Solicite agora mais informações
e valores do curso
Fundamentos e Teorias Educacionais.
Didáticas do Ensino e Avaliação da Aprendizagem e Não Aprendizagem.
Patologias e o processo de aprendizagem.
Jogos e Brincadeiras na Educação.
Aprendizagem em múltiplos ambientes.
Leitura e Produção de Texto no processo educacional.
Teorias do Letramento e Alfabetização.
Linguagem Lógico-Matemática na Alfabetização e Letramento.
Educação e a Participação Familiar.
Inclusão e acesso ao Ensino.
A pós-graduação em Alfabetização e Letramento aborda temas fundamentais para o desenvolvimento educacional e social, como a aquisição e uso da leitura, escrita e outras formas de linguagem. Além disso, ela aborda questões importantes, como as relações entre letramento e inclusão social, direitos linguísticos e meios de comunicação. Ao longo do curso, o aluno adquire conhecimentos teóricos e práticos para aplicar em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam o letramento. Assim, a pós-graduação em Alfabetização e Letramento tem o objetivo de capacitar profissionais da educação para promover o desenvolvimento da leitura e escrita, fundamentais para a formação de cidadãos com acesso aos direitos fundamentais.
O mercado de atuação do profissional em Alfabetização e Letramento é amplo, abrangendo desde o ensino básico e fundamental até a educação de jovens e adultos. É comum encontrar profissionais desta área atuando em escolas públicas e particulares, além de ONGs e instituições de fomento à aprendizagem. O profissional pode desenvolver projetos educacionais, oficinas, atividades de extensão e cursos de formação para professores. Também pode atuar em programas de alfabetização e letramento para crianças, jovens, adultos e idosos, além de ações de promoção da leitura para diversos públicos.
OBJETIVOS
- Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional e práticas pedagógicas na alfabetização e letramento na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o desenvolvimento da leitura e escrita;
- Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação e nas práticas de alfabetização;
- Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as práticas pedagógicas na alfabetização e letramento;
- Orientar os profissionais na prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da alfabetização.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.