dom Bosco (1985) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Pós-graduado em Gestão Pública pela UFMS, Metodologia e Gestão em Educação a Distância, Gestão em Marketing e Consultoria Empresarial pela FIA. Professor nos cursos de Pós-graduação e graduação em Administração nas modalidades presencial e a distância (Ead) da Faculdade Novoeste em Campo Grande - MS. Experiência profissional no mercado de trabalho em empresa pública e iniciativa privada de grande porte na área de telecomunicações, atuando nas áreas de Planejamento, Logística, Consultoria aos parceiros de negócios, gestão e atendimento de metas com órgão regulador (Anatel) e representante no estado de MS como Agente de Ética.

  • Ivonete Melo de Carvalho

    Ivonete Melo de Carvalho

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989) e Mestrado Em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Aposentou-se como professora titular da Universidade Uniderp nos Cursos de Matemática e Engenharia Civil presenciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Atuou, principalmente, nos seguintes temas: ensino, formação de professores, cálculo diferencial e integral, geometrias plana e espacial, matemática financeira e matemática fundamental aplicada a diferentes áreas do conhecimento (administração, ciências contábeis, marketing, logística, recursos humanos). Inclui também: estatística e pesquisa operacional. Atuou por dez anos em EaD na Universidade-Uniderp (2005-2014). É professora concursada em matemática na Rede Estadual de Ensino Médio de Mato Grosso do Sul. Ocupa a função de diretora escolar desde 02/07/2021.

  • Josué Rodrigues dos Anjos Júnior

    Josué Rodrigues dos Anjos Júnior

    Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing, mestrando em comunicação e em educação profissional e tecnológica. Professor do curso de Administração e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste. Consultor e instrutor credenciado do Sebrae MS e do Senac MS. Sócio-proprietário da empresa JA Consultores Associados. Palestrante nas áreas de educação, marketing, comunicação e empreendedorismo. Desenvolveu projetos de educação a distância com o Portal Educação, UCDB Virtual, Centro Universitário UNIS de Varginha (MG), UNAERP de Ribeirão Preto (SP), na criação de cursos de pós-graduação a distância. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste, onde criou metodologias de engajamento de estudantes para ensino a distância, metodologias de aulas empoderadoras e capacitação docente para novas metodologias de ensino. Presta consultoria com foco em desenvolvimento de metodologias de ensino, programa de treinamento on-line em comunicação e desenvolvimento humano, planejamento e consultoria de curso on-line, mentoria na produção de lives em redes sociais. Palestrante em temas de comunicação, marketing, metodologias de ensino a distância.

  • Maria Aparecida Canale Balduino

    Maria Aparecida Canale Balduino

    Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.

  • Oclécio Alves Cabral Filho

    Oclécio Alves Cabral Filho

    Formado em Teologia Hiistória e Filosofia com formação em andamento em Sociologia e Especialização em Didática do Ensino Superior e Ensino de Filosofia, Sociologia e Religião é professor universitário com atuação nas áreas de Estudos de Linguagens e Exegese, Filosofia da Religião e Filosofia Antiga, Antropologia, Sociologia e História. Atua em projetos de extensão para estudo instrumental de Grego Koinê e Hebraico Antigo. Participa do Grupo de Pesquisa Livre em Literatura, Arte e Religião. A atuação atual é como Professor Universitário e Professor da Educação Básica (Ensino Médio).

  • Robson Batista Dias

    Robson Batista Dias

    Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2012), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, na linha de Psicologia e Processos Educativos (2015) e Especialização em Neuropsicologia pela Unjversidade Cândido Mendes - UCAM (2019). Foi professor-formador do Programa Ensino, Escola e Cidade - Políticas Públicas Educacionais pela UFMS entre os anos de 2014 e 2015. Coordenou os cursos e oficinas de qualificação, geração de renda e inclusão produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande - MS, entre 2015 e 2016. Esteve a frente do Núcleo de Pesquisa Educacional do CEAME/TEA, centro pertencente a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial em 2017. Atualmente é Assessor Técnico da Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande/MS e é professor colaborador em cursos de especialização nas áreas de Psicologia e Educação. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Teoria Socio-Histórica, atuando principalmente nas temáticas de Identidade, Processos Educativos, Políticas Públicas, Relações de Gênero, Diversidade, Violência e demais temáticas referentes às populações em situação de vulnerabilidade e excluídas.

  • Tânia Maria Filiú de Souza

    Tânia Maria Filiú de Souza

    Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela mesma Universidade, cursou mestrado tipo Sanduíche na Universidade of Manitoba, Canadá de Janeiro a Abril /2013. Especialização em Psicopedagogia (UCDB) Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFC/MEC), Graduada em Pedagogia Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Docência na Infância GEPDI (UCDB)-cadastro no CNPq. Professora da Universidade Católica Dom Bosco desde 2012 como professora conteudista, orientadora e atuou como conteudista e coordenadora dos cursos de pós graduação a distância de Psicopedagogia, Educação Infantil, Educação Especial, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e com ênfase na Deficiência Física da Universidade Católica Dom Bosco em convênio com o Portal Educação (eu na pós). Coordenadora dos cursos de especialização presencial de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Participativa em Educação presencial, Saúde Mental na escola em uma perspectiva Inclusiva (UCDB). Professora de graduação dos cursos de licenciatura e Pedagogia da mesma Universidade. Técnica de Educação pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS), desde 1992. Em 2013 foi coordenadora pedagógica do PROJOVEM Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego) pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).Membro da Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e do Caribe (ACELAC), desde 2018. Membro do Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil do MS- FORUMEIMS, desde 2019.Representante da Universidade Católica Dom Bosco no Fórum Estadual de Educação Especial, desde 2019. Áreas de atuação Educação Infantil, Educação Especial, Educação de Superior.

Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Duração: 2 anos e meio Início: Início Imediato
Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

Duração: 2 anos Início: Início Imediato
Gestão da Produção Industrial

Gestão da Produção Industrial

Duração: 3 anos Início: Início Imediato

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp