Corpo Docente

Josué Rodrigues dos Anjos Júnior

Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Marketing, mestrando em comunicação e em educação profissional e tecnológica. Professor do curso de Administração e Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste. Consultor e instrutor credenciado do Sebrae MS e do Senac MS. Sócio-proprietário da empresa JA Consultores Associados. Palestrante nas áreas de educação, marketing, comunicação e empreendedorismo. Desenvolveu projetos de educação a distância com o Portal Educação, UCDB Virtual, Centro Universitário UNIS de Varginha (MG), UNAERP de Ribeirão Preto (SP), na criação de cursos de pós-graduação a distância. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Novoeste, onde criou metodologias de engajamento de estudantes para ensino a distância, metodologias de aulas empoderadoras e capacitação docente para novas metodologias de ensino. Presta consultoria com foco em desenvolvimento de metodologias de ensino, programa de treinamento on-line em comunicação e desenvolvimento humano, planejamento e consultoria de curso on-line, mentoria na produção de lives em redes sociais. Palestrante em temas de comunicação, marketing, metodologias de ensino a distância.

Maria Aparecida Canale Balduino

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Málaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara (México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada pelo INEP/MEC para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.

Adriana da Silva El Daher

É graduada em Relações Públicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Possui MBA em Gestão Estraté É graduada em Relações Públicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing, pela FGV. Atualmente é coordenadora do Departamento de Eventos e Cerimonial da Universidade Católica Dom Bosco. Foi docente dos cursos de Relações Públicas, Turismo e Gestão de Festas e Eventos da UCDB. Atualmente dá aulas no curso de Pós-Graduação intitulado "Gestão Integrada em Comunicação e MKT", da UCDB. Concluiu, em março de 2008, o Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, cujo tema da dissertação é" Qualidade de vida dos profissionais de Cerimonial do município de Campo Grande".Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Organização e Gestão de Eventos, Cerimonial e Protocolo e Etiqueta Corporativa. É docente nos cursos tecnológicos da UCDB Virtual, ministrando a disciplina "Gestão de Eventos".gica de Marketing, pela FGV. Atualmente é coordenadora do Departamento de Eventos e Cerimonial da Universidade Católica Dom Bosco. Foi docente dos cursos de Relações Públicas, Turismo e Gestão de Festas e Eventos da UCDB. Atualmente dá aulas no curso de Pós-Graduação intitulado "Gestão Integrada em Comunicação e MKT", da UCDB. Concluiu, em março de 2008, o Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, cujo tema da dissertação é" Qualidade de vida dos profissionais de Cerimonial do município de Campo Grande".Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, Organização e Gestão de Eventos, Cerimonial e Protocolo e Etiqueta Corporativa. É docente nos cursos tecnológicos da UCDB Virtual, ministrando a disciplina "Gestão de Eventos".

Fortunato Lopes Bennett

Possui Mestrado em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco (2004), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco (1992) e graduação em Filosofia pela PUC-MG, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor da UCDB e CSDB, além de sócio da Empresa Bennett e Lima - Consultoria, Auditoria e Contabilidade (1995).

Oclécio Alves Cabral Filho

Formado em Teologia História e Filosofia com formação em andamento em Sociologia e Especialização em Didática do Ensino Superior e Ensino de Filosofia, Sociologia e Religião é professor universitário com atuação nas áreas de Estudos de Linguagens e Exegese, Filosofia da Religião e Filosofia Antiga, Antropologia, Sociologia e História. Atua em projetos de extensão para estudo instrumental de Grego Koinê e Hebraico Antigo. Participa do Grupo de Pesquisa Livre em Literatura, Arte e Religião. A atuação atual é como Professor Universitário e Professor da Educação Básica (Ensino Médio).

Robson Batista Dias

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2012), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, na linha de Psicologia e Processos Educativos (2015) e Especialização em Neuropsicologia pela Unjversidade Cândido Mendes - UCAM (2019). Foi professor-formador do Programa Ensino, Escola e Cidade - Políticas Públicas Educacionais pela UFMS entre os anos de 2014 e 2015. Coordenou os cursos e oficinas de qualificação, geração de renda e inclusão produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande - MS, entre 2015 e 2016. Esteve a frente do Núcleo de Pesquisa Educacional do CEAME/TEA, centro pertencente a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial em 2017. Atualmente é Assessor Técnico da Superintendência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social em Campo Grande/MS e é professor colaborador em cursos de especialização nas áreas de Psicologia e Educação. Tem experiência na área de Psicologia, Educação e Teoria Socio-Histórica, atuando principalmente nas temáticas de Identidade, Processos Educativos, Políticas Públicas, Relações de Gênero, Diversidade, Violência e demais temáticas referentes às populações em situação de vulnerabilidade e excluídas.

Tânia Maria Filiú de Souza

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela mesma Universidade, cursou mestrado tipo Sanduíche na Universidade of Manitoba, Canadá dejjaneiro a Abril /2013. Especialização em Psicopedagogia (UCDB) Especialização em Atendimento Educacional Especializado (UFC/MEC), Graduada em Pedagogia Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMAT). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Docência na Infância GEPDI (UCDB)-cadastro no CNPq. Professora da Universidade Católica Dom Bosco desde 2012 como professora conteudista, orientadora e atuou como conteudista e coordenadora dos cursos de pós-graduação a distância de Psicopedagogia, Educação Infantil, Educação Especial, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual e com ênfase na Deficiência Física da Universidade Católica Dom Bosco em convênio com o Portal Educação (eu na pós). Coordenadora dos cursos de especialização presencial de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Participativa em Educação presencial, Saúde Mental na escola em uma perspectiva Inclusiva (UCDB). Professora de graduação dos cursos de licenciatura e Pedagogia da mesma Universidade. Técnica de Educação pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS), desde 1992. Em 2013 foi coordenadora pedagógica do PROJOVEM Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego) pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC). Membro da Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e do Caribe (ACELAC), desde 2018. Membro do Comitê Gestor do Fórum Permanente de Educação Infantil do MS- FORUMEIMS, desde 2019.Representante da Universidade Católica Dom Bosco no Fórum Estadual de Educação Especial, desde 2019. Áreas de atuação Educação Infantil, Educação Especial, Educação de Superior.

Ivonete Melo de Carvalho

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989) e Mestrado Em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Aposentou-se como professora titular da Universidade Uniderp nos Cursos de Matemática e Engenharia Civil presenciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Atuou, principalmente, nos seguintes temas: ensino, formação de professores, cálculo diferencial e integral, geometrias plana e espacial, matemática financeira e matemática fundamental aplicada a diferentes áreas do conhecimento (administração, ciências contábeis, marketing, logística, recursos humanos). Inclui também: estatística e pesquisa operacional. Atuou por dez anos em EaD na Universidade-Uniderp (2005-2014). É professora concursada em matemática na Rede Estadual de Ensino Médio de Mato Grosso do Sul. Ocupa a função de diretora escolar desde 02/07/2021.

Ivanir Casagranda

Teresinha Planez Diniz da Silva

Thiago Andrade Asato

Doutorando em Desenvolvimento Local pela UCDB. Mestre em Desenvolvimento Local (2016), pela Universidade Católica Dom Bosco. Possui Especialização em MBA Executivo, Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (2015) e Graduação em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Gustavo Magalhães de Oliveira

Doutor em Administração pela FEA/USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo) na área de concentração de Economia das Organizações, com período no exterior na Università degli Studi di Perugia (UNIPG), Itália. Participou do PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, tendo a CAPES como instituição de fomento. Mestre em Administração na mesma área de concentração e instituição. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Tem interesse em pesquisas nas áreas de Nova Economia Institucional, Economia de Custos de Transação, Direitos de Propriedade, Estratégia, Agronegócio e Sistemas Alimentares.

Glauce Soares Casimiro

Possuo graduação em Letras - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal/UNIDERP (1996), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS (2003). Atualmente, sou professora dos Cursos de Medicina, Pedagogia, Matemática e Letras da Universidade Uniderp; professora da Faculdade Estácio de Sá (Campus TV Morena), no Curso de Direito, bem como da Faculdade Novoeste (MS), no Curso de Administração, e da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Também, sou coordenadora do Centro de Cultura e Idiomas da Faculdade Novoeste (MS). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação, aprendizagem, língua inglesa, ensino, livro didático, disciplinas língua inglesa e portuguesa.

Marcio Ricardo Coutinho

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1985), Graduação em Ciências Contábeis também pela UCDB (2017), MBA Gestão Empresarial pela FGV (2008) e Mestrado em Administração pela UFMS (2017). Atualmente atua como docente na graduação e pós graduação, além de prestar consultoria na área de finanças. 

Ana Maria Ribas

Possui Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP-2002), especializações em Língua Inglesa (UNAES - 2007), Planejamento em Tutoria em EAD (UFMS 2008) e Tecnologias em Educação (PUC-RJ- 2010). Doutoranda em Educação (UCDB-2018), Mestre em Educação (UCDB-2013), período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology de Janeiro a Abril /2013. Desde 2011, membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED/UCDB. Membro do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso Do sul-Grupo de Trabalho Educação Superior e do Grupo de Trabalho de Tecnologias e Educação a Distância. Integrante da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação/CMMA/PME/2015-2024 da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS. Professora concursada da Rede Municipal de Ensino, atuando como assessora pedagógica na Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS/SUPED/SEMED, docente na educação superior em cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

Rodrigo Pereira

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Marília. Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é Diretor Geral da Faculdade NOVOESTE. No cenário empresarial é Diretor Executivo da Empresa Triagem Organização, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas com a metodologia do Coaching. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas; coaching; felicidade; inteligência emocional; gestão de documentos, da informação e do conhecimento; consultoria empresarial.

Morenise Puperi

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1999), exercendo a profissão de advogada desde então. Possui pós-graduação em nível de especialização em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural - IDC (2007). Em 2010, realizou o curso "Didática e Metodologia do Ensino Superior", da Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Em 2014 obteve grau de Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Possui diversos cursos de atualização. Possui experiência na publicação de livro, artigos, docência e advocacia. 

Rafael Zanata Albertini

Licenciado em Filosofia (UCDB - 2005) e bacharel em Teologia (UNISAL - 2011). Pós-graduado (lato sensu) em Counseling/Aconselhamento (IATES - 2010) e em Gestão Escolar (UCDB - 2014). Mestre em Psicologia (UCDB - 2018). Experiência na Educação Básica (direção escolar e docência). Atualmente, professor no Colégio Bionatus e na Faculdade Novoeste. 

Edi Mary Monteiro

Coordenadora e professora no curso de Administração da Faculdade NOVOESTE e professora no INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF/FUNLEC, no curso de Administração. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, graduada em Administração pela UNAES Centro Universitário. Experiência docência nas áreas de: Planejamento e Gestão Estratégica, Responsabilidade Socioambiental e Empresarial, Introdução à Administração, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Administração Estratégica e Competitividade, Ética e Cidadania, Empreendedorismo, Gestão de Liderança, Gestão Ambiental, Processo Decisório e Negociação de Conflitos, Consultoria Organizacional.