Solicite agora mais informações
e valores do curso
Direito Civil
art. 212 ao art. 231 do CC/2015
Direito Processual Civil
art. 369 ao art. 383 do CPC/2002, provas em espécie: art. 384 ao art. 463 do CPC/2002, prova cível – aspectos gerais: art. 464 ao art. 480 do CPC/2002
Direito Penal
Definição de crime, art. 1º, conceito de imputabilidade penal, art. 26 ao art. 28, alguns crimes em espécie: crime contra a vida, art. 121 ao art. 128 e crime contra o patrimônio, art. 155 ao art. 183 do CP/1941
Direito Processual Penal
art. 155 ao art. 184 do CPP/1941
Medicina Legal I
conceitos e definição, importância e aplicações, perícia médico-legal, antropologia médico-legal, traumatologia e lesões corporais médico-legais, infortunística
Medicina Legal II
tanatologia médico-legal, sexologia criminal e transtornos sexuais na medicina legal
Balística Forense
princípios fundamentais de balística, conceitos de armas de fogo, conceitos de munição, trajetória, noção de confronto balístico, acidentes com armas de fogo, exames em vidros
Documentoscopia e Grafotecnia Forense
perícias em assinaturas manuscritas ou rubricas, perícias em documentos, determinação de autenticidade e identificação de autor da escrita
Química Forense
conceitos e histórico, áreas de atuação da química forense, identificação de manchas de sangue, balística, incêndio e explosivos, toxicologia
Genética Forense
histórico e fundamentos da genética forense, definição de polimorfismos, marcadores genéticos e variação populacional no contexto da genética forense, fluxo de trabalho e técnicas aplicadas à genética forense, banco de perfis genéticos e análise de dados em genética forense.
Biologia Forense
entomologia forense, palinologia forense
Informática Forense
introdução e conceitos, procedimentos de investigação, legislação específica (marco civil da internet – pontos de suporte ao perito, lei Carolina Dieckmann – identificação de crimes no meio digital)
Física Forense
acidentes de tráfego (análises de exames diretos e indiretos), análises de casuísticas de acidentes de tráfego
Fonética Forense
Fonética; Introdução a Fonética; O Aparelho Fonador; A descrição dos segmentos consonantais; Articulações secundárias; Tabela Fonética Consonantal; O sistema consonantal do português brasileiro
Papiloscopia Forense
Fundamentos da papiloscopia dos tipos de perícia papiloscópica; Revelação e reveladores de impressões latentes; Sistema AFIS de busca e individualização de impressões papilares; Laudo pericial papiloscópico.
Psicologia Forense
limitadores e modificadores de ordem biológica (idade, sexo, emoção e paixão normais), agonia, limitadores e modificadores de ordem mesológica (civilização e psicologia coletiva), Limitadores e modificadores de ordem geral (causas, circunstâncias do crime e reincidência)
Toxicologia forense
fundamentos e aplicação da toxicologia forense. Aspectos toxicológicos das drogas de abuso. Aspectos laboratoriais das análises forense, abordando as amostras convencionais e não convencionais, características, coleta, transporte e armazenamento. Preparo de amostras e métodos analíticos cromatográficos e espectrométricos.
Metodologia Científica aplicada em Criminalística
conhecimento científico versus conhecimento popular, métodos em pesquisa científica, pesquisa científica e perícia, metodologia aplicada em locais de crime contra a vida e de crimes contra o patrimônio, elaboração de pareceres técnicos e laudos periciais
As Ciências Forenses reúnem todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizadas para trazer à luz, a verdade real de uma demanda judicial, bem como a elucidação de crimes na esfera penal.
A peculiaridade das técnicas empregadas nas Ciências está intimamente relacionada ao Direito, fortemente consolidada pelo Estudo da Criminalística.
Diante disso, considerando a abrangente área das Ciências Forenses como estudo multidisciplinar e ainda a exiguidade de cursos voltados para os estudos técnico-científicos tanto na área cível quanto na criminal, a criação do Curso de Pós-graduação em Ciências Forenses: Perícias Judiciais e Criminalística preenche a lacuna deixada para a formação de profissionais interessados nessa área do conhecimento.
OBJETIVOS
Com a especialização no curso de Ciência Forenses o pós-graduando poderá:
1. Seguir a carreira de Perito Oficial/Perito Criminal, ingressado por meio de concurso público de provas e títulos;
2. Atuar como perito ad hoc ou assistente técnico, nos processos cíveis e criminais, sem a exigência de concurso público, tendo sua indicação emanada pelas partes envolvidas no processo judicial ou pelo juiz;
3. Qualificar-se para ministração de aulas no ensino superior, bem como, para dar sequência à carreira acadêmica em cursos de mestrado e doutorado.
PÚBLICO-ALVO
Podem participar do curso todos interessados que possuam graduação. Especialmente, os graduados em medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, direito, química, bioquímica, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, biologia, geologia, engenharias, ciências contábeis, informática, computação, fonoaudiologia, física, psicologia, aqueles que seguem as carreiras da Polícia Civil e Militar, do Judiciário, além dos demais profissionais que possuem interesse na área.
Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma.
As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
Adoniram Judson Pereira Rocha
Licenciado em Física pela UFRJ (1976); Especialista em Matemática pela UFMS (1983); Especialista em Perícia Ambiental pela UFMS (2002); Sócio proprietário da Peritos Forenses Associados (PFA) (2023); Membro fundador em 1989 da Associação de Peritos Criminais Federais (APCF), Brasília, Distrito Federal e Diretor Regional da APCF em Mato Grosso do Sul.
Alberto Grangeiro da Costa Junior
Perito Oficial Forense/Perito Criminal da Coordenadoria Geral de Perícias/MS. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFMS. Especialista em Análises Clínicas pela Academia de Ciência e Tecnologia. Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMS. Tem experiência em Balística Forense, atuando nos seguintes temas: identificação de armas de fogo e balística forense aplicada.
Amilcar da Serra e Silva Netto
Perito Criminal pela Acadepol/MS; Engenheiro Civil pela UFSC; Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFMS; Bacharel em Direito pela UFMS; Autor do livro "Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta"; Quase 30 anos de experiência no atendimento de locais de morte violenta; Atualmente consultor técnico da PFA Perícias e Consultorias.
Andreia Cristiane Stanger
Perita Criminal Federal, especialista em Cyber Crimes.
Andressa Boer Fronza
Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Fonoaudiologia também pela UFSM. É Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC), lotada no Instituto de Criminalística de Florianópolis, onde atua em Local de Crime e, principalmente, com Perícias em Registros de Áudio e Imagem. Possui experiência em diversas modalidades de exames periciais, como Comparação Facial, Comparação de Locutores, Fotogrametria e Comparação de Padrões. É professora da Academia de Perícia do IGP-SC e de cursos de Pós-Graduação na área.
Eduardo Carvalho de Almeida
Graduado em Ciências Biológicas pela UFMS; Bacharel em Direito pela ANHANGUERA; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN; Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO; Especialista em Planejamento Estratégico pela ADESG e UCDB; Especialista em Administração com ênfase em Criminalística pela FGV; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UNESP; Mestre em Administração pela FGV; Doutorando em Ensino de Ciências Naturais pela UFMS. É Perito Oficial/Perito Criminal do Instituto de Criminalística de Campo Grande/MS há 20 anos. Tem experiência em exames de identificação humana pelo DNA e em locais de crime. Ex-Diretor do Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Campo Grande, na cadeira nº 31 – Prof. Múcio Teixeira Junior. Professor universitário e pesquisador.
Evandro Rodrigo Pedão
Perito Oficial Forense/Perito Criminal. Graduado em Química Tecnológica pela UFMS. Mestre em Química Orgânica pela UFMS. Atua na área de Química e Toxicologia Forense.
Jakson Yamashita
Bacharel em Direito e graduando em Psicologia. Especialização em Gestalt Terapia, com ênfase em neuroses, psicoses e sofrimento humano.
José Edmilson Lobato Junior
Perito Civil grafotécnico, Perito Forense do Núcleo de Balística Forense, ex-Diretor Gera do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Belém-PA, ex-Secretário Adjunto de Segurança Pública, Belém-PA. Bacharel em Ciências Agronômicas. Mestre em Gestão Pública. Especialista em Administração Pública. Especialista em Manejo Florestal. Especialista em Educação Ambiental.
Jose Roberto Rodrigues da Rosa
Advogado Criminalista; Bacharel em Direito (UCDB); Bacharel em Psicologia (Unigran); Licenciado em Filosofia (Claretiano); Especialista em Direito Penal e Processo Penal (Uniderp); Mestrando em Direito Processual Penal e Garantismo (Faculdade de Girona - Espanha).
Lidiane de Brito Curto
Perita papiloscopista Desde 2002, graduada em direito, pós-graduação em Direito penal e processo penal, pós-graduada em Gestão em Segurança Pública, Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS, doutoranda em Direito na Universidade de Buenos Aires, docente do curso de direito UNAES 2015, FACSUL 2013, UFMS CPAN 2018.
Luis Henrique Leviski
Analista forense digital - especialista em Perícia Forense Digital e Controles Internos e Compliance pela Daryus. Certificado Cellebritte - CCPA e CASA; certificado em Extrações Avançadas em dispositivos móveis. Policial militar há 20 anos, destes, 16 anos atuando nas mais diversas áreas do GAECO/MPMS.
Nelson Fermino Junior
Perito Oficial Forense/Perito Criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul. Ex-Coordenador-Geral de Perícias do estado de Mato Grosso do Sul. Graduado em Farmácia pela UFMS. Especialista em Genética Forense.
Renato Marçal de Oliveira
Químico formado pela UEL em 2002; Atua desde 2002 na Embrapa, nas seguintes áreas: Tecnologia de alimentos, Imunologia, Biotecnologia, Cromatografia.
Sebastião Renato da Costa Oliveira
Pós graduado em Administração Hospitalar; Gestão e Auditoria em Saúde Pública; Perícias Criminais e Ciências Forenses; Toxicologia Clínica e Forense. Pós graduando em Gestão em Segurança Pública pela UFMS; Ex-professor da Universidade Católica Dom Bosco.
Wedney Rodolpho de Oliveira
Bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduado em Direito Criminal pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é Perito Criminal Forense Oficial da Coordenadoria-Geral de Perícias/MS e professor da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS.