Corpo Docente

about
about
about
Faculdade NOVOESTE

Ensino Superior de Alto Nível

A Faculdade NOVOESTE (Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017) surgiu em Campo Grande - MS com o intuito de mudar a maneira como as pessoas adquirem conhecimento no Ensino Superior e de desenvolver competências pessoais e técnicas para o trabalho do presente e do futuro.

Entendemos que a educação precisa ser disruptiva, que rupturas nos modelos tradicionais estão por acontecer. Nossa proposta é um processo de ensino personalizado e onipresente, porque cada um aprende melhor de formas diferentes e por meios que utilizamos hoje.

Com esta paixão e objetivo, nos propomos a promover novas metodologias e espaços de aprendizagem, com pensamento centrado no estudante, avançando e corrigindo rápido, numa intenção otimista e de longo prazo sobre o futuro da educação.

Inovamos para educar.

Corpo Docente

Especialista em Enfermagem Nefrologia (São Camilo - RJ) , Especialista em Urgência e Emergência (Faculdade NOVOESTE, Instrutor Stop The Bleed pela ACS, Instrutor de APH, Certificação BLS, ACLS, PHTLS, ACTN, AMLS e PHTLS.

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Especialista em Urgência e Emergência. Pós-graduanda em Qualidade, Auditoria e Segurança do paciente. Atualmente Enfermeira de Processos no Hospital Santa Casa. Docente e Multiplicadora na Escola de Saúde do Hospital Santa Casa. Tenho experiência em atendimentos adulto e pediátrico de urgência e emergência, terapia intensiva e saúde mental.

Enfermeira Especialista em Saúde da Mulher, mestranda e pesquisadora em Saúde e Desenvolvimento na Região do Centro Oeste, membro do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, preceptora para enfermagem na faculdade Estácio de Campo Grande e docente para enfermagem na Faculdade NOVOESTE.

Graduado em Enfermagem pela Faculdade Unigran Capital; Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em CTI; Supervisor de Enfermagem do Hospital PRONCOR; Responsável pela Educação Permanente do Hospital PRONCOR; Experiência profissional desde de 1998.

Possui graduação em Enfermagem pela UNIDERP (2017). Especialista em Cuidados Intensivos e Urgência e Emergência pela UNIFEJ. Preceptora de Estágio Supervisionado em Campo Hospitalar para o Curso de Enfermagem. Graduanda em Auditoria e Perícias de Sistemas MBA.

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade Unigran Capital (2012). Especialista em Enfermagem em Nefrologia, pela faculdade UNILEYA (Unidade Brasília). Na área da docência atuou em Cursos Técnicos, Graduação e Pós Graduação. Atuou como Instrutor Chefe da Matéria de APH na Academia da Polícia Militar (CEFAP) do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mestre em Enfermagem pela UFPE. Especialista em Saúde Pública (Faculdade Joaquim Nabuco) e Centro Cirúrgico, CME e Sala de Recuperação Pós Anestésica (Grupo CEFAPP). Enfermeira efetiva da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS.

Enfermeira Obstetra. Graduação realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, conclusão em 2012, primeira turma com a metodologia ativa - PBL. Pós-Graduação latu sensu, modalidade residência, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, conclusão em 2015. Atualmente é enfermeira obstetra no hospital Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS).

Enfermeira. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento do Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ciências Médicas na Universidade de Fortaleza. Especialista em Segurança do Paciente na Rede de Urgências e Emergências pela FIOCRUZ/ENSP/EAD. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UECE. Enfermeira pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-MS). Atua como docente na Graduação de Enfermagem na Estácio de Sá-Campo Grande-MS desde 2019.

Graduação em Enfermagem pela Universidade UNIGRAN (2015). Residência em Enfermagem Obstétrica pela UFMS (2017). Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pela UNIFEJ (2019). Pós-Graduanda em UTI Pediátrica e Neonatal pela Unyleia (Em andamento). Mestranda em Enfermagem UFMS (Em andamento). Atualmente Enfermeira Obstétrica na Maternidade Cândido Mariano.

Graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Especialização em Obstetrícia pela UFMS- Residência de enfermagem Obstétrica (2014-2016). Especialização em Auditoria e Creditação de serviços Hospitalares (2020). Presidente da AbenfoMS do ano de 2019-2020. Mediadora do Projeto Apice ON- MS (2017- 2020) Coordenadora do Estado de Mato Grosso do Sul Nascer Melhor no Brasil- (2020) Mestranda de Enfermagem da UFMS/ INISA - (2020-2022)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Violência contra a mulher e em Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, Pré-natal, parto, assistência de enfermagem, prevenção e controle do câncer cérvico-uterino e de mamas, consulta de enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Saúde da Mulher.

Graduação em Medicina pela UFMS em 2004; Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2006; Residência Médica em Mastologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 2008; Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo em 2009; Título de Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia em 2009.

Enfermeira graduada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), em 2011. Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pelo programa de pós-graduação lato senso da Faculdade de Selvíria e Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Residência em Área de Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2018). Doutoranda no programa Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste- UFMS. Membro da ABENFO-MS (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - Mato Grosso do Sul). Atualmente é Docente no programa de Residência em Área de Saúde em Enfermagem Obstétrica, e na Faculdade NOVOESTE, coordenando a Pós-Graduação em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e a em Enfermagem em Neonatologista e UTI Neonatal. Enfermeira idealizadora da equipe de Parto Domiciliar Lumen.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS 2008-2011). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFMS (2014-2016). Especialista em Gestão de Emergências em saúde Pública pelo Instituto Sírio Libanês (2017). Experiência em Estratégia Saúde da Família. Trabalhou como Enfermeira Obstetra no Complexo Hospital de Clínicas UFPR. Atualmente Enfermeira Obstetra no Hospital Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS. Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFMS (2015). Especialização em Avaliação dos Serviços de Saúde pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde/ Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UAB/UFCSPA) (2015). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí/PR (2012). Especialização em Gestão Pública Municipal pela UFMS (2012). Qualificação para Tutor a Distância pela Universidade Federal da Grande Dourados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2013). Faz parte do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa no Cuidar em Saúde (NEEPCS). Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de tecnologias, auditoria e avaliação em saúde, políticas e ações em saúde, gestão em saúde, ética profissional e bioética. Atualmente Enfermeira auditora na Associação Beneficente de Campo Grande, atuando junto à Gerência Comercial.

Farmacêutica, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, docente desde 2000. Atualmente é membro do Comitê de Ética do Conselho Regional de Farmácia. Funcionária Pública na área administrativa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e docente de diferentes cursos de Pós-Graduação na Faculdade Novoeste desde 2008.

Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Administração, Finanças e Neuromarketing. Atuou nas áreas de Administração, Financeira e Comercial, sempre com foco nos resultados e gestão de equipe, vivenciados no comércio varejista de moda, veículos, bancos e Construção Civil. Atualmente desenvolve consultorias empresariais, treinamentos, atuando também como professor nível profissionalizante e superior.

Doutor em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Santiago de Compostela (2004). Especialista em Gestão de Pessoas. Psicoterapeuta e Profissional COACH. Diretor Geral da José Ricardo Nunes da Cunha & Associados: consultoria em gestão empresarial. Atual na área de gestão empresarial; recrutamento e seleção de talentos; desenvolvimento pessoal e corporativo; planejamento estratégico, Remuneração e PCS.

Mestre em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidades pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB/Bolsista Capes/2016 e Doutoranda em Desenvolvimento Local/2018, com o Título: Pessoas,Territorialidade, Saúde Coletiva e Felicidade. Especialista em Administração Hospitalar; Possui Formação Pedagógica na Área da Saúde; Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho; Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família; Especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos; Pós Graduação em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Atua como consultora e facilitadora para Gestão , Segurança do Trabalhador, Acreditação e Certificação das empresas em Saúde, desde 2015. Participou do Projeto de Expansão do Programa Telessaúde Brasil Redes do Mato Grosso do Sul. Professora dos cursos de Pós-graduação da Faculdade NOVOESTE. Professora de Ensino Superior da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS.

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fiocruz/ Mato Grosso do Sul. Possui especialização em: 1. Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências oferecidas pelo Instituto Sírio-Libanês; 2. Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês - IEP/HSL e o Ministério da Saúde; 3. Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde; e 4. Saúde Pública e Saúde da Família, as duas últimas pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Filiada na Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores (ABEA). Desde março/ 2018 é Enfermeira - Auditoria e Pesquisa, do quadro efetivo da Ebserh - HUMAP, de Campo Grande. Participa do grupo de pesquisa e Políticas Públicas: planejamento, avaliação e equidade em saúde da UFMS. Integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar e coordena o Curso Lato Sensu de Especialização em Auditoria e Gestão da Qualidade aos Serviços de Saúde, turma 2019, da Faculdade Novoeste.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde Enfermagem pela Fundação Osvaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil; MESTRADO em Saúde Publica Pela Universidade Americana Assuncion Paraguay. Presidente da ABEA (Associação Brasileira dos Enfermeiros Auditores); Assessor Auditor em Saúde da Célula do Sistema Municipal e de Auditoria em Saúde da Coordenadoria de Regulação, Controle e Auditoria das Ações e Serviços de Saúde, integrante da estrutura administrativa da Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza; Colaboradora Técnica do GT - OPME - ANS; Atuando principalmente nos seguintes temas: Negociações, Estratégicas e Relacionamentos das Boas Práticas de Saúde para Sustentabilidade do Sistema de Saúde Público e Privado nos seguimentos de DMI (OPME), Medicamentos de Alto Custo, Materiais de Consumo Hospitalares e Procedimentos médicos hospitalares, Auditoria de Faturamento de Convênios e Contas médicas Hospitalares, Auditoria Presenciais nas cirurgias de Alta Complexidade, Enfermeiro Auditor e Analista de Materiais de Alto Custo.

Possui Graduação em Pedagogia (2005) - Universidade Estadual do Ceará. Possui graduação em Enfermagem - Anhanguera Educacional (2012). Atualmente é Chefe do Faturamento SUS da Associação Beneficente de Campo Grande (2007). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem no âmbito de processos, fluxos de trabalho, gestão de pessoas, bem como conceitos ,regras de procedimentos e cobranças SUS, ferramentas de gestão de controle e avaliação. Possui Pós Graduação em Gestão e Auditoria em Saúde Pública (2015) - UNIASSELVI (Texto informado pelo autor).

Administradora. Especialista em Gestão Pública pela UFMS (2012) e em Gestão Federal do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês – IEP/HSL e o Ministério da Saúde (2015). Já atuou como Tutora a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2013) nos cursos de especialização em Gestão Pública e Gestão Pública em Saúde (2013 a 2015). Desde maio/2010 é Administradora do quadro efetivo do Ministério da Saúde e em março/2013 passou no processo seletivo interno para compor o quadro de auditores da Seção de Auditoria do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul – SEAUD/DENASUS, atuando tanto na coordenação de equipes quanto na elaboração de relatórios de auditoria para verificar a adequação das ações e serviços públicos de saúde e a sua regularidade quanto aos aspectos técnico-científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais da aplicação dos recursos do SUS.

Especialista em Administração Hospitalar com ênfase em Saúde Pública – pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010), Especialista em Finanças, Contabilidade e Controladoria – pela Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente-SP (2016). Contador formado pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente-SP (2003). Ampla experiência na área de Gestão e Implantação de Custos Hospitalares e Administração Hospitalar. Docente nos cursos de Pós Graduação nas áreas de Auditoria em serviços de saúde e Gestão Hospitalar – Faculdade Novo Oeste - Pós Graduação Campo Grande-MS. Atualmente é Docente no SENAC Polo Campo Grande–MS, Docente no Curso Técnico Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde - Educação Profissional Técnico de Nível Médio - PRONATEC/MEDIOTEC, da Secretaria de Estado de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Enfermeira graduada em Enfermagem Geral e Especializada na Área da Educação com experiência na área hospitalar, incluindo Enfermagem Assistencial e Educação Continuada, realizado na Associação Beneficente de Campo Grande (Santa Casa), onde atuou nos setores de Pediatria e Centro Cirúrgico. Atualmente exercendo a função de Enfermeira auditora na UNIMED Campo Grande - Cooperativa de Trabalhos Médicos e na FUNSERV/IMPCG.

Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialista nas áreas: Auditoria e Gestão em Saúde, Auditoria de Enfermagem e Atenção Primária à Saúde na Saúde Suplementar. Atualmente é Enfermeira Gestora da Atenção Primária à Saúde da Unimed Campo Grande. Possui ampla experiência em Auditoria na Saúde Suplementar desde Autorização de Guias, OPME/DMI e Auditoria/Faturamento de contas.

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Atualmente é professor em cursos de graduação e pós-graduação; Leader Coaching e Behavioral Analyst. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching.

Mestra em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste - UFMS, Especialista em Metodologia do Ensino superior pela UNIDERP (2002), Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Docente da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2000-2009), tem experiência na área de Farmácia e Cosmetologia, com ênfase em Farmacoténica,Tecnologia Farmacêutica e Cosmética, Atenção Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cosmetologia, Farmácia Magistral, Uso Racional de Medicamentos. Possui formação e é licenciada como Coach pela Sociedade Brasileira de Coach (SBC) e Institute of Coach (IOC - USA) e Programação Neurolinguística pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).

Farmacêutica e Bioquímica, especialista em Farmácia Estética, especialista em Farmácia Magistral com Habilitação em Homeopatia, mestranda em Biotecnologia - UCDB, Capacitação em Aplicação de Toxina Botulínica, Preenchimentos Faciais, Intradermoterapia, Skinbooster, PEIM, PRP e PRF, Fios de Sustentação. Professora do curso superior de Biomedicina, Estética e Cosmética, Professora da Pós-graduação em Tecnologias Avançadas em Estética e Cosmética, Professora da Pós-graduação em Dermatofuncional, da Pós-graduação em Farmácia Estética - Faculdade NOVOESTE e Pós-graduação em Cosmetologia Aplicada a Terapias Faciais, Corporais e Disfunções Dermoestéticas - Faculdade NOVOESTE. Presidente da Comissão de Farmácia Estética do CRF/MS.

Mestra em Meio ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Uniderp (2022), Pós Graduada em Saúde Pública pela Universidade Uniderp, Pós Graduada em Biomedicina Estética pela Unyleya e Pós Graduanda em Fitoterapia pela FAVENI; Possui graduação Superior Sequencial de Formação Específica em Estética Facial, Corporal e Capilar pela Universidade Uniderp (2006), graduação em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2018) e graduação em Biomedicina pela Faculdade Unigran Capital (2019) com habilitações em Análises Clínicas e Biomedicina Estética. Coordenadora e Professora do Curso Superior em Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade INSTED, Docente da Universidade Uniderp no curso de Biomedicina; docente de Pós Graduação da Faculdade Novoeste; Membro do NDE da Faculdade SENAC - CST em Estética e Cosmética; Sócia proprietária da empresa LMM Com. Varej. Prod. Estética Ltda.

Mestra em Biotecnologia; Tecnóloga em Estética pela UNIDERP; Especialista em Dermoestética pela UNIGRAN; Especialista em Tricologia Cosmética pela Faculdade Oswaldo Cruz. Tutora da UNOPAR, professora universitária nos cursos de Biomedicina e Tecnologia em Estética

Farmacêutica Bioquímica graduada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb); Especialista em Gestão Industrial: Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ribeirão Preto – SP; Especialista em Farmácia Estética: Nepuga Ribeirão Preto – SP; Membro do GGT de Farmácia Estética: CRF-MS; Proprietária da Oligoflora - Estética Funcional (Naviraí-MS); Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Estética (SOBRAFE-MS); CRF/MS: 5.616

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Católica Dom Bosco, pós graduado em BiomedicinaEstética. Atualmente é gerente na Clinica Silvia Rodrigues, academico do curso de Estética e Cosmética da UNIGRAN e professor em pós graduação. Tem experiência na área de saúde estética, atuando principalmentenos seguintes temas: estética e cosmética, estética avançada e gestão em clinica de estética.

Doutora em Tecnologia Farmacêutica e Cosmética (USP) com ênfase em Nanotecnologia; Mestra em Fármacos e Medicamentos (USP); Farmacêutica, pesquisadora em projetos com foco em química do cerrado.

Especialista em Farmácia Estética (NEPUGA); Especialista em Manipulação Cosmética (SOMAY); Farmacêutica; docente universitária nas áreas de Harmonização Facial e Estética Minimamente Invasiva.

Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento REgional - UNIDERP; Fisioterapeuta; Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional; docente universitária nas áreas de Eletroterapia e Terapias Manuais.

Mestre em Ciências da Saúde pela UFMS; Farmacêutico; especialista em Gestão Empresarial, docente universitário nas áreas de Gestão em Saúde, Biossegurança, Legislação Farmacêutica, Química.

Farmacêutica Doutora em Tecnologia em Saúde pela UFMS; Mestra em Ciências Farmacêuticas pela UFSC, professora universitária, tutora em PBL no curso de Medicina UNIDERP, pesquisadora e palestrante, possui expertise nas áreas de Cosmetologia e Nanotecnologia.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Atualmente é Enfermeira do HRMS UTI Neonatal e Esp. em Emergência e Urgência Pediatrica e Neonatal.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), Especialização em Enfermagem em Nefrologia pela PUC/GO (2010) e Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente docente na Faculdade Estácio de Sá (de janeiro de 2018 até o momento). Tem experiência na área de Enfermagem, com aulas ministradas na área de Ensino Clínico Adulto, Idoso, Pediatria e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: sistematização da assistência em enfermagem, perfil epidemiológico e qualidade de vida.

Médica formada pela Universidade de Cuiabá e Pediatra pelo hospital geral universitário de Cuiabá. Atuando há 3 anos em Campo Grande no atendimento neonatal e infantil.

Enfermeira, graduada pelo Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2013), pós-graduada na modalidade residência pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS (2014-2016), pós-graduada em Neonatologia e Pediatria pela Faculdade NOVOESTE – MS (2017-2019) e Mestranda em Psicologia na Universidade Católica Dom Bosco – MS (2020 -2022). Docente da graduação de enfermagem da Faculdade Estácio na disciplina de Saúde da mulher, atuei como enfermeira na Santa Casa – MS na linha Materno-Infantil e apaixonada por amamentação.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Oeste Paulista (2003). Atualmente Chefe do Serviço de Fisioterapia da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, professor das matérias de Anatomia e Gerenciamento de Pessoas e Serviços de Saúde no curso de enfermagem da Faculdade Mato Grosso do Sul (FACSUL) e Professor do curso de Fisioterapia das disciplinas: Fisioterapia Cardiológica, Fisiologia Aplicada Atividade Motora, Fisioterapia Integrada e Evolução Histórica da Fisioterapia da Faculdade Campo Grande (FCG) Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em FISIOTERAPIA HOSPITALAR e ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR. Dedique algo de sua vida aos outros. Sua dedicação não será um sacrifício. Será uma experiência divertida porque é um intenso esforço aplicado para um fim significativo Dr. Thomas Dooley.

Pós - Graduada em Fisioterapia Cardiorrespitória – UNESP; Mestre em Fisioterapia – UNITRI; Título de especialista em Fisioterapia em Terapia intensiva adulto pelo COFFITO.

É graduado em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2006). Em 2007 concluiu sua especialização em Fisioterapia Cárdiorrespiratória pelo Hospital Nossa Senhora de Lourdes e Hospital da Criança. Atua na área assistencial e docência, com experiência na área de Fisioterapia Cárdiorrespiratória, Terapia Intensiva e em fisioterapia Neurofuncional.

Pós-graduado em Acupuntura pela ABA - Associação Brasileira de Acupuntura; Pós-graduação em fisioterapia intensiva pela FACULESTE - Faculdade do Leste Mineiro; Fisioterapeuta da Santa Casa de Campo Grande atuando em Centro de Terapia Intensiva e enfermarias com foco em paciente crítico, ventilação mecânica e cuidados paliativos.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2014). Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Universidade Estácio de Sá (2016). Formado em Osteopatia Estrutural - IDOT. Atualmente é fisioterapeuta especialista do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva, Osteopatia e Supervisão de Estágio em Ortopedia e Traumatologia.

Graduada em Fisioterapia pela UCDB; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica; Tutora regional do Método Canguru; Atualmente, fisioterapeuta do PS PED da Santa Casa, já tendo atuado na UTI pediátrica, UTI neonatal, UCINCO e UCINCA.

Pós-graduação em fisioterapia hospitalar - 2006 (UNOESTE) Presidente Prudente- SP; Graduação em Fisioterapia UEL - 1994 Londrina - PR; Fisioterapeuta da UTI adulto geral da Santa Casa de Campo Grande de 1994 até 2018; Fisioterapeuta da UTI neonatal do Hrms desde 2012.

Enfermeira graduada pela universidade Anhanguera-Uniderp (2011); Especialista em Terapia Intensiva - Residência Multiprofissional de Atenção ao Paciente Crítico UFMS (2014); Mestre em Enfermagem UFMS (2016); Doutaranda do Programa de Pós Graduação PROESA - USP; Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva do HUMAP/EBSERH, atuando na UTI Covid.

Enfermeira, com experiência em Equipe de Saúde da Família (4anos), com pronto socorro adulto no HRMS (4 anos), com tratamento de feridas no Ambulatório de Feridas do HRMS (2 anos), como enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar do HRMS (2 anos). Trabalhou como professora nos cursos de Técnico de Enfermagem do SENAC e da ESP. Atualmente lotada na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRMS, colaboradora na Instrução de Processos Éticos do COREN e Faciliadora dos Cursos de Educação Continuadano NEPU-ESP.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2006), Especialização em Saúde Pública e Saúde da Família (2009) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), doutorando no Programa de Graduação em saúde e desenvolvimento na Região Centro-Oeste – UFMS. Atualmente é docente no curo de Enfermagem da Facsul e docente no curso de Medicina da Uniderp com a metodologia PBL, atuando em módulos temáticos e em Habilidade Médicas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso e atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos de enfermagem, saúde pública, sistematização da assistência de enfermagem, enfermagem cirúrgica, e metodologia científica.

Curso de Graduação em Enfermagem - Faculdades Adamantinenses Integradas (2001), Pós Graduação - Latu Sensu em Nefrologia, pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2004) e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Enfermeira na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - UFMS, atuando na área de nefrologia, responsável pelo desenvolvimento, reestruturação e adequação dos procedimentos e processos; planejamento, organização, supervisão, execução e avaliação das atividades de enfermagem em pacientes adultos e pediátricos submetidos à Terapia Renal Substitutiva. Acompanhamento ambulatorial nos pacientes pediátricos em tratamento conservador e pré e pós Transplante Renal. Ministra aula para pós graduação na disciplina de Nefrologia.

Enfermeira (UFMS 2010), especialista em terapia intensiva e urgência e emergência pelo programa de residência da UFMS, Especialista em qualidade em saúde e segurança do paciente pela FIOCRUZ, ENFERMEIRA ESPECIALISTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HUMAP/UFMS (2015 atual).

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduação modalidade latu senso "Residência Multiprofissional em Saúde", área de concentração Intensivismo - HU/UFMS. Atua no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), como Coordenadora Técnica da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional e nutricionista do Centro de Terapia Intensiva Adulto. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HRMS. Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Sul Matogrossense de Terapia Intensiva (SOSMATI). Membro do Departamento de Nutrição da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Uniderp (2011). Pós-graduação em MBA, Gestão, Auditoria e Perícia em Sistemas de Saúde (2013). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente 2º Tenente do Exército Brasileiro, atuando em Centro Cirúrgico. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Uniderp, com ênfase na área de Saúde Mental, Ética e Legislação em Enfermagem, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Gestão dos Serviços de Saúde. Coordenadora do Estágio Supervisionado na Área Hospitalar da Universidade Uniderp. Tutora da Residência Multiprofissional do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Católica Dom Bosco (2007); Especialização em Enfermagem em Cardiologia pelas Faculdades São Camilo/RJ (2009), Mestrado em Saúde e Desenvolmento do Centro Oeste da UFMS. Docente da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Emergência, Clínica cirurgica geral atuando principalmente nos seguintes temas: assistência ao paciente crítico e formação educacional específica de enfermagem. Atua em cursos de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva e Urgência e Emergência como orientadora e titular.

Farmacêutico Expecialista em Urgência, Emergencia e Intensivismo UFMS; Mestre em Farmácia, UFMS.

Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2011) e Ti-SOBEST (2018). Atuação em Estomaterapia com consultório. Membro da SOBEST e WCET.

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Uniderp. Pós-graduação em Cardiologia e Hemodinâmica, Urgência e Emergência pela UNIFEV e Especialista em Circulação Extracórporea e órgãos artificiais pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea. Membro titular da Associação Latino Americana de Perfusão Atualmente é Enfermeiro Perfusionista do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian-HUMAP-UFMS, docente do Núcleo de educação Permanente de Urgência e Emergência do Estado de Mato Grosso do Sul, Preceptor do projeto Assistência e Prevenção às Doenças Cardiovasculares do curso de enfermagem da UFMS.

Enfermeiro (UFMS - 2010). Especialista em Intensivismo hospitalar, Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico HUMAP/UFMS (2013), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste/UFMS (2015). Assessor Técnico-Pericial do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (2016 - atual).

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (UNOESTE), Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (IEP/Hospital Sírio Libanês), Mestre em Saúde Pública (ENSP/FioCruz), Doutora em Tecnologia em Saúde (PPGSD/UFMS), com experiência nas áreas de gestão, ensino e assistência na saúde do adulto, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), urgência e emergência, terapia intensiva, deontologia e pesquisa. Possui 15 anos de experiência em Terapia Intensiva Adulta.

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Especialista em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Área de Concentração: Atenção ao Paciente Crítico (PREMUS-APC) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/UFMS (HUMAP-UFMS) (2016-2018). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste (PPGSD/UFMS) (2018-2019). Foi professor Substituto no curso de Graduação em Enfermagem da UFMS (2019-2021). Atualmente trabalha como Enfermeiro Supervisor no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

Fisioterapeuta (UNIDERP); Especialista em Terapia Manual (UENP/PR); Formação em Osteopatia; Formação em Cadeias fisiológicas (Método Busquet); Formação nos conceitos Mulligan, Mobilização neural; Certificação Functional Movement Screen (FMS).

Fisioterapeuta com experiência clínica e acadêmica (docente e pesquisa) em Fisioterapia em gerontologia, cinesiologia e biomecânica nas disfunções do aparelho locomotor e avaliação cinético-funcional e multidimensional do idoso. Possui especialização em Ciências do envelhecimento humano pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e mestrado e doutorado em Tecnologia e saúde pelo programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13ª Região (CREFITO-13), coordenador, docente e pesquisador do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unigran Capital e coordenador estadual da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO-MS).

Graduação em Fisioterapia - Faculdades Integradas de Três Lagoas (2017); Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia Desportiva pela Faculdade Inspirar (2020); Coautora do capítulo "Pliometria desportiva: da avaliação ao retorno ao esporte", através do Programa de Atualização PORFISIO-FISIOTERAPIA ESPORTIVA E TRAUMATO-ORTOPÉDICA (2020).

Graduação em Fisioterapia (USC 2015); Mestrado em Fisioterapia na Saúde Funcional (USC 2018); Especialista em Fisioterapia Ortopedia, Traumato Desportiva (Inspirar 2020).

Título de especialista em Fisioterapia em ortopedia e Traumatologia ABRAFITO(2022); Título de especialista em Fisioterapia Esportiva SONAFE (2017); Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP (2013); Pós Graduação em Gestão em Saúde- Centro Universitário SENAC- (2014); Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Salvador-BA - Ortopedia Adulto. Bolsista do programa de treinamento (2004); Aprimoramento em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, IOT-HC FMUSP. Bolsista da FUNDAP (2004); Graduação em Fisioterapia. Universidade de São Paulo, USP (2003).

Graduação em fisioterapia pela Universidade do Planalto Central - Brasília/DF – 1996; Especialização em Traumato - Ortopedia pela Universidade do Planalto Central – Brasília/DF – 1997; Especialização em Técnicas Fisioterapêuticas – Uniderp - Campo Grande/MS 2004-2005 Campo Grande MS; Especialização em Traumato - Ortpodedia pelo Coffito; Curso de RPG pelo Instituto Valéria Figueiredo - São Paulo; Sócio - Proprietário Clínica Vitae; Fisioterapeuta da Associação Beneficente de Campo Grande ABCG; Coordenador do Serviço de Fisioterapia da Empresa Vidalar Assistência Domiciliar em Saúde.

Fisioterapeuta graduado em 2013 pela UNIDERP, Pós-graduação em Osteopatia Clínica Integrada (2019) e Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva (2017) pela Faculdade Inspirar; Formação em Bandagem Elástica Funcional-Kinesiotape; Formação em Mobilização Neural Técnica Européia e Pompages Associadas, Cadeias Estabilizadoras; Dry-Needling (Agulhamento a Seco) e Raciocínio Clínico em Cadeias Lesionais.

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2004). Docente desde 2006 nível superior eixo saúde/estética - Senac MS. Possui experiência na área docência em pós graduação e atuação profissional em Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia Dermato Funcional, cosmetologia e Educação empreendedora.

Possui graduação em Fisioterapia (UNIDERP-2005); Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional (IBRATE/PR-2011); Mestra em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste (UFMS-2019); Fisioterapeuta Perita Forense (IBRATE-2011); Formação em Pilates completo (Solo, Bola e Aparelhos) (IBRATE-2012); Graduada em Pedagogia (UNIGRAN CAPITAL-2018); Pós-graduanda em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFMS-2019); Doutoranda (Aluna especial) em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste (UFMS). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Dermato Funcional, atuando principalmente em Drenagem linfática, Estética corporal e facial, Fisiot. vascular, Eletroterapia, Pilates solo/bola, e depilação à Laser; Atendimento domiciliar (Fisioterapia motora, Dermatofuncional, Pilates e Reabilitação de gestantes e pós-parto); Atendimento em clínica (Pilates, Reabilitação de gestantes, Dermatofuncional, e Auriculoterapia; Atendimento hospitalar (Assistência ao Parto Cesárea/Normal).

Biomédica Esteta e Esteticista e Cosmetóloga; Especialista em Tecnologias Avançadas em Estética Facial, Corporal e Dermocosmética; Docente na Graduação de Tecnólogo em Estética e Cosmética e Docente de pós-graduação em Saúde Estética.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados. Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e com ênfase em Fisioterapia Respiratória Adulto e Pediátrica. Atua principalmente nos seguintes temas: doença renal crônica, modelo animal de doença, avaliação da função pulmonar, qualidade de vida, biomecânica respiratória e capacidade de exercício físico.

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS; Pós-Graduanda em Ciências do Movimento- PPG-CMOV/UFMS; Especialista em Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH)-Pilares Caufriez Concept®?; Membro da Sociedade Internacional de Continência-ICS.

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2014). Pós-graduado pelo programa de Residência em fisioterapia pulmonar, pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Mestre pelo programa de Ciências da reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina (2019).Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória, com ênfase em Terapia Intensiva, Assistência em Queimados, Formação complementar no método Reequilíbrio Toracoabdominal RTA, atualmente atua como Fisioterapeuta no Hospital Universitário da Grande Dourados, Supervisor de Estágio Hospitalar do Centro Universitário da Grande Dourados, Docente do programa de Residência Materno Infantil do HU UFGD.

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui especialização em Saúde Materno-Infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica, ambas pela Faculdade Inspirar de Campo Grande/MS. Possui formação complementar em manejo clínico de aleitamento materno, fisioterapia respiratória global pelo Método Reequilíbrio Toracoabdominal, escalas TIMP e HNNE-HINE, instrutor de Shantala. Além disso, também faz parte do corpo de fisioterapeutas sócio fundadores da Associação Brasileira de Fisioterapia Neonatal, Pediátrica e do Adolescente (ABRAFINPA) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). No momento, atua na assistência hospitalar nas linhas neonatal e pediátrica, em docência de cursos de extensão e pós graduação, e está inserido como mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento pelo Instituto Integrado de Saúde da UFMS (PPGCMOV - INISA/UFMS).

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduada pelo programa de Residência em Fisioterapia Pulmonar pela UEL. Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pelo Programa de Pós-graduação associado UEL - Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Formação complementar no Método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA). Tem experiência em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva, com ênfase em Terapia Intensiva Neonatal e em docência na Graduação de Fisioterapia nas disciplinas de Fisioterapia Cardiopulmonar no Adulto, em Unidade Hospitalar e Saúde do Neonato (UNOPAR). Atualmente atua como Fisioterapeuta em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (HU-UEL) e como Preceptora de Estágio em Fisioterapia Cardiopulmonar (UNOPAR).

Graduada em fisioterapia pela faculdade UNIGRAN, especializada em fisioterapia neonatal pela UNICAMP, mestra em saúde da criança e do adolescente pela faculdade de medicina da USP ribeirão preto - FMRP, possuo experiência em terapia intensiva neonatal e pediátrica de 2011 a 2018 com fisioterapeuta no Hospital São Paulo - RP, já ministrei aulas e fui banca da residência de UFGD, atualmente sou RT da fisioterapia no Hospital Mackenzie de Dourados, sou supervisora de estágio em terapia intensiva na UNIGRAN.

Docente da Pós-Graduação em Fisioterapia Intensiva Adulto Ped e neo; Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia Hospitalar; FABIC/FACMED/Physio Cursos; Docente do curso de Medicina da Universidade Nove de Julho; Pós-Doutorando em Ciências da Reabilitação – UNINOVE; Doutorado e Mestrado em Ciências da Reabilitação nos distúrbios cardiorrespiratórios – UNINOVE; Especialista em fisioterapia cardiorrespiratória adulto e pediátrica, hospitalar e ambulatorial – UNINOVE.

Docente do programa de pós graduação stricto sensu mestrado em fisioterapia da Universidade Ibirapuera UNIB; Graduada fisioterapia PUCCAMP; Especialista fisioterapia cardiorrespiratória INCOR-HCFMUSP; Especialista fisioterapia intensiva ped e neo ASSOBRAFIR; Especialista em fisiologia do exercício UNICID; Especialista em neuropediatria FABIC /Physio cursos SP; Mestrado e doutorado em ciências da reabilitação UNINOVE; Pós Doutorado em ciências da reabilitação UNINOVE; Coordenadora da Pos graduação em fisioterapia intensiva pediátrica e neonatal FABIC/PHYSIO CURSOS.

Nutricionista clínica. Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2012). Especialização na área de Nutrição Clínica: Prática, Metabolismo e Terapia Nutricional pela Universidade Estácio De Sá (2014). Residência Multiprofissional em atenção ao paciente crítico, com ênfase em urgência, emergência e intensivismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) (2016). Experiência em Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional (EMTN) no Hospital Santa Casa de Campo Grande (ABCG) (2019). Pós-graduada em Nutrição, Envelhecimento e Longevidade (Unileya) (2020). Mestranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). Atua na área de Nutrição Clínica no Hospital Santa Casa de Campo Grande.

Psicóloga da Santa Casa de Campo Grande; Foi docente da UFMS, UEMS e UNIDERP; Especialista em Recursos Humanos e Formação em Gestalt Terapia.

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (2015), Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2006). Enfermeira especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, Geriatria e Gerontologia, Oncologia, Docência e Gestão em Saúde. Tem experiências em Prática Baseada em Evidências (PBE) para melhoria continua do serviço, boas práticas assistenciais e processos. Aprimorou-se em Gestão em Saúde, pois só o conhecimento assistencial já não era o suficiente para trabalhar no dia a dia, somado a esse conjunto de evoluções na área da saúde, tem investido em estudos sobre qualidade, analise de processos e pratica baseada em evidências. Atualmente Enfermeira do Núcleo de Gestão da Clínica do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretária de Saúde de São Bernardo do Campo. Atuou como docente das Unidades Curriculares Saúde Coletiva e Atenção Primária a Saúde (SCAPS), Introdução a Prática a Saúde e Bioética (IPS) e Projeto Integrador (PI) do Curso de graduação em Medicina da UNINOVE. Enfermeiro no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Serviço do Oncologia Clinica do Hospital Albert Einstein e Professor convidado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa - Albert Einstein (Disciplinas de Assistência de enfermagem ao paciente oncológico / Cuidados paliativos / Avaliação de artigos e Metodologia Cientifica).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura e Ambiente -CENA) pela Universidade de São Paulo (2018) e Pós-doutorando pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paulista (2005). Especialista em Fisiologia do Exercício e Prescrição do Exercício Físico, MBA em Auditoria em Saúde, Atuou como supervisor de estágio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS em Urgência e Emergência, Atuou como Coordenador do curso de Fisioterapia em 2019 no Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Docente do curso de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física pela IES Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande. Fisioterapeuta do Pronto-Socorro da Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande MS há 12 anos. Tem experiência na área de Fisioterapia em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva e Hidroterapia.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011); pós-graduação em nível de especialização em Cuidados Intensivos - UTI pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência em Saúde Pública, Cuidados Intensivos, Clínica Médica e Urgência e Emergência. Atualmente atua como enfermeiro assistencial na empresa EBSERH - Hospital Maria Aparecida Pedrossian no Pronto Atendimento Médico. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Clínica (GEPEC) da UFMS.

Médica infectologista; Graduada pela Faculdade de Medicina de São José do rio preto - FAMERP; Residência Médica em Infectologia pela FAMERP; Título de Especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia; Doutorado em Ciências da Saúde pela FAMERP; Pós Doutorado (em andamento) em Virologia pela FAMERP; MBA em Gestão em Saúde pelo Instituto de Ensino Albert Einstein; Preceptora do internato e da residência médica em Infectologia no Hospital de Base/FAMERP; Professora adjunta do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FAMERP

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 2015; Graduação sanduíche Health and Sports Sciences – University of Roehampton – Londres, UK de 2013 a 2014; Médico Intervencionista do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul – Unidade de Resgate e Suporte Avançado - URSA 01; Preceptor da residência médica de Cirurgia Geral – Santa Casa de Campo Grande; Preceptor da residência médica de Cirurgia Geral – Hospital Maria Aparecida Pedrossian, HUMAP UFMS; Instrutor do curso ATLS; Corpo Clínico da Cirurgia Geral dos Hospitais Unimed, Hospital do Coração e Proncor em Campo Grande MS.

CRM 8624 /RQE 7379; Graduação na UNIDERP, Campo Grande – MS; Residência Médica em Medicina de Emergência na Santa Casa de Campo Grande; Preceptor da Residência Médica em Medicina de Emergência na ABCG Santa Casa de Campo Grande; Instrutor Curso ASVA (Abordagem Segura das Vias Aéreas); Plantonista horizontal do Pronto Socorro Sala Vermelha na Santa Casa de Campo Grande; Plantonista da Unidade de terapia Intensiva nos Hospitais Cassesms, Proncor, Adventista do Pênfigo, Hospital do Coração, Hospital Regional do Mato Grosso do Sul, e Cardio Hospital Cassems.

CRM-SP 152-140; RQE Clínica Médica 85.454; RQE Medicina Intensiva 85.455; Residência Médica em Clínica Médica na Santa Casa de Fernandópolis; Residência Médica em Medicina Intensiva no Hospital de Base de São José do Rio Preto - FAMERP; Médico Titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB; Médico Intensivista do Hospital de Amor de Barretos; Coordenador Médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Bebedouro / Hospital de Amor Unidade Bebedouro; Preceptor dos programas de Residência Médica do Hospital de Amor de Barretos, da Santa Casa de Barretos e do Internato do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB); Organização de cursos e treinamentos em Terapia Intensiva, Medicina de Emergência e Anestesiologia, nas unidades geridas pelo Hospital de Amor e no IRCAD América Latina – Unidade Barretos;

Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Título de especialista em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins; Preceptora do Internato de Pediatria UFT desde 2011; Preceptora e Supervisora do Programa de Residência Médica Pediatria UFT desde 2011; Professora adjunta ITPAC PALMAS desde 2018; Médica Pediatra assistente e Coordenadora do Ambulatório de Egresso da Neonatologia do Hospital e Maternidade Pública Dona Regina Siqueira Campos; Tutora Gestora do Curso de desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Prática da Preceptoria Médica OPAS/SEGES/ABEM/UFT.; Membro do Núcleo Docente Estruturante Projeto Preceptoria da ABEM desde 2014 e do NDE ITPAC PALMAS 2020; Instrutora do Curso de Reanimação Neonatal para maiores e menores de 34 semanas; Instrutora do Curso de Transporte Neonatal Vice coordenadora Estadual Reanimação Neonatal no Tocantins (2005 - 2022); Presidente da Sociedade Tocantinense de Pediatria (2021/2023); Diretora do Sindicato dos Médicos no Tocantins atuando na Educação Continuada desde 2008.

Residência Médica em Medicina Intensiva no Hospital de Base São José do Rio Preto – FAMERP; Titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB; Mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP; Coordenador da UTI convênios do Hospital de Base de São José do Rio Preto - SP; Instrutor do curso VENUTI AMIB (Ventilação Mecânica em Unidade de Terapia Intensiva); Instrutor do curso de HEMODINAMICA da AMIB; Instrutor Faculty do IRCAD América Latina - unidade Barretos.

CRM 7677/ RQE 6168. Graduação Médica na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS; Residência Médica em Otorrinolaringologia pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina; Fellowship em Rinologia Endoscópica e Cirurgia da base do crânio pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina; Título pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial - ABORLCCF; Médico do Corpo Clínico da Santa Casa de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Especialista em cardiologia pela SBC; Especialista em arritmias cardíacas pela Sobrac; Professor da disciplina de cardiologia da UFMS; Mestrando do programa de saúde e desenvolvimento pela UFMS

CRM 7668. Graduação Médica na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS; Especialização em Ultrassonografia no Centro de Ensino CETRUS em: Ultrassonografia de Emergência e UTI; Ultrassonografia Medicina interna Ultrassonografia de Acesso Venoso Central ; Ultrassonografia Pediátrica Ultrassonografia em Musculo Esquelético; Ecografia vascular periférica;Ultrassonografia Ginecologia e Obstetrícia; Ultrassonografia em Tireoide com biopsia; Ultrassonografia Mamária com biopsia; Ultrassonografia em testículo e região inguinal;RT do Pronto Atendimento do Hospital PRONCOR. Coordenador de Clínica Médica do Hospital PRONCOR. Atualmente atua nos Serviços de Ultrassonografia : Clínica Conrad. Hospital Santa Casa de Campo Grande, Hospital CASSEMS Coxim, Clínica Cardiograf/Proncor, Clínica Vital. Período, Clínica MEDCOR. Clínica DIIMAGEM, Hospital regional do Mato Grosso do Sul.

Especialista em Medicina de Emergência pela Santa Casa de Barretos-SP– Residência Médica – RQE 7179; Pós graduanda em Medicina Intensiva pela AMIB; Estágio prático de Cirurgia do Trauma em Israel ( Tel Aviv ) - Belinson Hospital – (Professional Exchange Programe); Atualmente é diarista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital João Paulo II de São José do Rio Preto/SP; Plantonista Emergencista do SAMU de São José do Rio Preto; Instrutora de cursos de Emergência; Desenvolveu Manual de Protocolos de atendimentos de Urgência e Emergência do Programa de Auditoria de Protocolos (PAP) da AMED Campo Grande-MS (Gestão médica e consultoria de Saúde); Foi Coordenadora do Pronto Socorro do Hospital Cassems de Três Lagoas-MS em 2021; Atua na área de Urgência e Emergência há 9 anos com experiência em Atendimento Pré Hospitalar (SAMU), Sala de Emergência de grandes centros, UPAs e Unidade de Terapia Intensiva. Experiência também em Enfermaria Clínica e Gestão de Unidades de Pronto Atendimento.

Médico Emergencista; Título Superior em Medicina de Emergência pela ABRAMEDE; Preceptor da residência em Medicina de Emergência da ESP/CE; Médico Diarista da Emergência do Hospital Geral de Fortaleza; Diretor Executivo do Portal Emergency Talks.

CRM 86. RQE Ginecologia e Obstetrícia 6083; RQE Endoscopia Ginecológica: Graduação Médica na Universidade Anhanguera - UNIDERP; Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS; Pós Graduação em Endoscopia Ginecológica pelo Instituto Crispi – SUPREMA; Título em Endoscopia ginecológica pela AMB; Certificação em Cirurgia Robótica pelo Instituto Ifalke – Curitiba - PR em conjunto com Hospital SAMARITANO – SP; Pós Graduação em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einsten.

CRM 11.245 / RQE 6689; Graduação na Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas -MG; Residência Médica de Pediatria na Escola Médica de Itajubá – MG; Estágio em Urgência e Emergência Pediátrica Oncológica no Hospital do Amor de Barretos; Professor e Preceptor da disciplina de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Medicina do Mato Grosso do Sul – UFMS; Pediatra do Hospital Regional Costa Leste de Três Lagos – MS; Pediatra do Hospital Cassems de Três Lagoas – MS; Pediatra responsável pela Sala de Parto do Hospital de Brasilândia – MS.

Graduado em Medicina em 2010 pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP; Residência Médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP - 2012-2013 - RQE 81977; Estágio de Formação em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP - 2015-2016; Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - SBEM - RQE 81987; Atualmente: Coordenador Médico do Serviço de Endocrinologia do Ambulatório Médico de Especialidades de São José do Rio Preto - SP, Endocrinologista contratado do Espaço Saúde - HB Saúde de São José do Rio Preto - SP, Plantonista Médico Regulador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São José do Rio Preto - SP, Preceptor de alunos de graduação da FACERES - São José do Rio Preto - SP; Atua na Área de Urgência e Emergência há 12 anos com experiencia em atendimento pré-hospitalar (SAMU - 9 anos); sala de emergência de hospitais terciários, pronto-socorro e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

Fisioterapeuta; Pós Graduada em Fisioterapia Hospitalar (Uniderp); Pós Graduada Fisioterapia em Terapia Intensiva (Inspirar); Mestranda em Ciências do Movimento (UFMS); Fisioterapeuta da Força Aérea em Campo Grande integrante da Equipe de UTI aérea na missão COVID-19 e da equipe de Evacuação Aeromedica da BACG.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera (2013). Atualmente é professor de Pós-graduação pela Faculdade Novoeste. Tem experiênciana área de enfermagem, com ênfase em urgência e emergência intra e extra hospitalares.

Enfermeira; Mestre em saúde da família; Especialista em urgência e emergência; Atuou por 10 anos na atenção primária no município do Rio de Janeiro; Atuou por 4 anos na urgência e emergência do município do Rio de janeiro; Enfermeira da FAB há 2anos, onde atuou como enfermeira em UTI aérea com mais de 250 h de vôo em 2021.

Enfermeiro graduado em 2006 pela Faculdade de Enfermagem Santa Emília de Rodat, João Pessoa-PB; Especialidades: Saúde da família (2008), Enfermagem Cardiovascular (2010), Enfermagem Aeroespacial (2019); Experiência atual: Enfermeiro intervencionista do SAMU-Ceará, Enfermeiro de voo na CIOPAER-Ceará, Professor do NEP do SAMU/CE.

Enfermeira Auditora de Contas da Força Aérea Brasileira em Campo Grande, MS; Foi professora de Ensino Superior em Enfermagem da Anhanguera Educacional, Enfermeira Intensivista da Santa Casa e Enfermeira no Proncor. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela UNIDERP.

Médica pela FURB (2013); Especialização em Residência médica pela ABCG (2018); Tenente Médica Temporária da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal; Médica Visitadora da Maternidade de Corumbá ABC; Docente da UNICESUMAR.

Médica graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Pediatria e Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital Universitário Aparecida Pedrossian - Ebserh; Especialista em Medicina Aeroespacial pela Estácio; Instrutora PALS - Suporte Avançado de Vida Pediátrica pela American Heart Association.

Graduação em Enfermagem – Centro Educacional Anhanguera – 2014; Pós Graduação em Urgência e Emergência e CTI – Unifej – 2018; Pós Graduação em Enfermagem Aeroespacial – FIC – 2021; Atuação como enfermeiro assistencial em transporte aéreo e terrestre na Amapil Táxi Aéreo Ltda; Atuação como Enfermeiro responsável técnico na Amapil Táxi Aéreo Ltda.

Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Universidade Estácio de Sá; Piloto comercial de avião (mlte/ifr); Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO). Comandante, copiloto, gerente de segurança operacional, coordenador de vôo, responsável AVSEC e instrutor safety, ground da Amapil Taxi Aéreo.

Fisioterapeuta, psicólogo e sargento enfermeiro veterano da Força Aérea Brasileira, especialista em ensino superior pela UNINTER, professor de fisiologia de voo no Ground School Aeromédico, promovido pela Evoluigi Treinamentos, professor da cadeira de fisiologia aeroespacial na Faculdade CENSUPEG, na Pós Graduação em Enfermagem Aeroespacial, professor da matéria de Fisiologia de Voo na Pós Graduação em Operações Aéreas de Segurança Pública na Academia Superior de Polícia Civil do Paraná e professor de Aspectos Fisiológicos da Aviação no Aeroclube do Paraná, na Escola de Aviação CWB, na Escola de Aviação Drakon. Instrutor de currículo de solo, sobre gerenciamento de risco de fadiga, na EPA Training Center. Diretor de relações institucionais da AeroClin – Medicina para Aeronavegantes.

Project Management Professional pelo Project Management Institute, Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalhou em no setor público na Secretaria de Infraestrutura do Mato Grosso do Sul e na iniciativa privada em setores de créditos do varejo, pesquisa científica e setor financeiro. Desde 2007 em gerenciamento de projetos, aliando seus conhecimentos técnicos adquiridos em cursos, palestras e certificações, implementando soluções inteligentes nas diversas organizações por onde passou. Atualmente é proprietário da Creativo - Treinamentos Gerenciais, empresa especializada em Gerenciamento de Projetos e generalista em Análise de Sistemas, Negócios e Processos.

Graduada em Psicologia, MBA Gestão Empresarial (FGV), MBA Gestão de Pessoas por Competências (IPOG).Personal & Professional Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching, SP). Examinadora do MS Competitivo – Certificada pela FNQ Fundação Nacional da Qualidade. Consultora/Instrutora credenciada na OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Diretora do IGCO; Docente da FGV (Pós em ADM) dos Módulos: Liderança & Inovação / Gestão de Pessoas. Docente na FOCO - Pós Graduação dos cursos MBA Executivo Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (Módulo: Qualidade de Vida no Trabalho) e MBA em Gestão de Pessoas e Coach (Módulo: Liderança). Atuando há mais de 14 anos no mercado com Pesquisa de Clima, Implantação de RH nas Organizações, psicotécnicos em Concursos Públicos, Pilotos da Base Aérea, Gestora da Qualidade, Diagnóstico e Desenvolvimento de Liderança, Programas de Motivação, Recrutamento & Seleção, Pesquisa de Salário, Elaboração de Manual de Cargos e Salários, entre outros.

Doutorando e Mestre em Educação (2019), na Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Bases Fisiológicas do Treinamento Desportivo / Área de concentração: Treinamento Desportivo pela UFMS (2005). Especialista em Motricidade Humana / Área de Concentração: Educação Física Escolar pela UFMS (2001). Atuou de 2013 a 2016 no Comitê de Cultura e Esporte, Núcleo de Esporte e Cultura e Núcleo do Ensino Médio, na Coordenadoria de Políticas para a Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Atualmente é docente no curso de Educação Física do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC e da Faculdade UNIGRAN Capital. É diretor de projetos e facilitador da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA, atua como ministrante de cursos e oficinas sobre as temáticas: Educação Física Escolar, Jogos, Esporte, Jogos Tradicionais, Jogos Cooperativos, Pedagogia da Cooperação e Educação pelo Esporte e Treinamento Experiencial ao Ar Livre. Com experiências em instituições como: Sicredi, OCB/Sescoop e Unimed, além de Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Esporte e Assistência/Promoção Social, além de atuar junto à Secretaria Nacional de Esporte. Atualmente é chefe da Divisão de Políticas Pedagógicas, da Fundação Municipal de Esportes, do Município de Campo Grande (MS).

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Especialista em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Autor de livros e capítulos de livros relacionados a prática acadêmica e profissional, bem como de inúmeros artigos científicos. Conselheiro Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, MS. Representante da GTA Assistência Viagem.

Especialista em Marketing. Graduado em Comunicação Social. Atualmente é docente em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, empreendedorismo, comunicação e mercado. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade NOVOESTE. Consultor e instrutor credenciado do Sebrae MS e do Senac MS. Sócio proprietário da empresa JA Consultores Associados.

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFMS (ESAN/PPGCC). Especialista em Gestão Financeira. Graduação em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas de Bauru, interior de São Paulo. Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em "Controle Interno, Auditoria e Perícia" e "Gestão Financeira e Controladoria" da Faculdade Novoeste, Campo Grande/MS.

Graduada em ciências contábeis pela UNAES, graduanda em administração pela Unifael, especialista em Gestão Empresarial pela FGF, empresária, consultora de gestão, planejamento e finanças empresarial e familiar, recebeu o prêmio Mulher de Negócios 2015 categoria prata pelo Sebrae MS, atuando na área contábil e financeira desde 2001.

Contadora Formada pela UCDB em 2005; Especialista em Controladoria, Contabilidade Gerencial e Financeira -Instituto Libera Limes; Especialista em Auditoria e Perícia Contábil - Faculdade Estácio de Sá; Especialista em MBA de Contabilidade e Direito Tributário – IPOG; Especialista em Direito Tributário – IBET; Especializando em MBA em Compliance e Governança Corporativa; Consultora do Sebrae-MS desde 2018; Controller e Conselheira Administrativa do Grupo Raviera Motors; Perita Contadora do Juízo há 15 anos; Docente há 15 anos.

Servidor Público na Justiça Federal 3ª região, Contador, Administrador, Professor Universitário, Coordenador do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Bauru, Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos. Graduação em Administração de Empresas (1994) e Ciências Contábeis (1995) pela Faculdade de Ciências Econômicas de Bauru, Pós-Graduação Latu Sensu- Especialização em Gestão Financeira e Controladoria pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru (2004), Especialização em Auditoria, Finanças e Controladoria pelas Faculdades Integradas de Bauru (2018), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Experiência na área de Administração-Financeira, com ênfase Ciências Contábeis tanto no setor público como privado.

Analista do Tribunal de Contas do Estado; Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; Formada em Ciências Econômicas, Contabilidade e em Gestão Ambiental; Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Especialista em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos, Metodologia do EaD e em Orçamento Público.

Graduada em Ciências Contábeis pela UCDB. Especialista em Gestão Tributária e Controladoria pela ANHANGUERA. Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB. Professora de cursos de graduação e pós graduação desde 2010. Gerente Financeira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-AR/MS.

Mestre em Gestão e Produção Agroindustrial/UNIDERP; Analista de Regulação da Câmara de Regulação Econômica /AGEMS; Auditora da ISO 9001:2015 pela Fundação Vanzolini/USP.

Advogado formado pela Faculdade de Direito da UFMS, campus Campo Grande; Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera Uniderp; Professor universitário na graduação e pós-graduação.

Contadora; Auditora e Perita contábil; Empresária contábil; MBA em Normas Internacionais de Contabilidade, Controladoria e Gestão tributária e atualmente curso MBA de Gestão do risco fiscal; Professora de auditoria contábil em cursos de MBA e pós graduação.

Mestre em Administração na linha de pesquisa de Competitividade dos Sistemas Agroindustriais pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Controladoria e Gestão Tributária; Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande MS (2001). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial e ensino, controladoria, jogo de empresas.

Contadora, Auditora Independente e Perita Contábil. Ex-Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul - CRCMS. Possui Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela UFMS (2015); Mestrado em Gestão e Produção Agroindustrial pela UNIDERP (2009); Especialização em Contabilidade Financeira e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (2004); Graduação em Ciências Contábeis pela UCDB (2000). Graduação em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (2022), Graduação em Comércio Exterior (em andamento); Foi professora universitária nos cursos de graduação em ciências contábeis, economia e administração na Unaes, FIRV, Uniderp, UEMS, UCDB, Estácio (2005-2021). Foi Coordenadora local em Ciências Contábeis na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, de 2009 a 2010. Coordenadora dos Cursos de Ciências Contábeis EAD na Universidade Anhanguera-Uniderp de 2010 a 2012 e Presencial de 2012 a 2020. Gestora Nacional do Curso de Ciências Contábeis e de Gestão Financeira, na Universidade Estácio de Sá de 2020 a 2021 e coordenadora local do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, de 2019 a 2021. Coordenou os cursos de MBA em Controladoria Estratégica e Gestão Avançada e MBA em Controle Interno, Auditoria e Perícia, na Faculdade Novoeste de 2017 a 2021; É Docente dos Cursos MBA em Controle Interno, Auditoria e Perícia Contábil e Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade NOVOESTE; Analista de Regulação - Contadora, Diretora de Regulação e Fiscalização de Saneamento Básico na AGEMS e autora dos Livros: Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento, Gerenciamento de Resíduos e Certificações Ambientais, Gestão de Riscos em Auditoria, Ferramentas Estratégicas da Qualidade, Compliance.

Graduado em Administração pela UFMS. Especialista em Finanças e Eficiência Empresarial pela FIA/USP. Trabalhou em projetos de consultoria pela Global Management Solutions em instituições financeiras de grande porte; e não-financeiras pela Prosa e Segredo Inteligência Empresarial. Atualmente, é mestrando em Ciências Contábeis pela UFMS.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2012), Mestra em Zootecnia – Produção Animal pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015) e Doutora em Ciências Veterinárias – Reprodução Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Instrutora do SENAR – MS e Sócia-proprietária da Empresa Inovagen Consultoria Veterinária e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Produção e Reprodução de bovinos da Faculdade Novoeste.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Consultora do Canal Agrominds e Instrutora do Senar – MS.

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP, São Paulo – SP, 2001); Mestrado em Produção e Nutrição Animal pela Universidade de Aberdeen, Escócia – Reino Unido (2004); Doutorado em Zootecnia - Nutrição Animal pela Universidade Estadual Paulista (FMVZ-UNESP Botucatu - SP, 2008) e Pós-doutorado em Nutrição de Ruminantes pela FMVZ-USP Pirassununga - SP (2012) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte, Campo Grande - MS, 2015-2020). Atualmente é Pesquisadora de Pós-doutorado (Funarbe) na área de Nutrição de Ruminantes (Avaliação de aditivos) na Embrapa Gado de Corte. Tem experiência na área de Nutrição de Ruminantes, com ênfase em fermentação ruminal, avaliação de alimentos e aditivos, metodologias de experimentação aplicadas a esta área, como também análise de dados experimentais.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), Mestrado em Zootecnia – Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Doutorado em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (2008) e pós-doc em Reprodução Animal na Universidade de Missouri, Columbia (2018). Atualmente é pesquisador da EMBRAPA Pantanal na área de Reprodução Animal e orientador de Mestrado e Doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutorando em Ciência Animal pela UFMS; Mestre em Ciência Animal pela UFMS; Graduado em Zootecnia pela UFMS; Analista de projetos na Fazenda Santa Otília e docente e responsável técnico de cursos de capacitação profissional em criação de bovinos.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Mestrado e Doutorado em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo (USP/FMVZ). Atualmente é diretor comercial da ST Repro.

Bacharel em Genética pela Universidad Nacional de Misiones (1997) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professor da Universidade Católica Dom Bosco e pesquisador associado do Programa de Melhoramento Genético da Embrapa Gado de Corte – GENEPLUS.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Mestre em Zootecnia – Produção animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (2003) e Doutor em Ciências Veterinárias – Reprodução Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor de Reprodução Animal e Sócio-proprietário da Empresa Inovagen Consultoria Veterinária.

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994), Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1997), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista (2014). Atualmente é docente de Reprodução animal da Faculdade Católica Dom Bosco e proprietário da Empresa Fertplan Assessoria Agropecuária.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela UFMS, especialização em Zootecnia - Área de concentração: Produção Sustentável de Ruminantes pela UEMS, mestrado e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é sócio proprietário na empresa CIA Assessoria Pecuária.

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), Especialização em Administração Financeira e Auditoria pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (1991) e especialização em Gestão Empresarial pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001) . Atualmente é professor titular da Universidade Católica Dom Bosco e Professor local do Fundação Getúlio Vargas - RJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Possui graduação em Zootecnia (1999) e mestrado em Economia Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Possui doutorado em "Agricultural Management" pela Universidade de Lincoln, Nova Zelândia (2011). É pesquisadora A da EMBRAPA desde 2001, Trabalhou como Pesquisadora Assistente na unidade de pesquisa em Agribusiness e Economia (AERU) da Universidade de Lincoln entre 2007 e 2008. Tem experiência na área de Economia, Sociologia e Administração Rural, com ênfase em sistemas e custos de produção na pecuária de corte, administração rural, adoção de tecnologia, gestão de recursos humanos e cadeia produtiva da carne e couro bovino. É membro do Comitê Técnico Interno da Embrapa Gado de Corte, revisora ad hoc de vários periódicos científicos nacionais e internacionais, consultora científica ad hoc da FUNDECT e FAPDF e de macro programas da Embrapa.

Graduado em Administração e MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) - Project Management Professional PMP (PMI) - Professional and Self Coaching (IBC). Experiência no exterior atuando em empresas e cursos nos EUA, grande experiência em gestão de equipes, participando de dois grandes projetos de Startup de operação: início das operações da AMBEV (fusão Brahma e Antártica). Gestor de Projeto de Tecnologia em Monitoramento via Satélite (Joint-venture ) do FINEP pelo InovaAgro. Professor Executivo da Fundação Getúlio Vargas.

Advogado (OAB/MS 16.518), Consultor Jurídico e Professor nas áreas de Direito Agrário, Ambiental, Família, Sucessões e Políticas Públicas. Graduado em Direito e Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pela Anhanguera. Extensionista de Direito Agrário, Licenciamento Ambiental e Gestão Rural. Organizador das obras “Agronegócio: direito e a interdisciplinaridade do setor” (Editora Contemplar, 2018) e “O direito agrário nos 30 anos da Constituição de 1988” (Editora Thoth, 2018). Escreveu em coautoria as obras “Direito Ambiental e os 30 anos da Constituição de 1988” (editora Thoth, 2018); “Direito Aplicado ao Agronegócio: uma abordagem multidisciplinar” (Editora Thoth, 2018). Apresentador do quadro “Direito Agrário” para o Canal Rural. Colunista de direito aplicado ao agronegócio para a Scot Consultoria.

Doutora da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP) na área de Planejamento e Gestão do Agronegócio. Atua nas linhas de pesquisa em Logística Agroindustrial, Pesquisa Operacional, Comercialização Agrícola e Economia Agrícola. Foi docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) e Coordenadora de Extensão da FCA/UNICAMP. Doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia (IE/UNICAMP). Mestre em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC/UNICAMP). Graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP. Atualmente é Membro do Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB). Entre os anos de 2005 e 2012 foi Pesquisadora Científica do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Em 2011 conduziu o projeto de pesquisa "The Brazilian Logistics System and the Impacts of Differentiated Grain Segmentation: challenges for competitive agribusiness" na Technical University of Dresden (Alemanha) financiado pelo Euro Brazilian Windows II Project.

Doutorado (PHD) em Ciências ambientais - Universidade de Wageniggen, Holanda. Mestrado em solos e nutrição de plantas, Universidade Federal de Lavras (UFL) Graduado em Engenharia agronômica (UFV) pesquisador da Embrapa e Fundação MS. Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do MS.

Médico Veterinário, cursando o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Proprietário há 30 anos da Clínica Veterinária Totó Company.

Médica Veterinária especializada na área de vídeo endoscopia, Gastroenterologia e Vídeo Cirurgia em pequenos animais. Realizo exames desde 2014 em todo estado de Mato Grosso do Sul, com exames de Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Laringoscopia e Traqueobroncoscopia, Rinoscopia e Otoscopia. Atualmente estou cursando Nutrologia e uma atualização em Gastroenterologia.

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Especialização em Clínica Médica de Felinos pela Qualittas. Atualmente é Professor Associado da Disciplina Clínica Médica e Terapêutica de Pequenos Animais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, MS. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Clínica de cães e gatos; Diagnóstico e Tratamento de doenças de cães e gatos, Erlichiose e Leishmaniose, além de Clínica de Felinos.

Graduada em Medicina Veterinária (2003) e Mestre em Ciência Animal (2006) pela UFMS. Pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia de Pequenos Animais pelo Instituto de Ciência e Educação de São Paulo - Universidade Brasil (2015). Trabalha como médica veterinária autônoma Especializada em Endocrinologia e Metabologia Clínica de Cães e Gatos. Atual Presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do MS - Anclivepa MS e membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária- ABEV.

Médico veterinário, Pós graduando em administração de empresas pela FGV; Pós graduação em clínica e cirurgia de equinos; Residência em clínica e cirurgia de grandes animais, Sócio proprietário do Laboratório de Análises Clínicas CEMEV; Idealizador do EmpreendeVet; Mentor, treinador de equipes, palestrante e consultor.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2008). Especialização pelo Programa de Residência em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da UNIDERP (2009). Especialização em Cardiologia Veterinária pelo Instituto Qualittas. Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com ênfase em cirurgia veterinária, na área de pesquisa de biomateriais, engenharia de tecidos e cirurgia experimental. Sócio-proprietário da empresa PRONTOVET - Centro Veterinário Ltda em Campo Grande-MS. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica, Cirurgia e Cardiologia Veterinária. Atual Presidente da ANCLIVEPA-MS. Conselheiro Efetivo no Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul. Presidente CTC CRMV/MS. Professor de graduação do curso de Medicina Veterinária UNIDERP/ANHANGUERA e professor de Pós-Graduação.

Médico veterinário graduado, com mestrado e residência em clínica médica de cães e gatos pela UFMS. Especializado em neurologia de cães e gatos pelo Instituto Bioethicus e atualmente com foco no atendimento de doenças neurológicas com ênfase em doenças neuromusculares

Graduação pela Universidade Anhanguera Uniderp em 2016; Residência em Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária - 2019; Mestrado em Ciências Veterinarias pela UFMS -2020; Atualmente sócio e anestesista da ANVET (Serviço de anestesia veterinária volante).

Graduada em medicina veterinária (2009); Residência em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2012); Mestre em Ciência Animal (2014); Pós-graduada em ortopedia e traumatologia (2016); Pós-graduada em odontologia veterinária (2022); Doutoranda em Ciências Veterinarias; Atualmente docente da Uniderp e cirurgiã geral volante.

Médica Veterinária, Pós graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais; pós graduada em dermatologia de pequenos animais; associada à Sociedade Latino-americana de Dermatologia Veterinária - SLDV; associada à Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais - ANCLIVEPA/MS; Atendimento volante especializado em dermatologia veterinária no Mato Grosso do Sul; Atendimento no consultório dermatológico - Vet Experts em Campo Grande - MS.

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR); Residência em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR); Especialização em Oftalmologia e Microcirurgia Ocular pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação em SP; Mestrado em Ciência Animal com ênfase em Oftalmologia pelo Unesp de Araçatuba/SP (FMVA - SP); Docente nos cursos de pós graduação de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e na Especialização em Oftalmologia pelo Instituto Qualittas SP nos anos de 2019 e 2020; Docente nos cursos de Pós graduação em Clínica Médica e Cirúrgica, nas disciplinas de Oftalmologia nas Instituições Faculdade Novoeste e Faculdade Resultados (Campo Grande/MS); Docente na Pós graduação em Oftalmologia Veterinária no CDMV no Rio de Janeiro; Curso Avançado de Cirurgia de Catarata pela Facoemulsificação pelo Instituto Qualittas SP; Responsável do serviço clínico e cirúrgico de oftalmologia veterinária na Neovets e serviço volante em toda cidade de Campo Grande-MS junto as clínicas parceiras.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, graduada em Pedagogia pela mesma Instituição. Especialização em Psicopedagogia na Educação, pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande/MS. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, atualmente exercendo a função de técnica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

Graduada em Pedagogia pela UNAES, Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UNIDERP, Possui MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem, Pós- Graduanda em Gestão de Pessoas: carreiras, lliderança e coaching (PUCRS) e Mestra em Educação pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco.

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela faculdade Unyleya; Educação a Distância, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/ SENAC; Psicopedagogia em Educação, pela Universidade Estácio de Sá. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – IFMS.

Possui graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal/UNIDERP, e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS.

Graduada em Pedagogia com ênfase em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Católica Dom Bosco.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco; Bacharel em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp; Especialização em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco.

Mestrado em Educação (UNOESTE-SP), especialista em Gestão da Política de Seguridade Social pela Instituição Toledo de Ensino, MBA em Gestão de Pessoas-UNIDERP/Anhanguera, graduação em Formação de Psicólogo, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau.

Farmacêutica (CRFMS – 3729), com mestrado (UEM, 2010) e doutorado (UNESP, 2014) em Ciências Farmacêuticas e pós-doutorado em Recursos Naturais (UEMS). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho de Pesquisa Clínica do Conselho Regional de Farmácia - CRF, do Mato Grosso do Sul; professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e dos cursos de Farmácia e Agronomia, da Universidade Anhanguera-Uniderp, de Campo Grande-MS. É influencer na área de plantas medicinais em diferentes redes sociais, com mais de 100 mil seguidores no Instagram (@drasilviaheredia). É autora de artigos científicos, livros, capítulos de livros e boletins técnicos na área de plantas medicinais, além de ser organizadora de eventos nesta mesma área há mais de 10 anos.

Farmacêutica pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Homeopatia pela Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas – AMFH e em Gestão e Docência do Ensino Superior pela PUC – MG. Mestre em Educação em Diabetes pelo IEP - Santa Casa de Misericórdia de BH - MG. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas UFMG. Coordenadora da Liga Acadêmica de Homeopatia (Ligaho) do curso de medicina da instituição UNI-BH. Professora de cursos de Graduação e Pós - Graduação em Farmácia, bem como dos Programas de Residência da Associação Médica Homeopática de Minas Gerais (AMHMG) e do Hospital Sofia Feldmann.

Bacharel em Nutrição, pela UCDB, 2000 • Especialista em Nutrição Clinica, 2003 • Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela BRASPEN, 2011 • Especialista em Educação em Saúde pelo HSL, 2013 • Terapeuta Ayurveda pela ABRA, 2018 • Aromaterapeuta Integrativa Sistêmica pelo Instituto Viver de Aromas, 2022. Experiência Tem 23 anos de atuação como bacharel e docente de Nutrição, atualmente atua a nível de consultório on-line. De 2001 a 2018 foi nutricionista do HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL - HRMS. Tem experiência na área de Nutrição Clínica Hospitalar, com tempo de atuação de 18 anos, sendo que na maior parte do tempo, atuou nas áreas de: - Nutrição Oncológica (pediátrica e adulto): além de nutricionista RT, Fez parte da equipe docente do Projeto Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil, desenvolvido pelo Instituto Ronald Mc Donald em Parceria com a AACC/MS. - Nutrição Parenteral e Enteral: foi implantadora e integrante da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HRMS, como nutricionista RT. - Obesidade Infanto-Juvenil: foi implantadora e nutricionista RT pelo Programa ambulatorial TOI (Terapia da Obesidade Infantil) - Atuou também como supervisora e preceptora do Programa de Residência Multiprofissional com área de concentração em Intensivismo do HRMS por 5 anos. É Especialista em Nutrição Clínica, Especialista em Educação na Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês, tem o título de Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Atuou como Terapeuta Ayurveda, Nutricionista e Aromaterapauta a nível de consultório, de 2019 a 2021. Atualmente atua como Aromaterapeuta Integrativa Sistêmica responsável pela Educação Continuada da Equipe Motivate doTerra (desde dezembro de 2020).

Graduado em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Formação em Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura. Pós graduado em estética facial e corporal pela Universidade do Vale do ItajaÍ (UNIVALI). Mestre em Epidemiologia - Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando no Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Editor-chefe do periódico "Journal of Naturology and Complementary Therapies" ISNN 2116-915X online/ ISSN 2116-7580 impresso. Líder do Núcleo de Pesquisa em Naturologia e Práticas Integrativas e Complementares do CNPq. Atualmente é professor assistente da Universidade do Sul de Santa Catarina (2008-atual), naturólogo da Clínica Nativa de Bem e Colunista do Jornal e Portal Notisul. Presta consultorias para desenvolvimento de carreiras, aberturas de clínicas e no desenvolvimento de produtos na área da Saúde e bem-estar. Foi Vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (2012-2014), presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (2014-2017), coordenador do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (2016-2019) com atuação na gestão do curso, da Clínica Escola, na coordenação de TCC e Estágio. Possui 3 livros, 28 artigos e 5 capítulos de livros publicados. Coordenou 10 projetos de extensão na comunidade, orientou 6 trabalhos de pós-graduação, 4 iniciações científicas e 43 TCC de graduação. Participou ativamente da reforma ou implantação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação no país na área de Naturologia. Foi membro de comissões organizadoras e científicas e palestrante de eventos internacionais e nacionais. Participou da elaboração do PL 3804/12 para regulamentação do naturólogo e participou dos GTs: Código de Ética, Símbolo da profissão, Política; Diretrizes Curriculares Nacionais; naturologia e naturopatia. Leciona as disciplinas de Introdução a Naturoterapia, Práticas Integrativas e Complementares na Saúde Coletiva, Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III, Terapêutica Tradicional Chinesa e Fitoterapia e Plantas Medicinais. Orienta projetos de pesquisas nas áreas de pesquisas epidemiológicas, clínicas e revisões sistemáticas envolvendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Supervisiona estágios na área de Terapêutica Tradicional Chinesa/Acupuntura, Saúde Coletiva e Saúde e Beleza. Atua principalmente na área de Saúde Coletiva, Saúde mental, Bem-estar, Qualidade de vida, Epidemiologia, Fitoterapia, Naturologia, Acupuntura e outras Práticas Integrativas e Complementares.

Graduação em Biomedicina. Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil; Especialização em Curso de Especialização Lato Sensu em Acupuntura; Curso de Formação em Auriculoterpia Clínica pela Escola Raphael Nogier.

Graduado em FARMACIA e especialização em Manipulação Farmacêutica ambas pelo Centro Universitário de Maringá e Mestre em ADMINISTRAÇÃO (Universidade Positivo). Atualmente docente da UniCESUMAR, nos cursos de Medicina e Farmácia. Coordenador dos Ambulatórios do 4ºAno de Medicina, correspondente as disciplinas de Interação Comunitária e Habilidades Clinicas. Foi Membro do Comite de Etica em Pesquisa da UniCESUMAR, com pesquisas na área clínica e terapêutica. Experiência em farmácia de dispensação e manipulação, como gerente comercial de farmácia de e coordenador do Centro de Atenção a Saúde, CAS – Oficinas, Ponta Grossa-PR. Conselheiro Suplente CRF/PR 2018-2022.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1981) e a formação em acupuntura, sendo: Aperfeiçoamento em Acupuntura (1990), pela Associação Brasileira de Acupuntura e a Especialização em Acupuntura (2013), pela Faculdade Leão Sampaio. A especialização em Medicina Tradicional Chinesa (2010), pelo Centro Internacional China Beijing de Treinamento de Acupuntura. Especialização em Didática Superior (1995) e em Administração Hospitalar (1999), ambas pela Universidade Católica Dom Bosco. É professor da Associação Brasileira de Acupuntura desde 1994. Tem experiência na área de Acupuntura, Fisioterapia ortopédica, Traumatológica, Teumatológica, Neurológica e UTI (respiratória). Sócio proprietário da Clínica de Acupuntura, Fisioterapia e Reabilitação - REABILITI.

Possui graduação em Naturologia aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016), mestrado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2014) e doutorado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2019). Atualmente é especialista em Educação e supervisiona o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos do SESI/SENAI.

Palestrante e Professora de Ayurveda, Yoga e Terapias Bioquânticas; Psicoterapeuta com formação em Técnicas e Terapias Ayurvedicas pelo Sudha Dharma Mandalam (2006) e pelo Centro Integrative Yoga Therapy (2006/2007). Formação em Yoga e Ayurveda e Técnicas de Massagem em Ayurveda pelo Centro Integrative Yoga Therapy, Curso Estética Fácil em Ayurveda pelo Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala, Treinamento de Panchakarma no Suddha Dharma Mandalam, Formação em Massagem Ayurvédica e Técnico em Ayurveda pelo instituto Yoga Vidya. Pos-Graduação Lato Senso em Ayurveda pelo Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala (concluindo TCC); Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional (Instituto Quantum); Terapeuta em Bioalinhamento. ? Terapeuta em Barras de Acsses; Terapeuta em Psicodrama Interno Transgeracional; Pós-Graduação Lato Sensu em Constelações Familiares. Terapeuta em Constelações Familiares (IAP); Instrutora de Yoga a 17 anos, com formação em Yoga pelo The International Sivananda Yoga Vedanda Centre (2005) e a partir de 2017 iniciou sua trajetória como Formadora de Instrutores de Yoga. Coordena o Curso de Formação de Professores de Yoga “Caminhos do Yoga”; Economista (UCDB). Especialista em Inovação Tecnológica (UFSC/SC). Especialista em Elaboração e Analise de Projetos (SAREM/ SEPLAN – PR); Mestre em Administração (UFRGS); Atuou como apresentadora e comentarista econômica na TV Universitária. ? Atuou na área acadêmica, assessoria empresarial e governamental.

Atendo há 9 anos com Terapia Floral e conforme a necessidade utilizo outras terapias integrativas e encaminho para outros profissionais se perceber necessidade; Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena, Bacharelado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Cursos: Sistema Floral de Minas, junto a Asterflor-MS; com Ednamara Vasconcelos co-criadora dos Florais de Minas; Florais de Saint Germain e Workshop “Medos, Depressão e Oncologia” em Porto Alegre-RS/2013 (com Neide Margonari) sintonizadora do Sistema; Terapeuta Floral Pleno pela Asterflor-MS a qual conclui no primeiro semestre de 2016. (Sistemas Filhas de Gaia, Bach, Minas, Califórnia) Terapeuta Floral reconhecida pela ASTERFLOR-MS/; Tornar-se Terapeuta Floral – SP (Sistemas Florais de Bach, Minas, Califórnia e Bush Australiano) 2015 com as professoras Aguinailda Rosa, Marly Gemignani e Monica Cervine; Florais de Saint Germain e fisiologia das doenças - com Valdemar e Talita Margonari; A arte de combinar as essências florais de Bach. Com Rosana Souto; Os septênios da Antroposofia e os florais de Bach. pela Healing Herbs.

Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2012) e Mestrado em Zootecnia (2015) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Doutorado em Ciência Animal (2018) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuação na área de Zootecnia, com ênfase em Suinocultura e Manejo de resíduos de origem animal.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal (Aves/Suínos), Micotoxinas e Controle de Qualidade em Fábrica de Rações. Atualmente atua como Supervisora Regional da Qualidade de Rações, em uma grande agroindústria.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialização em Analise Estratégica do Agronegócio (MBA FGV); Atualmente trabalha na área de sanidade em uma grande agroindústria, tendo 12 anos de experiência, passando pelas funções de reprodução, produção e expansão agropecuária.

Médico veterinário formado pela Universidade de Passo Fundo (2001); Mestrando em Produção e Sanidade Animal pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Concórdia SC (2019); Especialização em Tecnologia e controle de qualidade de alimentos pela Universidade de Passo Fundo (2006); Possui sólida experiência como sanitarista em grandes agroindústrias, tendo atuado nas empresas BRF e Master. Atualmente é Supervisor de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, função na qual é responsável pelos projetos de melhorias sanitárias e biossegurança nas unidades de produção e transporte de clientes da empresa.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2010) e mestrado em Produção e Nutrição de Monogástricos (2018). Trabalhou na empresa LB PORK INC Minnesota-EUA no setor de Wean-to-Finish, foi gerente de suinocultura núcleo genético e consultor técnico comercial na Agroceres PIC. Atualmente é supervisor de serviços técnicos e validação de produtos pela mesma empresa com ênfase em consultorias técnicas nas fases de creche e terminação, ambiência, modelos de crescimento, estatística e validações de campo.

Médico Veterinário pela UFPR, 1999; Mestre em Ciência Animal pela UFMS, 2013; Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA, 2002; Conselheiro do Conselho Estadual de Sanidade Animal em Mato Grosso do Sul e representante do MAPA na frente parlamentar da suinocultura em MS; Atua na área de Epidemiologia Veterinária e coordenação de programas sanitário oficiais, em especial o PNSS em Mato Grosso do Sul.

Médica Veterinária formada pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2010); Especialista em Produção de Suínos pelo Instituto DiDatus / Faculdade IPPEO (2017); Mestranda em Zootecnia pela Universidade do Estado de Santa Cataria – UDESC; Atuação na área de Gestão e Controle da Qualidade em frigoríficos e indústrias de alimentos.

Possui graduação em Zootecnia (2013) e Mestrado em Ciência Animal (2016) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente faz Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com concentração na área de Nutrição e Produção de Suínos.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016); Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013); Recebeu em 2013 o Prêmio Menção Honrosa como melhor trabalho na área de "Produção e Nutrição de Monogástricos", no XXIII Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC 2013); Recebeu em 2014 o Prêmio "Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Andreotti", concedido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul como reconhecimento a destacada participação em atividades relacionadas à pesquisa e extensão no transcorrer do Curso de Graduação em Zootecnia; Desde 2010 atua na área de pesquisa em nutrição de suínos e na área de extensão em apicultura, tendo 12 artigos completos publicados em periódicos, quarenta e um resumos expandidos publicados em anais de congressos, onze apresentações de trabalho e trinta e seis participações em eventos relacionados a zootecnia.

Médico Veterinário pela UFPR (2014); Mestrado em Ciência Animal pela UFPR (2016); Assistente de Serviços Técnicos – Reprodução – Agroceres PIC (2016 – atual); Professor Pós-graduação em Suínos - Reprodução– UNIVIÇOSA.

Médica veterinária, especialista em Inspeção e Higiene de Produtos de Origem Animal, Responsável Técnica na LPX Agroindustrial.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988). Atualmente é fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal. Entre 1994 e 1997 chefiou o Serviço de Inspeção Estadual de Mato Grosso do Sul (SIE/MS). De 1997 a 2001 foi Inspetor local da IAGRO em São Gabriel do Oeste, desenvolvendo atividades de Defesa Sanitária Animal e de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Em fevereiro/2002 entrou, através de concurso público, no Ministério da Agricultura, sendo até abril/2009 foi o Encarregado do SIF 450, trabalhando com Inspeção de Suínos. A partir de abril/2009 foi removido para Campo Grande, onde desenvolveu a função de Assistente Técnico de Leite e Derivados, Mel e Produtos Apícolas no SIPOA/DDA/SFA/MS, até 13 de outubro de 2013. Também foi o responsável pelo Programa Estadual de Combate à Produção e Comércio Clandestinos de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura. Em 14 de outubro de 2013 foi indicado para exercer a função de Coordenador Geral de Inspeção, no DIPOA, em Brasília - DF, exercendo esta função até 15 de maio de 2015. Atualmente trabalha junto à equipe do Serviço de Inspeção Federal do estabelecimento registrado sob número 4400 - JBS, em Campo Grande-MS.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), Especialização em Irradiação de Alimentos (UFF), Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária - Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Foi Professora Substituta do Departamento de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da UFF e Temporária de Tecnologia de Produto de Origem Animal II e Higiene e Inspeção de Produto de Origem Animal II no curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Atualmente, é Pesquisadora de Tecnologia do Pescado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

Médica veterinária, Mestre em Medicina Veterinária, Gerente Técnica do CRMV-MS, co fundadora do FeedVet, Autora do livro de responsabilidade técnica na medicina veterinária editora MedVep.

Médica veterinária graduada pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e aluna de mestrado do programa de pós graduação em Zootecnia, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Possui experiência em produção animal, voltado para criação de Bovinos de corte, desde de a criação até a entrega do produto final.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora palestrante no curso de pós graduação Qualittas, professora no curso de ensino médio profissionalizante Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos- NATA/ CECVSD e professora do Centro de Ensino Superior de Valença (FAAV/Faculdade de Veterinária). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, departamento de Tecnologia de Alimentos (MTA), ministrando a disciplina de Controle Microbiológico de POA. Paralelamente contribui na realização de projetos de pesquisa, projetos de extensão e em orientações acadêmicas na área de Controle Microbiológico de POA e água de abastecimento. Docente Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Higiene Veterinária e Processamento de Alimentos de Origem Animal da Universidade Federal Fluminense, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Contribui com o Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFRJ, orientando de forma pontual alunos do curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Controle Microbiológico de Produtos de Origem Animal e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: leite e derivados, carne e derivados, pescado e derivados, microbiologia dos alimentos, controle de qualidade, leites fermentados e probióticos. Gestão da qualidade e segurança de alimentos, óleos essenciais e tecnologias emergentes aplicados ao processamento de alimentos constituem tema de grande interesse.

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2016), Mestrado (2019) e Doutorado (2021) em Biotecnologia pela UCDB. Atualmente é pós-doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Leciona as disciplinas de Metabolismo Animal, Inspeção de Produtos de Origem Animal e Doenças Infecciosas. Orienta trabalhos de graduação. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Microbiologia Veterinária, Biologia Molecular, Bem-estar Animal e Biotecnologia aplicada à Saúde Humana e Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Inspeção de Produtos de Origem Animal e Doenças Infecciosas.

Doutor em Direito do Estado

Advogado Eleitoralista. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania

Advogado. Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica e Política

Juiz do Tribunal Reginal Eleitora do Paraná (TRE-PR)

Juiz do Tribunal Reginal Eleitoral do Paraná (TRE-PR)

Advogado. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania. Analista Judiciário no TRE-PR

Doutora e Mestre pelo programa "Estado de Derecho y Buen Gobierno"

Advogado e Professor. Mestrado em Direito. Integra a Comissão de Controle da Administração da OAB-PR

Doutora e Mestre pelo programa "Estado de Derecho y Buen Gobierno

Mestre em Direito Empresarial e Cidadania. Analista Judiciário no TRE-PR

Advogado. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania

Juiz do Tribunal Reginal Eleitoral do Paraná (TRE-PR)

Juiz do Tribunal Reginal Eleitora do Paraná (TRE-PR)

Advogado. Mestre e Doutor em Filosofia Jurídica e Política

Advogado Eleitoralista. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania

Advogado e Doutor em Direito

Procurador da Fazenda Nacional e Mestre em Direito

Procurador do Município de Londrina-PR e Doutor em Direito

Auditor da Receita Estadual e Mestre em Contabilidade

Advogado e Mestre em Direito

Procurador do Estado do Paraná e Mestre em Direito

Advogado e Mestre em Direito

Mestre em Direito Constitucional. Especialista em Direito Público

Doutor e Mestre em Direito do Estado

Doutor em Direito Administrativo

Mestre em Gestão de Políticas Públicas

Mestre em Direito

Pós-Doutorado em Direito

Doutor em Direito Administrativo

Especialista em Direito Constitucional

Especialista em Licitações e Contratos

Mestre em Direito. Especialista em Direito Público

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal UNIDERP - Anhanguera (2016), Pós-Graduado Lato Sensu pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação IPOG - MBA em Contabilidade & Direito Tributário (2019), Mestre pelo PPGCC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - em Ciências Contábeis (2021). Atualmente é Membro Efetivo da Comissão de Jovens Lideranças Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRC/MS), Instrutor do Curso de Formação Técnica em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR -MS), Membro Suplente do Conselho Fiscal do Observatório Social do Brasil em Campo Grande (OSB-CG), Assistente contábil no Serviço Social do Comercio do Mato Grosso do Sul (SESC/MS), Professor Assistente no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano LTDA (INSTED) e Consultor nas áreas de contabilidade, fiscal e tributária. Tem experiência na área de Administração, Financeira, com ênfase em Ciências Contábeis.

Mestre em Gestão Agroindustrial pela UNIDERP de Campo Grande MS, Especialista em Pericia Contábil pela UNIR de Rondonópolis e Graduado em Ciências Contabilidade pela UNIR de Rondonópolis, Empresário, Perito atuante na área financeira e tributária, escritor e Professor do IBG Instituto Business School Grup.

Pós graduação em Contabilidade Gerencial e Controladoria, pela Unigran; graduação Bacharel em Ciências Contábeis, Estácio de Sá; Graduação de Professores, UCDB. Atua 35 anos como professor área contábil: Contabilidade Geral, Pública, Avançada, Auditoria, Análise de Balanço, Perito, Contabilidade de Custos, Gerencial, matérias do Exame de Suficiência, Concursos. Atuou concursado por 14 anos, na Secretaria de Educação MS, administrou o curso NEON, por 21 anos, ajudando aprovação de mais de sete mil alunos.

Formada há 20 anos em comunicação social com especialização em Marketing. Apaixonada pelo universo da comunicação empresarial, digital e Mkt de relacionamento.

Formada em Sistemas para Internet pela Faculdade de Tecnologia- FATEC, no interior de São Paulo; pós graduada em Engenharia de Software pela Unisagrado. Atua na área de tecnologia há mais de dez anos; Possui como principais experiências gestão e manipulação de banco de dados, desenvolvimento de sistemas, extração e análise de dados.

Mestre em Ciências Contábeis, linha de pesquisa Controle Gerencial, Curso Superior de Graduação de Professores, Licenciatura com Habilitação em Administração pela Universidade Católica Dom Bosco (1996); Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (2016). Pós Graduação pelo INPG (Instituto Nacional de Pós Graduação) nas áreas: Administração financeira e Controladoria (2001); Contabilidade e Auditoria (2001); Pós Graduação em Educação Profissional pelo SENAC-RS (2012); Pós Graduação em Educação Empreendedora pela PUC Rio de Janeiro (2017). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Orçamentária e Controladoria, atuou em empresas como SUPERGASBRÁS S/A, UNIMED, LOUIS DREYFUS, HOSPITAL DO CORAÇÃO. Consultora Empresarial. Atuou como docente de "Educação Profissional" SENAC MS cursos no Eixo: Gestão e Negócios. Palestrante na área de “Educação Financeira”, atualmente Coordenadora e professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional e Controller no Hospital Geral El Kadri.

Christian Pissini Espíndola nasceu em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, no dia 15 de fevereiro do ano de 1978. Contador, professor, Mestre em Gestão Agroindustrial. Coordenou e ministrou aulas em cursos superiores (Administração e Ciências Contábeis), especializações, MBAs e ainda cursos técnicos, nas áreas de sua formação. No município de Amambai, exerceu a função de Secretário Municipal de Habitação e Coordenador de Controle Interno da Câmara Municipal de Amambai. Em 2016 publicou o livro O Enxadrista pela editora Bookstart. No ano de 2018 passou a ocupar a Cadeira 20 da Academia Amambaiense de Letras, como Membro Fundador. Em 2019, 2020 e 2021 publicou como coautor em Coletâneas de Poesias. Em 2021 passou a ocupar a Cadeira 21 da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, onde frequentemente publica em jornal artigos de cultura geral. Atualmente é Consultor em Gestão Empresarial e Financeira e Professor em Cursos de MBA e Especialização.

Profissional e Expert de BPM, participa em projetos de transformação de processos em organizações públicas e privadas, estando a frente de capacitações e programas de BPM Coach & Mentoring.

Mestre em Administração com mais de vinte anos de experiência profissional em organizações de grande porte, atuando em funções voltadas à melhoria da gestão e transformação organizacional. Atualmente responde pelas inciativas relacionadas ao aumento da qualidade e produtividade do Sistema FIEB, liderando o escritório de processos corporativo. CBPP com sólida experiência em gestão por processos, incluindo análise, redesenho, transformação, automação, monitoramento de resultados e implantação de escritório de processos. Possui também experiência em liderança de equipes; métodos ágeis; planejamento estratégico; gestão de projetos; gestão de mudanças; inovação e iniciativas de reestruturação organizacional. Sólido conhecimento em sistemas de gestão baseados na NBR ISO 9001 e nos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade, tendo atuado na coordenação de sistemas de gestão, aplicando várias metodologias e ferramentas. Atuação como consultora, instrutora e examinadora de organizações de segmentos e portes diversos em temas relacionados a sistemas de gestão totalizando mais de 300 horas de trabalho. Docente de cursos de pós graduação em disciplinas de BPM, SGI e Gestão Estratégica. Atuação voluntária na ABPMP Brasil, assumindo a função de gestora da regional Bahia desde 2018.

Profissional de Gestão de processos (BPM), cadeia de valor e moderação de grupos (JAD, Design Thinking, etc.); palestrante, professor e consultor dos temas: gestão de processos, planejamento, liderança, moderação de grupos para mapeamento de processos, estratégia e cadeia de valor; considerado um dos servidores empreendedores da gestão pública no Brasil pelos organizadores do evento GovLab Experience 2016.

Especialista em Gestão de Projectos, OKR e Performance Organizacional; Ampla experiência em empresas multinacionais no Brasil, Latam e Portugal; Certificações PMP, CSM, CSD, OKR Agile Coach e OKR-CP; Palestrante Internacional para Argentina, Brasil, México, Peru, Equador, Angola, Portugal e Espanha; Professora de MBA em Gestão de Projetos e Negócios em várias instituições do Brasil, como também, ESAN e UCP do Peru; Propósito: Ajudar as empresas e líderes na adoção de melhores e modernas práticas de gestão para a transformação organizacional com foco em resultados.

I am enthusiastic about the new ways of working and the opportunities and democracy of the markets of the 21st century. Considering the technologies available today, we have achieved a level of production that is more than enough to meet the basic needs of our civilization. Now it is time to take care of ourselves, as human beings, and the planet. I believe that the work environment and corporate culture can be entirely redesigned in order to give all of us the opportunity to live a meaningful life, truly connected to our purpose and community. In 2015 I had contact with the Business Transformation community and after that I became a great enthusiast about new management models, based on collaboration, sharing economy and disruptive technologies. In November 2016, I was certified as Business Transformation Explorer and, after that, I became XPER Mentor for the Business Transformation Canvas Game. In January 2017, along with my partner and PhD in Innovation Management, Ana Pires, I founded Clara Idea – a startup company dedicated to the transformation of the business ecosystem in Brazil, based on the adoption of collective intelligence and collaboration techniques in business management.

Formado em Análise de Sistemas pela Universidade da Grande Dourados-UNIGRAN, MBA em Gestão de Projetos pela UNIDERP, possui as certificações PMP(PMI), HCMP(HCMI) e PMO-CP(Global Alliance), também tem formações em liderança pela Fundação Dom Cabral e IEL, análise comportamental(DISC) e métodos ágeis em gerenciamento de projetos. Foi militar por 3 anos tendo participado da Missão da Paz da ONU em Angola(1997), trabalhou por 11 anos em multinacional no Japão, atuando no processo produtivo de eletrônicos com tecnologia SMD(surface mount device), utilizando metodologias e ferramentas Lean, 5S e Kaizen. Em 2010 iniciou na área de análise e desenvolvimento de sistemas, atuando como analista de processos, negócios e sistemas, gerenciando carteira de clientes e equipe de desenvolvimento de sistemas. Há mais de 5 anos tem coordenado ações na gestão de projetos, processos e equipes em entidades do Sistema S, onde tem liderado iniciativas em melhoria continua de processos, transformação digital e gestão de mudanças organizacionais. Atualmente ocupa a função de gerente executivo.

Quanto custa não evoluir? Perder oportunidades por não percebê-las ou por não estar apto custa muito! Seja uma perda financeira, de qualidade de vida, de tempo ou de relacionamentos, incomoda e atrapalha em tudo. Foi o que percebi em minha própria vida e que me fez correr atrás do meu crescimento, propósito e realização. Sou apaixonado por desenvolvimento humano, pela mente, emoção e comportamento consciente e inconsciente, por melhoria contínua e superação, educação e aprendizagem e, por isso, escolhi trabalhar nesta área e ajudar o maior número de pessoas a evoluírem e ter resultados significativos para si mesmas e ao seu redor. No meu arsenal estão o coaching, palestras, cursos, treinamentos, workshops, aulas, grupos de debate, jogos e dinâmicas entre outras técnicas e áreas de estudo. Sou eterno estudante de neurociências, psicologia e psicanálise, educação e aprendizagem, filosofia e sociologia. Sou ligado com neuromarketing, empreendedorismo, inteligência artificial e soluções cognitivas. Parece muito, eu sei, mas são áreas interligadas e que, cedo ou tarde, hão de convergir, e eu não quero ficar para trás, afinal, custa muito não evoluir. Já fiz de tudo na vida, tenho muitas experiências para contar, de programador de código fonte, missionário cristão, vendedor de panelas, professor, auditor independente, empresário, entre outros. Habilidade é questão de prática e pode ser aprendida e desenvolvida. Sou casado com a Lina Beatriz, melhor esposa e mãe do mundo, e somos pais do super André Yukio, meu porto seguro, inspiração e start do meu propósito de vida. Adoro esportes físicos e mentais, alimentação saudável e descanso de qualidade. Procuro o equilíbrio emocional e espiritual, o meu alicerce energético. Acredito piamente que tudo é possível, é só uma questão de recursos internos ou externos existentes e disponíveis, de desenvolvimento e evolução constantes e consistentes.

Especialista em processos de desenvolvimento ágil de software (Scrum, Kanban, Lean, SAFe, OKR's) e liderança facilitadora/serventiva (Management 3.0) de times, atuando como Agile Master; Foco como agente de mudanças (mindset ágil) e liderança de times presenciais e remotos; Atuando a mais de 15 anos com grandes projetos de tecnologia nacionalmente, com carreira consolidada em gerenciamento de projetos, liderança e formação de times de alta performance; Profundo conhecimento em metodologias de gerenciamento de projetos ágeis e waterfall; melhorias no processo de gestão corporativa e desenvolvimento de software com expertise em Lean e Culturas Ágeis com foco em execução; Entusiasta na formação de Indicadores (KPI) com suas ferramentas/métodos estratégicos e operacionais; Gerenciamento de pessoas liderando equipes multidisciplinares, atuando no desenvolvimento de pessoas, avaliação de desempenho, feedback estruturado, identificação e desenvolvimento de competências, motivação e identificação de talentos; Atuação na implantação de escritórios de projeto e gestão de programas, portfólios e projetos, seguindo as melhores práticas propostas pelo PMI, Scrum, ITIL, Design Thinking, Project Model Canvas e COBIT, envolvendo o controle de demandas, definição do cronograma, análise da viabilidade, negociação de prazos e escopo, assegurando o cumprimento dos prazos, custos e garantia da qualidade, bem como negociação e gestão de fornecedores, buscando a garantia do planejamento e metas corporativas; Professor, Mentor, Agile Coach e Feliz !!

Graduada em Farmácia pela UFRGS, com Pós –Graduação em Administração Hospitalar (PUC-RS), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Experiência em docência em capacitações em entidades e empresas, e como professora convidada do MBA em Logística (Anhanguera Educacional – Caxias do Sul e Passo Fundo/RS). Mais de 15 anos de experiência profissional em gestão por processos, gestão empresarial e gerenciamento de projetos, em diversos ramos de atividades. Atuação profissional como consultora em inteligência estratégica e sócia da BMC Consultoria (Caxias do Sul – RS). Coautoria em capítulo do livro "Exploradores de um mundo em transformação: conduzindo organizações na travessia para uma nova era", de Leandro Jesus. Atuação em ecossistemas que disseminam o despertar da consciência, de métodos e de práticas de para a economia do século XXI. Facilitadora credenciada do Explorers Game e do BT Game.

Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Especialista em Qualidade e Produtividade pela Universidade Nove de Julho e em Gestão por Processos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Black Belt em Lean Seis Sigma pelo Grupo Voitto, Auditor Líder NBR ISO 9001:2015 pela Fundação Vanzolini e já atuou como professor no MBA em Gestão de Processos da Universidade Cruzeiro do Sul. No âmbito corporativo, é Especialista em Melhoria Contínua e já atuou como Coordenador de Qualidade e Processos, com experiência em implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade, iniciativas e projetos de melhoria de processos, desenvolvimento e orientação de projetos baseados na metodologia Lean Seis Sigma.

Doutor em Ciência da Computação pela UFPE. Professor Universidade de Pernambuco (UPE). Diretor de Tecnologia da Di2win, atuando fortemente em Automação de Processos de Negócio, Inovação e Empreendedorismo.

Tenho 35 anos de experiência em tecnologia da informação. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá. Expertise na transformação de processos de negócio e informações com tecnologias, soluções e metodologias inovadoras e ágeis, na automação e racionalização de processos, visando agregar valor como aumento da produtividade, melhoria na experiência de clientes e consumidores e redução de custos. Atuando em organizações dos setores Financeiro, Segurador, Saúde, Industrial, Serviços e Governo. Instrutor em programas de certificação e formação de tecnologias e metodologias envolvidas na transformação digital das organizações. Comprometido no sucesso da sua jornada.

Tenho mais de 20 anos no desenvolvimento de sistemas de gestão, gestão estratégica, gerenciamento de projetos, revisão de processos e melhoria contínua em organizações de diversos setores e modelos de negócio: automobilística, informática, manufatura, energia, óleo e gás, papel e celulose e mineração; Minha atuação abrange: Gestão Estratégica: Monitoramento de cenários, definição de estratégia e avaliação do modelo de negócios, desdobramento da estratégia em projetos, indicadores e metas; Implantação de escritório de processos (BPM), rotinas de governança, sistemas de medição de processos e avaliação de maturidade resultando em certificações e aumento de conformidade; Gerenciamento projetos e portfólio de projetos com diferentes níveis de complexidade e porte / Domínio da Metodologia PMI; Desenvolvimento de programas de melhoria contínua baseados nas metodologias Lean e Seis Sigma voltados para a excelência operacional, aumento de receitas e redução de custos; Diversas certificações de sistemas de gestão (ISO 9001, SA 8000, OHSAS 18001 e ISO 14001) e criação de sistemas de gestão integrados para grandes organizações como: Ultragaz, Petrobras e Elektro baseados em modelos de excelência (MEG, EFQM), padrões internacionais e necessidades operacionais das organizações; Diagnóstico e melhoria de processos gerenciais resultando em relevantes prêmios nacionais e internacionais de gestão como: PNQ-Prêmio Nacional da Qualidade (AES Sul-2014, Eletropaulo e AES Tietê-2012 e Elektro-2010), Prêmio Ibero-americano de Gestão (AES Tietê-2013 e AES Sul-2011), Prêmio ABRADEE de Qualidade da Gestão (Eletropaulo-2013 e Elektro-2011) entre outros; Implantação de ferramentas para gestão da sustentabilidade e governança corporativa (Guia Ethos de responsabilidade social, boas práticas IBGC, ISE, DJSI, GRI, ISO 26000 e SA 8000); Criação e gestão de equipe de alta performance, envolvendo Belts Certificados (Black, Green e Yellow Belts), PMO´s e analistas de processos.

Passionate about Innovation and Digital Transformation, I made the career migration from IT executive to innovation and data executive, assuming the formation of Innovation areas and building solutions that add value to the company's business using DATA (Analytics, Data Science, Big Data, AI, ML, DL, IoT, etc); I have 30 years of experience in the area of Information Technology, working as a businesswoman, director of large companies, professor of large educational institutions, in the financial market, agribusiness, education and others. Founding partner of Instituto DVinci3 (www.institutodavinci3.com.br), focused on training professionals in Data Science and Innovation. Extensive experience in SAP Solutions, ERP solutions, Analytics, CRM, I led the main projects to implement SAP ERP, BO, CRM, BW and Success Factors solutions in the financial segment. I am one of the managers of the Olhar do Futuro Community; member of the Association Women CIO (MCIO Brasil) and volunteer of the MCIO Academy; member of the GMB Sustainability and Digital World Committee - Brazilian Women's Group; member of the data committee and education of ABINC's - Brazilian Association of Internet of Things; and A2AI - International Association of Artificial Intelligence. I am a teacher of a) “How to generate value for the business with Data Science” in the Postgraduate Course “Management of New Technologies, Digital Transformation and Agility” at FIA Online; b) “Fundamentals of Data Science” in Data Science Training at Instituto D'Vinci3. I am a speaker on Innovation, Data Science, Industry 4.0 and 5.0, Data Governance Fundamentals and others. I continually seek my professional updating, as the IT market is active and today it is an important means of contributing to the competitive advantage of businesses and companies.

Possui graduação em Direito pela Faculdade Mato Grosso do Sul (2011). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2013). Mestre com linha de pesquisa na Lei nº 11.196/05 - financiamento de pesquisas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2015). Possui experiência como Professor- Tutor na modalidade EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Faz parte do grupo de pesquisa do Centro de Estudos e Células Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica (CeTroGen). Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad - FADIR UFMS (2016). Revisor de artigos científicos na área jurídica na Revista Multitemas (UCDB). Professor de cursos jurídicos para carreiras e concursos públicos. Consultor e parecerista ad hoc da Kroton. Professor de Cursos sobre Agronegócio (APROSOJA/FAMASUL). Consultor parecerista ad hoc (KROTON). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Científica Interações (UCDB). Palestrante no PSE - Programa Saúde nas Escolas, com temática de prevenção ao uso de drogas, combate à violência e bioética aplicada (UFMS). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Jurídica Cesumar, Mestrado (UniCesumar). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Educação UNG (UNG). Consultor e parecerista ad hoc da Revista de Direito UFMS (UFMS). Atualmente é membro do Colegiado de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Autor e Organizador do livro Responsabilidade Civil com participação de Rodolfo Pamplona (UFBA), Fernando Mello (TSE), Fernanda Tartuce, entre outros renomados juristas. Organizador/Coordenador de Revista Científica (UEMS). Colaborador na JA - Junior Achievement (Empreendedorismo para transformar). Consultor e parecerista da revista jurídica LexCult - Revista eletrônica do centro cultural justiça federal (LexCult). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Atualmente faz parte da comissão de inserção social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Faz parte da comissão de cuidados paliativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como parecerista Ad Hoc, na Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Prefaciador da obra "as prosas da boemia" de autoria de Valdir Souza. Apoiador pedagógico e assessor do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Atua como orientador pedagógico de projetos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). Atua como Ad Hoc na revista Justiça do Direito. Faz parte do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil - IBERC, coordenado por Nelson Rosenvald. Faz parte da obra: Adoção: desconstruindo mitos, coordenado por Silvana Monte Moreira, participação de Maria Berenice Dias, Fernando Moreira Freitas da Silva entre outros juristas renomados e prefácio do Ministro do STJ, Humberto Martins. Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Revisor Ad Hoc da REVISTA CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO (Fiocruz). Faz parte da Academia Paulista de Direito (SP).

Possuo +20 anos de experiência em gestão de riscos, processos e projetos com forte viés em governança corporativa e privacidade & proteção de dados, atendendo importantes indústrias dos setores automotivo, energia, infraestrutura, óleo & gás e petroquímico; Especialista en Gestión de Riesgos – Corporácion Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES - recertificado; Especialista Antifraude y Compliance – Corp. Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES; Especialista en Investigación Empresarial – Corp. Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES; reCertified Business Process Professional – ABPMP.org; Cyber Security Foundation Professional Certified, Certiprof – University of Bristol; Certified Project Management Associate – IPMA.ch; 5 Especializações Lato Sensu; Engenheiro Mecânico – CEFET/PR.

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Paulista (UNIP - 2005) e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Santo Amaro (UNISA - 2009) , Gestão por Processos pela Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC – 2011) e Business Innovation Change Makers pela Faculdade de Informatica e Administração de São Paulo ( FIAP – 2020 ). É um Business Explorer trabalha com Inovação e Transformação de Processos na Oracle. Especialista em iBPM, Hiperautomação, Segurança e Modernização de Dados, também foi um dos cocriadores do Oracle Garage 3.7 espaço inovador onde os clientes empreendem e reiventam o seu modelo de negócio, incentivados a colaborarem e produzirem (insights, inovação, criação) através de sessões lúdicas como "gamefication, Transformarathon, Storytelling, Storyboard..." Atuou também como Professor do curso de MBA – Gestão por Processos no SENAC – Criciúma - SC.

É consultora e pesquisadora em BPM/Process Mining, doutoranda em Sistemas de Informação e membro do Process Mining Research Group na EACH-USP, mestre em Engenharia de Produção e Engenheira Mecatrônica pela Poli-USP. Possui certificação CBPP (Certified Business Process Professional) Blue Seal da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) e Certified Analyst and Data Engineer da Celonis.

Consultora e influenciadora em Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM - Business Process Management), Transformação Digital, Automação de processos robóticos (RPA- Robotic Process Automation) e Design Thinking para inovação de processos de negócio. Acredito que é sempre possível contribuir para um mundo melhor. Por isto, minha atuação está voltada para a transformação dos processos das organizações, visando torná-los mais eficientes, eficazes, inteligentes, inovadores e integrados, onde as expectativas dos clientes sobre produtos e serviços podem ser atendidas - ou superadas! Viajo pelo Brasil apoiando organizações a melhorar o desempenho e alinhamento dos resultados de seus negócios através de soluções de BPM, RPA, IoT e IA. Minha experiência é centrada em projetos de transformação, estudando como uma organização realiza seu propósito através de seus processos, analisando e avaliando o processo para identificar problemas e rupturas e apresentando ideias e soluções para otimizar, melhorar e inovar o negócio. Nesta jornada com a iProcess há 18 anos, compartilho meu conhecimento e experiência através dos cursos da iProcess Education, e sou atualmente a líder técnico-pedagógica da nossa unidade de ensino e formação profissional. Sou também uma das fundadoras do Blog da iProcess, um espaço que dissemina a cultura da gestão por processos, em que participo ativamente publicando artigos para a comunidade de BPM e RPA.

Profissional da área de Tecnologia há 30 anos, que nos últimos 9 anos atuou como Analista de Processos e de Negócio (CBPP, SFC, Yellow Belt) contribuindo na criação e estruturação do Escritório de Processos no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e em organizações privadas. Exerceu também atividades como professor das disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade e Tecnologia da Informação em cursos Técnicos, de graduação e pós-graduação. Empreendeu duas empresas de tecnologia nos anos 90 e 2000 e em duas escolas de cursos profissionalizantes. Atualmente exerce a atividade de Coordenador Técnico na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a de professor na Faculdade FAMIG (cursos de graduação) e no IGTI - Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (Bootcamp Analista de Processos de Negócio).

Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras (PUCRS), professora nos cursos de Escrita Criativa e Letras na PUCRS. Graduada em Jornalismo, mestre em Linguística e Semiótica e em Escrita Criativa. Autora de A Dupla vida de Dadá (Penalux, 2018), Guernica (Udumbara, 2017), Quis dizer (Udumbara, 2017) e Ter saudade era bom (Dublinense, 2014), além de ter poesias e contos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

Romancista, ensaísta e cronista; Professor Titular da Faculdade de Letras da PUC/RS; Ministrante da Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUC/RS, desde 1985. Catedrático convidado da Universidade dos Açores [1992]; Pós-doutorado em Literatura Açoriana [1992 - Universidade dos Açores]; Visiting scholar na Brown University, Providence [1998]; Distinguished Brazilian Writer in Residence, University of California - Berkeley [2000]; Conferencista nas universidades de Tübingen e Leipzig [2006], na Universidade Sorbonne, Paris [2007 e 2010], na Universidade de Toronto [2010].

Marcelo Bueno é professor universitário de Letras e Pedagogia, analista praticante e tradutor, com doutorado e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua em clínica particular.

É jornalista, especialista em Escrita Criativa com experiência de mais de 15 anos em Marketing Digital passando por agências e atendendo clientes de diversos segmentos e passando por diferentes cargos construindo um conhecimento macro sobre os projetos e os negócios. Criadora de conteúdo, já criou diversos projetos na internet, desde blogs e negócios digitais. Atualmente trabalha como Analista de Marketing de Conteúdo na Media.Monks.

É escritora e revisora de textos. Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB), na linha de pesquisa “Cultura, Identidade e Diversidade na Dinâmica Territorial”. Especialista em Escrita Criativa (Novoeste) e graduada em Letras (UFMS). Como pesquisadora, estuda a literatura de autoria feminina em Mato Grosso do Sul. Atuou como revisora de textos em revistas e jornais de renome e, atualmente, trabalha na Editora UCDB. Tem poesias e textos publicados em diversas antologias e revistas literárias.

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS (2019). Professor de escrita criativa e especialista em escrita criativa de não ficção - (auto)biografias, memórias, perfis e outros gêneros das narrativas da realidade. É sócio e escritor da Editora Biografias & Profecias, especializada em escrever e produzir biografias e livros de memórias familiares e empresariais.

É Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com ênfase em estudos de mídia, estudos literários e teoria literária. Possui graduação em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência no ensino de língua inglesa como segunda língua.

Stephanie Degreas é roteirista e atriz, Mestra em Teatro pela Royal Academy of Dramatic Art, bacharel em Audiovisual pela USP. Ingressou na área de roteiro em 2011, integrando a sala da série "A Teia”, de Braulio Mantovani e Carolina Kotscho. Trabalhou como autora para a Globo de 2011 a 2016 e, em 2017, concluiu como coautora o longa “Albatroz”. Como roteirista freelance, criou e roteirizou projetos de séries e longas para Loma, O2, Glaz e Urca. Como atriz, participou de peças teatrais em São Paulo, Londres e Kalamata, além de projetos de cinema, televisão e publicidade. Stephanie também leciona roteiro e foi consultora e palestrante da oficina GatoLab do Cinefest Gato Preto em 2020.

É jornalista, com MBA em História da Arte e Cultura Visual e Mestrado em Comunicação Social. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Estética Marxista, além de realizar estudos nos campos do Cinema, Linguagem, Poéticas Contemporâneas, Adaptação Literária para Cinema. É vice-coordenador do projeto extensão em Cinema da UFMS, Movcine, onde também atua como professor. Na área da comunicação, enquanto jornalista, trabalho no desenvolvimento de estratégias de produção de conteúdo para órgãos públicos e empresas.

Tomás Fleck é roteirista e diretor. Em 2020-2021 foi roteirista de uma série de comédia original da Globoplay sob supervisão de Jorge Furtado; e supervisor criativo/editor de um livro infanto-juvenil da HarperCollins. Seus principais trabalhos em séries são: criador, roteirista e diretor de Necrópolis (Netflix) e Confessionário Online (IGTV); roteirista de Alce & Alice (Netflix) e Werner e os Mortos (Amazon Prime); criador e roteirista de Horizonte B (Amazon Prime), O Complexo (CineBrasilTV) e Mal de Família (Série teatral para o Cacilda Becker 2020) e roteirista do longa-metragem Os Bravos Nunca se Calam (Comédia, Festival de Brasília 2019). É professor de roteiro do curso Showrunner da AIC e da PUC. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP; o Laboratório de Escritores da Casa das Rosas; estudou direção com Pablo Stoll; roteiro com Willian Rabkin; fez dois anos de curso de improvisação no Espaço da Comédia (SP).

É jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMS, desenvolve pesquisa na área de games, cinema e representação. É integrante do grupo de estudos Mídia, Cultura e Representação Social da UFMS, membro da organização e professora no curso de extensão Movimento Cinematográfico - MOVCINE da UFMS. Também foi bolsista do CNPq com a pesquisa "A Transgressão Feminina em Gabriela, de Jorge Amado: do Contar ao Mostrar". Suas áreas de atuação em pesquisa são narrativas audiovisuais, linguagem de games, adaptação e representação. Isabela também participa do movimento cineclubista no projeto Cinecafé.

Formado em Cinema pela FAAP, professor de Roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC e membro da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Escreveu o longa-metragem “A Grande Vitória” (2014), adaptado do romance “Aprendiz de Samurai”. O filme teve lançamento nacional em salas de cinema e foi exibido nos canais Telecine e na Rede Globo. Premiado como Melhor Roteiro no 3º Festival Brasil de Cinema Internacional (2015). Também escreveu roteiros de longas-metragens para produtoras paulistanas em etapa de desenvolvimento e captação de recursos. Realizou o projeto da série de ficção “Selvagem Ardil da Raça”, premiada em edital de desenvolvimento do FSA/Ancine e integrou a equipe de roteiristas da série de comédia “Folclóricos Anônimos”, premiada no mesmo edital. Também ministra cursos livres de Cinema em unidades do SESC - SP.

Juliana Maffeis (Porto Alegre, 1987) é professora e escritora. Licenciada em Letras, especialista em Teoria e prática na formação do leitor (UERGS), mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). É autora de O discurso amoroso de Ana C. (Ed. Fi, 2014), Solitária companhia de teatro (Ed. Patuá, 2017) e Quantas festas (Ed. Urutau, 2021). Além de publicar poemas e contos em antologias e revistas literárias.

Profissional com Mestrado em Administração com ênfase em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (São Paulo, 2014). Especialização em Análise de Sistemas com ênfase em Arquitetura Cliente Servidor pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (2003), em Gestão de Projetos em Âmbitos Públicos pelo Centro de Desarrollo y Asistencia Técnica en Tecnología para la Organización Pública de Buenos Aires (2006). Formação em Gestão Avançada de Projetos pela Bentley University (Boston, 2013). Consultora em Projetos de Gestão da Informação e Conhecimento.

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Atualmente sou Professora Visitante na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Escola de Administração e Negócios - Esan, Campo Grande, MS, Brasil. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCE/UNESP, Tupã, SP, Brasil. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social da UNESP/Tupã. Doutora em Técnicas e Métodos Atuais em Informação e Documentação com Sobresaliente "Cum Laude" pela Universidade de Murcia (TIC, Alfabetização Informacional, e-Administração, qualidade y acessibilidade web); Grupo de Investigação: Tecnologias da Informação. Câmpus de Espinardo, Murcia, Espanha com experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação. Mestrado em Humanidades Digitais: Gestão de conteúdos Digitais e Gestão do Património cultural digital (Gestão do Conhecimento e Novas Tecnologias) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Graduação em Humanidades pela Universidade de Castilla-La Mancha, Câmpus de Albacete, Espanha. Tenho experiência na área de Ciência Informação e Ciências Humanas. Atuei na área da Ciência da Informação aplicada ao Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD) e Administração como pesquisadora pós-doutoral, focado principalmente nos seguintes temas: Acesso a Dados; Coleta, visualização e tratamento de dados; Big Data, Open Data, Open Government, Governo eletrônico, Administração eletrônica, informações Alfabetização; Bases de Dados; Banco de Dados, Transparência Pública, Accountability, Participação do Cidadão, Redes Sociais. Atuei no setor privado como consultora de novas Tecnologias da Informação e Comunicação, e na área de Documentação (Gestão Documental). Também atuei no sector público e académico universitario como pesquisador e equipe de P&D de apoio em inovação, gestão do conhecimento, gestão de conteúdos digitais e gestão das novas tecnologias. Em minhas últimas pesquisas atuou como pesquisador sobre serviços públicos electrônicos na administração pública em Espanha.

MBA em Business Management pela FIA (2010), Graduação em Ciência Matemática pela Universidade de São Paulo (2003), Docente no curso de extensão de Big Data Aplicada à Engenharia na Engenharia Elétrica n a Unicamp e docente nos cursos de Business Inteligence. Docente no curso de Gestão Estratégica da Informação na FIA - Fundação Instituto de Administração. Gerente Geral da StatSoft South America desde 2014. Membro-coordenador do Comitê de Analytics e Machine Learning na Associação Brasileira de Internet das Coisas e Presidente do Instituto Data Science.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, e 80 20 Marketeria Digital, que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para Buscadores) e Marketing Digital. Experiência no Ensino Superior, atua no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.

Bacharel em Gestão da Informação pela UFPR. Pós Graduada em Informática com ênfase em Tecnologia da Informação também pela UFPR. Produtora de conteúdo para ensino a distância. CEO da 4A Consultoria e Gestão de Documentos e Informações. Mais de 13 anos de experiência profissional na área de gestão da informação em diferentes segmentos de negócios. Atuando nas organizações em todo o ciclo de vida da informação, desde a seleção, padronização, sistematização, coleta de dados, e distribuição.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Biblioteconomia pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Metodologias para Gestão da Informação (UFPR). Participou como membro do Grupo de Pesquisa em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (UNESP). Participou como Investigador Visitante na Universidad de Salamanca (Espanha) pelo Programa de Movilidad Académica Internacional da Asociación Universitária Iberoamericana de Postgrado (AUIP). Possui experiência como professor em cursos de graduação e pós-graduação. Na área organizacional, atuou como Gestor de Informação por meio de consultoria especializada, e como Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Formada em Tecnologia em Processamento de Dados, com especialização em Informática na Educação e Certificação em Gestão de Serviços de TI - ITIL, com experiência na docência em cursos de tecnologia, educação em modalidades EaD e presencial, e também com atuação em gestão e governança de TI e palestrante motivacional; 22 anos de experiência na área de TI; 18 anos de experiência na área de Gestão de TI e Projetos.

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP (2011). Possui graduação em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981); Docente em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (de 2003 a 2013). Consultora com foco em projetos voltados à organização da informação em ambientes digitais e docente com experiência em cursos on-line e presenciais. Área de pesquisa e maior interesse: metadados, interfaces de busca, encontrabilidade da informação [findability] e serviços informacionais 2.0.Atualmente sócia-fundadora da Cooperativa de Consultores Egrégora Inteligência e docente em cursos livres e in-company; Profa da Pós graduação em Arquitetura da Informação na Unifai na disciplina de Curadoria Digital.

Mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento pela UNINOVE, especialização em Gestão Eletrônica de Documentos (GED) pela UNISUAM (2018) e bacharelado em Biblioteconomia com ênfase em Gestão da Informação em Organizações pela UNIRIO (2016). Analista Técnico Sênior na área da engenharia. Experiência em rotinas de gestão de informação e conhecimento e base de dados; Expertise em implantação e análise de ferramentas de GED e ECM (Enterprise Content Management).

Graduado em Ciências Biológicas pela UFMS; Bacharel em Direito pela ANHANGUERA; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN; Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO; Especialista em Planejamento Estratégico pela ADESG e UCDB; Especialista em Administração com ênfase em Criminalística pela FGV; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UNESP; Mestre em Administração pela FGV; Doutorando em Ensino de Ciências Naturais pela UFMS. É Perito Oficial/Perito Criminal do Instituto de Criminalística de Campo Grande/MS há 20 anos. Tem experiência em exames de identificação humana pelo DNA e em locais de crime. Ex-Diretor do Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Campo Grande, na cadeira nº 31 – Prof. Múcio Teixeira Junior. Professor universitário e pesquisador.

Pós graduado em Administração Hospitalar; Gestão e Auditoria em Saúde Pública; Perícias Criminais e Ciências Forenses; Toxicologia Clínica e Forense. Pós graduando em Gestão em Segurança Pública pela UFMS; Ex-professor da Universidade Católica Dom Bosco.

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Fonoaudiologia também pela UFSM. É Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC), lotada no Instituto de Criminalística de Florianópolis, onde atua em Local de Crime e, principalmente, com Perícias em Registros de Áudio e Imagem. Possui experiência em diversas modalidades de exames periciais, como Comparação Facial, Comparação de Locutores, Fotogrametria e Comparação de Padrões. É professora da Academia de Perícia do IGP-SC e de cursos de Pós-Graduação na área.

Analista forense digital - especialista em Perícia Forense Digital e Controles Internos e Compliance pela Daryus. Certificado Cellebritte - CCPA e CASA; certificado em Extrações Avançadas em dispositivos móveis. Policial militar há 20 anos, destes, 16 anos atuando nas mais diversas áreas do GAECO/MPMS.

Perito Oficial Forense/Perito Criminal. Graduado em Química Tecnológica pela UFMS. Mestre em Química Orgânica pela UFMS. Atua na área de Química e Toxicologia Forense.

Perito Oficial Forense/Perito Criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul. Ex-Coordenador-Geral de Perícias do estado de Mato Grosso do Sul. Graduado em Farmácia pela UFMS. Especialista em Genética Forense.

Perito Oficial Forense/Perito Criminal da Coordenadoria Geral de Perícias/MS. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFMS. Especialista em Análises Clínicas pela Academia de Ciência e Tecnologia. Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMS. Tem experiência em Balística Forense, atuando nos seguintes temas: identificação de armas de fogo e balística forense aplicada.

Bacharel em Direito e graduando em Psicologia. Especialização em Gestalt Terapia, com ênfase em neuroses, psicoses e sofrimento humano.

Perita papiloscopista Desde 2002, graduada em direito, pós-graduação em Direito penal e processo penal, pós-graduada em Gestão em Segurança Pública, Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS, doutoranda em Direito na Universidade de Buenos Aires, docente do curso de direito UNAES 2015, FACSUL 2013, UFMS CPAN 2018.

Químico formado pela UEL em 2002; Atua desde 2002 na Embrapa, nas seguintes áreas: Tecnologia de alimentos, Imunologia, Biotecnologia, Cromatografia.

Perito Civil grafotécnico, Perito Forense do Núcleo de Balística Forense, ex-Diretor Gera do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Belém-PA, ex-Secretário Adjunto de Segurança Pública, Belém-PA. Bacharel em Ciências Agronômicas. Mestre em Gestão Pública. Especialista em Administração Pública. Especialista em Manejo Florestal. Especialista em Educação Ambiental.

Perita Criminal Federal, especialista em Cyber Crimes.

Bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduado em Direito Criminal pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é Perito Criminal Forense Oficial da Coordenadoria-Geral de Perícias/MS e professor da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS.

Perito Criminal pela Acadepol/MS; Engenheiro Civil pela UFSC; Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFMS; Bacharel em Direito pela UFMS; Autor do livro "Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta"; Quase 30 anos de experiência no atendimento de locais de morte violenta; Atualmente consultor técnico da PFA Perícias e Consultorias.

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1999), exercendo a profissão de advogada desde então. Possui pós-graduação em nível de especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural - IDC (2007). Em 2010, realizou o curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior, da Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Em 2014 obteve grau de Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Desde o ano de 2018 é docente da Faculdade NOVOESTE. Realizou diversos cursos de atualização. Possui experiência na publicação de livros, artigos, docência e advocacia.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), Graduação em Ciências Contábeis também pela UCDB (2017), MBA Gestão Empresarial pela FGV (2008) e Mestrado em Administração pela UFMS (2017).Atualmente atua como docente na graduação da Faculdade Novoeste, Faculdade Insted, além de prestar consultoria na área de finanças.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1988). Professor adjunto da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal Foi coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Tecnologia em Redes de Computadores, Engenharia da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIDERP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, banco de dados, engenharia de software, otimização e UML e atua na área de matemática.

SDG Bonn Fellow no Center for Development Research (ZEF) da Universidade de Bonn, Alemanha. Pós-Doutorado no Centro de Regulação e Democracia do Insper. Doutor em Administração pela FEA/USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo) na área de concentração de Economia das Organizações, com período no exterior na Università degli Studi di Perugia (UNIPG), Itália. Participou do PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, tendo a CAPES como instituição de fomento. Mestre em Administração pela FEA/USP na área de concentração de Economia das Organizações. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Possui graduação em Administração pela Fucmt, atual Universidade Católica Dom Bosco (1985) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Pós-graduado em Gestão Pública pela UFMS, Metodologia e Gestão em Educação a Distância, Gestão em Marketing e Consultoria Empresarial pela FIA. Professor nos cursos de Pós-graduação e graduação em Administração nas modalidades presencial e a distância (Ead) da Faculdade Novoeste em Campo Grande - MS. Experiência profissional no mercado de trabalho em empresa pública e iniciativa privada de grande porte na área de telecomunicações, atuando nas áreas de Planejamento, Logística, Consultoria aos parceiros de negócios, gestão e atendimento de metas com órgão regulador (Anatel) e representante no estado de MS como Agente de Ética.

Coordenadora e professora no curso de Administração da faculdade NOVOESTE e professora no INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF/FUNLEC, no curso de Administração. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, graduada em Administração pela UNAES Centro Universitário. Experiência docência nas áreas de: Planejamento e Gestão Estratégica, Responsabilidade Socioambiental e Empresarial, Introdução à Administração, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Administração Estratégica e Competitividade, Ética e Cidadania, Empreendedorismo, Gestão de Liderança, Gestão Ambiental, Processo Decisório e Negociação de Conflitos, Consultoria Organizacional.

Licenciado em Filosofia (UCDB - 2005) e bacharel em Teologia (UNISAL - 2011). Pós-graduado (lato sensu) em Counseling/Aconselhamento (IATES - 2010) e em Gestão Escolar (UCDB - 2014). Mestre em Psicologia (UCDB - 2018). Experiência na Educação Básica (direção escolar e docência). Atualmente, professor na Escola Estadual Severino de Queiroz, no Colégio Bionatus e na Faculdade Novoeste.

Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP-2002), especializações em Língua Inglesa (UNAES - 2007), Planejamento em Tutoria em EAD (UFMS 2008) e Tecnologias em Educação (PUC-RJ- 2010). Doutoranda em Educação (UCDB-2018), Mestre em Educação (UCDB-2013) , período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology de Janeiro a Abril /2013. Desde 2011, membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED/UCDB. Membro do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso Do sul-Grupo de Trabalho Educação Superior e do Grupo de Trabalho de Tecnologias e Educação a Distância. Integrante da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação/CMMA/PME/2015-2024 da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS .Professora concursada da Rede Municipal de Ensino, atuando como assessora pedagógica na Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS/SUPED/SEMED, docente na educação superior em cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Tem experiência na área da Formação e Práticas Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Interação Social, Práticas Comunicativas , Tecnologia Educacional, Educação a Distância (EAD),Processo de Ensino e Aprendizagem na EAD e Políticas Públicas para/na EAD..Experiência Docente na Educação Presencial e a Distância (Tutoria, Professora Conteudista, Webconferências e Orientação de TCC) com os ambientes virtuais de aprendizagem MOODLE e e-Proinfo. Pesquisadora dos Temas: Formação e Práticas Docentes na Educação Básica e Superior,Narrativas Digitais, Práticas Comunicativas, Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Redes Sociais, Processo de Ensino e Aprendizagem na EaD e Políticas Públicas para/na EaD.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - UFMS; Atua no Atendimento Pré Hospitalar com Resgate Rodoviário da CCR/MSVias BR163 desde 2018; Médico intervencionista do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul - Unidade de Resgate e Suporte Avançado - URSA 01.

Curso de Graduação em Medicina - Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina UNIFESP/EPM; ; Residência Médica em Cirurgia Geral - Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina UNIFESP/EPM; Título de Especialista em Cirurgia Geral com Área de Atuação em Medicina Aeroespacial - Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial - Associação Médica Brasileira; Pós-Graduação latu sensu em Transporte Aeromédico - 426º Training Squadron Trenton - Royal Canadian Air Force; Especialização em Medicina Aeroespacial e Transporte Aeromédico - Fuerza Aerea Chilena; Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR) - Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica; Especialização em Medicina Aeroespacial - CEMAE, Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP) - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR); e Pós-Graduação latu sensu MBA Executivo de Gestão Executiva em Saúde - Faculdade NOVOESTE. Chefe da Seção Aeromédica do Primeiro Grupo de Defesa Aérea; Chefe da Seção Aeromédica do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação; Assessor da Gerência Técnica do Projeto KC-390, em assuntos referentes ao transporte tático de pacientes; Coordenador Médico DIRSA na Operação Regresso - China/Brasil - COVID-19; Regulação Nacional e Internacional SDSOP/DIRSA das EVAM UTI - Família Militar - COVID-19; e Chefe da Seção de Saúde Operacional do Grupo de Saúde, Base Aérea de Campo Grande.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2001), especialização em Medicina Aeroespacial pela Força Aérea Brasileira (2007), e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e médico de aviação na Base Aérea de Campo Grande.

Enfermeira pela UFMS, Estomaterapeuta pela UERJ e Mestre em Enfermagem pela UFMS. Enfermeira Estomaterapeuta do HUMAP-EBSERH.

Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Faculdade Unyleya; Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade Israelita de Ciência da Saúde Albert Einstein; Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário de Itajubá; Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e TiSobest; Pesquisadora na área de Enfermagem, com ênfase nos temas: Adaptação e validação de instrumentos de medida; Feridas de distintas etiologias, estomias e incontinência; Tem experiência na área de Estomaterapia (Estomias, Feridas e Incontinências); Sócia e Proprietária da Clínica Dermoclinic.

Estomaterapeuta, TISOBEST, Mestre em Tecnologias em Saúde pela PUCPR, Doutoranda Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade de Brasília (UNB).

Foi coordenador de Gerenciamento de Arquivos e Informações na BP Brasil de 2011 a 2020. É professor colaborador do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2017 e foi professor na graduação em Arquivologia na mesma instituição (2017-2019). Atualmente é professor substituto do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Amazonas. Ministrou em 2022 a disciplina Gestão da Informação no MBA em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias da Faculdade NOVOESTE. Ministrou a disciplina Banco de Dados Aplicados ao GED/ECM no Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM entre 2020 e 2021. Realizou seu Doutoramento em Ciência da Informação pelo convênio UFRJ-IBICT (2016) sobre o marco regulatório da indústria de óleo e gás no Brasil e possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem 16 anos de experiência no setor de óleo e gás com projetos de implementação de plataformas para Gestão de Conteúdo e Gestão da Qualidade, inclusive experiência internacional. Tem experiência em Gestão do Conhecimento e Resposta à Emergência e Gestão de Crise na Indústria de Óleo e Gás. Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Desenvolveu atividades como professor assistente da Universidade Federal Fluminense (2011-2013). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. É membro da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas desde julho de 2014. É membro da Asociación Latinoamericana de Archivos do qual é membro do grupo de trabalho Gestión y Preservación de Documentos Electrónicos desde 2021.

Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Estratégico em Varejo e Comportamento do Consumidor e em Psicologia da Comunicação, especialista em planejamento, gestão empresarial e relacionamento com o cliente.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989) e Mestrado Em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Aposentou-se como professora titular da Universidade Uniderp nos Cursos de Matemática e Engenharia Civil presenciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Atuou, principalmente, nos seguintes temas: ensino, formação de professores, cálculo diferencial e integral, geometrias plana e espacial, matemática financeira e matemática fundamental aplicada a diferentes áreas do conhecimento (administração, ciências contábeis, marketing, logística, recursos humanos). Inclui também: estatística e pesquisa operacional. Atuou por dez anos em EaD na Universidade-Uniderp (2005-2014). É professora concursada em matemática na Rede Estadual de Ensino Médio de Mato Grosso do Sul. Ocupa a função de diretora escolar desde 02/07/2021.

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela mesma Universidade, cursou mestrado tipo Sanduíche na Universidade of Manitoba, Canadá de Janeiro a Abril /2013. Especialização em Psicopedagogia (UCDB) Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFC/MEC), Graduada em Pedagogia Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Docência na Infância GEPDI (UCDB)-cadastro no CNPq. Professora da Universidade Católica Dom Bosco desde 2012 como professora conteudista, orientadora e atuou como conteudista e coordenadora dos cursos de pós graduação a distância de Psicopedagogia, Educação Infantil, Educação Especial, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e com ênfase na Deficiência Física da Universidade Católica Dom Bosco em convênio com o Portal Educação (eu na pós). Coordenadora dos cursos de especialização presencial de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Participativa em Educação presencial, Saúde Mental na escola em uma perspectiva Inclusiva (UCDB). Professora de graduação dos cursos de licenciatura e Pedagogia da mesma Universidade. Técnica de Educação pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS), desde 1992. Em 2013 foi coordenadora pedagógica do PROJOVEM Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego) pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).Membro da Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e do Caribe (ACELAC), desde 2018. Membro do Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil do MS- FORUMEIMS, desde 2019.Representante da Universidade Católica Dom Bosco no Fórum Estadual de Educação Especial, desde 2019. Áreas de atuação Educação Infantil, Educação Especial, Educação de Superior.

Formado em Teologia Hiistória e Filosofia com formação em andamento em Sociologia e Especialização em Didática do Ensino Superior e Ensino de Filosofia, Sociologia e Religião é professor universitário com atuação nas áreas de Estudos de Linguagens e Exegese, Filosofia da Religião e Filosofia Antiga, Antropologia, Sociologia e História. Atua em projetos de extensão para estudo instrumental de Grego Koinê e Hebraico Antigo. Participa do Grupo de Pesquisa Livre em Literatura, Arte e Religião. A atuação atual é como Professor Universitário e Professor da Educação Básica (Ensino Médio).

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.

Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing, mestrando em comunicação e em educação profissional e tecnológica. Professor do curso de Administração e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste. Consultor e instrutor credenciado do Sebrae MS e do Senac MS. Sócio-proprietário da empresa JA Consultores Associados. Palestrante nas áreas de educação, marketing, comunicação e empreendedorismo. Desenvolveu projetos de educação a distância com o Portal Educação, UCDB Virtual, Centro Universitário UNIS de Varginha (MG), UNAERP de Ribeirão Preto (SP), na criação de cursos de pós-graduação a distância. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste, onde criou metodologias de engajamento de estudantes para ensino a distância, metodologias de aulas empoderadoras e capacitação docente para novas metodologias de ensino. Presta consultoria com foco em desenvolvimento de metodologias de ensino, programa de treinamento on-line em comunicação e desenvolvimento humano, planejamento e consultoria de curso on-line, mentoria na produção de lives em redes sociais. Palestrante em temas de comunicação, marketing, metodologias de ensino a distância.

Possui Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (1992) e graduação em Filosofia pela PUC-MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor da UCDB e CSDB, além de sócio da Empresa Bennett e Lima - Consultoria, Auditoria e Contabilidade (1995).

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2012), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, na linha de Psicologia e Processos Educativos (2015) e Especialização em Neuropsicologia pela Unjversidade Cândido Mendes - UCAM (2019). Foi professor-formador do Programa Ensino, Escola e Cidade - Políticas Públicas Educacionais pela UFMS entre os anos de 2014 e 2015. Coordenou os cursos e oficinas de qualificação, geração de renda e inclusão produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande - MS, entre 2015 e 2016. Esteve a frente do Núcleo de Pesquisa Educacional do CEAME/TEA, centro pertencente a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial em 2017. Atualmente é Assessor Técnico da Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande/MS e é professor colaborador em cursos de especialização nas áreas de Psicologia e Educação. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Teoria Socio-Histórica, atuando principalmente nas temáticas de Identidade, Processos Educativos, Políticas Públicas, Relações de Gênero, Diversidade, Violência e demais temáticas referentes às populações em situação de vulnerabilidade e excluídas.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2020), mestre em Ciência da Informação (2009) e graduada em Biblioteconomia (2006) pela Universidade de Brasília - UnB e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação pelo Uniceub (2022). Atua de forma independente como arquiteta da informação e como analista de informação e documentação legislativa na Câmara dos Deputados. Áreas de pesquisa e interesse: Arquitetura da informação, metadados, banco de dados, organização e recuperação da informação, representação da informação, web semântica, sistemas de organização do conhecimento, visualização da informação.

Especialista em Medicina de Emergência pela Santa Casa de Campo Grande - MS; Especialista em MBA - Gestão Pública em Saúde e MBA Executivo em Gestão de Qualidade em Saúde e Acreditação Hospitalar pela Faculdade Iguaçu, Paraná (2022); Mestrando pela Universidade Anhanguera - UNIDERP; Plantonista emergencista de Sala Vermelha e UTI do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul (HRMS) e Santa Casa de Canpo Grande - MS; Plantonista Emergencista do SAMU de Canpo Grande - MS.

Pós-graduação: Especialização em Projetos Sociais (Universidade São Luís); Graduada em Psicologia (Uniderp/ 2004); Formação em Yoga (Curso Caminhos de Yoga/ 2020); Instrutora de Yoga Hormonal/ 2021; Formação em Mandalas da Geometria Sagrada e Mandala Pessoal/ 2019; Terapeuta: em Reiki, Barras de Acess, EPASI, Psicodrama Interno Trasgeracional.

Pós-graduação: Mestrado em Administração (UFRGS/RS – 1997/2000); Pós-graduação: Especialista em Inovação Tecnológica (UFSC/SC – 1985); Pós-graduação: Especialista em Elaboração e Análise de Projetos (SAREM/ SEPLAN – PR); Pós-Graduação: Especialista em Constelações Familiares (UNYLEYA/ 2021); Graduada em Ciências Econômicas (FUCMT/ 1972); Formação em Yoga. pelo The International Sivananda Yoga Vedanda Centre (2005); Formadora de Professores de Yoga, com a formulação do projeto intitulado: “Curso de Formação em Yoga Clássico” (2017); Idealizadora e coordenadora do Curso Caminhos do Yoga (2019); Psicoterapeuta com formação em Técnicas e Terapias Ayurvedicas desde 2006 pelo: Sudha Dharma Mandalam, Centro Integrative Yoga Therapy, Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala, Instituto Yoga Vidya. Atualmente cursa Especialização Lato Senso em Ayurveda, Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala; Terapeuta em Homeostase Quântica Informacional, Bioalinhamento, Barras de Acsses, Psicodrama Interno Transgeracional e Constelações Familiares.

Pós-graduação: Mestrado em Biologia Molecular (Universidade do Estado da Bahia); Graduada em Medicina Veterinária; Formação em Hatha Yoga com o professor Tales Nunes; Formação em Hatha Vinyasa com Camila Reitz; Anatomia Vivencial do Yoga com Germana Lucena; Estudo de Vedanta com Jonas Masetti.

Pós-graduação: Especialização em Técnicas Fisioterápicas (Anhanguera Uniderp/ 2002); Graduação em Fisioterapia (Universidade Católica Dom Bosco/ 1998); Formação em Yoga Clássico (Amrita Marise Santos/ 2017); Instrutora de Pilates (Instituto Sandra Ribeiro/2020); Cursos: Cura pelo Movimento, introdução da fáscia ao yoga com Carol Langowski., Anatomia para o Movimento com Fabiano Lobo. Introdução a Anatomia Vivencial com Germana Lucena. Curso Guia Prático do Treinamento Fascial com Ana Outsubo, Aprimoramento em Pilates Smart.

Pós-graduação: Mestrado em Saúde Coletiva (UFMS); Graduada em Farmácia Bioquímica; Formação em Yoga com Histórias, com o João Soares e a Rosa Muniz; Formação para professores de Yoga com Tales Nunes; Formação em Yoga Restaurativa com Miila Dezert; Formação em Hatha Vinyasa com Camila Reitz; Anatomia para o Yoga com Germana Lucena; Yin Yoga com Marina Boni.

Pós-graduação: Especialista em Comportamento Organizacional e Recursos Humanos (UNIDERP/ 2003); Pós-graduação: Especialista em Gestão em Saúde (UFMS/ 2014); Graduada em Comunicação Social (Fundação Alvares Penteado/ 1983); Graduada em Psicologia (Universidade Católica Dom Bosco/ 2000; Membro da Self-Realization Fellowship – Kriya Yoga (Paramahansa Yogananda) – desde 2003; Formação na metodologia da Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP (escola de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, dirigida pelas Psicoterapeutas Transpessoais Aidda Pustilnik e Theda Basso); Formação em Constelações Familiares Sistêmicas pelo Hellinger Institute Landshut (Lorenz Wiest); Formação em Constelação Familiar – metodologia “Sistêmica do Coração”, desenvolvida pela terapeuta Graciela Rozenthal.

É mestre e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas, faz traduções e leituras críticas. Trabalha com pesquisas relacionadas a escrita de ficções especulativas e a pedagogia da escrita criativa. É professora convidada nas especialização em Escrita Criativa da PUCRS, editora da Revista Travessa em Três Tempos e tem contos publicados nas antologias Tudo soma zero (Bestiário, 2020) e Suprassuma 1 (Suma, 2021), entre outros, além de ensaios teóricos e artigos científicos.

Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possuo 5 anos de experiência na área de Consultoria e Assessoria Ambiental. Permaneço constantemente motivada em promover o desenvolvimento de empresas, instituições e pessoas por meio de práticas sustentáveis e de adquirir o senso de pertencimento com a natureza.

Engenheira ambiental (2008) pela UFMS, com especialidade técnica em avaliação, diagnóstico, monitoramento e recuperação de depósitos de resíduos (lixões, aterros controlados e aterros sanitários). Mestre em Tecnologias Ambientais com ênfase em Recursos Hídricos (2010) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Ciências com ênfase em Engenharia Hidráulica e Saneamento (2014) pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) - Universidade de São Paulo (USP) . Teve projeto de pesquisa aprovado na Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Fachhochschule Köln), Alemanha. Coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-MS. Membro do Conselho Consultivo CTRS ABES. Membro do Comitê do Programa Mulher do CREA MS. Embaixadora MS do Instituto Lixo Zero Brasil. Integrante do Coletivo da Semana Lixo Zero Campo Grande. Integrante do Fórum Municipal Lixo e Cidadania. Contemplada com Prêmio Ecologia e Ambientalismo através da outorga da Medalha Legislativa "Francisco Anselmo de Barros". Homenageada pelo CREA MS por atuação destacada e pelos importantes serviços prestados à Engenharia Ambiental sul-mato-grossense. Professora Doutora do curso da Universidade ANHANGUERA-UNIDERP. Professora de pós-graduação da Faculdade Novoeste, Faculdade Resultados, Faculdade Instead. CEO da empresa HABITO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquisadora Senior da UEMS no Projeto Disposição Legal de Resíduos Sólidos. Consultora Senior na Empresa Nova Eng Ambiental. Mãe do Caio de 9 anos e do Joaquim de 7 anos.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2006), mestrado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e doutorado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, Recuperação de ecossistemas naturais e recuperação ambiental. Atua em pesquisas de tratamentos biológicos de águas residuais urbanas e agroindustriais, saneamento ecológico e aproveitamento energético, produção sustentável e manejo de recursos naturais.

Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos e Graduado em Engenharia Ambiental pela UFMS - Campo Grande, cuja carreira tem sido desenvolvida como engenheiro e consultor ambiental na solução de demandas de empreendimentos agroindustriais, rurais e públicos, e na prospecção e abertura de cliente, por mais de 14 anos; bem como, docente em Ensino Superior por mais de 8 anos. Possui facilidade com relações pessoais, transferência de conhecimentos e coordenação de equipe.

Formada em engenharia química UERJ 2001; Engenharia Ambiental Estacio 2017; Mestrado em química orgânica - IME 2004; Doutora em área contaminada USP 2014; Especialista em contaminação de áreas contaminadas por hidrocarboneto de petróleo; Autora de propriedade intelectual em biorremediação; Diretora da Eckoslife desde 2014.

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2014), mestrado (2018) e doutorado (2022) em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Possui experiência nas áreas de tratamento de águas de abastecimento, tratamento biológico de efluentes domésticos e agroindustriais, métodos de quantificação de microcontaminantes em amostras ambientais, microbiologia aplicada ao saneamento e técnicas de biologia molecular. Atualmente, atua como pesquisadora e bolsista de pós-doutorado na UFOP, nos projetos de avaliação do impacto de lançamento de efluentes não-domésticos em sistemas de tratamento de esgoto e ocorrência de bactérias patogênicas emergentes e de elementos de resistência a antibióticos em águas do Município de Ouro Preto – MG.

Graduado em Ciências Biológicas e da Saúde, mestre e doutor em farmacologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (USP), pós-doutorado em “Efeito paradoxal em modelo de morte encefálica e traumas associados no comportamento humano”, pela Faculdade de Medicina da USP; pesquisador na área de psicofármacos (USP e Unifesp), professor de psicofarmacologia, bioquímica e neurofisiologia em cursos da área da saúde em diversas instituições de ensino superior na cidade de São Paulo por mais de vinte anos; professor de Neurociências, Psicopatologia e Psicofármacos e concluinte do Curso de Psicanálise pela escola Thera Saúde e Ensino Terapêutico.

Tecnólogo em Gestão Ambiental, Saúde de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão de Pessoas, Psicanalista Clínico, Professor do módulo de Freud do Thera Saúde e Ensino Terapêutico e Apresentador do PodCast A vida e Freud!

Mestrado em Gestão Educativa pela Universidade Politécnica Salesiana do Equador. Pós-Graduação em Estética e História da Arte pela Faculdade Integrada Teresa D’avila. Psicanalista Clínica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Professora de História da Arte e Psicanálise e Arteterapia no Thera Saúde e Ensino Terapêutico.

Mestranda em Psicanálise pela Universidade Jhon Kennedy, pós graduação em psicologia positiva, especialização em psicanálise Jacques Lacan pela Ecole Freudinne, autora dos Livros Mulheres no Divã e Amor com Afetos - editora Uiclap, podcast A Vida é Freud. Professora do curso de psicanálise módulo Lacan do Thera Saúde e Ensino Terapêutico.

Psicanalista clínica; Pós graduada em Psicanálise Winnicottiana; Pós graduada em Psicodrama Organizacional; Consultora em desenvolvimento humano, com 25 anos de experiência em treinamentos corporativos, nas áreas de comportamento, relações interpessoais e saúde emocional; Docente do curso de Psicanálise Integrativa do Thera Saúde e Ensino Terapêutico módulo Donald Winnicott; Formada em treinamento artístico, jogos cooperativos e técnicas de condução de grupos; Multiplicadora de CNV - Comunicação não violenta.

Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1997). Especialização e Gestão estratégica de Pessoas para Negócios pela Universidade Ítalo~Brasileira e em Psicoterapia Breve Psicodinâmica de Adultos e título de perito valiador do para liberação para condução de veículos automotores. Professor da Universidade Ibirapuera e professor do Centro Universitário Senador Flaquer em Santo André (grupo KROTON Educacional). Profissional com mais de 25 anos de atuação em Recursos Humanos como Consultor de Desenvolvimento Organizacional, dialogando com instancias hierárquicas de grande poder de tomada de decisão estratégica. Professor de Psicanálise - Módulo de Melanie Klein do Thera Saúde e Ensino Terapêutico.

Médico, Neurologista, Psiquiatra e Psicoimunologista; 35 anos na prática clínica e especialista em Canabidiol a mais de 27 anos; já tratou mais de 10 mil pacientes.

Médico, formado pela Escola Paulista de Medicina, Mestrado em Comportamento do Consumidor pela ESPM. Autor do Livro Coaching Diretivo, 27 anos de experiência na Indústria Farmacêutica nas áreas de Treinamento, Vendas e Marketing, 10 anos de Experiência como CEO no Mercado Farmacêutico. Atual Diretor de Marketing no mercado de Cannabis Medicinal. Palestrante e Professor Universitário.

Farmacêutico-Bioquímico; Graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2022 se tornou Perito Judicial e fez o VIII Curso UNIFESP Cannabis Medicinal.

Farmacêutico; Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás com graduação-sanduíche na Université Paris-Sud. - Pós-graduação em andamento em Fitoterapia Clínica, Especialização em Tecnologia de Cosméticos pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele. - Mestrando pela Universidade de Brasília. - Diretor Técnico da Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal - AGAPE.

Farmacêutica-Bioquímica; Mestranda em Farmácia, na linha de Produtos Naturais, pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, com o Projeto de Pesquisa sobre componentes das raízes de Cannabis sativa L; Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá, UEM; Secretária da Associação Brasileira de Farmácias Vivas, ABFV; Membro do Comitê Científico da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal, CICMED. Coordenadora Geral, Supervisora Pedagógica e Professora do curso de extensão de Terapêutica Endocanabinoide da Universidade Federal de Goiás, UFG. Coordenadora Geral e Professora do curso de extensão Endocanabinologia da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fundadora do Instituto Dalla Cannabis Ensino & Pesquisa.

Engenheiro Agrônomo; Formado no IFGoiano – Campus Morrinhos; sócio da Biosolo, empresa no segmento Agrícola focada em pesquisa e experimentação Agrícola registrada no MAPA para desenvolvimento de R.E.T, trabalha como consultor em grandes culturas, e trabalha com foco no controle de pragas e doenças da agricultura com manejo microbiológicos, e atua como diretor agrônomo da Associação Curando Ivo.

Farmacêutico pela (Universidade São Francisco), Master em Branding (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, MBA em Marketing (USP ESALQ) Especialista em Gestão do Varejo (Universidade Anhembi Morumbi); Gestão de Marketing Digital: Estratégia, Prática e Performance (FIA); Marketing (UNIP) e Administração Hospitalar (UNOCHAPECÓ - INPG), Mestrando em Gestión Estratégica de Marketing Digital y Negocios por Internet (Escuela de Estudios de Posgrado, Facultad de Ciencias Económicas - Universidad de Buenos Aires - UBA).

Bióloga, graduada em Ciências Biológicas (UFMS-2014) e Mestre em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2016). Atua na consultoria ambiental, com 7 anos de experiência em participar e coordenar projetos de licenciamento envolvendo fauna e flora no estado do Mato Grosso do Sul. Participação em projetos de recuperação de áreas degradadas ou alteradas, levantamentos arbóreos, monitoramento de fauna e flora, plano de manejo, plano diretor de arborização urbana -PDAU, Acompanhamento de execução e monitoramento dos projetos paisagísticos REVIVA 14 de Julho e REVIVA Centro - Campo Grande/MS.

Formação em Geologia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – São Leopoldo / RS – 1986; Pós-Graduação Especialização (Lato Senso). Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados à Análise Ambiental – Universidade de Brasília – UNB – Brasília / DF – 1994; Mestrado (Stricto Senso). Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP – Campo Grande / MS 2000. Geólogo Concursado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA/MS – no período de 1992 a 2000: áreas de atuação: Licenciamento Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; Gerente Estadual do Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai – PCBAP; Coordenador da Gerência de Geoprocessamento.

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2007), mestre em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011) e pós-graduanda em Direito Ambiental e Urbanístico pelo Gran Centro Universitário. Carreira há mais de 15 anos na área ambiental, com experiências nos temas: auditoria, licenciamento, geotecnologia, inventário de gases de efeito estufa, ESG e outros. Atualmente, responsável técnica ambiental do SENAI MS, no Instituto Senai de Tecnologia Eficiência Operacional Hub Senai Empresa, que atua nos diversos temas ambientais para o segmento empresarial.

Veridianna Queiroz é Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com Formação em Clínica Analítico Comportamental pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Tem interesse em Terapias Contextuais, Estudos de gênero e sexualidade. Atualmente, realiza atendimentos como Psicóloga Clínica com ênfase para mulheres, e pessoas LGBTIAP+.

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em 2002 e em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, em 2018, fez período de graduação sanduíche na De Montfort University, em Leicester, Inglaterra, como bolsista CAPES do programa Ciência sem Fronteiras. É Médica de Família e Comunidade pelo Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde-RJ), com especialização em Preceptoria no âmbito da Medicina de Família e Comunidade pela UNASUS. Atuou como preceptora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Fiocruz/Sesau em Campo Grande-MS, de 2021 a 2023. Atualmente é professora efetiva do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Groso do Sul - UEMS (desde 2022) e atua em psiquiatria na Rede de Atenção Psicossocial de Campo Grande - MS. Tem experiência em ensino, Estratégia de Saúde da Família, gestão de equipes e saúde mental . Tem interesse na área de Saúde da Mulher, Saúde Coletiva, Educação Médica, Psicologia, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Sociologia, Literatura e Políticas Públicas. Tem experiência em ensino, Estratégia de Saúde da Família, gestão de equipes e saúde mental . Tem interesse na área de Saúde da Mulher, Saúde Coletiva, Educação Médica, Psicologia, Medicina de Família e Comunidade, Psiquiatria, Sociologia, Literatura e Políticas Públicas.

Priscila Espindola, mestra em Psicologia pela UFMS, psicoterapeuta analítico-funcional, psicoterapeuta sexual, professora de graduação na Anhembi Morumbi de São José dos Campos - SP e professora de pós graduação na UCDB-MS e na Rhema Educação.

Doutora em Políticas Públicas pela UFPR, mestre e graduada em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estágio Pós-doutoral em Políticas Públicas. Tem experiência na área acadêmica tanto presencial como a distância, como professora, orientadora, coordenadora e tutora. Além disso, atua como pesquisadora, revisora de periódico, e, como gestora administrativa, financeira e comercial de empresa. Áreas de experiência e pesquisa: estratégia de negócios, crescimento e desenvolvimento econômico, impactos sociais, micro e pequenas empresas, APLs, incubadoras, Sistemas de Inovação (SI), aglomeração de empresas (clusters), gestão financeira. Tem experiência em entrevistas e palestras na área de microeconomia, macroeconomia, conjuntura econômica nacional e internacional e políticas públicas.

Pesquisadora e advogada. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) onde foi pesquisadora CAPES e desenvolveu pesquisa no campo dos direitos humanos, direito e relações raciais e direito e gênero. Graduada em Direito pela Universidade Salvador (UNIFACS), onde foi pesquisadora bolsista FAPESB e desenvolveu pesquisa nas áreas de sociologia jurídica, criminologia crítica e direito do trabalho. Pesquisadora da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres-USP. Integrante do Programa Direito e Relações Raciais - (PDRR - UFBA), onde atuou como cocoordenadora da linha Criminologia e Relações Raciais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social (GEPPIS) da USP e do Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA) também da USP.

Doutora em Direito pela USP. Mestra em Direito pela UFMS. Especialista em Direitos Humanos pela UEMS. Professora em cursos de graduação e pós-graduação em Direito. Pesquisadora nas áreas de direitos humanos e criminologias críticas e/ou feministas.

Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda do Programa de Pos Graduação em Cognição e Comportamento da UFMG. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Especialista em Terapia Comportamental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (2013) e Especialista em Terapias Contextuais com ênfase em ACT e FAP pelo Instituto Continuum (2020). Psicóloga Clínica em consultório particular. Interesse nos seguintes temas: aprendizagem e alteração de estereótipos de gênero, psicologia clínica, psicoterapia adulto, relação terapêutica, desenvolvimento humano, comportamento simbólico e cognição social, saúde mental de mulheres e meninas, feminismo. Mãe, trabalhadora e pesquisadora.

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pesquisadora na Xaraés Consultoria e Projetos Sociais, atualmente coordena o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Piauí. Na Bahia, compôs a primeira equipe da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres atuando no planejamento, gestão e articulação institucional de políticas para mulheres. Elaboração e acompanhamento do Plano Pluri Anual 2012- 2015. Organização da III Conferência de Política Estadual para as Mulheres que mobilizou mais de 15 mil mulheres nas etapas municipal, territorial e estadual. Integrou a Escola Virtual As Pensadora como Articuladora Externa. Atuou como Assessora da Presidência da Organização não-governamental ECOA - Ecologia e Ação. É membra da Marcha Mundial das Mulheres há 18 anos.

Mestra em Sociologia, especialista em Gerência Social, Empreendedorismo e Negócios Sociais e Administradora de Empresas. Experiência internacional na elaboração, implementação e avaliação de projetos de impacto social positivos, focados em educação e desenvolvimento socioeconômico, facilitação de jornadas de inovação social. Docência nas modalidades presencial e à distância (EAD), pesquisa em assuntos de gênero, e estruturação de conteúdo para plataformas on-line.

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura da (UnB), Pós Doutoranda em Psicologia Social (UFS). Mestra em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (UFT). Especialista em Psicologia Social e Antropologia (FAMESP), Saúde Coletiva (UNIBF) e Saúde Indígena (UNIFG). Trabalhou como gestora do Programa de Saúde Mental Indígena por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena Tocantins - DSEI/TO de 2012 a 2017. Atuou na Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (SESAI/MS) como Consultora Técnica em Saúde Indígena de 2017 a 2020, tendo ficado por dois anos na Divisão de Programas e Projetos de Saúde Indígena e por um ano na Coordenação de Gestão da Atenção da Saúde Indígena, com maior atuação nas áreas de atenção psicossocial e promoção do bem viver indígena e análise de pesquisa em saúde indígena. Atuou ainda como Psicóloga em território indígena no Distrito Sanitário EspeciaI Indígena (DSEI) de Alagoas/Sergipe entre 2020-2021. Foi professora no curso de psicologia da UFS, Católica, Uninassau e Estácio de Sá, por um total de oito anos e foi conteudista e tutora da disciplina sobre raça e etnia em curso de pós-graduação (Unyleya) e na pós-graduação Direitos Humanos das Mulheres e Políticas Públicas da Faculdade da INSTED. Atualmente é Responsável Técnica do Programa de Atenção Psicossocial e Promoção do Bem viver Indígena da SESAI/MS em Brasília-DF. Pesquisa nas áreas de gênero, saúde mental indígena, etnopsicologia, mulheres indígenas e violência.

Doutoranda e mestra em Direito das Relações Sociais (PPGD-UFPR). Especialista em Direito das Famílias e Sucessões pela ABDConst. Servidora do TJPR.

Débora do Carmo Vicente, mestre em Direito pela UFRGS, Pós-graduada em Direito Civil, Processo Civil e Direito Público. Servidora do quadro efetivo do TRE-RS. Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS e Coordenadora da Comissão de Participação Feminina Institucional do TRE-RS. Participou de Programa Acadêmico na Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, em 2016, durante a 60a. Sessão da CSW (Commission on The Status of Women) - Comissão sobre a Condição Jurídica e Social da Mulher, considerado o maior e mais importante encontro jurídico e social sobre direito das mulheres no mundo. Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados ENFAM-CNJ. Membra da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP e do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral - IGADE.

Defensora Pública do Estado de Pernambuco, Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM-PE), Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-PE), Especialista em Direito Penal e Processual Penal.

Doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Groningen, com bolsa Print-CAPES. Mestra (2020) e graduada (2016) em Direito pela USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA), do Núcleo Direito, Discriminação e Diversidade (DDD), e do Projeto Incluir Direito, vinculados à USP. Pesquisadora do Grupo Constituição, Política e Instituições (CoPI) da USP (2017-atual). Foi aluna e é colaboradora da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP).

Doutorando em teoria e pesquisa do comportamento pela Universidade Federal do Pará, mestre em análise do comportamento pela Universidade Estadual de Londrina e bacharel em psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Psicoterapeuta contextual e pesquisador nas áreas de filosofia da psicologia, psicologia social e pensamento social latino-americano.

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Terapias Contextuais com ênfase em ACT e FAP. Tem interesse na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Analítico-Comportamental, Estudos de gênero, Stress de Minorias e atendimento à população LGBTQIA+. Professora da Especialização em Terapia Analítico Comportamental na Universidade Católica Dom Bosco. Psicóloga clínica em consultório particular.

Advogada e palestrante. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2012), especialista em Direito da Saúde (2019), atuante na área de direito antidiscriminatório com foco na garantia de direitos individuais e difusos da população LGBTI+ e direito da saúde. Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero na OAB Goiás (2021), Conselheira Seccional pela OAB Goiás (2022-2024) e Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Nacional (2023-2025). Foi a primeira mulher trans do país a presidir uma comissão da OAB a nível seccional, a primeira eleita para um Conselho Seccional da OAB e a primeira e a presidir uma comissão Nacional no sistema OAB. Conselheira do IDTECH (2022-2026), organização social que gerencia o HGG, hospital responsável pelo ambulatório trans em Goiânia, e o Hemocentro Goiás. Representante da OAB Nacional no Conselho Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Grupo de Trabalho para esclarecer as violações de direitos humanos contra pessoas LGBTQIA+ durante a história brasileira no Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Representante da OAB no Comitê de População em situação de rua do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Coordenadora da área jurídica da Aliança Nacional LGBTI+, Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. Representante dessas associações na Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos Humanos e Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBTI+ no Congresso Nacional e no Comitê Jurídico Fórum de Empresas LGBTI+.

Graduado em Comunicação Social e em Psicologia. Doutorando em Sexualidade Humana (Universidade do Porto). Mestre em Psicologia Social (UFMS), possui MBA em Psicologia Positiva (PUCRS), certificado em Ciência do Bem-Estar (YALE University) e em Quality Communication (Universidad Autònoma de Barcelona). Atua como docente universitário, psicólogo clínico, pesquisador e possui mais de 15 anos como consultor em comunicação e comportamento no setor corporativo.

Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Graduado em letras-Libras. Especialista em educação especial e políticas de inclusão. Atua em diferentes áreas com ampla experiência de tradução e interpretação como eventos, shows, teatros e na área educacional há 10 anos. Efetivo na universidade estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Possui graduação em Ciências Biológicas (2010) e Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (2011), Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Doutorado em Educação pela Universidade Católica dom Bosco (UCDB), pós doutorando no Programa de Doenças Infecto Parasitárias - UFMS. Membro da Comissão Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais. Membro do Fórum Estadual LGBT de Mato Grosso do Sul e do Fórum Estadual de ONG Aids de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Saúde, Diversidade Sexual, Identidade de Gênero, Prevenção Combinada - PREP/PEP. Consultor do Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste (IBISS/CO), membro da ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Orientador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família SESAU/FIOCRUZ.

Psicóloga, Pós-graduada em Psicanálise, em Psicologia Organizacional e MBA em Gestão da Qualidade, Mestranda em Psicologia pela UFMS. Ampla experiência com gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento e rodas de conversa – aplicando terapia comunitária integrativa. Habilitação em Licenciatura em Psicologia.

Professor e pesquisador com Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de Zulia/Venezuela, reconhecido pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC/Brasil. Fez estágio de Pós-doutoramento dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES/PNPD no Brasil no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Professor do Quadro permanente, credenciado na Línea de Pesquisa Educação, Cultura, Sociedade do PPGEdu, papel que se potência com o de pesquisador PDJ dos fenômenos da Internacionalização da pós-graduação latino-americana, Mobilidade acadêmica e Gestão editorial. Psquisador no Projeto Bioceânica Educativa (2023/2025), contratado pela Fundect/CNPq (PROFIX - JD - Programa de Fixação de Jovens Doutores no Brasil/MS - Chamada 29/2022). Editor de Textos, Gestor de Mídias Digitais e Editor Adjunto internacional da Revista InterMeio do PPGEdu (e-ISSN 2674-9947/Qualis A3/2022). Seus interesses acadêmicos, científicos e intelectuais principais na Academia são: 1) Internacionalização do Ensino Superior e mobilidade acadêmica; 2) Estudos, Discursos e Teoria da Ciência, Tecnologia e Sociedade; 3) Teoria dos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva comparada e 4) Discurso, Língua e Interação vinculados à Educação.

Graduada em Psicologia (2005), Mestra em Educação Especial (2008) e Doutora em Psicologia (2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Ciências Humanas. Trabalha com os temas: psicologia e educação e psicologia e relações étnico-raciais, mais especificamente, população negra. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFMS e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras.

Graduada em Psicologia. Especialista em Psicopedagogia e Psicologia Jurídica. Palestrante. É servidora pública no Sistema Prisional prisional, trabalhando com práticas de saúde mental através da arteterapia, ressocialização e desenvolvimento de políticas públicas para pessoas privadas de liberdade. Psicóloga Clínica, atuante na área da psicanálise.

Graduado em psicologia e relações internacionais. Especialista em acessibilidade, diversidade e inclusão. Palestrante, professor do curso de graduação em administração da Faculdade Novoeste e psicólogo clínico. Possui trabalhos e publicações relacionados a pautas raciais, Direitos e saúde LGBTQIA+, saúde da mulher e das pessoas idosas, com ampla experiência em gestão pública na área de Promoção de Cidadania para a População LGBTQIA+ e em Comissões Intersetoriais de Promoção de Equidade em Saúde e Enfrentamento às IST’s/AIDS.

Graduação em Direito (2010) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015), Pós-Graduação em Direito Homoafetivo e de Gênero pela Unisanta (2021). Coordenadora do Núcleo de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD no período 2018-2022. Participou como representante da UFGD na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Município de Dourados no período 2016-2022. Fundadora e secretária da Associação Diversidade em Ação - DIVAÇÃO, organização sem fins lucrativos para promoção e defesa de direitos LGBTI+. Vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/MS - Subseção Dourados/ Itaporã. Atualmente integra a equipe da Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Biomédica com Ênfase em Análises Clínicas e Estética (Unigran Capital); Especialista em Circulação Extracorpórea (Perfusão); Pós-graduanda em Acupuntura; Tricologia e Crime Scene Investigation; Atua na área estética com procedimentos injetáveis semi-invasivos como toxina botulínica, fios de PDO, preenchimentos, bioestimuladores, peelings, jato de plasma, outros e também equipamentos de alta performance para procedimentos estéticos; Professora no curso de biomedicina da Unigran Capital em Campo Grande/MS; Professora de pós-graduações em Campo Grande; Professora em Balneário Camboriú/SC.

Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisa na área de Direitos Humanos desde a graduação, especialmente nas temáticas da Educação e do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Atuou como advogada e lecionou Direito do Trabalho e Direito Constitucional em graduação e em pós-graduação. Atualmente é chefe da assessoria jurídica do 3º Ofício no Ministério Público do Trabalho.

Marçal Taques é roteirista, diretor e produtor cinematográfico; formado em Cinema e Vídeo pela Unespar-PR. Seu projeto mais recente foi como roteirista do longa-metragem "A Constelação", financiado com recursos do FSA, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024. Dentre seus principais trabalhos destacam-se o roteiro e direção da minissérie de ficção "Rarefeito", exibida na TV Cultura, e o roteiro da série de ficção "Contracapa", exibida nos canais AXN e Amazon Prime Vídeo. É sócio-produtor da Diadorim Filmes, produtora com sede em Curitiba desde 2012, que já produziu mais de 20 obras, incluindo séries, longas e curtas-metragens. Também possui experiência como copywriter na plataforma de idiomas Fluency Academy de 2020 a 2022.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (2011) e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é sócio - Linear Perícia & Consultoria Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Perícias Judiciais na área Cível. Dentre os principais campos de atuação, destacam-se a Perícia Contábil, Grafotécnica, Documentoscopia e Trabalhista.

Auditora e Consultora em Compliance e Proteção de Dados. Diretora Executiva da Privacy Consultoria Empresarial e atuação no ambiente corporativo desde 2010. Bacharela em Direito na Estácio. Licenciada em História pela UNIFRAN. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Estácio. Pós-Graduanda em Direito Empresarial, Direito Digital e Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD pela Legale. Aluna especial no Mestrado em Direito na disciplina Direitos Humanos Sociais dos Trabalhadores no Contexto Internacional e na Fronteira pela UFMS.

Graduado em Ciências Matemática pela UCDB. Mestrado em Matemática pela PUC-RJ. Professor da graduação e pós graduação desde 1998.

Advogado Criminalista; Bacharel em Direito (UCDB); Bacharel em Psicologia (Unigran); Licenciado em Filosofia (Claretiano); Especialista em Direito Penal e Processo Penal (Uniderp); Mestrando em Direito Processual Penal e Garantismo (Faculdade de Girona - Espanha).

Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2010) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP - FMRP); Possui graduação em Fisioterapia (2002), Mestrado (2006); Título de Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO); Atualmente é Docente Adjunta do Curso de Fisioterapia e Professora credenciada do Mestrado em Ciências do Movimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, participante da linha de pesquisa - Aspectos profiláticos e terapêuticos da atividade física em diferentes condições de saúde. Professora credenciada ao Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física (UFMS e CER APAE).

Cirurgiã plástica pelo Hospital Santa Marcelina em São Paulo; Pós graduação em cosmiatria em São Paulo; Realizou diversos cursos na área de cirurgia estética e tratamentos minimamente invasivos; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP; Internacional membership ASPS; Sócia da Clínica Synergie Corpo e Mente; Realiza atendimentos em cirurgias estéticas, reparadoras e cosmiatria.

Graduada em Fisioterapia - UCDB / MS; Pós Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional - UGF / RJ; Pós Graduanda em Estética Avançada e Injetáveis - Faculdade Inspirar/ MS; Foi tutora em EaD do Portal de Educação com cursos livres de fisioterapia e estética e visitadora médica de dermocosméticos; Ministrou cursos e treinamento de aparelhos de eletroterapia e tratamentos dermocosméticos facial e corporal); Atualmente consultório de fisioterapia Carol Albuquerque - Estética Avançada.

Fisioterapia UNIDERP (2005); Formação em PILATES pela Fisio Ciência (Estúdio, Solo e Bola); Pós-graduação Dermatofuncional Dom Cabral; Pós-graduacão em Estética pela Faculdade Integrada AVM; Residência em Harmonização Facial Instituto Vânia Perez; Formação Neurocoching de Saúde Integral; Proprietária da Clínica Mottini onde atua com pós-operatório de cirurgias plásticas.

Fisioterapeuta Dermatofuncional; Atua na área de Pós Operatório há mais de 15 anos; Professora em pós graduação e cursos de formação na área de Pós Operatório, eletroterapia e estética.

Mestre em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste pela UFMS; Pós graduação em Fisioterapia traumato-ortopédica pelas faculdades salesianas de Lins; Fisioterapeuta graduada em 2001 pelas Faculdades Salesianas de Lins; Formação em terapia de contensão induzida e conceito Bobath; Atuação em fisioterapia neurofuncional adulto e pediátrica Docente na Uniderp.

Doutora e Mestra em Biotecnologia; Pós graduada em Fisioterapia Dermatofuncional; Especialista em Fisioterapeuta Dermatofuncional; Docente dos cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia; Proprietária da Clinica Spazio Salute (@spaziosalute).

Médico Anestesiologista formado pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA); Especialização em Medicina Regenerativa. Centro de Ensino em Tomografia Ressonância e Ultrassonografia, CETRUS, São Paulo; Especialização em Dor pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. São Paulo; Titulado em Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira e Membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor; Sócio da Clínica Synergie Corpo e Mente; Sócio da Servan Anestesiologia; Sócio da Terça da Serra Campo Grande/MS.

Mestra em Promoção da Saúde/Unicesumar; Pós Graduada em e Estética facial e Corpora/Unicesumar; Graduada em Estética e Cosmética-2012/Unicesumar; Graduada em Direito- 2000/Unifenas; Docente em cursos de graduação e pós-graduação na área da estética; Atuação profissional na área da estética facial e corporal na Clínica Spazzio.

Doutora em Saúde e Tecnologia / UFMS; Mestre em Ciências da Saúde / UNB; Especialista Profissional Fisioterapia Dermatofuncional / Coffito; Pós Graduada em Fisioterapia dermatofuncional / IBRAPE; Pós Graduada em Acupuntura / IESP; Graduada em Fisioterapia 1999 / UCDB; Presidente ABRAFIDEF 2017/2018; Coordenadora Câmara Técnica Fisioterapia Dermatofuncional Crefito 13 / 2016 e 2019; Vice Presidente ABRAFIDEF 2019/2020; Atuação Profissional desde 1998 na área de fisioterapia dermatofuncional.

Me formei Técnico em Processamento de dados, depois fiz faculdade de Análise de Sistemas. Nos primeiros 10 anos de carreira passei por todos os cargos técnicos na área de tecnologia, e quando tudo estava estável em minha vida, decidi voar mais alto, deixei o trabalho e fui explorar novos horizontes. Morei por mais de 15 anos na Europa onde fiz meu MBA e tive carreira muito bem-sucedida, cheguei a ser executivo de uma grande multinacional. Este cargo me trouxe de volta ao Brasil, desta vez para liderar uma Business Unit para a América Latina.

Disciplina de Bem-estar animal e Tratamentos de efluentes.

Graduado em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) mestre e doutor em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013 e 2017). Tem experiência na área de Produção animal com ênfase em qualidade da água, toxicologia, fisiologia, patologia e histopatologia de organismos aquáticos.

Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP; Mestrado em Ciência e Tecnologia Animal pela UNESP e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Doutoranda em Ciências Biológicas (Zoologia) na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Botucatu, Mestra em Zootecnia pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID). Foi professora da Secretaria Estadual de Educação do Piauí- SEDUC-PI celetista formal pelo período de 2013 a 2014. Foi professora bolsista do PRONATEC. Atualmente a pesquisa está relacionada a reprodução e a criopreservação de sêmen de peixe, especialmente tilápia e pintado.

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí - UFVJM (2009-2015). Mestre em Zootecnia - Produção Animal, sublinha de pesquisa "Nutrição de Monogástricos - Aquicultura" pela UFVJM (2015-2017). Doutorado em Zootecnia - Produção Animal, sublinha de pesquisa "Sistema de Produção, Comportamento e Bem estar Animal - Aquicultura" pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2018-2022), com período sanduíche realizado no Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos no Institute of Agrifood Research and Technology - IRTA, na Espanha. Pós doutorado concluído na área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros junto à UFMG - CNPq (2022-2023). Pós doutorado em andamento na área de Produção Animal/Aquicultura junto à UEMS - CAPES (2023-202x). Atua na área de Produção e Nutrição Animal, com ênfase em animais não ruminantes. Possui experiência no âmbito da piscicultura, com os seguintes temas: alimentação e nutrição; fisiologia e metabolismo; reprodução e larvicultura; transporte; comportamento e bem-estar.

Formada em Zootecnia e Mestra em Zootecnia com ênfase em Melhoramento Genético pela UFVJM. Doutora em Genética e Melhoramento Animal pela UFMG. Atualmente é zootecnista na empresa FÊNIX SERVICOS VETERINÁRIOS atuando na atividade de alojamento e bem-estar dos peixes.

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018), Mestre em Ciência Animal – Produção e Reprodução de peixes, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021) e Doutorando em Ciência Animal – Sistemas de produção pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Licenciado em Física pela UFRJ (1976); Especialista em Matemática pela UFMS (1983); Especialista em Perícia Ambiental pela UFMS (2002); Sócio proprietário da Peritos Forenses Associados (PFA) (2023); Membro fundador em 1989 da Associação de Peritos Criminais Federais (APCF), Brasília, Distrito Federal e Diretor Regional da APCF em Mato Grosso do Sul.

CRP 14/08586-3, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista na abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental pelo IPOG; Pós-Graduanda em Avaliação Psicológica pelo IPOG; Responsável Técnica pelo Setor de Psicologia em Serviço de Nefrologia por 2 anos (Davita Campo Grande); Psicóloga Hospitalar atuando com ênfase em Cuidados Paliativos.

CRESS MS 4406; Graduação em Serviço Social – Universidade Anhanguera Uniderp; Pós Graduação em Educação e Direitos Humanos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pós Graduação em Residência Multiprofissional na Área da Saúde Intensiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – Universidade Anhanguera Uniderp; Responsável Técnica pelo Setor de Serviço Social em Serviço de Nefrologia.

CRN 3 35914; Graduação em Nutrição pela Universidade Anhanguera Uniderp; Pós Graduada em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial pela AVM Faculdade Integrada; Pós Graduada em Nutrição Clínica e Funcional pela INADES; Responsável Técnica pelo Setor de Nutrição em Nefrologia por 7 anos (SIN Nefrologia/ Davita Campo Grande).

Graduado em Enfermagem pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005). Especialista em Enfermagem em Nefrologia pelo CEEN/PUC - Goiás; Atuou com Responsável Técnico dos Serviços Médicos Integrados em Nefrologia - SIN Terapia Renal, período de 2005/2020 compreendendo atuação em hemodiálise e diálise peritoneal permeando os campos da assistência e gestão; Longa experiência em docência no ensino superior em diversos cursos da saúde de graduação e pós-graduação. Responsável pela instalação e estruturação de diversos serviços de diálise no Estado do Mato Grosso do Sul, bem como por consultorias para ajustes de processos e qualidade em serviços de terapia renal substitutiva em vários pontos do território nacional.

Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Ensino do Processo de Enfermagem, em Terapia Intensiva e em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem. Graduação em Enfermagem pela UNIFIL - Centro Universitário Filadélfia. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem Fundamental e Enfermagem na Saúde do Adulto. Experiência em docência na graduação e pós graduação em Enfermagem e gestão de graduação em Enfermagem.

Farmacêutico Industrial; MBA em Gestão Hospitalar; Pós-graduado em Engenharia Farmacêutica; RT pelo tratamento de água da Clínica de Doenças Renais (PRORENAL), Davita Campo Grande, Santa Casa de Campo Grande e Hospital Regional de MS; Consultor Técnico do Grupo D'OR; Responsável pelo tratamento de água para hemodiálise de importantes hospitais como Auxiliadora de Três Lagoas, UCM Dourados, HR de Coxim e Hemodiálise Bataguassu; Consultor nas Clínicas CTR Sinop e Pronefron Rondonópolis; Membro do CECIRAS/MS; Presidente SBRAFH/MS 21/24; Vice-presidente do CRF/MS 2020-2023.

Formada em Enfermagem pelo King College, Tennessee, EUA. diploma revalidado através da Fanor DeVry em Fortaleza, CE. Possui também MBA em Gestão Comercial cursado na Estácio FIC em Fortaleza, CE. Atuou nos Estados Unidos com enfermagem emergencial e administrativa. Ao retornar ao Brasil, atuou como enfermeira hemodinamicista. Em seguida, ingressou na área comercial em uma multinacional, onde pasou quase 10 anos, com desenvolvimento de mercado para tratamento de Parkinson (DBS), dor crônica e, por fim, incontinência urinária e fecal. Durante o trajeto profissional, ministrou diversos treinamentos e workshops nacionalmente e internacionalmente. No SUS, trabalhou com humanização e dando maior importância a questão da vacinação. Implantou cirurgias que aconteciam em redes particulares no SUS e fazendo projetos sociais e psiquiátricos.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp