• Graduação EAD

Graduação em Letras Português / Inglês - Licenciatura (polo Unidombosco)

1º Competências Comunicativas no Contexto Escolar 40

8° Meio Ambiente e Sustentabilidade 80
8° Libras 80
8° Políticas Educacionais 80

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Letras português-inglês, modalidade EAD, é instrumentalizar, teórica e metodologicamente o acadêmico, proporcionando-lhe uma formação ampla e adequada ao exercício do magistério, e de outras profissões ligadas à área, além de capacitá-lo para a pesquisa.

Procurando atender à diversidade brasileira e à pluralidade regional, bem como contribuir para a leitura de mundo e o estudo das diferentes manifestações da língua, o curso garante a discussão teórica e a aplicação prática da língua e da literatura. A estrutura da grade curricular do curso privilegia disciplinas, de caráter pedagógico e interdisciplinar e de formação específica do profissional de Letras, articuladas em núcleos do conhecimento: Básico, Interlocutor, Articulador/Prático.

O Núcleo Básico constitui-se das disciplinas que tratam dos conteúdos teóricos da área de Letras. As disciplinas desenvolvidas apresentam diferentes concepções teórico-metodológicas, apontam os principais conceitos da Linguística e da Literatura, apresentam as discussões mais relevantes dentro desses dois grandes eixos e compreendem também os estudos das línguas portuguesa e inglesa. Ainda, sugerem temas fundamentais que compõem os conteúdos básicos estudados no Ensino Fundamental e Médio.

O Núcleo Articulador/Prático é composto pelas disciplinas didático-pedagógicas. Essas disciplinas fornecem um instrumental teórico sobre as questões psicossociais de modo geral, em especial as ligadas à educação. Além disso, são propostas disciplinas de caráter prático, vinculadas às atividades docentes.

Nas disciplinas que compõem o Núcleo Interlocutor, busca-se o diálogo com outras áreas do conhecimento. O objetivo é oferecer ao futuro profissional de Letras o acesso à discussão e à análise de temáticas variadas e afins à proposta geral do curso. É nesse núcleo que se encaixam as disciplinas pensadas para dar oportunidade ao aluno de aprofundar temáticas referentes ao estudo da cultura e das manifestações artísticas, consideradas relevantes para seus objetivos profissionais no futuro.

A metodologia utilizada no ensino EaD é formada pelas Rotas de Aprendizagens. Com essa metodologia, aplicada ao longo de todo o curso, o acadêmico terá condições de identificar necessidades e obter conhecimentos a partir de sua evolução acadêmica, tendo acompanhamento e suporte pedagógico e técnico em todo o período do curso garantindo uma formação de qualidade e contextualizada. O principal diferencial do curso está na formação completa e de qualidade para o exercício da profissão e posicionamento no mercado de trabalho como referência. O estudante fará parte de um Centro Universitário com mais de 50 anos de tradição em educação, com professores mestres e doutores e nota máxima no conceito do MEC. Ainda poderá desfrutar da flexibilidade do EaD, podendo estudar de onde estiver e com horários por ele estabelecidos.

A habilitação em Licenciatura em Letras português-inglês se destina a formar profissionais para o magistério dos níveis Fundamental, Médio e Superior e prepará-los para pesquisa. Em qualquer uma das atuações, ter uma formação completa, com a discussão de teorias e o conhecimento de ferramentas adequadas para a análise crítica da língua e da literatura.

Quanto ao campo da atuação profissional no Ensino Fundamental e Médio, o futuro professor poderá desenvolver material didático, terá competências para propor planos de aula e de ensino, capacidade de gestão escolar e conhecimento e habilidades para promover situações de debate e ação social.

Além do magistério no ensino regular, o curso capacita o profissional para atuar em cursos de língua inglesa, na produção, tradução e correção de material em língua inglesa e no assessoramento para a aplicação desse idioma.

A formação em Letras abre espaço para a atuação na pesquisa de temas como usos da linguagem, língua estrangeira em território brasileiro e língua portuguesa para estrangeiros, diferentes contextos comunicativos, teoria literária e textos de criação, ensino de línguas, escrita criativa, entre outros. O professor do Ensino Superior, além da docência, desenvolve projetos de pesquisa e de reflexão no campo da Linguística e da Literatura.

Ainda quanto ao campo profissional, é possível atuar no trabalho editorial, seja de livros didáticos ou literários, nas áreas de produção e revisão de texto.

As habilidades e competências desenvolvidas ao longo do curso devem responder à formação profissional integral do egresso para que, dessa forma, possa atuar junto à comunidade na qual se insere, socializar conhecimento e interagir com os diversos grupos sociais, comprometendo-se com a cidadania e a sustentabilidade.

Prof (a). Gisele Thiel Della Cruz