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e valores do curso
1ª SEMESTRE
Comunicação, Interpretação e Análise de Textos Acadêmicos 80h
Elementos da Matemática Aplicada 80h
Gestão da Informação e do Conhecimento 40h
Metodologia de Pesquisa em Administração 40h
Pessoas, Empresas e Felicidade 40h
Ambiente Profissional do Administrador 40h
Inglês Básico I 40h
Responsabilidade Social, Empresarial e Ambiental 40h
Carga horária total 400h
2ª SEMESTRE
Teorias da Administração 80h
Microeconomia Aplicada aos Negócios 80h
Fundamentos da Contabilidade 80h
Introdução à Matemática Financeira 80h
Filosofia e Ciências Humanas 40h
Inglês Básico II 40h
Carga horária total 400h
3ª SEMESTRE
Matemática Financeira Aplicada à Administração 80h
Contabilidade e Análise de Balanços 80h
Psicologia Organizacional 80h
Marketing e Comportamento do Consumidor 80h
Macroeconomia e Economia Contemporânea 40h
Inglês Básico III 40h
Carga horária total 400h
4ª SEMESTRE
Estatística Aplicada à Gestão 80h
Instituição do Direito Público e Privado 80h
Sistemas, Ambiente e Redes para Inovação aplicados à Gestão 40h
Contabilidade de Custos para tomada de decisão 80h
Inglês Básico IV 40h
Marketing de Serviços, Precificação e Pesquisa Mercadológica 40h
Ética e Cidadania 40h
Carga horária total 400h
5ª SEMESTRE
Mercado financeiro e de Capitais 80h
Gestão por Competências e Inteligência Emocional 80h
Sociologia Aplicada à Gestão 40h
Gestão da Produção e Qualidade 80h
Gestão de Pessoas 80h
Inglês Intermediário I 40h
Carga horária total 400h
6ª SEMESTRECARGA HORÁRIA
Gestão Financeira e Orçamentária 80h
Logística e Cadeia de Suprimentos 80h
Gestão de Conflitos e Processos Decisórios 40h
Gestão e Elaboração de Projetos 80h
Estágio Supervisionado I 80h
Inglês Intermediário II 40h
Carga horária total 400h
7ª SEMESTRE
Gestão Pública 40h
Planejamento e Gestão Estratégica 80h
Criação de Negócios Inovadores 40h
Empreendedorismo 80h
Estágio Supervisionado II 80h
Trabalho de Conclusão de Curso I 40h
Inglês Avançado I 40h
Carga horária total 400h
8ª SEMESTRE
Consultoria Empresarial 40h
Gestão de Agronegócios e Mercado Internacional 80h
Análise da Viabilidade Financeira Plano de Negócio - TCC 40h
Disciplina Optativa 40h
Marketing Digital, Inteligência Artificial e Novas Mídias 80h
Trabalho de Conclusão de Curso II 80h
Inglês Avançado II 40h
Carga horária total 400h
Sobre o curso de Administração
O curso de Administração é uma jornada repleta de oportunidades, capaz de transformar vidas e abrir portas para o futuro. Se você busca desenvolver-se como um líder, entender o funcionamento das empresas e dominar as ferramentas que movem o mundo dos negócios, esse é o caminho certo para você. Ao escolher essa carreira, você está se preparando para atuar em uma área dinâmica e essencial em qualquer organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor.
Uma das grandes vantagens do curso de Administração é a versatilidade que ele proporciona. As habilidades adquiridas durante a formação, como gestão de pessoas, planejamento estratégico, análise de mercado e finanças, podem ser aplicadas em diversas áreas e setores. Isso significa que, ao se formar, você terá à disposição um leque vasto de opções para escolher sua trajetória profissional. Desde atuar em grandes corporações até empreender o seu próprio negócio, o que te motiva a trilhar um caminho com independência e inovação.
Além disso, o curso de Administração prepara você para ser um agente de transformação. Você desenvolverá um olhar crítico sobre os desafios econômicos e sociais, aprendendo a tomar decisões estratégicas que impactam positivamente não apenas os resultados da organização, mas também a sociedade. Ser um administrador é ser alguém preparado para liderar mudanças, inspirar pessoas e encontrar soluções criativas para problemas complexos.
Escolher a Administração é escolher uma carreira de impacto, sucesso e realização pessoal. É estar preparado para enfrentar desafios e construir o futuro com suas próprias mãos.
Mercado de trabalho
É perceptível que o mercado de trabalho tem mudado em um ritmo acelerado e, com a pandemia tornou-se ainda mais visível a procura por profissionais prontos com capacidades emocionais, criativas e inovadoras. O profissional formado no curso de administração deve estar preparado para se adequar as mudanças e buscar conhecimentos que precisam ser revistos e reorganizados que permitam uma postura flexível. Deve ter habilidades como liderança transformadora focada em resultados, ser empreendedor com capacidade de desenvolver negócios autossustentáveis pautados na ética e responsabilidade socioambiental. E são alunos assim, com capacidade de influenciar pessoas, fazer mudanças e inovar em processos que a Faculdade NOVOESTE está preparando seus egressos.
No curso de Administração da Faculdade NOVOESTE, você conta com disciplinas que suprem as necessidades do mercado de trabalho com foco em questões ligadas à inteligência emocional e à sustentabilidade. Uma das grandes preocupações das empresas atuais é a visão estratégica global, dentre as competências que o curso oferece estão as competências técnicas – intelectuais, organizacionais, comunicativas, sociais, comportamentais e políticas. Não espere por dias melhores, faça você mesmo seus melhores dias com a Faculdade NOVOESTE.
Capacitação Profissional
O curso de Bacharelado em Administração da Faculdade NOVOESTE tem por objetivo geral formar profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento das organizações e da sociedade, capazes de aliar a competência profissional a uma consciência empreendedora, crítica e ética, contemplando as tendências que regem a produção do saber nas áreas do conhecimento das ciências administrativas.
Diferenciais
Aulas de Inglês prevista na Matriz Curricular durante todo o curso.
Metodologias Ativas para que os estudantes sejam protagonistas de seu aprendizado.
Salas de aula que são espaços de aprendizagem inovadores que possibilitam a interlocução e a aprendizagem colaborativa.
Aulas 100% Presenciais com professores Mestres e Doutores.
Formação humanista, com foco na inteligência emocional do estudante.
Felicidade é uma disciplina para proporcionar aos alunos condições para enfrentar as adversidades da vida acadêmica e pessoal. Ser feliz aqui é uma obrigação!
Articulação entre teoria e prática por meio do Estágio-consultoria com o desenvolvimento de competências habilidades apreendidas pelo estudante.
Atendimento individual e personalizado.
Caio Cezar Pedrollo Machado
Doutorando em Geografia Econômica, Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos (2018),Especialista em Gestão Pública (2014) e Bacharel em Relações Internacionais (2015) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduando em Geografia - Licenciatura pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2019). Especialista em Direito Empresarial pela Uniderp-LFG (2016). Bacharel em Direito (2011) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou como advogado e atualmente é professor no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande nos cursos de Direito, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Gestão Logística e Gestão em Recursos Humanos. Possui experiência, além da graduação, em cursos técnicos e em pós-graduação. Atua como pesquisador em dois projetos, ambos com bolsa, um deles pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP, que tem por objeto de pesquisa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU em nível regional, outro executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul- FUNDECT, em parceria com o município de Ponta Porã - MS, que tem por objetivo a elaboração de um Plano Estratégico para o Parque Tecnológico Internacional na fronteira. No ensino atua principalmente em disciplinas ligadas ao direito público e internacional, economia e comércio internacionais, desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Enquanto pesquisador dedica-se ao desenvolvimento econômico sul mato grossense, políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e planos governamentais.
Doris Day Nantes Miranda Gomes
Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, formada em Ciências Contábeis pela UCDB Universidade Católica Dom Bosco e Graduação de Professores, Licenciatura com Habilitação em Administração também pela UCDB Universidade Católica Dom Bosco. Pós Graduação nas áreas: Administração financeira e Controladoria, Contabilidade financeira e auditoria pelo INPG Instituto Nacional de Pós Graduação/ UCDB; Educação Profissional SENAC SC, Educação Empreendedora PUC-RJ. Profissional de mercado há 32 anos atuando na área de Administração e Contabilidade, com ênfase em Administração Financeira e Orçamentária e em Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos, Folha de pagamento, Contabilidade Tributária, experiência adquirida em empresas de médio e grande porte. Cargos de gerência e coordenação administrativo financeira, controladoria. Consultora Empresarial. Docente de "Educação Profissional" no Eixo: Gestão e Negócios, Coordenadora e Docente na Universidade Anhanguera UNAES de Campo Grande-MS dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração e Recursos Humanos (2015-2019). Palestrante na área de "Educação Financeira. Pesquisadora do GENERAS-USP - Núcleo FEA de Pesquisa e Extensão, em gênero, raça e sexualidade. Membro da Academia sul-mato-grossense de ciências contábeis - cátedra 11. Docente do Curso de Administração Faculdade NOVOESTE.
Elvezio Scampini Junior
Possui graduação em Ciências Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1995) e mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Tem vasta experiência na área de Matemática, Formação Docente, com ênfase em Matemática Financeira, Matemática Aplicada à Gestão de Negócios, Lógica Matemática, Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino, resolução de problemas, funções e aplicações. Já lecionou diversas disciplinas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, diversas Engenharias, assim como em diversas licenciaturas.
Genilson Silva de Albuquerque
Graduado em Administração pela UFMS, especialista em Gestão de Pessoas, mais de cinco anos de experiência em Gestão da Qualidade, Formação de Auditor Líder ISO9001:2008, responsável na promoção do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) entre os membros da organização bem como prover treinamentos internos para a equipe além de atuar como ouvidor. Também preparou a organização para as pesquisas Great Place ToWork e Melhores Empresas Guia Exame Você / SA por meio de campanhas e relatório sem conjunto com a Gestão de Pessoas onde a empresa atingiu vários reconhecimentos pelas pesquisas inclusive três vezes reconhecida uma das Melhores Empresas Para Trabalhar da América Latina.
Ivanir Casagranda
Possui graduação em Administração pela Fucmt, atual Universidade Católica Dom Bosco (1985) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Pós-graduado em Gestão Pública pela UFMS, Metodologia e Gestão em Educação a Distância, Gestão em Marketing e Consultoria Empresarial pela FIA. Professor nos cursos de Pós-graduação e graduação em Administração nas modalidades presencial e a distância (Ead) da Faculdade Novoeste em Campo Grande - MS. Experiência profissional no mercado de trabalho em empresa pública e iniciativa privada de grande porte na área de telecomunicações, atuando nas áreas de Planejamento, Logística, Consultoria aos parceiros de negócios, gestão e atendimento de metas com órgão regulador (Anatel) e representante no estado de MS como Agente de Ética.
Maria Aparecida Canale Balduino
Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.
Morenise Puperi
Graduada em Direito em 1999, exerce a advocacia desde então. Paralelamente e por vocação, desenvolve a profissão de docente, ministrando disciplinas como Direito Público, Gestão Pública, Legislação profissional. Possui experiência, também, na produção de conteúdo acadêmico, como livros didáticos, apostilas e capítulos de livros. Experiente, por fim, como membro de banca avaliadora de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente, a fim de dar sequência ao plano pessoal de carreira, comanda o próprio escritório de advocacia, na modalidade exclusivamente digital, além da docência.
Pedro Henrique Gomes de Mattos
Professor pela Instituição Faculdade Novoeste (2023- ). Pós Graduação em Business Inteligence pela Instituição Descomplica Faculdade digital(2022-2023). Agente de Orientação empresarial pela Êxito Consultoria (2022- 2022). Graduação em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (2018-2021).
Rafael Zanata Albertini
Licenciado em Filosofia pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Campo Grande, em 2005. Bacharel em Teologia pelo UNISAL (Centro Salesiano Universitário de São Paulo), campus Pio XI, em 2011. Pós-graduado (lato sensu) nas áreas de Counseling / Aconselhamento pelo Instituto IATES em 2010 e de Gestão Escolar pela UCDB em 2014. Mestre em Psicologia pela UCDB em 2018. Leciona na Faculdade Novoeste desde 2019.
Rodrigo Pereira
Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Atualmente é professor em cursos de graduação e pós-graduação; Leader Coaching e Behavioral Analyst. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching.