Solicite agora mais informações
e valores do curso
1. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
A evolução de Engenharia de Segurança do Trabalho em âmbito internacional e nacional. História do Prevencionismo. Atribuições éticas e registro do profissional na segurança do trabalho: o papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho. Acidente do Trabalho: conceitos, classificações, causas, consequências. Análise e estatísticas de acidentes do trabalho no Brasil e no Mundo. Introdução às Normas Regulamentadoras. Exemplos e discussões de casos.
2. Legislação e Normas Técnicas
Legislação: conceituação, hierarquia, classificação (acidentária, previdenciária, sindical). Responsabilidades profissionais: atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho. Normas Técnicas: nacionais, estrangeiras e internacionais, técnicas do preparo de normas e importância da utilização de normas Técnicas Internas para engenharia de segurança. A Organização Mundial do Trabalho (OIT): convenções e recomendações.
3. Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Gerais e Mecânicas
Sistemas de proteção coletiva e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Layout de indústria: dimensionamento de áreas. Transporte, Movimentação e Armazenamento de Materiais (NR-11). Tanques, silos e tubulações: cor, sinalização e rotulagem. Sinalização de Segurança (NR-26). Projeto de proteção de máquinas. Edificações: construção, reforma, demolição e implosão. Manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. Conceituação e importância de bombas e motores, veículos, equipamento de guindar e transportar, ferramentas manuais e motorizadas, vasos sob pressão, caldeiras, equipamentos pneumáticos, fornos compressores, soldagem e corte, projeto de proteção de máquinas.
4. Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações Elétricas
Riscos de energia elétrica; segurança nos serviços e operação, manutenção e construção de vias públicas – linhas aéreas; segurança nos serviços de operação, manutenção e construção de subestações; segurança nos serviços de operação, manutenção e construção em linhas de transmissão; redes subterrâneas; aspectos gerais de segurança do trabalho na distribuição/transmissão; estudo e análise da NR – 10.
5. Higiene do Trabalho - Riscos Físicos e Biológicos
Riscos Físicos: conceituação, classificação e reconhecimento de riscos. Ruídos. Vibrações. Sobrecarga térmica. Temperaturas baixas. Iluminação. Umidade. Pressões elevadas e baixas. Radiação ionizante, Radiações não ionizantes. Radiação ultravioleta e infravermelha. Interpretação da NR 15, Anexo 6; A insalubridade por agentes físicos. Análise de agentes de acidentes em ambientes. Prática de instrumentação e laudo de 26 agentes ambientais. Técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa (instrumentação) de agentes físicos (Ruído e Vibração).
Riscos Biológicos: introdução, aspectos legais. Riscos no ambiente hospitalar. Doenças Infectocontagiosas. Planos de emergência para o ambiente hospitalar. Procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização. Segurança na coleta de resíduos hospitalares. Gerenciamento de resíduos hospitalares. Trabalhos envolvendo animais portadores de doenças infectocontagiosas. Trabalhos em coleta de lixo. Trabalhos em redes de esgoto. A insalubridade por agentes biológicos.
6. Higiene do Trabalho - Riscos Químicos e Gasosos
Conceituação, classificação, reconhecimento dos riscos químicos. Limites de tolerância no manuseio de substâncias químicas. Contaminantes sólidos e líquidos. Contaminantes gasosos. Medidas de controle coletivo e individual para agentes químicos. Técnicas de medição de Poeira. Técnicas de medição de gases e vapores. Aferição e determinação de vazão dos equipamentos de avaliação. Trabalho prático de controle de poeira.
7. Proteção do Meio Ambiente
O papel da Engenharia na prevenção dos recursos naturais. Degradação ambiental: desflorestamento e desmatamento, escassez de recursos vitais e mudanças ambientais. Os fatores que alteram os ecossistemas e fundamentam os princípios da sustentabilidade e da legislação ambiental. Critérios e técnicas de avaliação e controle de poluentes da água, ar e solo. Desenvolvimento sustentável: conceito, reciclagem e reaproveitamento. Controles ambientais e monitoramento ambiental. Licenças Ambientais (AIA, EIA, RIMA). Acidentes Ambientais. Preparação e resposta a emergências ambientais e sua relação com a segurança do trabalho. Gestão Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.
8. Proteção contra Incêndios e Explosões
Histórico sobre incêndios e explosões. Conceitos básicos. Importância da engenharia de segurança do trabalho na formulação de programas de proteção contra incêndios. O fenômeno da combustão e seus efeitos. Proteção estrutural: identificação, seleção e análise de materiais. Sistemas de alarme e detecção. Métodos de extinção. Agentes extintores. Sistemas fixos. Rede de hidrantes. Equipamentos e equipes de combate de incêndio. Técnicas de salvamento. Prevenção de explosões.
9. Gerência de Riscos
Conceituação e evolução histórica ( prevencionismo). Segurança de sistemas. Natureza dos riscos empresariais. Gerenciamento de perigos e riscos relacionados ao trabalho e ao trabalhador. Identificação de riscos: inspeção de segurança, investigação e análise de acidentes. Fundamentos matemáticos: probabilidades, confiabilidade, álgebra booleana. Avaliação de riscos: probabilidade e severidade. Previsão e controle de perdas: controle de danos, controle total de perdas. Programas de prevenção e controle de perdas.
10. Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
Estuda as noções de psicologia e seus impactos no ambiente de trabalho. Contextualizar aspectos psicológicos com o ambiente de trabalho e os acidentes. Importância de treinamento na engenharia de segurança do trabalho. O papel do engenheiro de segurança do trabalho na educação preventiva, na relação capital-trabalho. Comunicação e sua importância: Técnicas de comunicação. Desenvolvimento organizacional. Relações humanas; dinâmica de grupo.
11. Administração Aplicada à Engenharia de Segurança
Princípios da administração financeira aplicados à Engenharia de Segurança do Trabalho. Planejamento: conceituação, características. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Organização: conceituação, estrutura formal e informal. Coordenação. Controle: conceituação, importância e tipos de controles. Liderança: conceituação, funções, estilos e liderança situacional. Pensamento Estratégico: linguagem sistêmica. Sistemas de Gestão: sistema de gestão e qualidade . Sistema de gestão ambiental. Sistemas de gestão da segurança e saúde. Parâmetros de qualidade: auditorias e certificações.
12. O Ambiente e as Doenças do Trabalho
Introdução à medicina do trabalho: conceituação, histórico, objetivos, importância, atribuições e relação com a engenharia de segurança do trabalho. Serviços de medicina do trabalho e PCMSO. Doenças de trabalho: importância, objetivo, conceitos e características das doenças do trabalho. Apresentação da NR 15, atividades e operações insalubres, efeitos orgânicos relacionados à exposição de agentes físicos e químicos e biológicos acima dos limites de tolerância. Apresentação do campo da saúde do trabalhador, e sua relação com a saúde ocupacional inserido no Sistema Único de Saúde. Abordagem acerca da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e as relações saúde, trabalho e direito.
13. Ergonomia
Origem, conceitos, definições, objetivos, campos da atuação e modalidades de intervenção. Fundamentos da Ergonomia: biomecânica ocupacional; antropometria: medidas e aplicações; Ergonomia Física: projeto de posto de trabalho; Percepção e processamento de informações; Dispositivos de Informação; Ergonomia do Produto; Ergonomia Cognitiva; Ergonomia Organizacional; Ergologia; Organização do Trabalho; Sócio-técnica; e Cultura de Segurança. Ergonomia do trabalho (NR 17).
14. Direito Aplicado à Saúde e Segurança no Trabalho
Conceitos básicos de legislação e normas técnicas referentes ao ambiente de trabalho. Legislação acidentária, previdenciária e sindical, e as correspondentes atribuições legais do engenheiro de segurança e do técnico de segurança do trabalho. Normas referentes à CIPA, SESMT, mapas de risco e GRO/PGR. Legislações Especiais: PCDs, Estagiários e Saúde do Trabalhador no SUS.
15. Gestão de Projetos
Contexto da gerência de projetos nas organizações. Coordenação das atividades, processos de gestão do tempo, mapeamento dos custos, gerência da qualidade do projeto. Dimensionar os Recursos Humanos. Gerência dos riscos e das aquisições do projeto.
16. Saúde Mental e Trabalho
O indivíduo e a organização do trabalho. A diversidade nas Organizações. As vertentes do trabalho: desgaste e valorização. As relações de trabalho e a construção da identidade. O processo de Comunicação interpessoal, organizacional. Comunicação de grupo. Liderança e trabalho em equipe. A organização do trabalho e as relações laborais como influenciadoras da saúde física e mental dos indivíduos e consequentemente, de sua segurança ocupacional. Prevenção dos riscos e doenças ligadas ao trabalho (físicas e psicológicas); Intervenção adequada diante dos acidentes, roubos e incêndios, focalizando os aspectos psicológicos dos envolvidos. Seleção e treinamento.
Conforme informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mato Grosso do Sul possui PIB industrial de R$25,5 bilhões, equivalente a 1,3% da indústria nacional. Emprega 130.796 trabalhadores na indústria. Um aumento de cerca de 4% nos últimos 3 anos, segundo Pesquisa Industrial Anual divulgada em 2020, a atividade foi responsável por empregar cerca de 95,3 mil pessoas no último ano analisado. Dentre os principais setores do Estado, tem-se : 25,3% Serviços industriais de utilidade pública; 19,3% Construção; 17,6% Celulose e papel; 15,9% Alimentos; 11,3% Derivados de petróleo e biocombustíveis.
Nesse contexto de expansão industrial, a Faculdade Novoeste, localizada em Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, busca além do seu trabalho com o ensino, focar nas demandas e problemas que surgem conforme a abertura de novas empresas nesta região, como por exemplo, acidentes e doenças ocupacionais.
O Brasil está entre os países com maiores índices de mortes por acidentes de trabalho no mundo, ficando atrás da Índia, Coréia do Sul e El Salvador. O número de acidentes no Estado do Mato Grosso do Sul em 2022, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab - plataforma criada por iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho no Brasil), contabilizou 10 mil casos.
Por ano, no Brasil, os acidentes de trabalho representam um volume financeiro médio de R$13 bilhões, considerando os valores pagos pelo INSS em benefícios de natureza acidentária, além de 400 mil ações trabalhistas, com temas relacionados às condições de segurança e saúde em ambientes de trabalho na Justiça Trabalhista. O número contabiliza reclamações que tratam de assédio moral, doença ocupacional, acidentes de trabalho, condições degradantes, limitação de uso de banheiro e assédio sexual.
Portanto, a proposta desta Instituição vem ao encontro das necessidades demandadas pelos empresários dessa área, que necessitam de mão de obra qualificada para enfrentar esses desafios. Dessa forma, se justifica a oferta do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, visando qualificar engenheiros e arquitetos para atender a necessidade de se construir um ambiente laboral seguro, saudável e produtivo, contribuindo para o desenvolvimento de nossa região, sempre preocupados com a qualidade dos serviços, respeitando o meio ambiente e preservando os recursos naturais, e cumprindo seu papel social de cidadão.
OBJETIVOS DO CURSO
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais graduados em Engenharia e Arquitetura a exercerem as atividades prescritas no Art. 4º da Resolução N° 359/1991 do CONFEA, atendendo, ainda ao Parecer nº 19/87, do Conselho Federal de Educação, o qual ressalta que “deve a Engenharia de Segurança do Trabalho voltar-se principalmente para a proteção do trabalhador em todas as unidades laborais, no que se refere à questão de segurança, inclusive higiene do trabalho, sem interferência específica nas competências legais e técnicas estabelecidas para as diversas modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia”.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com graduação em Engenharia, Agronomia ou Arquitetura (Sistema CONFEA/CREAs).
Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
Anderson Ross Biazeto
Engenheiro Eletricista, Graduado e Mestrado pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Doutorando em Engenharia Elétrica na UNESP - Campus Ilha Solteira.Servidor público federal na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Docente da FATEC SENAI Dourados.
Antônio de Oliveira Panhoti
Sou Graduado em Gestão Empresarial com Ênfase em Controladoria e Finanças, Graduado em Docência no Ensino Superior, Pós-Graduado em Gestão Financeira, Graduado pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H),Bacharel em Administração, Graduado em Análise de Sistemas, Bacharel em Engenharia de Desenho Industrial e Projetos de Maquinas e ferramentas. Tenho mais de 22 anos de experiência profissional. Possuo em minha história vivência e capacidade para as funções de Gerente Administrativo, Gerente Financeiro, Diretor Financeiro, sempre trabalhando em equipe com excelência e forte liderança.
Bianca da Silva Muniz
PsGraduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2016), Especialista em Gestão de Pessoas e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2020),Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (2021), e Cursando Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica DomBosco (2023). Atua na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e como Psicóloga do Trabalho na área de Saúde Mental. Membro do Laboratório de Saúde Mental eQualidade de Vida no Trabalho (UCDB). Membro da Comissão Intersetorial dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul - CIST/CES/MS. Membro do Núcleo deAcompanhamento de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco.
Daniela Espanguer Graciano
Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró Centro Oeste/UFGD. Mestre em Produção Animal, possui especialização em Planejamento e Gestão Ambiental, graduação em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ciências Ambientais. Com ênfase em análise, planejamento e gestão ambiental; monitoramento biológico e mitigação de impactos ambientais.
Filipe de Sá Parisi
Graduação sanduíche em Engenharia de Produção - UFGD - Ciências sem Fronteiras chamada Irlanda (Universidade Federal da Grande Dourados)/DBS (Dublin Business School); [2016]- Pós-Graduação (Lato Sensu) em Ensino de Física - UCAM(Universidade Cândido Mendes); [2017]- Pós-Graduação (Lato Sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho - UCAM (Universidade Cândido Mendes); [2018]- Pós-Graduado(Stricto Sensu) Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental - UFGD(Universidade Federal da Grande Dourados); [2020]- MBA Essentilals - The London School of Economics and Political Science (LSE) no programa Santander Becas. [2023] Experiência Internacional:- Estágio realizado em uma estação de SKI "Bromley Mountain Resort" nos Estados Unidos da América pela CCUSA (Camp Counselors USA); [2011];- Ciências sem Fronteiras chamada Irlanda - Curso de Business na Dublin Business School (DBS);[2013/2014].Certificações do Mercado Financeiro:- AAI. ANCORD (Agente Autônomo de Investimentos). [2020]- CPA 10 (Certificação Profissional ANBIMA série 10). [2022]- CPA 20Certificação Profissional ANBIMA série 20). [2022]- CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento). [2022]Experiência de Trabalho:- Líder de produção (BRF);[2016]- Professor e Coordenador de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica (Faculdade Anhanguera); [2018/2019 e 2021/2022]-Professor e Coordenador Ensino Superior (FATEC SENAI); [2018 até 2022]- Agente Autônomo de Investimentos na da Capitólio Investimentos (Escritório credenciado da XP Investimentos); [2021]- Agente Autônomo de Investimentos na Alta Vista Investimentos(Escritório credenciado da XP Investimentos); [2022]- Gerente Select no Banco Santander Brasil. [2023]
Flávio Freitas Barbosa
Possui graduação em Medicina pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2013). Atualmente é médico do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga, médico plantonista do Centro de Atenção Psicossocial III Emergência, conselheiro federal de medicina do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA, credenciamento -DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE MATO GROSSO DO SUL e médico saúde mental - Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zozi. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina.
Ivanir Casagranda
Possui graduação em Administração pela Fucmt, atual Universidade Católica Dom Bosco (1985) e mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Pós-graduado em Gestão Pública pela UFMS, Metodologia e Gestão em Educação a Distância, Gestão em Marketing e Consultoria Empresarial pela FIA. Professor nos cursos de Pós-graduação e graduação em Administração nas modalidades presencial e a distância (Ead) da Faculdade Novoeste em Campo Grande - MS. Experiência profissional no mercado de trabalho em empresa pública e iniciativa privada de grande porte na área de telecomunicações, atuando nas áreas de Planejamento, Logística, Consultoria aos parceiros de negócios, gestão e atendimento de metas com órgão regulador (Anatel) e representante no estado de MS como Agente de Ética.
Lucas da Silva Prado
Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Faculdade Estácio de Sá, pós graduado em Higiene Ocupacional pela Escola Politécnica da USP e pós graduado em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho pela Faculdade Estácio de Sá. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp e técnico em segurança do trabalho pelo Instituto Paulo Freire.
Maria Aparecida Canale Balduino
Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1995). Foi Instrutora e Consultora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de 2010-2014, nas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. Coordenadora dos Cursos de Extensão da UCDB de 2007 a 2016. Coordenadora do Projeto de Extensão da UCDB: Gestão em Negócios Sociais (2010-2011). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu a distancia da UCDB: Gestão e Marketing digital, Gestão de projetos, Gestão em Marketing de Serviços e Educação Corporativa (2012 a 2016). Coordenadora dos Cursos de Administração e Tecnológicos (2017-2019). Foi professora titular na UCDB, até dezembro de 2020, no Curso de Graduação em Administração e nos Cursos da EAD em Administração e Tecnológicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Membro da Comissão Assessora do ENADE na área de Tecnologia Marketing (2018-2019) - INEP/MEC. Fez parte dos Grupos de Pesquisa do CNPQ - Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociência (NACNeuro) e Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho. Realizou instâncias acadêmicas na Universidade de Malaga (Espanha) e na Universidade de Guadalajara(México). Desde novembro de 2021, é Coordenadora do Curso de graduação em Administração, modalidade de Ensino à Distância, na Faculdade Novoeste. Atualmente - fevereiro de 2022 - é profissional credenciada na Fundação Escola de Governo de MS - ESCOLAGOV, sendo instrutora para 3 áreas: Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos e Negociação de Conflitos. Nomeada para Membro da Comissão Assessora de Marketing do Enade 2022.
Miriam Sayuri Yamada
Médica pela Universidade Federal do Ceará (2012-2018) atuando no Estado de Mato Grosso do Sul, na área de Saúde Ocupacional, há cerca de 2 anos pela Clínica A.S.O Cardoso. Estive empregada pela Prefeitura de Campo Grande - MS com contrato de 3 anos em Serviço de Urgência e Emergência em Unidade de Pronto Atendimento. Em 2023, tive a oportunidade de atuar como Diretora Clinica, bem como Diretora Técnica em Clínica Check-Up em Água Clara - MS. Pós Graduação Lato Sensu Em Geriatria pela Kroton / Uniderp Pós Graduação Lato Sensu em Medicina do Trabalho pela Cenbrap Áreas de Interesse: Saúde Ocupacional; Saúde da Mulher; Psiquiatria; Geriatria; Pediatria; Saúde Coletiva; Urgências e Emergências, Medicina do Trabalho.
Morenise Puperi
Graduada em Direito em 1999, exerce a advocacia desde então. Paralelamente e por vocação, desenvolve a profissão de docente, ministrando disciplinas como Direito Público, Gestão Pública, Legislação profissional. Possui experiência, também, na produção de conteúdo acadêmico, como livros didáticos, apostilas e capítulos de livros. Experiente, por fim, como membro de banca avaliadora de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente, a fim de dar sequência ao plano pessoal de carreira, comanda o próprio escritório de advocacia, na modalidade exclusivamente digital, além da docência.
Priscilla Santana Bueno
Fisioterapeuta (2010), Mestre em Ciência do Movimento (2022) com ênfase em inovação em saúde do trabalhador na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Especialista em Fisioterapia Traumato- ortopédica (2013), especialista em Fisioterapia do Trabalho pela Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (2015) e especialista em Ergonomia pela Universidade de Araraquara (2017). Experiência em gestão e atendimento de políticas públicas relacionadas à saúde do trabalhador.