Valores e Condições

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e valores do curso

Introdução e Gerenciamento em Terapia Intensiva

Enfermagem Baseada em Evidências + Aula Prática

Controle de Infecções e Segurança do Paciente em Terapia Intensiva

Farmacologia e terapia nutricional em Terapia Intensiva

Monitorização em Terapia Intensiva + Aula Prática

Atualização em reanimação cardiopulmonar + Aula Prática

Recursos Diagnósticos e Terapêuticos, coleta e interpretação de exames em Terapia Intensiva

Assistência de Enfermagem em Cardiologia em Terapia Intensiva

Assistência de Enfermagem em Neurologia em Terapia Intensiva

Assistência de Enfermagem em Nefrologia, Endocrinologia e Pneumologia em Terapia Intensiva

Assistência de Enfermagem em situações Especiais em Terapia Intensiva 1 + Aula Prática

Assistência de Enfermagem em situações Especiais em Terapia Intensiva 2

Assistência de Enfermagem em situações Especiais em Terapia Intensiva 3

Assistência de Enfermagem ao paciente portador de feridas

Ventilação mecânica e Distúrbios ácidos básicos + Aula Prática

Sistematização da Assistência de Enfermagem em Terapia Intensiva

Ética, Bioética e Cuidados Paliativos

Visita Técnica

Avaliação de tecnologias e saúde

Estágio em Terapia Intensiva

Elaboração de relatório estágio e Mostra Científica em terapia Intensiva

Com o envelhecimento populacional, crescimento dos grandes centros urbanos, consequente aumento da violência nas suas diversas magnitudes e surgimento de doenças infecciosas de grande impacto mundial, existe uma crescente demanda de leitos em terapia intensiva no Brasil e no mundo, associada ao déficit de profissionais especialistas para atendimento na área.

A preocupação com uma formação diferenciada e de qualidade de profissionais especialistas para atuação num dos momentos mais críticos da vida, especialmente neste período da Pandemia causada pelo novo Coronavírus, levou a Faculdade NOVOESTE a oferecer o curso de especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, voltado a profissionais enfermeiros que desejam atuar no atendimento de pacientes gravemente enfermos, bem como no gerenciamento de Unidades de Terapia Intensiva/UTI.

Trata-se de uma especialidade de Enfermagem em franca expansão, e em constante evolução, em que o profissional enfermeiro necessita ter raciocínio técnico científico capaz de auxiliá-lo na tomada de decisões em situações críticas, seja na assistência ao paciente grave ou na gerência de serviços de terapia intensiva.

É inegável a contribuição do conhecimento em Enfermagem em Terapia Intensiva mesmo a enfermeiros não atuantes em UTI, os quais muitas vezes vivenciam situações de urgência e emergência no atendimento a pacientes graves em enfermarias, unidades de pronto atendimento e até em municípios menores.

Nestas situações, o primeiro atendimento ao paciente grave faz a diferença na sua evolução e estabilização, até o momento em haja a disponibilidade de leito de terapia intensiva, com a transferência do paciente e continuidade do atendimento num local mais adequado, com todos os recursos necessários.

CARGA HORÁRIA

O curso tem uma carga horária de 400 horas, todas obrigatórias, contendo disciplinas ou atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional, atendendo as diretrizes do artigo 7° da resolução nº 01 de 06 de abril de 2018.

Dentro da carga horária do curso, está prevista a realização de visita técnica em UTI’s de referência no município de Campo Grande/MS, proporcionando ao aluno a vivência de atuação de um enfermeiro intensivista na prática diária de trabalho.

• Formar profissionais especialistas aptos ao atendimento do indivíduo gravemente enfermo;

• Formar especialistas aptos ao Gerenciamento de uma Unidade de Terapia Intensiva/ UTI;

• Aprimorar a Sistematização da Assistência de Enfermagem/SAE de acordo com a complexidade do paciente gravemente enfermo;

• Demonstrar e discutir as principais ferramentas tecnológicas utilizadas na atualidade no atendimento ao paciente internado em UTI;

• Relacionar os aspectos técnico-científicos dos principais temas que orientam a assistência de Enfermagem em UTI.

Carlos César Bontempo Ferraz

Carlos César Bontempo Ferraz

Enfermeiro (UFMS - 2010). Especialista em Intensivismo hospitalar, Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico HUMAP/UFMS (2013), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste/UFMS (2015). Assessor Técnico-Pericial do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (2016 - atual).

  • Abilio Torres

    Abilio Torres

    Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Especialista em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Área de Concentração: Atenção ao Paciente Crítico (PREMUS-APC) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/UFMS (HUMAP-UFMS) (2016-2018). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste (PPGSD/UFMS) (2018-2019). Foi professor Substituto no curso de Graduação em Enfermagem da UFMS (2019-2021). Atualmente trabalha como Enfermeiro Supervisor no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

  • Antonio Marcos Honorato

    Antonio Marcos Honorato

    Farmacêutico Expecialista em Urgência, Emergencia e Intensivismo UFMS; Mestre em Farmácia, UFMS.

  • Ariane Calixto de Oliveira

    Ariane Calixto de Oliveira

    Possui graduação em enfermagem pela Universidade Uniderp (2011). Pós-graduação em MBA, Gestão, Auditoria e Perícia em Sistemas de Saúde (2013). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente 2º Tenente do Exército Brasileiro, atuando em Centro Cirúrgico. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Uniderp, com ênfase na área de Saúde Mental, Ética e Legislação em Enfermagem, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Gestão dos Serviços de Saúde. Coordenadora do Estágio Supervisionado na Área Hospitalar da Universidade Uniderp. Tutora da Residência Multiprofissional do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

  • Bertha Lúcia Costa Borges

    Bertha Lúcia Costa Borges

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS; Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Possui MBA em Avaliação de Tecnologias em Saúde (2022) HAOC - PROADI - SUS/Ministério da Saúde e MBA em Administração Hospitalar pela Anhanguera - UNAES (2020). Especialista em Nefrologia pela SOBEN (2000), Educação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2006), Metodologias para EaD pela Anhanguera - UNAES (2020) e Preceptoria em Saúde pela UFRN (2020). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996). Atua como Enfermeira Responsável Técnica na Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias - DIP e Substituta do cargo de Chefe da Unidade de Doenças Infecto parasitárias - EBSERH/HUMAP/UFMS. Docente/Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde: Atenção ao Paciente Crítico (UFMS - HUMAP).

  • Cacilda Rocha Hildebrand Budke

    Cacilda Rocha Hildebrand Budke

    Enfermeira formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva (UNOESTE), Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (IEP/Hospital Sírio Libanês), Mestre em Saúde Pública (ENSP/FioCruz), Doutora em Tecnologia em Saúde (PPGSD/UFMS), com experiência nas áreas de gestão, ensino e assistência na saúde do adulto, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), urgência e emergência, terapia intensiva, deontologia e pesquisa. Possui 15 anos de experiência em Terapia Intensiva Adulta.

  • Carlos César Bontempo Ferraz

    Carlos César Bontempo Ferraz

    Enfermeiro (UFMS - 2010). Especialista em Intensivismo hospitalar, Urgência e Emergência pela Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico HUMAP/UFMS (2013), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste/UFMS (2015). Assessor Técnico-Pericial do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (2016 - atual).

  • Cristiane Marilia Ost

    Cristiane Marilia Ost

    Enfermeira Especialista em Estomaterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2011) e Ti-SOBEST (2018). Atuação em Estomaterapia com consultório. Membro da SOBEST e WCET.

  • Daiana Terra Nacer

    Daiana Terra Nacer

    Enfermeira graduada pela universidade Anhanguera-Uniderp (2011); Especialista em Terapia Intensiva - Residência Multiprofissional de Atenção ao Paciente Crítico UFMS (2014); Mestre em Enfermagem UFMS (2016); Doutaranda do Programa de Pós Graduação PROESA - USP; Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva do HUMAP/EBSERH, atuando na UTI Covid.

  • Daniel Pereira Martins

    Daniel Pereira Martins

    Doutor em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste em 2017 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste em 2008 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto (ASSOBRAFIR/COFFITO); Pós-Graduado em Fisioterapia Cardiopulmonar em 2003 pela Universidade de Ribeirão Preto; Graduado em Fisioterapia em 2002 pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Uniderp; Possui experiência na atuação em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva Adulto, Docência na Graduação do Curso de Fisioterapia, Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar, Residência Multiprofissional Integrada em Saúde: área de concentração em intensivismo. Atualmente é sócio proprietário da QualiFisio Fisioterapia Especializada, com atuação nas áreas de fisioterapia hospitalar, domiciliar e ambulatorial em fisioterapia respiratória, cardiovascular, geriátrica e neurológica.

  • Debora Cardozo Bonfim Carbone

    Debora Cardozo Bonfim Carbone

    Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Católica Dom Bosco (2007); Especialização em Enfermagem em Cardiologia pelas Faculdades São Camilo/RJ (2009), Mestrado em Saúde e Desenvolmento do Centro Oeste da UFMS. Docente da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Emergência, Clínica cirurgica geral atuando principalmente nos seguintes temas: assistência ao paciente crítico e formação educacional específica de enfermagem. Atua em cursos de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, Saúde Coletiva e Urgência e Emergência como orientadora e titular.

  • Larissa Jeffery Contini

    Larissa Jeffery Contini

    Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Pós-graduação modalidade latu senso "Residência Multiprofissional em Saúde", área de concentração Intensivismo - HU/UFMS. Atua no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), como Coordenadora Técnica da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional e nutricionista do Centro de Terapia Intensiva Adulto. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HRMS. Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Sul Matogrossense de Terapia Intensiva (SOSMATI). Membro do Departamento de Nutrição da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

  • Lígia Simões Ferreira

    Lígia Simões Ferreira

    Curso de Graduação em Enfermagem - Faculdades Adamantinenses Integradas (2001), Pós Graduação - Latu Sensu em Nefrologia, pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP (2004) e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Enfermeira na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - UFMS, atuando na área de nefrologia, responsável pelo desenvolvimento, reestruturação e adequação dos procedimentos e processos; planejamento, organização, supervisão, execução e avaliação das atividades de enfermagem em pacientes adultos e pediátricos submetidos à Terapia Renal Substitutiva. Acompanhamento ambulatorial nos pacientes pediátricos em tratamento conservador e pré e pós Transplante Renal. Ministra aula para pós graduação na disciplina de Nefrologia.

  • Mariana Martins Sperotto

    Mariana Martins Sperotto

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2006), Especialização em Saúde Pública e Saúde da Família (2009) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015), doutorando no Programa de Graduação em saúde e desenvolvimento na Região Centro-Oeste – UFMS. Atualmente é docente no curo de Enfermagem da Facsul e docente no curso de Medicina da Uniderp com a metodologia PBL, atuando em módulos temáticos e em Habilidade Médicas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso e atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos de enfermagem, saúde pública, sistematização da assistência de enfermagem, enfermagem cirúrgica, e metodologia científica.

  • Raquel do Nascimento Amaral

    Raquel do Nascimento Amaral

    Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2008). Especializada em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade de Maringá - Uningá, Maringá/PR. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Campo Grande/MS. Doutora em saúde pública pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Buenos Aires/AR, com defesa em 2020. Experiência vasta assistencial em setores diversos hospitalares, com ênfase em unidades críticas - UTI. Experiência na docência, atuando por 05 anos lecionando a núcleos e escolas técnicas além de cursos de graduação em Enfermagem. Assumiu por 03 anos o Núcleo de Segurança do paciente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Em 2017 assumiu a coordenação regional de unidades de terapia intensiva no Mato Grosso do Sul. Posteriormente assumiu como Diretora da Qualidade Técnica a gestão de todas as unidades de terapia intensiva do estado do MS e São Paulo, estas sob gestão de uma Organização Social do setor de saúde pública. Adquiriu experiência em projetos/planos de trabalho no setor público com participação em certames/licitações. Atualmente na docência em Universidades, atuando em disciplinas de alta complexidade, saúde mental, saúde coletiva, fundamentos de enfermagem, semiologia e semiotécnica, clínica cirúrgica e clínica básica.

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  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
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Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto

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Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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