Graduação em História - Licenciatura (polo Unidombosco)

Valores e Condições

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e valores do curso

1º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
1.1 Cultura e Sociedade 40
1.1 Competências Comunicativas no Contexto Escolar 40
1.1 Comunicação Acadêmica 80
1.2 Raciocínio Lógico 40
1.2 Pesquisa e Prática em Educação 80
1.2 Ética Profissional do Educador 80
CH 360h

2º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
2.1 Psicologia e Educação 40
2.1 Filosofia e História da Educação 40
2.1 Dimensões socioantropológicas na Educação 80
2.2 Metodologia Científica 80
2.2 História Antiga I 80
2.2 Introdução aos Estudos Históricos 80
2.2 Práticas Pedagógicas Integradoras I 100
CH 500

3º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
3.1 Educação do Campo, Indígena e Quilombola 40
3.1 Didática 80
3.1 História Medieval Ocidental 80
3.2 História da América I 40
3.2 História Antiga II 80
3.2 História do Brasil Colonial 80
3.2 Práticas Pedagógicas Integradoras II 100
CH 500

4º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
4.1 História da América II 80
4.1 História do Brasil Imperial 80
4.1 Libras 80
4.2 Teoria e Historiografia I 80
4.2 História Medieval Oriental 80
4.2 Práticas Pedagógicas Integradoras III 100
CH 500

5º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
5.1 Teoria e Historiografia II 80
5.1 História das Civilizações Africanas 80
5.1 Avaliação na Educação 80
5.2 História e historiografia geral e do Brasil 80
5.2 História Moderna I 80
5.2 Metodologia do Ensino da História 80
5.2 Práticas Pedagógicas Integradoras IV 100
CH 580

6º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
6.1 História Moderna II 80
6.1 Educação Especial e Inclusiva 40
6.1 História Contemporânea I 80
6.2 História do Brasil República I 80
6.2 Estágio Supervisionado I 200
CH 480

7º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
7.1 História Contemporânea II 80
7.1 História do Brasil República II 80
7.1 Estágio Supervisionado II 200
7.2 TCC I 80
7.2 Estudo do Patrimônio Histórico 80
CH 520

8º PERÍODO
DISCIPLINA CARGA
HORÁRIA
8.1 História, Política e Economia na Sociedade Contemporânea 80
8.1 TCC II 80
8.1 Tópicos Especiais em História 80
8.2 História da Arte 40
8.2 Meio Ambiente e Sustentabilidade 80
CH 360
3800 h

Atividades Complementares 200 h.
Carga Horária 3800 h.
Total Geral 4000h

Descrição

Com base na legislação vigente (Parecer CNE/CES nº 492/2001, aprovado em 3/04/2001 que orienta a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História, do Parecer CNE/CES nº 1.363/2001, aprovado em 12/12/2001, que retifica o Parecer CNE/CES 492/2001, que trata da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de História, da Resolução CNE/CES nº 13, de 13/03/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para o curso de História), o objetivo geral do curso de Licenciatura em História, modalidade EAD, é instrumentalizar, teórica e metodologicamente o acadêmico, proporcionando-lhe uma formação ampla e adequada ao exercício profissional a que se destina e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para a pesquisa, ou seja, a produção do conhecimento.

O profissional da História, após sua formação, deve dominar conceitos básicos da produção histórica, manejando dessa forma instrumentais que deem conta da pesquisa e da docência; deve reconhecer as diferentes formas de construção da história, colocá-las como ponto de análise e discussão e relacionar-se com elas de maneira crítica. Para isso, o profissional terá, em sua formação, elementos/informações que lhe capacitem a compreender a constituição de diferentes relações de tempo e espaço, de formular os conceitos de tempo, tempo histórico, sujeito e fato e de compreender as múltiplas tradições civilizatórias e manifestações culturais. Dessa forma o curso de Licenciatura e História garantirá a formação intelectual necessária, bem como a viabilidade de experiência da prática pedagógica e de criatividade no manejo da produção histórica.

O historiador pode também, a partir de seu aprofundamento, diálogo e estudo com e das mais variadas expressões artísticas, desenvolver atividades que não sejam especificamente da prática de ensino da História vinculadas a espaços de ensino formal, mas que estejam ligadas ao patrimônio artístico e cultural, ou seja à cultura material, em diversas assessorias ou gestão e organização de arquivos, museus, imprensa e outras áreas de interesses afins.

Diferenciais

O diferencial do Curso de História está na qualidade do processo de formação de seus alunos. Temos materiais, recursos pedagógicos e tecnológicos que atendem de forma significativa a aprendizagem dos alunos. Os professores do Curso têm experiência profissional na área e são especialistas, mestres e/ou doutores. O diferencial do Curso de História em EaD (Educação a distância 100% online) é a qualidade do material pedagógico, as rotas de aprendizagem, os estudos de caso e a tutoria ativa e participativa.

Oferta

Este curso é ofertado pelo Centro Universitário UniDomBosco na modalidade EAD, sendo a Faculdade NOVOESTE devidamente cadastrada como polo educacional de apoio a distância. O Centro Universitário UniDomBosco, tem sua sede em Curitiba - PR, possui mais de 400 polos de apoio de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do Brasil, e conta com mais de 15 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância, em cursos de graduação e pós-graduação.

Mercado

A habilitação em Licenciatura se destina a formar profissionais para o magistério dos níveis Fundamental, Médio e Superior e prepará-los para pesquisa. Em qualquer uma das atuações, ter uma formação completa, com a discussão de teorias e o conhecimento de ferramentas adequadas para a análise crítica e a proposições históricas, é primordial. Para o caso da atuação no Ensino Fundamental e Médio, o futuro professor poderá desenvolver material didático, terá competências para propor planos de aula e de ensino, capacidade de gestão escolar e conhecimento e habilidades para promover situações de debate e ação social. A formação em História abre espaço para a atuação na pesquisa que envolva uma posição analítica, crítica e reflexiva sobre temas como política, sociedade, economia, justiça social, temporalidades e espacialidades, cidadania, entre outros e que estejam atrelados às manifestações, períodos e processos históricos. O professor do Ensino Superior, além da docência, desenvolve projetos de pesquisa e de reflexão histórico-político-social.

Além do magistério, o curso visa capacitar o profissional a assessorar entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc. e na preservação do patrimônio histórico e cultural.

As habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso devem responder à formação profissional integral do egresso para que, dessa forma possa atuar junto à comunidade na qual se insere, socializar conhecimento e interagir com os diversos grupos sociais, comprometendo-se com a cidadania e a sustentabilidade.

Coordenação

Profª Gisele Thiel Della Cruz

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