Solicite agora mais informações
e valores do curso
Fundamentos da Escrita Criativa
Criatividade como potencial humano. Exercícios e técnicas para liberar a criatividade e ativar a potência de criação voltada ao literário, em diferentes gêneros. Princípios da escrita criativa. O poder da escrita. Atenção às palavras. A escrita criativa e suas aplicações. O texto como processo de construção. Processos de criação. Os motivadores para se escrever com criatividade.
Teoria da Narrativa
As principais formas e caracterização da matéria e linguagem de expressão da arte narrativa. Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise de textos narrativos compreendendo o sistema retórico da enunciação e os componentes do enunciado como elementos de produção de sentidos. Confronto entre obras fundamentais da tradição literária ocidental e de outras representativas da Literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de Teorias da Narrativa.
Escrita Literária
Fundamentos conceituais sobre a narratividade. Leitura e produção de textos de diferentes gêneros, com especial enfoque para os gêneros literários. Experimentando a produção de textos literários. Produção de diferentes gêneros do universo literário como o romance, o conto e a crônica e suas principais características.
Storytelling: Construindo Relacionamentos, Escrevendo Histórias
Introdução e Conceitos básicos. Formatos e Tipos de histórias. Técnicas de Storytelling. Transmídia.
Escrita Poética
Os elementos da linguagem poética. Ritmo, métrica, imagem poética. Algumas definições e formas da produção lírica na história, abordando transformações do gênero lírico na modernidade. Tendências contemporâneas. Produção de poesia em ambiente digital.
Escrita Crítica e Ensaística
Aspectos técnicos, literários e filosóficos da escrita do ensaio e da critica literária.
Direito Autoral e Propriedade Intelectual
Direito Autoral: Introdução à Propriedade Intelectual. Direitos Autorais. Propriedade Industrial. Patentes. Marcas. Concorrência Desleal e Propriedade Intelectual. Conflitos de interesses entre autores, titulares intermediários e usuários com relação aos bens tutelados pelo direito autoral; Os desafios, oportunidades e questionamentos existentes acerca da proteção de bens tecnológicos pelo regime de direito autoral; Os impactos da atual proteção nacional dos direitos autorais para interesse público nacional: social e econômico.
Narrativas Comparadas
Estudos de obras da lírica, da narrativa ou do drama ocidentais, numa perspectiva comparativista. Conceitos de Literatura e Narrativa Comparada. As tendências comparatistas. A crítica contemporânea.
Webwriter e Redação Digital
Características do conteúdo escrito na internet; regras de webwriting; Antes de escrever, precisamos entender como se lê; Como tornar a leitura on-line mais confortável; O que determina o potencial de envolvimento do texto na web; Combatendo o DGA (Déficit Global de Atenção); Como produzir textos envolventes; Escrevendo para públicos específicos; Texto em camadas, blocos, scrool, chunck; Criando títulos eficazes; Padrões de uso de números, caixa alta, itálico e siglas; Respeitando o limite de caracteres; Elaboração de chamadas; Links: quando e como usá-los.
Escrita e Marketing de Conteúdo
Marketing Digital. Marketing de Conteúdo: o que é e para que serve. Plataformas, tecnologias e estratégias digitais de marketing. Produção de conteúdo para sites e redes sociais. Conteúdos para blogs e microblogs. Tendências do Marketing de Conteúdo e do Digital.
Oficina de Games e Narrativas Gráficas
Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document. Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo).
Escrita e Narrativa Audiovisual
A imagem; os sons. Expressão audiovisual: em fotografia, cinema, vídeo, animação. Linguagem audiovisual. Descondicionamento do olhar e da criatividade. Pensamento audiovisual. Percepção e educação dos sentidos. Oralidade e coloquialidade no texto audiovisual. Os usos da voz no texto audiovisual. Audiovisual e experimental, narrativo clássico, ficcional / não ficcional. Autores, movimentos, escolas.
Roteiro de Ficção Seriada
Narrativa e ficção. A narrativa nas mídias audiovisuais. Estudo da narratividade e da narrativa em diferentes suportes. As formas de narrativas ficcionais seriadas. Especificidades e conceitos da trama em série, seriado, minissérie, piloto, episódio e temporada. Gêneros de ficção seriada: semelhanças, diferenças, hibridismo. Os conceitos de act-outs, beats, ganchos, peripécias e clímax. Novas formas de narrativa transmídia, especificidades da roteirização, realização para ambientes multiplataforma. Análise de narrativas ficcionais de obras seriadas. Análise de roteiros de ficção e elaboração de exercícios de construção de roteiros.
Elementos do Roteiro Cinematográfico
Roteiro e narrativa audiovisual. Gêneros cinematográficos, televisuais e videográficos. Os formatos de roteiro para meios audiovisuais. As etapas de roteirização: ideia, sinopse, pré-roteiro e roteiro final. Redação de roteiros experimentais de curta-metragem e roteiros para videoclipes. O roteiro como obra dramática. Elementos de dramaturgia audiovisual: tema, enredo, estrutura, ação, progressão dramática. A personagem na obra audiovisual. Diálogo: características e funções. A dimensão temporal da narrativa: tempo objetivo, tempo subjetivo e tempo psicológico. O discurso do narrador e o discurso da personagem. Redação de roteiros ficcionais de curta e longa metragem. Redação de roteiros para documentários e vídeos institucionais.
Seminários
Promover debates com cineastas, roteiristas, escritores, publicitários, professores que estejam no mercado e sejam reconhecidos como grandes referências em sua área de atuação.
Produção, Mercado e Economia Criativa
Proporcionar aos alunos conhecimentos em temas como empreendedorismo, indústria criativa, economia criativa, branding, marketing e projetos. Os mecanismos e estratégias do escritor diante do sistema literário na atualidade. O escritor como empreendedor na contemporaneidade e no mundo digital, ciente de que o leitor é parte de um público mais amplo. As possibilidades de publicação, assim como as diversas maneiras de empreender a partir do conhecimento da escrita e da literatura. Aspectos do mercado editorial e estudos de caso.
Criatividade e Inovação
Diferença e aplicação dos conceitos de Criatividade e Inovação; Criatividade e Inovação na Comunicação; a Cultura empreendedora e a Criatividade.
Pessoas, organizações e Felicidade
Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. O processo de introspecção como recurso à autossugestão. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características? A prerrogativa da interdependência, porque precisamos do outro, qual a parcela do outro em nosso processo de autoconstrução. Ambiências geradoras de felicidade. A lei do triunfo como instrumento direcionador à felicidade e a plenitude humana.
Núcleo de Criatividade e Inovação – apoio pedagógico e de atividades práticas
A Pós-graduação lato sensu em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas da Faculdade NOVOESTE, com carga horária de 360 horas/aulas, reunirá professores e palestrantes, artistas e escritores, alinhados exclusivamente à prática criativa da escrita em suas mais diversas modalidades: roteiro para cinema, tv e videogames, escrita literária, escrita para web, redes sociais e nichos noticiosos. O curso abordará, em três eixos diferentes, os mais variados aspectos da arte da escrita.
DEPOIMENTO
O curso atenderá estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que desejem se dedicar à atividade da escrita, voltada para diferentes suportes tecnológicos e finalidades profissionais. Pessoas interessadas em atuar como escritores, roteiristas, redatores, social media, produtores de conteúdo, jornalistas, ensaístas, críticos, narradores, editores, storytellers ou biógrafos.
Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil
Romancista, ensaísta e cronista; Professor Titular da Faculdade de Letras da PUC/RS; Ministrante da Oficina de Criação Literária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Letras da PUC/RS, desde 1985. Catedrático convidado da Universidade dos Açores [1992]; Pós-doutorado em Literatura Açoriana [1992 - Universidade dos Açores]; Visiting scholar na Brown University, Providence [1998]; Distinguished Brazilian Writer in Residence, University of California - Berkeley [2000]; Conferencista nas universidades de Tübingen e Leipzig [2006], na Universidade Sorbonne, Paris [2007 e 2010], na Universidade de Toronto [2010].
Dr. Marcelo Bueno
Marcelo Bueno é professor universitário de Letras e Pedagogia, analista praticante e tradutor, com doutorado e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua em clínica particular.
Dra. Moema Vilela
Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras (PUCRS), professora nos cursos de Escrita Criativa e Letras na PUCRS. Graduada em Jornalismo, mestre em Linguística e Semiótica e em Escrita Criativa. Autora de A Dupla vida de Dadá (Penalux, 2018), Guernica (Udumbara, 2017), Quis dizer (Udumbara, 2017) e Ter saudade era bom (Dublinense, 2014), além de ter poesias e contos publicados em diversas antologias e revistas literárias.
Esp. Ana Lina de Souza Farias Sobrinho
Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Marketing Estratégico em Varejo e Comportamento do Consumidor e em Psicologia da Comunicação, especialista em planejamento, gestão empresarial e relacionamento com o cliente.
Esp. Bárbara Vitoriano
É jornalista, especialista em Escrita Criativa com experiência de mais de 15 anos em Marketing Digital passando por agências e atendendo clientes de diversos segmentos e passando por diferentes cargos construindo um conhecimento macro sobre os projetos e os negócios. Criadora de conteúdo, já criou diversos projetos na internet, desde blogs e negócios digitais. Atualmente trabalha como Analista de Marketing de Conteúdo na Media.Monks.
Esp. Paulo Marcelo do Val
Formado em Cinema pela FAAP, professor de Roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC e membro da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Escreveu o longa-metragem “A Grande Vitória” (2014), adaptado do romance “Aprendiz de Samurai”. O filme teve lançamento nacional em salas de cinema e foi exibido nos canais Telecine e na Rede Globo. Premiado como Melhor Roteiro no 3º Festival Brasil de Cinema Internacional (2015). Também escreveu roteiros de longas-metragens para produtoras paulistanas em etapa de desenvolvimento e captação de recursos. Realizou o projeto da série de ficção “Selvagem Ardil da Raça”, premiada em edital de desenvolvimento do FSA/Ancine e integrou a equipe de roteiristas da série de comédia “Folclóricos Anônimos”, premiada no mesmo edital. Também ministra cursos livres de Cinema em unidades do SESC - SP.
Esp. Tomás Fleck
Tomás Fleck é roteirista e diretor. Em 2020-2021 foi roteirista de uma série de comédia original da Globoplay sob supervisão de Jorge Furtado; e supervisor criativo/editor de um livro infanto-juvenil da HarperCollins. Seus principais trabalhos em séries são: criador, roteirista e diretor de Necrópolis (Netflix) e Confessionário Online (IGTV); roteirista de Alce & Alice (Netflix) e Werner e os Mortos (Amazon Prime); criador e roteirista de Horizonte B (Amazon Prime), O Complexo (CineBrasilTV) e Mal de Família (Série teatral para o Cacilda Becker 2020) e roteirista do longa-metragem Os Bravos Nunca se Calam (Comédia, Festival de Brasília 2019). É professor de roteiro do curso Showrunner da AIC e da PUC. Integrou o Núcleo de Dramaturgia do SESI-SP; o Laboratório de Escritores da Casa das Rosas; estudou direção com Pablo Stoll; roteiro com Willian Rabkin; fez dois anos de curso de improvisação no Espaço da Comédia (SP).
Me. Andrezza Postay
É mestre e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS. Ministra oficinas, faz traduções e leituras críticas. Trabalha com pesquisas relacionadas a escrita de ficções especulativas e a pedagogia da escrita criativa. É professora convidada nas especialização em Escrita Criativa da PUCRS, editora da Revista Travessa em Três Tempos e tem contos publicados nas antologias Tudo soma zero (Bestiário, 2020) e Suprassuma 1 (Suma, 2021), entre outros, além de ensaios teóricos e artigos científicos.
Me. Caroline Bertini Fernandes
É Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com ênfase em estudos de mídia, estudos literários e teoria literária. Possui graduação em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência no ensino de língua inglesa como segunda língua.
Me. Dáfini Lisboa
É escritora e revisora de textos. Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB), na linha de pesquisa “Cultura, Identidade e Diversidade na Dinâmica Territorial”. Especialista em Escrita Criativa (Novoeste) e graduada em Letras (UFMS). Como pesquisadora, estuda a literatura de autoria feminina em Mato Grosso do Sul. Atuou como revisora de textos em revistas e jornais de renome e, atualmente, trabalha na Editora UCDB. Tem poesias e textos publicados em diversas antologias e revistas literárias.
Me. Fred Linardi
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS (2019). Professor de escrita criativa e especialista em escrita criativa de não ficção - (auto)biografias, memórias, perfis e outros gêneros das narrativas da realidade. É sócio e escritor da Editora Biografias & Profecias, especializada em escrever e produzir biografias e livros de memórias familiares e empresariais.
Me. Isabela Domingues Allaman
É jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFMS, desenvolve pesquisa na área de games, cinema e representação. É integrante do grupo de estudos Mídia, Cultura e Representação Social da UFMS, membro da organização e professora no curso de extensão Movimento Cinematográfico - MOVCINE da UFMS. Também foi bolsista do CNPq com a pesquisa "A Transgressão Feminina em Gabriela, de Jorge Amado: do Contar ao Mostrar". Suas áreas de atuação em pesquisa são narrativas audiovisuais, linguagem de games, adaptação e representação. Isabela também participa do movimento cineclubista no projeto Cinecafé.
Me. João Costa
É jornalista, com MBA em História da Arte e Cultura Visual e Mestrado em Comunicação Social. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Estética Marxista, além de realizar estudos nos campos do Cinema, Linguagem, Poéticas Contemporâneas, Adaptação Literária para Cinema. É vice-coordenador do projeto extensão em Cinema da UFMS, Movcine, onde também atua como professor. Na área da comunicação, enquanto jornalista, trabalho no desenvolvimento de estratégias de produção de conteúdo para órgãos públicos e empresas.
Me. Juliana Maffeis
Juliana Maffeis (Porto Alegre, 1987) é professora e escritora. Licenciada em Letras, especialista em Teoria e prática na formação do leitor (UERGS), mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). É autora de O discurso amoroso de Ana C. (Ed. Fi, 2014), Solitária companhia de teatro (Ed. Patuá, 2017) e Quantas festas (Ed. Urutau, 2021). Além de publicar poemas e contos em antologias e revistas literárias.
Me. Stephanie Degreas
Stephanie Degreas é roteirista e atriz, Mestra em Teatro pela Royal Academy of Dramatic Art, bacharel em Audiovisual pela USP. Ingressou na área de roteiro em 2011, integrando a sala da série "A Teia”, de Braulio Mantovani e Carolina Kotscho. Trabalhou como autora para a Globo de 2011 a 2016 e, em 2017, concluiu como coautora o longa “Albatroz”. Como roteirista freelance, criou e roteirizou projetos de séries e longas para Loma, O2, Glaz e Urca. Como atriz, participou de peças teatrais em São Paulo, Londres e Kalamata, além de projetos de cinema, televisão e publicidade. Stephanie também leciona roteiro e foi consultora e palestrante da oficina GatoLab do Cinefest Gato Preto em 2020.