Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

DISCIPLINAS DE 20 HORAS CADA:

1. Doença renal e terapias renais substitutivas: Panorama e medidas de prevenção e controle de seus impactos na saúde humana

2. Política Nacional de Atenção ao portador de Doença Renal Crônica (DRC) e Epidemiologia da Doença Renal Crônica no Brasil, legislações e mecanismos para avaliação e validação de qualidade assistencial

3. Bioética e Humanização da Assistência

4. A Psicologia diante da insuficiência renal crônica

5. O Serviço Social na Nefrologia

6. Nutrição na Progressão da Doença Renal Crônica

7. Terapia Renal Substitutiva Hemodiálise: Lesão Renal Crônica Manejo e Qualidade

8. Os transtornos mentais dentro da psiconefrologia

9. Direitos dos Pacientes com Doença Renal Crônica

10. Nutrição na Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise)

11. Acessos Vasculares para Hemodiálise + Protocolos operacionais para prevenção e mitigação de eventos adversos em diálise

12. A assistência psicológica durante o tratamento

13. Serviço Social e o Transplante Renal

14. Nutrição na Terapia Renal Substitutiva (Diálise Peritoneal)

15. Lesão Renal Aguda –Tecnologia, manejo assistencial e boas práticas

16. Sistema de tratamento e distribuição de água para hemodiálise; Características físico/químico organolépticas e padrões adequados para agua utilizada em terapia dialítica; Componentes do sistema de tratamento de agua, suas funções e implicações terapêuticas negativas em caso de inadequações; Cuidados e mitigação de riscos considerando o adequado manejo do sistema de tratamento

17. Dialise Peritoneal: Tipos de terapia existentes, seleção, adesão e treinamento de pacientes, acesso e seus cuidados, manejo clínico, infecções e indicadores de qualidade

18. Gestão de determinantes clínicos em diálise, controle de infecção, mitigação de riscos e segurança do paciente


EMENTAS

ENFERMAGEM:

Legislações pertinentes, modalidades terapêuticas, competências gerenciais e assistenciais, tipos de acesso vasculares e seus cuidados, protocolos operacionais, boas práticas, manejo clínico, indicadores de qualidade, controle de infecção, segurança dos pacientes, princípios físico químicos em diálise e funcionamento de estrutura física e parque tecnológico.

Bioética e Humanização da assistência: Bases e pressupostos da Bioética. Considerações e direitos dos pacientes. Sigilo profissional. Humanização da Assistência. Responsabilidade profissional, legal e moral em relação ao paciente crítico. Relações interpessoais no processo de trabalho e no cuidado ao paciente.

PSICOLOGIA

1. A Psicologia diante da insuficiência renal crônica

- O que é a psiconefrologia

- Qual o papel do psicólogo dentro desse contexto?

- Como a doença renal crônica impacta na saúde mental dos pacientes?

2. Os transtornos mentais dentro da psiconefrologia

- A ansiedade e depressão na doença renal crônica

- Autoimagem em relação à fístula arteriovenosa

- O estresse no contexto da doença renal crônica

3. A assistência psicológica durante o tratamento

- Aceitação e adesão ao tratamento

- Intervenções através da terapia cognitivo-comportamental em pacientes renais crônicos

SERVIÇO SOCIAL

1. Serviço Social na Nefrologia

- História do Serviço Social na Nefrologia

- Questão social e Aspectos Sociais dos pacientes com Doença Renal Crônica

- Instrumentalidade do Serviço Social na Nefrologia

2. Direitos dos Pacientes com Doença Renal Crônica

- Atribuições do Assistente Social na Nefrologia

- Direitos Previdenciários

- Direitos Assistenciais

3. Transplante Renal

- Legislação atual

- Fluxograma de Atendimento para Avaliação Pré Transplante Renal

- Encaminhamentos para Avaliação Pré Transplante Renal

NUTRIÇÃO

1. Nutrição na Progressão da Doença Renal Crônica

- Breve revisão sobre função dos rins e estágios da doença renal crônica;

- Principais fatores responsáveis pela progressão da doença renal crônica;

 -Metabolismo de sódio, potássio, cálcio e fósforo na doença renal crônica;

- Objetivos do tratamento nutricional;

- Avaliação do estado nutricional;

- Exames laboratoriais;

- Recomendação de nutrientes

2. Nutrição na Terapia Renal Substitutiva

Hemodiálise:

- Adequação da hemodiálise;

- Alterações do estado nutricional;

- Avaliação nutricional;

- Exames laboratoriais;

- Recomendação de nutrientes.

3.Nutrição na Terapia Renal Substitutiva

Diálise peritoneal:

- Comparativo das modalidades de terapia renal substitutiva;

- Fatores de risco nutricional;

- Avaliação do estado nutricional;

- Recomendação de nutrientes.

A presente Especialização Multidisciplinar em Nefrologia da Faculdade NOVOESTE, além de inovadora em sua composição, compreende em atender as exigências do mercado, uma vez que a implantação dos Serviços de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise, diálise, transplante renal, nefrologia clínica e tratamento conservador das doenças renais) configura responsabilidades qualificadas.

Cada dia mais, evidenciamos estatisticamente o aumento da incidência e da prevalência de pessoas com algum grau de disfunção renal, o que é inclusive perceptível em relação ao número de pacientes no Brasil e no mundo em programas de diálise.

Indiscutivelmente, tal demanda exige uma sólida interlocução entre as disciplinas do saber, o que garante melhora nos processos assistenciais e no melhor manejo clinico, na mais adequada e mais segura utilização das tecnologias envolvidas no cuidado, favorecendo uma formação do profissional completa e posicionada frente as crescentes exigências do mercado, consequentemente melhorando a qualidade dos processos assistenciais.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de especialização em Nefrologia Multidisciplinar, tem como objetivos desenvolver as competências interdisciplinares dos profissionais que atuam ou possuem interesse em ingressar neste campo do conhecimento, garantindo uma melhor compreensão da importância e competências distintas compartilhadas e interligadas, traduzidas na melhor, mais completa e individualizada assistência aos pacientes.

Desenvolver nestes profissionais competências, a partir do estudo e discussão dos princípios teórico-práticos que norteiam a área, traduzindo o compromisso do especialista como agente da mudança, através da aplicabilidade prática, alcance social e direcionando para à realidade/necessidade do profissional em seu ambiente de trabalho e bem-estar da comunidade e total auxilio em seus pacientes.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais portadores de diploma do Curso de Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Psicologia que queiram desenvolver e aprimorar os conhecimentos de modo interdisciplinar posicionando-se de modo estratégico e inovador nesta crescente especialidade e mercado de trabalho. 

Danilo Bertoloto dos Anjos

Danilo Bertoloto dos Anjos

Graduado em Enfermagem pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005). Especialista em Enfermagem em Nefrologia pelo CEEN/PUC - Goiás; Atuou com Responsável Técnico dos Serviços Médicos Integrados em Nefrologia - SIN Terapia Renal, período de 2005/2020 compreendendo atuação em hemodiálise e diálise peritoneal permeando os campos da assistência e gestão; Longa experiência em docência no ensino superior em diversos cursos da saúde de graduação e pós-graduação. Responsável pela instalação e estruturação de diversos serviços de diálise no Estado do Mato Grosso do Sul, bem como por consultorias para ajustes de processos e qualidade em serviços de terapia renal substitutiva em vários pontos do território nacional.

  • Ana Patrícia Ricci

    Ana Patrícia Ricci

    Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Ensino do Processo de Enfermagem, em Terapia Intensiva e em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem. Graduação em Enfermagem pela UNIFIL - Centro Universitário Filadélfia. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Sistematização da Assistência de Enfermagem, Enfermagem Fundamental e Enfermagem na Saúde do Adulto. Experiência em docência na graduação e pós graduação em Enfermagem e gestão de graduação em Enfermagem.

  • Danilo Bertoloto dos Anjos

    Danilo Bertoloto dos Anjos

    Graduado em Enfermagem pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2005). Especialista em Enfermagem em Nefrologia pelo CEEN/PUC - Goiás; Atuou com Responsável Técnico dos Serviços Médicos Integrados em Nefrologia - SIN Terapia Renal, período de 2005/2020 compreendendo atuação em hemodiálise e diálise peritoneal permeando os campos da assistência e gestão; Longa experiência em docência no ensino superior em diversos cursos da saúde de graduação e pós-graduação. Responsável pela instalação e estruturação de diversos serviços de diálise no Estado do Mato Grosso do Sul, bem como por consultorias para ajustes de processos e qualidade em serviços de terapia renal substitutiva em vários pontos do território nacional.

  • Jennyfer Balbuena Barbosa Machado

    Jennyfer Balbuena Barbosa Machado

    CRN 3 35914; Graduação em Nutrição pela Universidade Anhanguera Uniderp; Pós Graduada em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial pela AVM Faculdade Integrada; Pós Graduada em Nutrição Clínica e Funcional pela INADES; Responsável Técnica pelo Setor de Nutrição em Nefrologia por 7 anos (SIN Nefrologia/ Davita Campo Grande).

  • Luanna Valéria Dias Arguello Ribeiro

    Luanna Valéria Dias Arguello Ribeiro

    CRESS MS 4406; Graduação em Serviço Social – Universidade Anhanguera Uniderp; Pós Graduação em Educação e Direitos Humanos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pós Graduação em Residência Multiprofissional na Área da Saúde Intensiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul – Universidade Anhanguera Uniderp; Responsável Técnica pelo Setor de Serviço Social em Serviço de Nefrologia.

  • Ludmily Diaz Soares da Cruz

    Ludmily Diaz Soares da Cruz

    CRP 14/08586-3, Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista na abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental pelo IPOG; Pós-Graduanda em Avaliação Psicológica pelo IPOG; Responsável Técnica pelo Setor de Psicologia em Serviço de Nefrologia por 2 anos (Davita Campo Grande); Psicóloga Hospitalar atuando com ênfase em Cuidados Paliativos.

  • Renato Finotti Jr.

    Renato Finotti Jr.

    Farmacêutico Industrial; MBA em Gestão Hospitalar; Pós-graduado em Engenharia Farmacêutica; RT pelo tratamento de água da Clínica de Doenças Renais (PRORENAL), Davita Campo Grande, Santa Casa de Campo Grande e Hospital Regional de MS; Consultor Técnico do Grupo D'OR; Responsável pelo tratamento de água para hemodiálise de importantes hospitais como Auxiliadora de Três Lagoas, UCM Dourados, HR de Coxim e Hemodiálise Bataguassu; Consultor nas Clínicas CTR Sinop e Pronefron Rondonópolis; Membro do CECIRAS/MS; Presidente SBRAFH/MS 21/24; Vice-presidente do CRF/MS 2020-2023.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as Vantagens do Curso Ao Vivo On-line:

  • Participe e interaja nas aulas ao vivo e on-line pelo computador ou celular
  • Professores de referência nacional atuantes no mercado
  • Não perca nenhuma aula com a flexibilidade e disponibilização das aulas gravadas
  • Faça networking com alunos de todo o Brasil
  • Tenha uma coordenação de curso permanente e ativa para acompanhar sua jornada e tirar dúvidas

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.


Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Nefrologia Multidisciplinar

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Nos cursos a Distância (EaD), o diferencial são os conteúdos gravados, que podem ser acessados a qualquer momento, com materiais como: videoaulas, e-books e podcasts. A interação com os colegas de turma é estimulada por meio da participação em fóruns de discussão sobre os temas das aulas ou por chat de tira dúvidas com a tutoria. Já nos cursos on-line remoto ao vivo a interação é muito maior, pois as aulas são constituídas de aulas síncronas (ao vivo) com o professor, que permitem uma interação entre professores-estudantes e estudantes-estudantes com conteúdo sempre atualizado. Os docentes aproveitam algumas estratégias para formar pequenos debates virtualmente, os quais fortalecem a integração da turma. 

As aulas são transmitidas via Google Meet, você receberá um link de acesso a sala de aula e poderá participar interagindo com o professor e seus colegas de turma, na data e horário marcado.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


Cada docente estará avaliando o estudante no processo das aulas, ou seja, nos encontros on-line definidos para as aulas. O docente poderá avaliá-lo levando em consideração várias metodologias e técnicas avaliativas, levando em consideração sua participação, discussões de caso, apresentações de resoluções de problemas e etc. Mas, atenção! Se você não participar da aula ao vivo, deverá assisti-la gravada, no seu tempo, e realizar uma avaliação formal, que será encaminhada por meio de um link, para tanto, para estar aprovado na disciplina (módulo), terá que alcançar média igual ou superior a 7,0.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Psicanálise Clínica

Psicanálise Clínica

Duração: 24 meses Início: Imediato
Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas

Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataformas

Duração: 18 meses Início: 6ª turma confirmada - Início imediato
Licenciamento e Gestão Ambiental

Licenciamento e Gestão Ambiental

Duração: 17 meses Início: 28 de Agosto de 2024

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp