Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

1. Contexto da APS e MFC (Presencial)
Principais definições e conceitos; Atributos essenciais da APS contextualizando com a prática; Princípios da MFC contextualizando com a prática. Raciocínio clínico sobre Medicina Baseada em Evidências.

2. Abordagem familiar e individual (On-line Ao Vivo)
Método clínico centrado na pessoa e cada um de seus componentes; Entrevista familiar e ferramentas que auxiliam na prática (Ecomapa, Genograma, Ciclo da Vida); Habilidades de comunicação.

3. Abordagem comunitária + Cuidado Domiciliar (On-line Ao Vivo)
Processo de territorialização, grupos em saúde e inserção na comunidade; populações vulneráveis. Cuidado domiciliar como ferramenta de saúde.

4. Saúde da Mulher e Ciclo gravídico-puerperal (Presencial)
Abordagem sobre ciclo menstrual, contracepção, amenorreia, sangramento anormal do útero e climatério; Protocolos de Rastreamento na população feminina; Planejamento reprodutivo, Pré-natal, possíveis complicações na gravidez e Puerpério; Climatério.

5. Saúde da Criança e Adolescente (On-line Ao Vivo)
Abordagem da puericultura na APS - Aleitamento materno, Introdução alimentar, Desenvolvimento neuropsicomotor e sinais de atraso; Doenças exantemáticas; Dores recorrentes na infância; Puberdade; Abuso infantil; Principais condições cirúrgicas na Infância.

6. Saúde do Homem + Doenças Urológicas (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre disfunção sexual; Síndrome do Corrimento Uretral no homem; Protocolos de Rastreamento para população masculina; Desafios do engajamento com o autocuidado masculino e estilo de vida. Abordagem sobre Infecções do Trato urinário, Litíase do Aparelho urinário, Incontinência urinária.

7. Doenças Cardiovasculares + Doenças Renais (Presencial)
Abordagem sobre Hipertensão Arterial Sistêmica; Insuficiência Cardíaca; Arritmias Cardíacas mais comuns; Doença Arterial e Venosa Periférica; Reabilitação do paciente infartado. Abordagem sobre Doença Renal Crônica.

8. Doenças Infectocontagiosas + Vigilância em Saúde (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre Tuberculose; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Arboviroses e Síndromes Febris. Abordagem dos indicadores de qualidade e norteadores em saúde aplicados nas áreas Epidemiológicas, Ambiental, Imunizações, Sanitárias, Infraestrutura e Saúde do Trabalhador.

9. Doenças Respiratórias + Otorrinolaringológicas + Oftalmológicas (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre Asma. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Pneumonias e Tabagismo; Abordagem sobre Rinite alérgica, Rinossinusites, Infecções de Vias Aéreas Superiores, Otites e Perda auditiva. Abordagem sobre refração, Catarata e Glaucoma.

10. Doenças Metabólicas e Endocrinológicas (Presencial)
Abordagem sobre Diabetes Mellitus tipo 1 e 2; Dislipidemias; Obesidade; Síndrome Metabólica; Doenças da Tireóide.

11. Doenças Neurológicas + Saúde Mental (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre Cefaleias; Epilepsia; Acidente Vascular Encefálico – Diagnóstico no quadro agudo e Reabilitação. Abordagem sobre Depressão; Ansiedade; Fobia e Transtorno de Pânico; Transtorno Afetivo Bipolar; Esquizofrenia e Psicose; Dependência química.

12. Doenças Gastrointestinais + Doenças Hematológicas (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre as principais patologias do TGI vistas na APS : Síndromes Dispépticas, Sangramentos Digestivos e Rastreamento de Câncer de Cólon. Abordagem sobre interpretações do Hemograma e suas principais alterações.

13. Emergência na APS (Presencial)
Abordagem sobre interpretações básicas do ECG; Dor Torácica e Síndrome Coronariana Aguda, Arritmias Cardíacas. Treinamento prático sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e Abordagem de via aérea.

14. Saúde do Idoso + Doenças Osteomusculares (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre Avaliação Geriátrica ampla e a fragilidade; Síndromes Demenciais; Polifarmácia; Prevenção de Quedas; Incontinência Urinária. Abordagem sobre as principais afeções musculoesqueléticas na APS: Dorsalgias; Osteoartrose; Lesões por Esforço Repetitivo; Artrite Reumatoide; Fibromialgia; Dores Crônicas; Osteoporose.

15. Medicina do Estilo de Vida (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre os pilares da Medicina do Estilo de Vida e sua atuação na APS como prevenção e promoção em saúde.

16. Doenças Dermatológicas + Procedimentos na APS (Presencial)
Abordagem sobre as afecções dermatológicas mais prevalentes na APS e possíveis lesões neoplásicas. Treinamento prático e conhecimento básico dos procedimentos cirúrgicos em dermatologia na APS.

17. Cuidados Paliativos + Equipe Multiprofissional + Gestão Ambulatorial (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre Cuidados Paliativos na APS; Apresentação da Equipe Multiprofissional e sua atuação na APS. Ensinamentos sobre Gestão Ambulatorial, organização das Equipe Assistenciais, das demandas, e do acesso a saúde.

18. Pesquisa + Educação Permanente (On-line Ao Vivo)
Abordagem sobre as etapas da pesquisa na APS e principais ferramentas para produção e reprodução permanente do conhecimento na APS.

O curso de Medicina de Família e Comunidade prepara os profissionais para compreender e respeitar as diferenças culturais, facilitando a comunicação eficaz e o entendimento das necessidades dos pacientes de diferentes origens.

Atuação em Comunidades:

Capacita os médicos a desempenharem um papel ativo na promoção da saúde em comunidades, abordando questões específicas e trabalhando para melhorar os determinantes sociais da saúde.

Redução de Custos em Saúde:

A abordagem preventiva e o gerenciamento eficiente de condições crônicas podem contribuir para a redução de custos no sistema de saúde, já que a atenção primária bem realizada pode evitar complicações mais sérias e custosas.

Resposta a Necessidades Locais:

Ajuda a adaptar os cuidados de saúde de acordo com as necessidades específicas das comunidades locais, considerando fatores como epidemiologia local, recursos disponíveis e características culturais.

Satisfação do Paciente:

Pacientes atendidos por médicos de família frequentemente relatam maior satisfação devido ao relacionamento contínuo, compreensão holística e abordagem centrada no paciente.

Educação em Saúde:

Médicos de família desempenham um papel crucial na educação em saúde, capacitando os pacientes a compreender e gerenciar melhor sua saúde.

Em resumo, o curso de Medicina de Família e Comunidade desempenha um papel fundamental na formação de profissionais de saúde versáteis, capazes de fornecer cuidados abrangentes, centrados no paciente e integrados às comunidades em que atuam. Essa abordagem é essencial para enfrentar os desafios complexos da saúde contemporânea.   


OBJETIVO GERAL

Capacitar médicos para atuar na Atenção Primária de Saúde de maneira integral, qualificada e humanizada.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Capacitar o médico a realizar um atendimento humanizado seguindo os atributos essenciais e princípios da Atenção Primária;
- Capacitar o médico a promover saúde e prevenir agravos;
- Capacitar o médico a ser resolutivo, tomando decisões clínicas e seguindo protocolos sobre Medicina Baseada em Evidências, evitando encaminhamentos desnecessários;
- Capacitar o médico a ter segurança em possíveis situações de emergência que podem surgir mesmo na cena ambulatorial;
- Capacitar o médico a ter autonomia e segurança em realizar pequenos procedimentos cirúrgicos permitidos na Atenção Primária;

PÚBLICO-ALVO

Profissionais Médicos com atuação ou interesse em atuar no âmbito da Atenção Primária à Saúde e Profissionais Médicos com interesse em atualização sobre os temas mais relevantes para a Prova de Título na área de Medicina de Família e Comunidade.


Lais Monique Marinho

Lais Monique Marinho

Médica graduada pela Universidade de Araraquara - SP, desde 2016 e inscrita no CRM 183975. Atua na Atenção Primária à Saúde em Estratégia de Saúde da Família na cidade de São Paulo desde 2018, onde consegue atender seus pacientes de maneira integral e humanizada, atuando principalmente no foco da prevenção e promoção de saúde, sempre utilizando Medicina baseada em evidências. Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - RQE 121518. Pós-graduada em Pediatria Clínica pela Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da USP (São Paulo). Pós-graduanda em Medicina do Estilo de Vida e Coaching em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências de Saúde Albert Einstein.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:

  • Participe e interaja nas aulas ao vivo e on-line pelo computador ou celular
  • Professores de referência nacional atuantes no mercado
  • Não perca nenhuma aula com a flexibilidade e disponibilização das aulas gravadas
  • Faça networking com alunos de todo o Brasil
  • Tenha uma coordenação de curso permanente e ativa para acompanhar sua jornada e tirar dúvidas

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.


Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Medicina de Família e Comunidade

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. 

As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Inspeção de Produtos de Origem Animal

Inspeção de Produtos de Origem Animal

Duração: 18 meses Início: 12 de Abril de 2024 - Turma 03
Mba em Auditoria Contábil e Controle Externo

Mba em Auditoria Contábil e Controle Externo

Duração: 12 meses Início: 17 de Maio de 2024
Mba em Controle Interno, Controladoria e Compliance

Mba em Controle Interno, Controladoria e Compliance

Duração: 12 meses Início: 17 de Maio de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp