Valores e Condições

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e valores do curso

Pessoas, Organizações e Felicidade

Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.

Gestão da Inovação nas Cadeias Agroindustriais

O significado do Agro 4.0 no futuro do Agronegócio brasileiro.

Oportunidades de mercado, verticalização de cadeias produtivas.

O papel da Inovação no campo e nas cadeias produtivas.

Modelos de Inovação.

Mindset inovador e organizações inovadoras.

Gestão por Resultados

Administração e o controle estratégico.

Indicadores de desempenho e pactuação de metas.

Modelo de Negócio, Plano de Negócio, Plano Estratégico, Plano tático e Plano Operacional.

Agregação de Valor na Cadeia de Valor.

Implementação de planejamento e controle (PDCA).

Alinhamento na organização.

Ferramentas de controle e tomada de decisão.

BSC.

Estratégias de Marketing no Agronegócio

Estratégias de marketing para o agronegócio, Gestão do mix de marketing;

Segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.

Canais de marketing nas cadeias agroindustriais.

Marketing digital X tradicional (On e Off line)

Modelos de negócio verticais.

Estratégias para Empresas Familiares

Cultura das empresas familiares. Como obter a melhor performance numa empresa familiar.

O enfoque sistêmico nos conflitos na empresa familiar.

Sucessão e continuidade; A profissionalização na empresa familiar.

O protocolo familiar; Estratégias para o êxito na empresa familiar; Carreira profissional na empresa familiar; Aspectos Jurídicos da empresa familiar.

Aspectos legais do Agronegócio

Direito Agrário Brasileiro. Reforma Agrária.

Desapropriação. Contratos Agrários.

Proteção ambiental. Imposto de Renda na atividade rural, Contribuição Social: PIS/PASEP e COFINS. Imposto sobre a propriedade rural (ITR). Contribuição sindical rural. Contribuição previdenciária rural. A legislação trabalhista do trabalhador rural.

Economia Aplicada à Empresas do Agronegócios

Sistema macroeconômicos, produção, produtividade e PIB.

Comércio exterior e balança de pagamentos.

Fatores que afetam os resultados econômicos. /Equilíbrio de mercado.

Análise de sistemas agroindustriais, Demanda e produção de alimentos, Análise de mercados agrícolas, Coordenação e governança de sistemas agroindustriais.

Criação de Valor no Agronegócio

Foco do Cliente.

Empresas Válidas.

Valor para o cliente, mapa da empatia;

Pirâmide Elementos de Valor B2C e B2B;

BMG Canvas, metodologia ágil.

Logística aplicada ao Agronegócio

Sistemas de transporte e armazenagem.

Expansão do processo agroindustrial, A sistematização do complexo agroindustrial. Estruturas e Estratégias logísticas.

Controle de estoque.

Coleta e distribuição de insumos químicos agroindustriais.

Localização de instalações, armazenagem e canais de distribuição.

Gestão Ambiental Sustentável

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade;

Sistemas de gestão ambiental em agroindústrias;

Gerenciamento ambiental no agronegócio, Impactos socioambientais, Dimensões do eco desenvolvimento.

Agenda 21 e suas derivações para o agronegócio.

Políticas de sustentabilidade socioambiental.

Comunicação Corporativa no Agronegócio

Comunicação Interna x Externa.

Estratégias de comunicação.

Canais para comunicação corporativa.

Engajamento de equipe para a estratégia do negócio.

Comunicação entre equipes, técnico, suporte, vendas, operação.

Gerenciamento de crise.

Relacionamento coma imprensa.

Negócios Internacionais para o Complexo Agroindustrial

Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro no agribusiness, Acordos internacionais, barreiras tarifárias e não tarifárias, normas sanitárias e fitossanitárias; Regras de certificação de origem.

Subsídios e ou Dumping, Salvaguardas.

 A organização Mundial do Comércio OMC e suas interferências econômicas no agronegócio.

Gestão Financeira aplicada ao Agronegócio

Fundamentos da gestão financeira no agronegócio, análise das demonstrações financeiras.

Custos x Despesas x Investimentos.

Análise de viabilidade de projetos no Agro.

Análise de custos e alavancagens operacionais do sistema de agronegócios.

Decisões de financiamentos e custo de capital.

Barter.

Metodologia de avaliação de empresas no agronegócio - Valuation.

Gestão da Produção no Agronegócio

Sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Desenvolvimento de novos produtos.

Técnicas modernas de administração de produção. Manutenção industrial. Balanceamento da produção. Qualidade e produtividade. Modelos de qualidade. Competitividade.

Agricultura de Precisão e Biotecnologia

Conjunto de ferramentas para a agricultura de precisão, GNSS (Global Navigation Satelite System), do SIG (Sistema de Informações Geográficas), instrumentos e sensores no agro ecossistema (solo, planta, insetos e doenças), Geoestatística e mecatrônica.

Revolução gerencial;

Tecnologia de Informação;

Agregação de valor à produção.

Elaboração e Gerenciamento de Projetos

PMBOK e o Gerenciamento de Projetos;

Influências Organizacionais;

Ciclo de Vida do Projeto;

Processos de Gerenciamento de Projetos;

Grupo de Processos de Iniciação;

Grupo de Processos de Planejamento – Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto;

Grupo de Processos de Execução, Grupo de Processos de Monitoramento e Controle, Grupo de Processos de Encerramento.

Gestão por processos BPM

Gerenciamento corporativo de processos;

Organização do Gerenciamento de Processos;

Gerenciamento de Processos no Negócio;

Modelagem de Processos;

Análise de Processos;

Desenho de Processos;

Gerenciamento de Desempenho de Processos;

Transformação de Processos;

Tecnologias no BPM.

Gestão de Sistemas de Comercialização

Funções da comercialização agrícola.

Comercialização sob a ótica das cadeias produtivas.

Contratos de Barter

Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Abordagens de análise das cadeias: Commodity System Approach; Interligação de cadeias produtivas.

Análise das cadeias agroindustriais potenciais e regionais, Gestão da comercialização agropecuária.

Liderança de Equipes do Agronegócio

Liderança e Excelência na Gestão de Pessoas;

Desenvolver pessoas para trazerem os resultados esperados;

Conhecer a equipe x Liderança Situacional;

Comunicação Assertiva - Elementos do processo de comunicação, Feedback Formal e Informal;

Construir resultados através da equipe - metas SMART, controle e acompanhamento, feedback;

Liderar e Estabelecer relacionamentos;

Reforçar cultura organizacional, agregar valores e agir com ética.

Visitas Técnica

Visita a instituição de pesquisa aplicada a produção agropecuária;

Modelos de relação cooperativista;

Visão das relações entre Pesquisa Desenvolvimento Inovação, agentes do agro antes e depois da porteira.

O agronegócio alimenta a teia comercial e estrutural brasileira, bem como sua ramificação mundial, compreender esta dinâmica e, administrar processos organizacionais deste sistema reflete os objetivos deste MBA.

A visão integrada dos conceitos permite aos estudantes versatilidade frente às oscilações pontuais, originar habilidades de adaptação fortalece o segmento do agronegócio, garantindo êxito nas relações de crescimento e custo baixo.


OBJETIVOS

- Ampliar os lucros do setor de Agronegócios;

- Ampliar as oportunidades negociais para os segmentos do Agro;

- Concretizar aulas com professores locais e externos com ótima titulação e com vivências de mercado;

- Concretizar visita técnica (dia de campo) em centro de referência Nacional;

- Ampliar os conhecimentos técnicos e científicos dos acadêmicos na Gestão do Agronegócio;

- Proporcionar troca de informações, tecnologias e experiências entre os acadêmicos, corpo docente e líderes do Agronegócio Brasileiro.

DIFERENCIAIS

- Disponibilizamos conhecimentos técnicos e comportamentais sob medida;

- Professores locais e do eixo São Paulo, Paraná ou Minas Gerais;

- Possibilidade de visita técnica (dia de campo) em centro de Referência Nacional;

- Aulas de MBA com vivências e dinâmicas empresariais;

- Um encontro presencial por mês, (sábados manhã e tarde e domingo manhã);

- Workshop com empresários e gestores de organizações privadas e Públicas;

- Pelo menos 360 horas de conteúdos práticos e dinâmicos;

- Temos ampla e moderna sede em Campo Grande, com 8 salas de aula, auditório, biblioteca e laboratório de informática.

Dra. Camile Sanches Silva

Dra. Camile Sanches Silva

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2012), Mestra em Zootecnia – Produção Animal pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015) e Doutora em Ciências Veterinárias – Reprodução Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Instrutora do SENAR – MS e Sócia-proprietária da Empresa Inovagen Consultoria Veterinária e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Reprodução de bovinos da Faculdade Novoeste.

  • Afonso Guilherme Ferreira Egidio Antiqueira

    Afonso Guilherme Ferreira Egidio Antiqueira

    Graduado em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018), bacharel em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2019). Possui MBA em Gestão Estratégica de Vendas (2019), Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação em Marketing (2019). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutorando em Agronegócio pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2022). Foi coordenador/assessor pedagógico do Centro Universitário da Grande Dourados. Atualmente é pesquisador bolsista da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • Ana Carolina Monteiro

    Ana Carolina Monteiro

    Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da ESAN/UFMS (2021). Desenvolve pesquisa na Linha de Agronegócio e seus Aspectos Socioambientais e também com Comunicação de Sustentabilidades no agronegócio da carne bovina. Mestre em Comunicação (2015) e Bacharel em Comunicação Social. Graduada em Jornalismo (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, é servidora da UFMS e Coordenadora da Pós-graduação em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas na Faculdade Novoeste.

  • Fábio Hideki Kawauchi

    Fábio Hideki Kawauchi

    Graduado em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu (2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

  • Gabrielli do Carmo Martinelli

    Gabrielli do Carmo Martinelli

    Pós doutoranda em agronegócios (UFGD); Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Bacharel em Ciências contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e administração pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Possui experiência na área de Ciências contábeis e Agronegócios, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas sustentáveis, agroflorestas, valoração de serviços ecossistêmicos, sustentabilidade no agronegócio e avaliação de investimento, tendo como experiência ferramentas metodológicas como a Avaliação do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment e Life Cycle Costing) e técnicas de avaliação de investimento.

  • Jimmy Cristian Alegre

    Jimmy Cristian Alegre

    Graduado em Agronomia e Mestre em Engenharia Agrícola. Especialista em Marketing para o Agronegócio. Palestrante, Criador de conteúdo e apresentador do documentário “No trecho do Agro” e do programa Cultura do Agro. Criador da Mentoria Insta Agro. Sócio-proprietário da Pontal Academy.

  • José Ricardo Nunes da Cunha

    José Ricardo Nunes da Cunha

    Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco (1980) e doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Santiago de Compostela (2004). É servidor estadual aposentado da Agência Penitenciária e diretor do Consultório de Psicologia e Consultoria Organizacional José Ricardo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão por Competência, gestão de pessoas e coaching. Pós-graduado em Criminologia e Ciência Penitenciária pela FMU/Sociedade Brasileira de Criminologia, pós-graduado em Psicologia Social PUC/UCDB. Profissional Coach, formado pela Sociedade Latinoamenrica de Coaching e pelo Instituto de Pós-graduação de Goiás.

  • Luan Carlos Santos Silva

    Luan Carlos Santos Silva

    Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Possui Pós-doutorado em Inovação pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), México, Pós-doutorado em Transferência de Tecnologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Desarrollo Emprendedor e Innovación pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Especialista em Gestão para Inovação e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e Graduado em Administração pela Faculdades do Descobrimento. Docente do Mestrado em Administração Pública (PROFIAP/UFGD), atuando também como Professor Formador na EaD/UFGD, Líder do Laboratório de Pesquisa em Inovação e Transferência de Tecnologia (LABin). Avaliador credenciado de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Foi Gestor e Cofundador da Incubadora de Empresas de base Tecnológica (GDTec/UFGD). Atuou na Incubadora Tecnológica Hestia da UFRGS, no setor de Logística na Fiat Automóveis S.A. e também na Norsa/Coca-Cola. Tem experiência na área de Administração da Produção, Inovação e Transferência de Tecnologia, atuando também nos seguintes temas: Propriedade Intelectual, Empreendedorismo, Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Design Thinking, Design Centrado no Usuário, Usabilidade.

  • Maria Isabel Schierholt

    Maria Isabel Schierholt

    Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal de Dourados. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Dourados. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e MBA em Contabilidade Gerencial e Controladoria. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa. Professora de Ensino Superior no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN -Dourados, MS) e na Universidade Federal da Grande Dourados. Analista Técnica no Sebrae/MS.

  • Mario Matsumoto

    Mario Matsumoto

    Graduado em Administração. Especialista em Docência para a Educação Profissional com uso das Metodologias Ativas. Especialista em Administração Financeira e Controladoria. Especialista em Finanças e Investidor Qualificado, atuante na compra e venda de ativos financeiros com recursos próprios. Educador Financeiro, de Gestão Empresarial e Logística com Know-how no Segmento Industrial e Comércio. Professor celetista dos cursos de Gestão e Logística e Letramento Financeiro no Senac. Consultor autônomo em Gestão de Empresas, Auditoria de Processos em Suprimentos e Logística, MRO, Redução de Custos, Planejamento Estratégico, Terceirização, RH, OEM.

  • Paulo Vinicius da Silva

    Paulo Vinicius da Silva

    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade federal de São Carlos (2011). Mestrado em Agricultura e Ambiente pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Doutorado pelo programa de fitotecnia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP) (2018), desenvolvendo projeto relacionado a eficácia de controle e comportamento no solo de herbicidas aplicados em condições de seca, sendo bolsista FAPESP. Desenvolveu estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP) na Colorado State University sobre orientação do Dr. Scott Jay Nissen. Atualmente é professor da área de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), sendo o orientador do Grupo de Estudos de Plantas Daninhas (GEPLAD) e tutor do Grupo PET Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matologia, atuando principalmente nos seguintes temas: herbicidas e seu comportamento no ambiente, biologia de plantas daninhas e manejo de plantas daninhas na cultura da cana-de-açúcar e soja.

  • Pedro Puttini Mendes

    Pedro Puttini Mendes

    Advogado (OAB/MS 16.518), Consultor Jurídico e Professor nas áreas de Direito Agrário, Ambiental, Família, Sucessões e Políticas Públicas. Graduado em Direito e Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pela Anhanguera. Extensionista de Direito Agrário, Licenciamento Ambiental e Gestão Rural. Organizador das obras “Agronegócio: direito e a interdisciplinaridade do setor” (Editora Contemplar, 2018) e “O direito agrário nos 30 anos da Constituição de 1988” (Editora Thoth, 2018). Escreveu em coautoria as obras “Direito Ambiental e os 30 anos da Constituição de 1988” (editora Thoth, 2018); “Direito Aplicado ao Agronegócio: uma abordagem multidisciplinar” (Editora Thoth, 2018). Apresentador do quadro “Direito Agrário” para o Canal Rural. Colunista de direito aplicado ao agronegócio para a Scot Consultoria.

  • Suzi Cristiny da Costa Marques

    Suzi Cristiny da Costa Marques

    Economista graduada pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Especialista em Contabilidade e Controladoria pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2016). Mestra em Agronegócios UFGD (2020). Experiência nas áreas de agricultura familiar, consumo domiciliar de alimentos, sistemas alimentares alternativos, cadeias curtas de alimentos, mercados da agricultura familiar, cooperativismo, economia comportamental e análise de sentimentos. Atualmente, doutoranda em Agronegócios na Universidade Federal da Grande Dourados.

  • Thiago Silva Broze

    Thiago Silva Broze

    Mestre em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais pela Universidade Estadual de Santa Cruz, área: Síntese e Caracterização de Materiais Carbonosos. Graduado em Engenharia de Produção também pela UESC. Lecionou no IFRS - campus Bento Gonçalves e no SENAI- Unidade Ilhéus-Ba, entre outros, e atuou na indústria, nas empresas Login Informática, onde desenvolveu atividades no setor de Logística, e Grupo Escalina - Itabuna Têxtil/ Trifil, na área de PCP/ Lean Manufacturing. Atualmente é pesquisador e colaborador no Grupo de Pesquisa em Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (UFGD), no Núcleo de Economia da Produção - NECOP (UFRGS) e, ainda, no Grupo de Pesquisa em Educação, Competências e Fatores para o fomento da Inovação (UFRGS).

Motivos para você escolher a NOVOESTE

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  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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