Mba em Controle Interno, Auditoria e Perícia Contábil

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

Direito Empresarial

- A empresa, o empresário, a EIRELI e a sociedade:

- Conceito, capacidade jurídica, caracterização, impedimentos, regularidade e tipos societários.

- Estabelecimento empresarial.

- Registro público.

- Personalidade jurídica.

- Teoria da desconsideração da personalidade jurídica.

- Propriedade intelectual.

- Nome empresarial.

- Teoria geral do direito societário.

- Sociedade Ltda. e sociedade anônima.

- Títulos de crédito.

- Falência e recuperação judicial e extrajudicial.

- O direito do consumidor.

Planejamento Estratégico

Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação e implementação das Estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas. Análises de casos de fusões, aquisições e alianças estratégicas. Formulação do Plano Estratégico Empresarial e auditorias externas de revisão da qualidade em ambientes de negócios.

Plano de Negócios

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de diretrizes empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, satisfação. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Marketing Estratégico. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Processos de Negócios. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Finanças Empresariais: captação de investimentos, financiamentos, previsões dos resultados. Orçamento. Auditoria de Demonstrações Contábeis. Formação de Preços, Análises de Ponto de Equilíbrio. Análise de Viabilidade Econômico-Financeira.

Engenharia Econômica e Tópicos Estatísticos em Auditoria

Matemática Financeira e Comercial: Juros Simples, Descontos Simples; Juros Compostos e Descontos Compostos. Formação de preços com taxas de juros por dentro e por fora. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Cálculos de Valor Justo e Análises de Casos Práticos da Contabilidade. Análise de Investimentos: Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de Desconto. Valor e Custo. Análises da TIR. Fluxos de Caixas. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de Amortização. Tabela PRICE, SAC. Noções de Cálculos Periciais Financeiros e Previdenciários. Estatística. Métodos de Cálculos de Amostragem em Auditoria.

Contabilidade Financeira e Avançada

Contabilidade Financeira e Avançada. Principais erros no Encerramento das Demonstrações Contábeis. Aplicações de casos de auditoria e perícias das peças contábeis.

Consultoria e Análise das Demonstrações Financeiras

Estruturação, preparação e análise das demonstrações contábeis empresariais. Índices, formulação de relatórios. Consultoria empresarial.

Controller e Controladoria

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

Contabilidade e Administração Pública

NBC TSP – do Setor Público. A contabilidade como instrumento de Gestão Pública. Contabilidade Pública. Contabilidade Pública e sua relação com os orçamentos. Sistema orçamentário. Natureza Jurídica dos Orçamentos. Tipos de Orçamentos. Princípios Orçamentários. Lei de Diretrizes Orçamentárias. Receita Pública. Despesa Pública. Patrimônio Público. Lei de Responsabilidade Fiscal. Endividamento do Setor Público. Demonstrações Contábeis do setor público. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Balanço Patrimonial. Prestação de Contas. Auditorias Contábeis em Prestações de Contas: Casos práticos.

Controle Externo e Práticas de Auditorias na Administração Pública

Orçamento, Planejamento e Execução. Execução Orçamentária. Plano Plurianual da União. Controle dos Limites Constitucionais e Legais. Lei de Responsabilidade Fiscal. Transferências Voluntárias. Limites de Endividamento e Precatórios. Operações de Crédito. Controle Externo e Auditorias na administração pública: Aplicação de Casos práticos.

Controle Interno, Compliance e Programas de Integridade

Perfil do Controle Interno. Funções e Habilidades. Controles Públicos, controles governamentais, controles externos. Fundamentação Legal, Controle como princípio da administração e como processo administrativo; controles administrativos; controle interno; princípios de avaliação, finalidades e fatores internos e externos que afetam o controle interno; técnicas de controle interno; Avaliação do Controle Interno na Administração Pública Municipal: Execução Orçamentária, Contabilidade e Finanças, créditos orçamentários, despesas, pessoal, bens permanentes e em almoxarifado, licitações, contratos e convênios. Obras públicas e reformas. Doações, Subvenções, Auxílios e Contribuições. Controle Interno e Corrupção: Ação e reação. Medidas para evitar atos fraudulentos. Papel do Controle Interno e das auditorias externas. Casos práticos de auditoria com foco no controle interno. Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa 12846/13 – Regulamentada pelo Decreto 8420 de 15 de março de 2015: Acordo de Leniência. Casos práticos de programas de integridade.

Auditoria Interna e Análise de Risco na Gestão de Processos

Conceitos e Princípios de auditoria. Auditoria Interna na Administração Pública e Controle Interno. Auditoria Baseada em Risco. Risco e Governança Corporativa em ambientes empresariais e a relação Governo, Mercado e Empresa. Auditoria Baseada em Risco. COSO I, COSO II. Regras para relatar ou certificar. Auditorias em Licitações, Contratos e Convênios. NBC TI – de Auditoria Interna.

Auditoria Independente I

NBC PA – do Auditor Independente. Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração. Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. Concordância com os Termos do Trabalho de Auditoria. Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Documentação de Auditoria. Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis. Comunicação com os Responsáveis pela Governança. Comunicação de Deficiências de Controle Interno. Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis. Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente. Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria. Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. Considerações de Auditoria para a Entidade que Utiliza Organização Prestadora de Serviços. Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria. Evidência de Auditoria. Confirmações Externas. Trabalhos Iniciais – Saldos Iniciais; Procedimentos Analíticos. Cálculos de Amostragem em Auditoria.

Auditoria Independente II

Prática de Auditoria: Auditoria de Estimativas Contábeis e Divulgações Relacionadas. Partes Relacionadas. Eventos Subsequentes. Continuidade Operacional. Representações Formais. Utilização do Trabalho de Auditoria Interna e de especialistas. Formação da Opinião e Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis. Comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria no Relatório do Auditor Independente. Modificações na Opinião do Auditor Independente. Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente. Informações Comparativas – Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas. Responsabilidade do Auditor em Relação a Outras Informações. Considerações Especiais – Auditorias de Demonstrações Contábeis Elaboradas de Acordo com Estruturas Conceituais de Contabilidade para Propósitos Especiais. Considerações Especiais – Auditoria de Quadros Isolados das Demonstrações Contábeis e de Elementos, Contas ou Itens Específicos das Demonstrações Contábeis. Trabalhos para a Emissão de Relatório sobre Demonstrações Contábeis Condensadas.

IAPN 1000. Guia de Controle de Qualidade. NBC TR 2400 - Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis. NBC TR 2410 Revisão de Informações Intermediárias Executada pelo Auditor da Entidade.

Auditoria Independente III

Prática de Auditoria: Tópicos Contemporâneos. Papeis de Trabalho. IAPN 1000. Guia de Controle de Qualidade. NBC TR 2400 - Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis. NBC TR 2410 Revisão de Informações Intermediárias Executada pelo Auditor da Entidade. Práticas de auditoria empresarial.

Perícia Financeira, Mediação e Arbitragem

NBC PP - do Perito Contábil. NBC TP – de Perícia Normas do Perito e da Perícia. Perícia Contábil. Finalidades e Formas de Atuação das Perícias. Procedimentos Periciais. Normas Existentes. Perícia e Auditoria – Diferenças. Nomeação do perito, relações com a causa, sigilo profissional, impedimento e suspeição. Cronograma da Perícia. Petição de honorário, planejamento dos trabalhos, atendimento aos quesitos. Mediação e Arbitragem no Ambiente de negócios. O uso da Mediação e Arbitragem nas Perícias Contábeis. O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação. A importância da linguagem corporal em trabalhos de auditoria e em procedimentos periciais: Desvendando o auditado pela linguagem corporal.

Pericia Contábil

Peças periciais. Espécies de relatórios. Laudo pericial. Prática Pericial Contábil. Prática Pericial Tributária. Pericia de apuração de haveres.

Perícia Trabalhista e Previdenciária

Perícia Trabalhista. Finalidades e Formas de Atuação das Perícias. Procedimentos Periciais. Normas Existentes. Peças periciais. Espécies de relatórios. Laudo pericial. Prática Pericial Trabalhista. Prática Pericial Previdenciária.

Perícia Tributária

Perícia Tributária. Finalidades e Formas de Atuação das Perícias. Procedimentos Periciais. Normas Existentes. Peças periciais. Espécies de relatórios. Laudo pericial. Perícia Financeira. Perícia Tributária. 

A oferta pela Faculdade Novoeste, do Curso de Pós Graduação, Lato Sensu, Especialização: MBA em Controle Interno, Auditoria e Perícia Contábil, se justifica pela avaliação do mercado profissional atual, em que as demandas por profissionais capacitados em controladoria interna, auditoria e perícias tem aumentado, dada a dinâmica célere e a complexidade dos negócios empresariais e a concorrência de mercado entre empresas, o que requer um profissional qualificado e com competências para dirigir, coordenar e assessorar as empresas privadas e entidades públicas em geral.

Sob a ótica mercadológica e da carreira profissional, a especialização tem em si, o objetivo de ofertar ao profissional graduado, uma carreira de auditor, de controlador interno ou de perito contábil, agregando uma especialização na carreira do profissional da contabilidade, ou de profissionais da área de negócios. O número de peritos e auditores independentes, cadastrados no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis e/ou no Cadastro Nacional de Auditores Independentes do Conselho Federal de Contabilidade, atualmente é insuficiente para atender o mercado de Mato Grosso do Sul, sendo portanto, uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional, para a carreira de contadores.

O curso propõe a preparação e qualificação profissional, alinhada ao novo tempo, em que as demandas sociais e governamentais por transparência, evidenciação contábil e desempenho da gestão, demonstram com clareza, que a sociedade, o poder público e o ramo empresarial, requer profissionais com competências, habilidades, atitudes e exemplos que sejam capazes de elevar os valores sociais e empresariais.

O escopo da especialização é dotar de competências técnicas para assumir posturas de auditoria, controle interno e perícias, de modo que os profissionais estejam seguros da sua independência, autonomia decisória e responsabilidades em relação ao seu papel empresarial e perante a sociedade.


OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo do curso é capacitar e qualificar, o profissional da contabilidade, para desempenhar as atribuições de um controlador interno, perito contábil ou auditor, atuando de forma direta ou indireta, em órgãos públicos, ou em empresas públicas ou privadas, especializando-se na carreira, por meio do conhecimento adquirido no curso de MBA em Controle Interno, Auditoria e Pericia Contábil, em que o aluno poderá adquirir um profundo conhecimento nas áreas, como complemento do curso de graduação em Ciências Contábeis, propiciando a capacitação necessária para atuar como especialista em auditoria, pericia ou controle interno.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da contabilidade e demais profissionais com nível superior, relacionados diretamente com a área de negócios, empreendedorismo e gestão.

  • Aldeide Teixeira de Oliverira

    Aldeide Teixeira de Oliverira

    Contadora; Auditora e Perita contábil; Empresária contábil; MBA em Normas Internacionais de Contabilidade, Controladoria e Gestão tributária e atualmente curso MBA de Gestão do risco fiscal; Professora de auditoria contábil em cursos de MBA e pós graduação.

  • Alexandre Silva Santos

    Alexandre Silva Santos

    Servidor Público na Justiça Federal 3ª região, Contador, Administrador, Professor Universitário, Coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Bauru, Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos. Graduação em Administração de Empresas (1994) e Ciências Contábeis (1995) pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru, Pós-Graduação Latu Sensu- Especialização em Gestão Financeira e Controladoria pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (2004), Especialização em Auditoria, Finanças e Controladoria pelas Faculdades Integradas de Bauru (2018), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Experiência na área de Administração-Financeira, com ênfase Ciências Contábeis tanto no setor público como privado.

  • Aline Camargo

    Aline Camargo

    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFMS (ESAN/PPGCC). Especialista em Gestão Financeira. Graduação em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Bauru, interior de São Paulo. Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em "Controle Interno, Auditoria e Perícia" e "Gestão Financeira e Controladoria" da Faculdade Novoeste, Campo Grande/MS.

  • Elisa Conceição Paes

    Elisa Conceição Paes

    Mestre em Gestão e Produção Agroindustrial/UNIDERP; Analista de Regulação da Câmara de Regulação Econômica /AGEMS; Auditora da ISO 9001:2015 pela Fundação Vanzolini/USP.

  • Eliud Josafat Lima

    Eliud Josafat Lima

    Mestre em Administração na linha de pesquisa de Competitividade dos Sistemas Agroindustriais pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Controladoria e Gestão Tributária; Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande MS (2001). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial e ensino, controladoria, jogo de empresas.

  • Iara Marchioretto

    Iara Marchioretto

    Contadora, Auditora Independente e Perita Contábil. Ex-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul - CRCMS. Possui Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela UFMS (2015); Mestrado em Gestão e Produção Agroindustrial pela UNIDERP (2009); Especialização em Contabilidade Financeira e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (2004); Graduação em Ciências Contábeis pela UCDB (2000). Graduação em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (2022), Graduação em Comércio Exterior (em andamento); Foi professora universitária nos cursos de graduação em ciências contábeis, economia e administração na Unaes, FIRV, Uniderp, UEMS, UCDB, Estácio (2005-2021). Foi Coordenadora local em Ciências Contábeis na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, de 2009 a 2010. Coordenadora dos Cursos de Ciências Contábeis EAD na Universidade Anhanguera-Uniderp de 2010 a 2012 e Presencial de 2012 a 2020. Gestora Nacional do Curso de Ciências Contábeis e de Gestão Financeira, na Universidade Estácio de Sá de 2020 a 2021 e coordenadora local do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, de 2019 a 2021. Coordenou os cursos de MBA em Controladoria Estratégica e Gestão Avançada e MBA em Controle Interno, Auditoria e Perícia, na Faculdade Novoeste de 2017 a 2021; É Docente dos Cursos MBA em Controle Interno, Auditoria e Perícia Contábil e Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade NOVOESTE; Analista de Regulação - Contadora, Diretora de Regulação e Fiscalização de Saneamento Básico na AGEMS e autora dos Livros: Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento, Gerenciamento de Resíduos e Certificações Ambientais, Gestão de Riscos em Auditoria, Ferramentas Estratégicas da Qualidade, Compliance.

  • Josceli Roberto Gomes Pereira Júnior

    Josceli Roberto Gomes Pereira Júnior

    Graduado em Administração pela UFMS. Especialista em Finanças e Eficiência Empresarial pela FIA/USP. Trabalhou em projetos de consultoria pela Global Management Solutions em instituições financeiras de grande porte; e não-financeiras pela Prosa e Segredo Inteligência Empresarial. Atualmente, é mestrando em Ciências Contábeis pela UFMS.

  • Lochaine Evelim Rodrigues

    Lochaine Evelim Rodrigues

    Graduada em ciências contábeis pela UNAES, graduanda em administração pela Unifael, especialista em Gestão Empresarial pela FGF, empresária, consultora de gestão, planejamento e finanças empresarial e familiar, recebeu o prêmio Mulher de Negócios 2015 categoria prata pelo Sebrae MS, atuando na área contábil e financeira desde 2001.

  • Mariane Zanette

    Mariane Zanette

    Contadora Formada pela UCDB em 2005; Especialista em Controladoria, Contabilidade Gerencial e Financeira -Instituto Libera Limes; Especialista em Auditoria e Perícia Contábil - Faculdade Estácio de Sá; Especialista em MBA de Contabilidade e Direito Tributário – IPOG; Especialista em Direito Tributário – IBET; Especializando em MBA em Compliance e Governança Corporativa; Consultora do Sebrae-MS desde 2018; Controller e Conselheira Administrativa do Grupo Raviera Motors; Perita Contadora do Juízo há 15 anos; Docente há 15 anos.

  • Milene Holanda Nantes

    Milene Holanda Nantes

    Graduada em Ciências Contábeis pela UCDB. Especialista em Gestão Tributária e Controladoria pela ANHANGUERA. Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB. Professora de cursos de graduação e pós graduação desde 2010. Gerente Financeira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-AR/MS.

  • Renata Machado Garcia

    Renata Machado Garcia

    Analista do Tribunal de Contas do Estado; Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; Formada em Ciências Econômicas, Contabilidade e em Gestão Ambiental; Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Especialista em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Metodologia do EaD e em Orçamento Público.

  • Robson Sitorski Lins

    Robson Sitorski Lins

    Advogado formado pela Faculdade de Direito da UFMS, campus Campo Grande; Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera Uniderp; Professor universitário na graduação e pós-graduação.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
  • Professores de referência local e nacional
  • Infraestrutura inovadora para o melhor rendimento, no centro de Campo Grande
  • Aulas práticas, viagens e visitas técnicas, consulte seu curso
  • Ampla rede de estágio supervisionado, consulte seu curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Mba em Controle Interno, Auditoria e Perícia Contábil

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Yoga

Yoga

Duração: 10 meses Início: Imediato
Acupuntura

Acupuntura

Duração: 25 meses Início: Imediato
Produção e Reprodução de Bovinos

Produção e Reprodução de Bovinos

Duração: 18 meses Início: 23 de Março de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp