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e valores do curso
1. Pessoas, empresas e felicidade
A Transformação está tomando rumos sabidamente perigosos e insustentáveis, tanto economicamente quanto social e ambientalmente. Quais são as responsabilidades dos profissionais, empresas e organizações em geral diante desta realidade e dos possíveis futuros para os quais este caminho aponta? Para onde deveríamos estar caminhando? Sabemos o que queremos? Sabemos do que precisamos? Entender o que gera felicidade talvez seja o caminho. É possível ter colaboradores produtivos se não estiverem felizes? Clientes fiéis? Uma sociedade que aprova os produtos e serviços da empresa? Esta disciplina pretende extrapolar os aspectos técnicos da Transformação Digital e repensar a transformação da própria transformação, para um futuro mais feliz, justo e próspero.
2. Repensando a Transformação Digital
Transformar-se digitalmente, ao contrário do que o termo utilizado pode fazer parecer, é uma missão com desafios em diversas camadas. Além do uso das mais recentes e crescentes tecnologias para digitalizar negócios analógicos, é preciso entender que nossos modelos de negócio atuais precisam ser revistos desde suas bases, que nossos processos de negócios precisam ser entendidos para que os novos sejam desenhados, que a caminhada do ponto inicial até a visão de futuro almejada precisa ser realizada através de projetos estruturados, que as pessoas precisam ser conduzidas através da mudança para que se mantenham confiantes, energizadas e engajadas e que isto precisa estar estrategicamente alinhado. E é por isso que a gestão por processos, projetos, mudanças e alinhamento estratégico deve ser a base para esta transformação.
3. Contexto histórico da transformação
Para entender de forma mais completa, profunda e analítica a Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial) e os desafios da nova economia, faz-se necessário entender a história das três revoluções industriais anteriores e da gestão e gerenciamento de negócios, desde o advento da administração científica até os tempos atuais e mesmo perspectivas futuras, passando por momentos históricos como o Fordismo, Toyotismo ou a reengenharia de Michael Hammer. Ambas as trilhas estão totalmente atreladas uma à outra e vêm se retroalimentando desde que descobrimos que o fogo e a roda poderiam nos auxiliar e otimizar nossas tarefas diárias.
4. Transformação organizacional
Ementa: O termo “Indústria 4.0” deriva do que vem sendo chamada de “Quarta Revolução Industrial”, termos apresentados ao grande público na Feira de Hannover em abril de 2013. O termo foi primeiramente cunhado através de um projeto estratégico tecnológico do governo alemão e, de lá para cá, tem se consolidado diariamente através de novas tecnologias ou da exponencialização de tecnologias anteriormente em processo de evolução. A Transformação Digital vem a reboque do avanço na tecnologia e representa a possibilidade de geração de novos modelos de negócio em praticamente todos os nichos a partir da digitalização de boa parte dos processos executados para funcionamento dos mesmos, realizando uma fusão cada vez maior entre o mundo físico, digital e biológico. Transformar organizações digitalmente significa absorver toda esta ebulição e mudar o modelo mental organizacional.
5. Inteligência, conectividade e dados
Dados são definitivamente o novo petróleo, tanto em relação a seus aspectos positivos quanto negativos. Mas, sendo esta a nova realidade, a única opção é dominá-la e utilizá-la a nosso favor. O uso da inteligência (artificial e humana) sobre os dados será cada vez mais mandatório, e a conectividade para obtenção dos mesmos na maior quantidade e com a melhor qualidade e relevância possíveis também. Como as novas tecnologias ou as tecnologias já há algum tempo em evolução, mas só agora com aplicações práticas acessíveis ao grande público, podem colaborar ou impor novos desafios a este cenário? E como elas impactam na Transformação Digital e por ela são impactadas?
6. Privacidade e proteção dos dados – LGPD
Diante dos novos cenários organizacionais, legais e até mesmo políticos, a privacidade e a proteção de dados tornam-se inerentes à continuidade dos negócios. As regulamentações para este tema, como a GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) da União Europeia e a brasileira LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), já estão balizando a forma como as empresas farão negócio de agora em diante. Compreender os aspectos legais das regulamentações é fundamental, contudo, somente a horizontalização organizacional promovida pela gestão de processos de negócio, a sua adaptação através de projetos e a preparação das pessoas através da gestão da mudança poderão garantir a competitividade das empresas diante deste novo paradigma.
7. Inovação, comportamento e pessoas na Nova Economia
Ementa: O crescente protagonismo das pessoas na dinâmica das organizações, do mercado e da sociedade faz com que seja cada vez mais vital para a sustentabilidade nos negócios entender e respeitar os perfis comportamentais pessoais e absorvê-los da melhor maneira possível para a geração de valor para o cliente, sociedade e meio ambiente ao redor. A criatividade está sendo altamente demandada, mas é preciso entender que cada pessoa tem seu perfil e que todos são necessários para construir algo sólido, sustentável e valoroso. Práticas como o Design Thinking, ludificação e pensamento visual têm ajudado muitas pessoas e organizações a combinar todos estes potenciais e chegar a resultados finais maiores do que a simples soma de suas partes, mas cada perfil precisa ser respeitado e absorvido aproveitando-se suas melhores qualidades.
8. Gamificação e ludificação nos negócios e organizações
Até há pouco tempo os games eram apenas uma forma de divertimento. Mas há um entendimento crescente de que, muito mais do que formas de entretenimento, os jogos são capazes de desencadear transformações sociais significativas e, no futuro, contribuirão para a solução de vários problemas globais. No TED Long Beach Califórnia, em fevereiro 2010, Jane McGonigal, designer de games, afirmou que muitos dos problemas da humanidade podem vir a ser resolvidos a partir do momento em que as pessoas passarem a utilizar as suas capacidades de jogadores, ou seja, as suas características, habilidades, emoções e, principalmente, a vontade de vencer de forma épica. Estudos têm concluído que os jogadores são motivados em fazer aquilo que vale a pena e são inspirados para colaborar e cooperar durante os jogos. Nas organizações, os games vêm sendo aplicados como ferramentas desde a implantação de novos métodos de trabalho até a construção, desconstrução, reconstrução e transformação de modelos de negócios.
9. Tecno-Humanização®
Precisamos para ter bons resultados em nossa Transformação Digital entender todos os aspectos econômicos, sociais e ambentais envolvidos, o que exigirá uma grande capacidade de pensamento abstrato, imaginativo e filosófico. Entretanto, nada disto adiantará sem que haja uma manifestação concreta no mundo prático do dia a dia, a partir de conceitos sólidos e claros, métodos bem estruturados, frameworks abrangentes e dinâmicos e ferramentas eficientes e eficazes. A Tecno-Humanização® trará esta conexão de maneira organizada, simplificada e aplicável no ambiente atual e futuro nos negócios.
10. Sustentabilidade organizacional e no ambiente de negócios (ESG)
Um dos temas mais abordados no momento atual de nossa transformação é o ESG, “Environmental, Social and Governance”, ou seja, a necessidade de pensar não somente na governança corporativa, mas também na governança sobre os resultados sociais e ambientais de uma organização. Esta é uma demanda ética e moral para os negócios do mundo atual, mas também um fator que impacta na boa visibilidade da organização, em sua aceitação social, no engajamento do público e nas possibilidade de investimento nacional e internacional. Muito mais do que um slogan ou uma série de ações isoladas, o ESG exige que a organização tenha uma estrutura que traga as preocupações sociais e ambientais para a própria estratégia organizacional, tanto quanto o market share ou a lucratividade do negócio.
11. Gestão estratégica organizacional
O dinamismo do mercado, dos negócios e até mesmo da sociedade nos tempos atuais faz com que a simples operacionalização dos negócios não mais gere o valor de outrora. Diante deste cenário, torna-se indispensável ao profissional ser capaz de analisar os fatores internos e externos à organização, agregando valor de maneira estratégica, entendendo o cenário global do negócio, as tendências para o futuro e estando atento à percepção de valor sob a óptica dos clientes. Esta nova estratégia diante de um novo cenário precisa guiar as organizações e ser capaz de sair dos limites da alta gestão e perpassar cada camada de produção ou execução de produtos ou serviços.
12. Gestão por objetivos (OKR) e monitoramento de indicadores
As gigantes digitais do Vale do Silício estão se tornando exponenciais através da definição de objetivos claros e audaciosos e da medição do que realmente importa, melhorar a performance organizacional deixou de ser um desejo para ser uma necessidade. Criar estruturas semelhantes para apoio e modernização da gestão de processos de negócio o ajudará a mantê-los estrategicamente atualizados e operacionalmente eficientes, eficazes e efetivos, através do uso constante das melhores práticas e do alto envolvimento e engajamento de todas as partes interessadas. O OKR é uma das opções para fomentar o crescimento organizacional e o aumento de sua competitividade no mercado e, juntamente com outros sistemas como o BSC ou os indicadores, podem mudar o destino de uma organização.
13. Gestão por Processos na Transformação Digital
Transformação Digital é, inequivocamente, uma transformação de processos de negócio. Diante desta constatação, conceituar e contextualizar a disciplina gerencial de BPM – Business Process Management ou Gestão de Processos de Negócio – dentro deste novo mundo torna-se fundamental. A disciplina trará os fundamentos do BPM, suas áreas de conhecimento, ciclo de vida, a importância das tecnologias de apoio, aspectos gerenciais e organizacionais bem como o histórico e evolução do BPM no Brasil, os desafios do passado e do presente e também os novos desafios a serem enfrentados dentro dos novos contextos que temos vivenciado e ainda vivenciaremos.
14. Modelagem, análise e desenho de processos de negócio
Dentro da disciplina gerencial de BPM, a modelagem, a análise e o desenho de processos de negócio representam áreas de conhecimento centrais para a gestão por processos e também para sua referida transformação, e sua correta compreensão é de suma importância para o andamento de qualquer implementação e implantação organizacional. O objetivo desta disciplina será contextualizar adequadamente cada uma das áreas de conhecimento, apresentar a história e conceitos do BPMN (notação mais utilizada atualmente em BPM), outras notações de modelagem de processos, boas práticas de modelagem, ferramentas aderentes às notações e como realizar uma atuação sinérgica e geradora de alto valor.
15. Melhoria contínua com Lean e Six Sigma
A união da filosofia e práticas trazidas pelo Sistema Toyota de Produção (ou Lean) com o Six Sigma, desenvolvido na Motorola para melhoria na qualidade dos processos e eliminação de defeitos, já traz resultados muito positivos para as organizações há bastante tempo.
A Transformação Digital certamente exigirá outras ferramentas, mas sem análise de dados, estudos estruturados, planejamento de solução e melhoria contínua, como realizar uma transformação consistente? É por isso que o Lean, o Six Sigma e sua versão combinada e reestruturada Lean Six Sigma (culminada na carreira dos “Belts”), apesar de já bastante consagrados, continuam sendo mais necessários do que nunca em nosso atual contexto de negócios.
16. Gestão "tradicional" e Ágil de projetos (preditiva e adaptativa)
Apesar da tendência atual à supervalorização da mentalidade Ágil, é preciso compreender que existem contextos e escopos que exigirão práticas mais exploratórias e adaptativas (Ágeis) e outros que exigirão práticas mais preditivas e prescritivas (ditas tradicionais). A capacidade de entender o contexto e combinar / adaptar práticas tem sido chamada de “abordagem híbrida”, que deveria ser a única forma de atuação. Esta consciência, inicialmente direcionada para os projetos, vem se consolidando também na perspectiva da mentalidade pessoal e cultural organizacional, e será indispensável para qualquer transformação almejada.
17. Automação, robotização, mineração e hiperautomação nos processos organizacionais
A utilização da tecnologia em todas as vertentes de um negócio e de qualquer modelo organizacional é, cada vez mais, uma obrigação e não uma opção. O mercado oferece ferramentas para apoio a todas as áreas de conhecimento em processos de negócios: gerenciamento corporativo, organização, gerenciamento dos processos, modelagem, análise, desenho, desempenho e transformação. Utilizar a última ferramenta lançada apenas para ter o sistema da moda pode trazer grandes prejuízos, e entender cada uma das áreas de conhecimento e cada um dos contextos organizacionais certamente lhe ajudará a fazer as melhores opções.
18. Gestão da mudança e transformação
Tanto a gestão de um negócio quanto sua operação ou sua transformação exigem um aprendizado e um esforço para viabilização bastante intensos, mas transformar um negócio já em operação e onde, muitas vezes, a própria gestão precisa ser transformada é um desafio ainda maior. As organizações em geral têm tentado vencer este desafio apenas respondendo reativamente aos problemas encontrados e com base apenas em seus próprios aprendizados e capacidades, mas a mudança é, em si, um tema a ser estudado e aperfeiçoado e precisa receber este cuidado, tanto em seus aspectos mais técnicos quanto em relação à gestão e motivação das pessoas. Para fechar este nosso ciclo de transformação, traremos a reflexão sobre como lidar com tudo o que foi aprendido mantendo as pessoas no centro de tudo e como protagonistas de uma virada de chave que possa trazer valor a todo o ecossistema que compõe um ambiente de negócio.
No âmago da proposta pedagógica deste curso, propõe-se oportunizar aos estudantes insumos teórico- metodológicos, com a apresentação de novas tecnologias aplicadas à Transformação Digital, capazes de fomentar o desenvolvimento de competências tais quais:
Apresentar, compreender e mobilizar em sentido prático novas tecnologias que contribuem e podem auxiliar na Transformação Digital das organizações, atentando-se para os aspectos éticos, regulatórios e organizacionais.
Oportunizar cabedal teórico de informação e conhecimento oriundos das principais abordagens que sustentam as principais ações inerentes à Transformação Digital, considerando os aspectos tecnológicos, de gestão por processos, gestão de projetos, gestão da mudança, alinhamento estratégico e temas correlacionados.
Desenvolver habilidades capazes de articular as variáveis dados, informação, conhecimento e processos como parte da estratégia organizacional, contribuindo diretamente ao aprimoramento da capacidade de transformação digital.
Entender a gestão de dados, gestão da informação e do conhecimento, com a aplicação de novas tecnologias de informação e comunicação às diversas práticas de gestão, potencializando a proposição de governança de informação.
Apresentar aspectos inerentes à gestão estratégica e transformacional organizacional e do uso de metodologias ágeis como estratégias à otimização e dinamização do ambiente de negócios.
OBJETIVO GERAL
Partindo de uma visão passada, presente e futura das organizações, sociedade e planeta, o MBA Executivo em Gestão Estratégica da Transformação Digital apresenta as principais variáveis a serem consideradas por profissionais e organizações para lidarem com todas as transformações em andamento a partir do advento da Indústria 4.0 (Quarta Revolução Industrial) e da consequente Transformação Digital imposta a nossos negócios e mesmo ao nosso próprio modo de vida.
Neste MBA, utilizar-se-á uma abordagem prática, realista e consistente da Transformação Digital, não limitada à aplicação das tecnologias disruptivas, emergentes ou exponenciais, mas, sim, contextualizada na necessidade de conhecimento e transformação dos processos de negócio organizacionais, execução de projetos para a atualização dos negócios, gestão da mudança para engajamento de pessoas ao longo desta jornada e alinhamento estratégico para garantir o direcionamento de todas as transformações realizadas.
O MBA objetiva desenvolver habilidades e competências profissionais dirigidas às demandas por planejamento estratégico, gestão por processos, projetos e mudanças, aprimorando sistematicamente a visão global dos educandos em função da percepção de novas oportunidades de aprimoramento e possível implementação da Transformação Digital ao cenário organizacional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar a Transformação Digital como parte das ações estratégicas organizacionais;
Apresentar a Transformação Digital como uma capacidade que vai além da adoção de tecnologia, englobando também a execução de projetos de transformação, gestão dos processos envolvidos, acompanhamento das pessoas impactadas e alinhamento estratégico organizacional.
Conhecer tecnologias e metodologias aplicadas à Transformação Digital, à gestão por processos, gestão de projetos, gestão da mudança e alinhamento estratégico.
Conceber a dimensão prática da Transformação Digital sob concepções operacionais, táticas e estratégicas aos negócios.
Transcender a visão vigente da Transformação Digital enquanto um movimento puramente tecnológico, trazendo a consciência de que esta é uma transformação da própria cultura dentro e fora das organizações.
Trazer para discussão temas que poderão definir os rumos da Transformação Digital e da própria humanidade e que também poderão ter seus rumos redefinidos pelas transformações vindouras de maneira retroativa e interconectada.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam ou desejam atuar com a Transformação Digital das organizações com uso da gestão por processos, gestão de projetos, gestão da mudança ou alinhamento estratégico ou que atuam em outras frentes, mas desejam entender este inter-relacionamento para aprimorar seu trabalho, podendo também atuar com análise e gestão de negócios, qualidade, consultoria, administração, engenharia, tecnologia, gestão de pessoas, compliance entre outras áreas de formação.
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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
André Menelau
Profissional e Expert de BPM, participa em projetos de transformação de processos em organizações públicas e privadas, estando a frente de capacitações e programas de BPM Coach & Mentoring.
Carlos A. Bassi
Tenho 35 anos de experiência em tecnologia da informação. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá. Expertise na transformação de processos de negócio e informações com tecnologias, soluções e metodologias inovadoras e ágeis, na automação e racionalização de processos, visando agregar valor como aumento da produtividade, melhoria na experiência de clientes e consumidores e redução de custos. Atuando em organizações dos setores Financeiro, Segurador, Saúde, Industrial, Serviços e Governo. Instrutor em programas de certificação e formação de tecnologias e metodologias envolvidas na transformação digital das organizações. Comprometido no sucesso da sua jornada.
Dácio Salomão de Castro
Profissional da área de Tecnologia há 30 anos, que nos últimos 9 anos atuou como Analista de Processos e de Negócio (CBPP, SFC, Yellow Belt) contribuindo na criação e estruturação do Escritório de Processos no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e em organizações privadas. Exerceu também atividades como professor das disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade e Tecnologia da Informação em cursos Técnicos, de graduação e pós-graduação. Empreendeu duas empresas de tecnologia nos anos 90 e 2000 e em duas escolas de cursos profissionalizantes. Atualmente exerce a atividade de Coordenador Técnico na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a de professor na Faculdade FAMIG (cursos de graduação) e no IGTI - Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (Bootcamp Analista de Processos de Negócio).
Eduardo Riga
Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Especialista em Qualidade e Produtividade pela Universidade Nove de Julho e em Gestão por Processos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Black Belt em Lean Seis Sigma pelo Grupo Voitto, Auditor Líder NBR ISO 9001:2015 pela Fundação Vanzolini e já atuou como professor no MBA em Gestão de Processos da Universidade Cruzeiro do Sul. No âmbito corporativo, é Especialista em Melhoria Contínua e já atuou como Coordenador de Qualidade e Processos, com experiência em implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade, iniciativas e projetos de melhoria de processos, desenvolvimento e orientação de projetos baseados na metodologia Lean Seis Sigma.
Emerson Dantas
Profissional de Gestão de processos (BPM), cadeia de valor e moderação de grupos (JAD, Design Thinking, etc.); palestrante, professor e consultor dos temas: gestão de processos, planejamento, liderança, moderação de grupos para mapeamento de processos, estratégia e cadeia de valor; considerado um dos servidores empreendedores da gestão pública no Brasil pelos organizadores do evento GovLab Experience 2016.
José Ricardo Nunes da Cunha
Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco (1980) e doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Santiago de Compostela (2004). É servidor estadual aposentado da Agência Penitenciária e diretor do Consultório de Psicologia e Consultoria Organizacional José Ricardo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão por Competência, gestão de pessoas e coaching. Pós-graduado em Criminologia e Ciência Penitenciária pela FMU/Sociedade Brasileira de Criminologia, pós-graduado em Psicologia Social PUC/UCDB. Profissional Coach, formado pela Sociedade Latinoamenrica de Coaching e pelo Instituto de Pós-graduação de Goiás.
Joselaine Sartori Vezaro
Graduada em Farmácia pela UFRGS, com Pós –Graduação em Administração Hospitalar (PUC-RS), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Experiência em docência em capacitações em entidades e empresas, e como professora convidada do MBA em Logística (Anhanguera Educacional – Caxias do Sul e Passo Fundo/RS). Mais de 15 anos de experiência profissional em gestão por processos, gestão empresarial e gerenciamento de projetos, em diversos ramos de atividades. Atuação profissional como consultora em inteligência estratégica e sócia da BMC Consultoria (Caxias do Sul – RS). Coautoria em capítulo do livro "Exploradores de um mundo em transformação: conduzindo organizações na travessia para uma nova era", de Leandro Jesus. Atuação em ecossistemas que disseminam o despertar da consciência, de métodos e de práticas de para a economia do século XXI. Facilitadora credenciada do Explorers Game e do BT Game.
Kelly Sganderla
Consultora e influenciadora em Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM - Business Process Management), Transformação Digital, Automação de processos robóticos (RPA- Robotic Process Automation) e Design Thinking para inovação de processos de negócio. Acredito que é sempre possível contribuir para um mundo melhor. Por isto, minha atuação está voltada para a transformação dos processos das organizações, visando torná-los mais eficientes, eficazes, inteligentes, inovadores e integrados, onde as expectativas dos clientes sobre produtos e serviços podem ser atendidas - ou superadas! Viajo pelo Brasil apoiando organizações a melhorar o desempenho e alinhamento dos resultados de seus negócios através de soluções de BPM, RPA, IoT e IA. Minha experiência é centrada em projetos de transformação, estudando como uma organização realiza seu propósito através de seus processos, analisando e avaliando o processo para identificar problemas e rupturas e apresentando ideias e soluções para otimizar, melhorar e inovar o negócio. Nesta jornada com a iProcess há 18 anos, compartilho meu conhecimento e experiência através dos cursos da iProcess Education, e sou atualmente a líder técnico-pedagógica da nossa unidade de ensino e formação profissional. Sou também uma das fundadoras do Blog da iProcess, um espaço que dissemina a cultura da gestão por processos, em que participo ativamente publicando artigos para a comunidade de BPM e RPA.
Marcio Bueno
Me formei Técnico em Processamento de dados, depois fiz faculdade de Análise de Sistemas. Nos primeiros 10 anos de carreira passei por todos os cargos técnicos na área de tecnologia, e quando tudo estava estável em minha vida, decidi voar mais alto, deixei o trabalho e fui explorar novos horizontes. Morei por mais de 15 anos na Europa onde fiz meu MBA e tive carreira muito bem-sucedida, cheguei a ser executivo de uma grande multinacional. Este cargo me trouxe de volta ao Brasil, desta vez para liderar uma Business Unit para a América Latina.
Maria Angelica Castellani
Especialista em Gestão de Projectos, OKR e Performance Organizacional; Ampla experiência em empresas multinacionais no Brasil, Latam e Portugal; Certificações PMP, CSM, CSD, OKR Agile Coach e OKR-CP; Palestrante Internacional para Argentina, Brasil, México, Peru, Equador, Angola, Portugal e Espanha; Professora de MBA em Gestão de Projetos e Negócios em várias instituições do Brasil, como também, ESAN e UCP do Peru; Propósito: Ajudar as empresas e líderes na adoção de melhores e modernas práticas de gestão para a transformação organizacional com foco em resultados.
Michel Canuto
Possui graduação em Direito pela Faculdade Mato Grosso do Sul (2011). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2013). Mestre com linha de pesquisa na Lei nº 11.196/05 - financiamento de pesquisas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2015). Possui experiência como Professor- Tutor na modalidade EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Faz parte do grupo de pesquisa do Centro de Estudos e Células Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica (CeTroGen). Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad - FADIR UFMS (2016). Revisor de artigos científicos na área jurídica na Revista Multitemas (UCDB). Professor de cursos jurídicos para carreiras e concursos públicos. Consultor e parecerista ad hoc da Kroton. Professor de Cursos sobre Agronegócio (APROSOJA/FAMASUL). Consultor parecerista ad hoc (KROTON). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Científica Interações (UCDB). Palestrante no PSE - Programa Saúde nas Escolas, com temática de prevenção ao uso de drogas, combate à violência e bioética aplicada (UFMS). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Jurídica Cesumar, Mestrado (UniCesumar). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Educação UNG (UNG). Consultor e parecerista ad hoc da Revista de Direito UFMS (UFMS). Atualmente é membro do Colegiado de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Autor e Organizador do livro Responsabilidade Civil com participação de Rodolfo Pamplona (UFBA), Fernando Mello (TSE), Fernanda Tartuce, entre outros renomados juristas. Organizador/Coordenador de Revista Científica (UEMS). Colaborador na JA - Junior Achievement (Empreendedorismo para transformar). Consultor e parecerista da revista jurídica LexCult - Revista eletrônica do centro cultural justiça federal (LexCult). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Atualmente faz parte da comissão de inserção social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Faz parte da comissão de cuidados paliativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como parecerista Ad Hoc, na Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Prefaciador da obra "as prosas da boemia" de autoria de Valdir Souza. Apoiador pedagógico e assessor do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Atua como orientador pedagógico de projetos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). Atua como Ad Hoc na revista Justiça do Direito. Faz parte do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil - IBERC, coordenado por Nelson Rosenvald. Faz parte da obra: Adoção: desconstruindo mitos, coordenado por Silvana Monte Moreira, participação de Maria Berenice Dias, Fernando Moreira Freitas da Silva entre outros juristas renomados e prefácio do Ministro do STJ, Humberto Martins. Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Revisor Ad Hoc da REVISTA CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO (Fiocruz). Faz parte da Academia Paulista de Direito (SP).
Patrícia Cordeiro Campos
Mestre em Administração com mais de vinte anos de experiência profissional em organizações de grande porte, atuando em funções voltadas à melhoria da gestão e transformação organizacional. Atualmente responde pelas inciativas relacionadas ao aumento da qualidade e produtividade do Sistema FIEB, liderando o escritório de processos corporativo. CBPP com sólida experiência em gestão por processos, incluindo análise, redesenho, transformação, automação, monitoramento de resultados e implantação de escritório de processos. Possui também experiência em liderança de equipes; métodos ágeis; planejamento estratégico; gestão de projetos; gestão de mudanças; inovação e iniciativas de reestruturação organizacional. Sólido conhecimento em sistemas de gestão baseados na NBR ISO 9001 e nos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade, tendo atuado na coordenação de sistemas de gestão, aplicando várias metodologias e ferramentas. Atuação como consultora, instrutora e examinadora de organizações de segmentos e portes diversos em temas relacionados a sistemas de gestão totalizando mais de 300 horas de trabalho. Docente de cursos de pós graduação em disciplinas de BPM, SGI e Gestão Estratégica. Atuação voluntária na ABPMP Brasil, assumindo a função de gestora da regional Bahia desde 2018.
Paulo Rogers Helrighel
Possuo +20 anos de experiência em gestão de riscos, processos e projetos com forte viés em governança corporativa e privacidade & proteção de dados, atendendo importantes indústrias dos setores automotivo, energia, infraestrutura, óleo & gás e petroquímico; Especialista en Gestión de Riesgos – Corporácion Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES - recertificado; Especialista Antifraude y Compliance – Corp. Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES; Especialista en Investigación Empresarial – Corp. Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES; reCertified Business Process Professional – ABPMP.org; Cyber Security Foundation Professional Certified, Certiprof – University of Bristol; Certified Project Management Associate – IPMA.ch; 5 Especializações Lato Sensu; Engenheiro Mecânico – CEFET/PR.
Renato Mauricio Barbosa Tavares
Formado em Análise de Sistemas pela Universidade da Grande Dourados-UNIGRAN, MBA em Gestão de Projetos pela UNIDERP, possui as certificações PMP(PMI), HCMP(HCMI) e PMO-CP(Global Alliance), também tem formações em liderança pela Fundação Dom Cabral e IEL, análise comportamental(DISC) e métodos ágeis em gerenciamento de projetos. Foi militar por 3 anos tendo participado da Missão da Paz da ONU em Angola(1997), trabalhou por 11 anos em multinacional no Japão, atuando no processo produtivo de eletrônicos com tecnologia SMD(surface mount device), utilizando metodologias e ferramentas Lean, 5S e Kaizen. Em 2010 iniciou na área de análise e desenvolvimento de sistemas, atuando como analista de processos, negócios e sistemas, gerenciando carteira de clientes e equipe de desenvolvimento de sistemas. Há mais de 5 anos tem coordenado ações na gestão de projetos, processos e equipes em entidades do Sistema S, onde tem liderado iniciativas em melhoria continua de processos, transformação digital e gestão de mudanças organizacionais. Atualmente ocupa a função de gerente executivo.
Tânia Leal
Passionate about Innovation and Digital Transformation, I made the career migration from IT executive to innovation and data executive, assuming the formation of Innovation areas and building solutions that add value to the company's business using DATA (Analytics, Data Science, Big Data, AI, ML, DL, IoT, etc); I have 30 years of experience in the area of Information Technology, working as a businesswoman, director of large companies, professor of large educational institutions, in the financial market, agribusiness, education and others. Founding partner of Instituto DVinci3 (www.institutodavinci3.com.br), focused on training professionals in Data Science and Innovation. Extensive experience in SAP Solutions, ERP solutions, Analytics, CRM, I led the main projects to implement SAP ERP, BO, CRM, BW and Success Factors solutions in the financial segment. I am one of the managers of the Olhar do Futuro Community; member of the Association Women CIO (MCIO Brasil) and volunteer of the MCIO Academy; member of the GMB Sustainability and Digital World Committee - Brazilian Women's Group; member of the data committee and education of ABINC's - Brazilian Association of Internet of Things; and A2AI - International Association of Artificial Intelligence. I am a teacher of a) “How to generate value for the business with Data Science” in the Postgraduate Course “Management of New Technologies, Digital Transformation and Agility” at FIA Online; b) “Fundamentals of Data Science” in Data Science Training at Instituto D'Vinci3. I am a speaker on Innovation, Data Science, Industry 4.0 and 5.0, Data Governance Fundamentals and others. I continually seek my professional updating, as the IT market is active and today it is an important means of contributing to the competitive advantage of businesses and companies.
Victor Sato
Quanto custa não evoluir? Perder oportunidades por não percebê-las ou por não estar apto custa muito! Seja uma perda financeira, de qualidade de vida, de tempo ou de relacionamentos, incomoda e atrapalha em tudo. Foi o que percebi em minha própria vida e que me fez correr atrás do meu crescimento, propósito e realização. Sou apaixonado por desenvolvimento humano, pela mente, emoção e comportamento consciente e inconsciente, por melhoria contínua e superação, educação e aprendizagem e, por isso, escolhi trabalhar nesta área e ajudar o maior número de pessoas a evoluírem e ter resultados significativos para si mesmas e ao seu redor. No meu arsenal estão o coaching, palestras, cursos, treinamentos, workshops, aulas, grupos de debate, jogos e dinâmicas entre outras técnicas e áreas de estudo. Sou eterno estudante de neurociências, psicologia e psicanálise, educação e aprendizagem, filosofia e sociologia. Sou ligado com neuromarketing, empreendedorismo, inteligência artificial e soluções cognitivas. Parece muito, eu sei, mas são áreas interligadas e que, cedo ou tarde, hão de convergir, e eu não quero ficar para trás, afinal, custa muito não evoluir. Já fiz de tudo na vida, tenho muitas experiências para contar, de programador de código fonte, missionário cristão, vendedor de panelas, professor, auditor independente, empresário, entre outros. Habilidade é questão de prática e pode ser aprendida e desenvolvida. Sou casado com a Lina Beatriz, melhor esposa e mãe do mundo, e somos pais do super André Yukio, meu porto seguro, inspiração e start do meu propósito de vida. Adoro esportes físicos e mentais, alimentação saudável e descanso de qualidade. Procuro o equilíbrio emocional e espiritual, o meu alicerce energético. Acredito piamente que tudo é possível, é só uma questão de recursos internos ou externos existentes e disponíveis, de desenvolvimento e evolução constantes e consistentes.