Mba Executivo em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Valores e Condições

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e valores do curso

Psicologia Positiva I

Desenvolvimento mental positivo das habilidades socioemocionais; Elementos da psicologia positiva; Importância das emoções e sentimentos: como identificar e lidar; Apresentação de Cases.

Desenvolvimento de Habilidades à Gestão de Pessoas e Equipes

Liderança: como inspirar e influenciar positivamente. O uso da persuasão no processo de negociação e mediação. A necessidade da resiliência à gestão de mudanças permanente e duradouras. Compreendendo o poder dos hábitos, a busca pela modificação de padrões cognitivos e comportamentais.

Gestão da Mudança, Cultura e Clima Organizacional

Promover uma visão abrangente, considerando os cenários econômicos, legais, políticos e sociais internos e externos da organização. Analisar a situação real da empresa e desenhar o seu futuro em termos econômicos, de gestão e sucessão. Realizar a análise SWOT para cada departamento e liderança da organização e projetar as devidas adequações intra e extramuros. Construir perfil do CEO adequado para cada organização e buscar na empresa ou fora dela as oportunidades de crescimento constante frente às mudanças, cultura e clima organizacional.

Business Partner: Consultoria Interna e Indicadores em Gestão de Pessoas

Discutir o papel do profissional de Gestão de Pessoas frente às necessidades e tendências atuais em Recursos Humanos. Analisar os conceitos e competências envolvidas em Consultoria Interna em Gestão de Pessoas e o papel do Business Partner. Identificar as competências necessárias para o Business Partner atuar como agente de mudança e facilitador.

Metodologias Ágeis para Projetos: (Lean, Mindset e Scrum)

Compreender os princípios da Gestão de Projetos Lean e metodologias ágeis, desenvolver o Mindset para que o time trabalhe focado na geração de valor agregado, eliminação de desperdício, colaboração, pensamento visual e entregas frequentes de forma a usufruir dos benefícios que a gestão colaborativa, a condução de projetos que atendam aos padrões de qualidade, tempo e custos desejados. Principais métodos ágeis; Gerenciamento ágil de projetos com Scrum; Práticas de gerenciamento ágil de projetos.

Gestão da Performance: da Avaliação ao Desempenho

Compreensão e elaboração de modelos de gestão de Performance alicerçados nas competências individuais e organizacionais, construir ou adequar os métodos e tecnologias da organização para a gestão por Performance. Como implantar uma gestão sustentável. Evidenciar que o líder é aquele que obtém resultados por meio das pessoas; Implantação da Avaliação de Desempenho, onde parâmetros de medição são utilizados para julgar a performance dos funcionários.

Liderança Estratégica com Ferramentas de Coaching

Liderança. Modelos de liderança. A formação do líder. A liderança estratégica sob a concepção do Coaching: forças; virtudes; vulnerabilidades; reconhecimento; feedbacks humanizados e assertivos; compreensão da complexidade, incompletude e diversidade humana como parte da força e identidade das organizações.

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual

Sociedade do Conhecimento; Sociedade da Informação; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento. Processo de inteligência competitiva. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos.

Psicologia Positiva II

Instituições sociais:Funções e responsabilidades na promoção do bem estar, saúde mental e felicidade; Sociabilidade, solidariedade e a empatia; O Estado e as políticas públicas x Aaúde mental. Apresentação de Cases.

Comunicação Estratégica e Storytelling

Analisar o processo de comunicação empresarial, buscar processos de comunicação alicerçados no modelo AIDA e ainda recuperar o passado e o resgate de suas raízes históricas, através do Storytelling, que surge como um recurso legítimo de atratividade de narrativa e pulverização da voz nas organizações, e também como uma nova maneira de contar histórias de interações em ambientes de trabalho.

Recrutamento, Seleção e Retenção de Talentos

Compreensão do mercado de trabalho e suas características. Entendimento dos conceitos, métodos e técnicas de recrutamento, seleção de pessoal e retenção de talentos. Métodos de avaliação de desempenho e suas potencialidades, Identificação e Retenção de Talentos. Modelos para retenção do conhecimento organizacional, Avaliação 360º e o recrutamento interno. Mapeamento dos talentos na organização: por que são talentos, como e por que mantê-los na organização.

Inteligência Emocional para Liderança e Criatividade

Mudanças de paradigmas e sua influência na vida moderna; liderar com Equipes, A arquitetura da nova liderança. O gestor de pessoas como exemplo e referencial de excelência; O Gestor facilitando, formando e desenvolvendo pessoas; os diversos tipos de inteligência e a inteligência emocional; Perfil do gestor e comprometimento com o alto desempenho de sua função; A influência das emoções no comportamento; Competência emocional; como lidar com as emoções: autocontrole e empatia; O aprendizado do equilíbrio emocional através de práticas contínuas.

Gestão da Inovação

Atributos da organização inovadora. Valor de serviço, organização e gestão para aproveitar e criar oportunidades. Outsourcing e terceirização de P&D. Desenho da estrutura organizacional. Grupos abertos, redes, equipes de projeto. Gestão da qualidade de produtos e serviços, gestão da inovação. Conceitos de produção com qualidade e produtividade. Fatores críticos de sucesso e vantagem competitiva. Melhoria e inovação de processos. Diagnóstico de problemas de produtividade. Métodos e ferramentas para melhoria da qualidade e dos processos de Inovação.

Jogos de Negócios e Gamification

Método que busca potencializar os benefícios dos jogos na educação, sendo utilizado como ferramenta complementar de ensino. Jogos são sistemas sociais de imersão em que é possível aprender pela experimentação, tentativa e erro. Os jogos criam ambientes de interação de elementos, comportamentos desejáveis e relevância, A aplicação de mecanismos, estruturas e dinâmicas de jogos na educação, pode promover comportamentos desejados e possibilita a solução de problemas reais. A aplicação do método de gamification pode ser utilizada como ferramenta complementar para melhorar o ensino de maneira lúdica e interativa.

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard aplicados à Gestão de Pessoas

Estruturação do planejamento estratégico sob a perspectiva do Balanced Scorecard aplicado à gestão de pessoas. Iniciativas e estratégias de aplicação. Relações possíveis entre a gestão de pessoas, a concepção financeira, de mercado, de processos internos e aprendizado organizacional.

Pessoas, Organizações e Felicidade

Ciência e pesquisa; Planejamento de pesquisa científica; Tipos, métodos e técnicas de pesquisa científica; Coleta e análise dos dados; Projeto de pesquisa. Metodologia para produção de pesquisa. Apoio e orientação ao aluno para que seja capaz de produzir conhecimento com o recurso de métodos e técnicas específicas.

Psicologia Positiva III

Aplicação da Psicologia Positiva enquanto estratégia de gestão de pessoa e desenvolvimento de liderança de alta performance. Ferramentas de apoio à implementação de processos sustentados pela Psicologia Positiva nos cenários das organizações.

Gestão de Conflitos com Treinamento Experiencial ao Ar Livre - TEAL

Treinamento Experiencial ao Ar Livre, como método de aprendizagem. Estilos dos negociadores, Habilidades estratégicas, táticas e comportamentais. Técnicas e comportamentos negociais, PODC nas negociações; Ética e aspectos da confiança nas Negociações, gestão de conflitos, Mediação e arbitragem.

O dinamismo das organizações, hoje internacionalizadas e com pressões contínuas para romper com estruturas burocráticas e processos lentos de produção, tem mudado as expectativas e perspectivas em torno das pessoas que as constituem enquanto organismos vivos no cenário dos negócios. Para tanto, a maneira com que a gestão de pessoas se desenvolve se aproxima, cada vez mais, também das demandas de seus colaboradores, desenvolvendo estratégias que se dirijam ao desenvolvimento humano sob uma perspectiva sistêmica. Essa ação tornou-se na mais significativa atitude organizacional na contemporaneidade, impondo a necessidade de absoluta sintonia entre as pessoas, estruturas e gerenciamento das equipes para alcançar os devidos resultados de maneira colaborativa.

Dessa forma, o imperativo na busca por conhecer e aplicar novas ferramentas de gestão, cunhadas no pressuposto do desenvolvimento humano de forma permanente e sistematizada, sugere melhoria na gestão de pessoas, potencializando as mais diversas ambiências organizacionais, tornando-as em espaços onde as relações humanas se estabeleçam em função da missão, visão e objetivos organizacionais sem abrir mão da pessoa humana como elemento chave à geração de riqueza, lançando o desafio em articular e harmonizar sonhos e negócios em um mundo onde a felicidade é uma condição à vida humana.

O curso de MBA Executivo em LIDERANÇA ESTRATÉGIA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE se dirige especificamente ao desenvolvimento de líderes, humanizados, capacitando-os à gestão das principais dicotomias da sociedade dos negócios, quais sejam: “ECONOMIA E ÉTICA, AÇÃO E CONTEMPLAÇÃO, PODER FINANCEIRO E AMOR." (ELIO D’ANNA). Por isso, o curso em questão objetiva-se educar uma nova geração de líderes, dando-lhes o protagonismo no desenvolvimento humano, desenvolvendo-os e capacitando-os à harmonização dos antagonismos do presente século. 

NOSSOS DIFERENCIAIS:

- Disponibilizamos conhecimentos científicos, teóricos, práticos e, sobretudo, comportamentais para uma mudança significativa e duradoura;

- Professores com vivências de mercado e com titulação de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado;

- Aulas de MBA com vivências e dinâmicas organizacionais;

- Workshop com empresários e gestores de organizações privadas e públicas;

- Conteúdos práticos, dinâmicos e dirigidos aos objetivos do curso;

- O conhecimento construído em sala de aula pode ser aplicado imediatamente na vida profissional e pessoal;

- As metodologias pedagógicas adotadas permitem integrar as teorias às práticas de mercado;

- Aula ao ar livre, em pousada rural em Bonito, MS no final do curso.

OBJETIVOS

1. Problematizar a condição humana nas organizações;

2. Apresentar pressupostos organizacionais que potencializam o desenvolvimento de ambiências harmonizadas;

3. Desenvolver o autoconhecimento e a autossugestão para uma gestão efetiva da própria vida;

4. Oportunizar experiências sob a metodologia do Coaching aos ingressos no curso;

5. Utilizar da metodologia do Coaching para impulsionar o desenvolvimento pessoal;

6. Tornar perceptível a inalienável tomada de consciência em função da autorresponsabilidade e do processo de mudança pessoal;

7. Propiciar aos ingressos no curso momentos de relacionamento, sob a compressão da complexidade, diversidade e incompletude humana;

8. Aprofundar os conhecimentos na gestão de equipes, como fator crítico para o sucesso das organizações;

9. Capacitar profissionais no conhecimento e aplicação das modernas ferramentas de gestão estratégica de Equipes;

10. Maximizar a eficácia organizacional, promovendo maior satisfação e promoção de resultados dos colaboradores;

11. Aprofundar os conhecimentos na inovação e na gestão estratégica;

12. Aplicação de jogos, dinâmicas de grupo e Inteligência Emocional;

13. Capacitar os gestores para desenvolver projetos de inovação, consultoria interna e externa em Gestão de Equipes;

14. Promover as metodologias ágeis para os projetos e ampliar a capacidade negocial na construção dos resultados organizacionais;

15. Otimizar os conhecimentos na Gestão da Performance e retenção do capital intelectual da organização.

PÚBLICO-ALVO

O curso é direcionado a profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento que desejam desenvolver as habilidades para exercer a gestão e desenvolvimento permanente de si mesmo e de equipes, promovendo resultados pessoais e organizacionais de excelência.


Rodrigo Pereira

Rodrigo Pereira

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Diretor Geral na Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é o CEO da Empresa Triagem Organização, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de documentos da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e coaching.

  • José Ricardo Nunes da Cunha

    José Ricardo Nunes da Cunha

    Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco (1980) e doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Santiago de Compostela (2004). É servidor estadual aposentado da Agência Penitenciária e diretor do Consultório de Psicologia e Consultoria Organizacional José Ricardo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão por Competência, gestão de pessoas e coaching. Pós-graduado em Criminologia e Ciência Penitenciária pela FMU/Sociedade Brasileira de Criminologia, pós-graduado em Psicologia Social PUC/UCDB. Profissional Coach, formado pela Sociedade Latinoamenrica de Coaching e pelo Instituto de Pós-graduação de Goiás.

  • Josué dos Anjos

    Josué dos Anjos

    Especialista em Marketing. Graduado em Comunicação Social. Atualmente é docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, empreendedorismo, comunicação e mercado. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade NOVOESTE. Consultor e instrutor credenciado do Sebrae MS e do Senac MS. Sócio proprietário da empresa JA Consultores Associados.

  • Rafael Presotto

    Rafael Presotto

    Doutorando e Mestre em Educação (2019), na Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Bases Fisiológicas do Treinamento Desportivo / Área de concentração: Treinamento Desportivo pela UFMS (2005). Especialista em Motricidade Humana / Área de Concentração: Educação Física Escolar pela UFMS (2001). Atuou de 2013 a 2016 no Comitê de Cultura e Esporte, Núcleo de Esporte e Cultura e Núcleo do Ensino Médio, na Coordenadoria de Políticas para a Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Atualmente é docente no curso de Educação Física do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC e da Faculdade UNIGRAN Capital. É diretor de projetos e facilitador da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA, atua como ministrante de cursos e oficinas sobre as temáticas: Educação Física Escolar, Jogos, Esporte, Jogos Tradicionais, Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação e Educação pelo Esporte e Treinamento Experiencial ao Ar Livre. Com experiências em instituições como: Sicredi, OCB/Sescoop e Unimed, além de Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Esporte e Assistência/Promoção Social, além de atuar junto à Secretaria Nacional de Esporte. Atualmente é chefe da Divisão de Políticas Pedagógicas, da Fundação Municipal de Esportes, do Município de Campo Grande (MS).

  • Renan Matida

    Renan Matida

    Project Management Professional pelo Project Management Institute, Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalhou em no setor público na Secretaria de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul e na iniciativa privada em setores de créditos do varejo, pesquisa científica e setor financeiro. Desde 2007 em gerenciamento de projetos, aliando seus conhecimentos técnicos adquiridos em cursos, palestras e certificações, implementando soluções inteligentes nas diversas organizações por onde passou. Atualmente é proprietário da Creativo - Treinamentos Gerenciais, empresa especializada em Gerenciamento de Projetos e generalista em Análise de Sistemas, Negócios e Processos.

  • Rodrigo Pereira

    Rodrigo Pereira

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Atualmente é professor em cursos de graduação e pós-graduação; Leader Coaching e Behavioral Analyst. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching.

  • Thiago Andrade Asato

    Thiago Andrade Asato

    Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Especialista em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Autor de livros e capítulos de livros relacionados a prática acadêmica e profissional, bem como de inúmeros artigos científicos. Conselheiro Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, MS. Representante da GTA Assistência Viagem.

  • Vania Aquino da Silva

    Vania Aquino da Silva

    Graduada em Psicologia, MBA Gestão Empresarial (FGV), MBA Gestão de Pessoas por Competências (IPOG).Personal & Professional Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching, SP). Examinadora do MS Competitivo – Certificada pela FNQ Fundação Nacional da Qualidade. Consultora/Instrutora credenciada na OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Diretora do IGCO; Docente da FGV (Pós em ADM) dos Módulos: Liderança & Inovação / Gestão de Pessoas. Docente na FOCO - Pós Graduação dos cursos MBA Executivo Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (Módulo: Qualidade de Vida no Trabalho) e MBA em Gestão de Pessoas e Coach (Módulo: Liderança). Atuando há mais de 14 anos no mercado com Pesquisa de Clima, Implantação de RH nas Organizações, psicotécnicos em Concursos Públicos, Pilotos da Base Aérea, Gestora da Qualidade, Diagnóstico e Desenvolvimento de Liderança, Programas de Motivação, Recrutamento & Seleção, Pesquisa de Salário, Elaboração de Manual de Cargos e Salários, entre outros.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
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Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Depoimentos

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Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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