Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Valores e Condições

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e valores do curso

Fundamentos da Neuropsicopedagogia
Capítulo 1: Conceituação da Neuropsicopedagogia.
Capítulo 2: Histórico e Fundamentos.
Capítulo 3: Bases Transdisciplinares da Neuropsicopedagogia.
Capítulo 4: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.
Capítulo 5: Neurociência e Aprendizagem.

Anatomia Humana e implicações na aprendizagem
Capítulo 1: Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
Capítulo 2: Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem.
Capítulo 3: Neurociência.
Capítulo 4: Fatores que interferem na aprendizagem.
Capítulo 5: Aprendizagem frente aos transtornos.

Habilidades Cognitivas e Aprendizagem
Capítulo 1: Conceitos e Objetivos das Habilidades Cognitivas e Aprendizagem.
Capítulo 2: Funções Executivas.
Capítulo 3: Quais são as Principais Habilidades Cognitivas.
Capítulo 4: O Desenvolvimento Humano e as Habilidades Cognitivas.
Capítulo 5: Aplicabilidades da Metacognição.

Neurociência aplicada a Motricidade e Desenvolvimento Humano
Capítulo 1: Conhecimentos Básicos sobre Neurociência.
Capítulo 2: Desvendando a Motricidade.
Capítulo 3: Formação do Conhecimento.
Capítulo 4: Aplicação das neurociências junto ao desenvolvimento intelectual.
Capitulo 5: Conhecendo o outro lado.

Dificuldades de Aprendizagem
Capítulo 1: As fases históricas e as correntes epistemológicas das dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 2: Identificação e avaliação das Dificuldades de Aprendizagem.
Capítulo 3: Taxonomia da aprendizagem: o processo de pensar e aprender.
Capítulo 4: A Psiconeurologia e sua relevância para as dificuldades de aprendizagem.
Capítulo 5: A importância de abordar a inibição intelectual, dificuldades de aprendizagem e violência doméstica.

Relações familiares e aprendizagem
Capítulo 1: Família: visão histórica e social contextualizada.
Capítulo 2: A Comunicação no Contexto Relacional familiar.
Capítulo 3: A Família e a relação com escola.
Capítulo 4: Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares.
Capítulo 5: A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos.

Jogos e outros materiais didáticos: Aplicabilidade na neuro e psicopedagogia
Capítulo 1: Jogos: Conceito e Aplicabilidade.
Capítulo 2: Jogos Psicopedagógicos.
Capítulo 3: Jogos de Alfabetização.
Capítulo 4: As contribuições da Caixa Piagetiana no diagnóstico.
Capítulo 5: Elaboração de um jogo psicopedagógico.

Patologias e o processo de aprendizagem
Capítulo 1: Deficiência intelectual e escolarização.
Capítulo 2: A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais processo de aprendizagem.
Capítulo 3: Práticas curriculares e inclusão.
Capítulo 4: O PEI como prática inclusiva.
Capítulo 5: A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas.

Transtornos Específicos de Aprendizagem – Identificação e Intervenção neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Transtornos Específicos De Aprendizagem E Seu Impacto Na Educação.
Capítulo 2: Dislexia.
Capítulo 3: Discalculia.
Capítulo 4: Transtornos De Escrita.
Capítulo 5: Intervenções Nos Transtornos De Aprendizagem.

Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Aprendizagem – Identificação e Intervenção neuropsicopedagógica
Capítulo 1: Definição, História e Tipos.
Capítulo 2: Critérios diagnósticos: da Identificação.
Capítulo 3: A prática clínica e recursos avaliativos no TDAH.
Capítulo 4: A atuação da neuropsicopedagogia na Intervenção no TDAH.
Capítulo 5: A importância da rede de apoio e da equipe multidisciplinar.

Transtorno do Espectro Autista e Aprendizagem – Identificação e Intervenção

Procedimentos de Intervenção e Gestão de Comportamentos
Capítulo 1: Integração Sensorial e Psicomotricidade no TEA.
Capítulo 2: Avaliação Comportamental e Programas de Ensino e Intervenção.
Capítulo 3: Protocolos de Ensino de Habilidades Básicas.
Capítulo 4: Barreiras de Aprendizagem.
Capítulo 5: Análise Funcional de Comportamentos.

Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
Capítulo 1: Diagnóstico No Século Xxi: Evolução Das Caracterizações.
Capítulo 2: Processo Diagnóstico.
Capítulo 3: Usualidade De Protocolos: Quem Aplica?
Capítulo 4: Principais Instrumentos Nacionais De Avaliação Multidisciplinar.
Capítulo 5: Principais Instrumentos Internacionais Traduzidos De Avaliação Multidisciplinar.

Neuropsicopedagogia Institucional
Capítulo 1: Neuropsicopedagogia Institucional.
Capítulo 2: A Neuroeducação na Escola e Aprendizagem.
Capítulo 3: Fundamentos da Neuropsicopedagogia e sua Aplicação.
Capítulo 4: Avaliação em Neuropsicopedagogia.
Capítulo 5: Práticas e Estratégias Neuropsicopedagógicas Inclusivas

Memória, Aprendizagem e Envelhecimento
Capítulo 1: Introdução aos Aspectos Fisiológicos da Memória.
Capítulo 2: Relacionando Memória e Aprendizagem.
Capítulo 3: Tipos de Memória.
Capítulo 4: Envelhecimento Cognitivo.
Capítulo 5: Envelhecimento Cognitivo Patológico.

Estimulação neurocognitiva nas dificuldades de aprendizagem
Capítulo 1: Neurociência e suas implicações para o desenvolvimento humano.
Capítulo 2: As funções executivas e a aprendizagem.
Capítulo 3: Memória, atenção e linguagem.
Capítulo 4: Hora do jogo e atividades lúdicas.
Capítulo 5: Estimulação cognitiva no tratamento de TDAH.

Avaliações, Prognósticos e Intervenções
Capítulo 1: Conhecendo o cérebro, compreendendo o processo de aprender: uma breve introdução.
Capítulo 2: Promoção da Aprendizagem no contexto clínico.
Capítulo 3: A contribuição da Psicopedagogia no contexto clinico e escolar.
Capítulo 4: A Neuropsicopedagogia e a compreensão do desenvolvimento humano.
Capítulo 5: Caminhos da ampliação da aprendizagem e do desenvolvimento.

Estágio
Atividades práticas realizadas pelo(a) estudante em diversos contextos que possibilitem a atuação prática nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento cognitivo, desde que as atividades estejam alinhadas com os objetivos do curso e supervisionadas por um profissional habilitado, sendo:
- Instituições Educacionais
- Instituições de Saúde e Reabilitação
- Instituições Sociais e Comunitárias

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional oferece uma formação completa e interdisciplinar voltada para a compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades que os afetam, integrando conhecimentos das áreas da neurociência, psicologia, pedagogia e anatomia aplicada. Com disciplinas que abrangem desde os fundamentos teóricos da neuropsicopedagogia até as técnicas de avaliação e intervenção clínica e institucional, o curso capacita o profissional para atuar de forma ética, reflexiva e baseada em evidências. Temas como transtornos de aprendizagem, TEA, TDAH, estimulação neurocognitiva, memória e envelhecimento, além da aplicação de materiais didáticos e jogos, proporcionam uma formação ampla e prática, fortalecida pelo estágio supervisionado.

Diante do aumento de casos de dificuldades de aprendizagem, transtornos neurodesenvolvimentais e demandas por inclusão escolar, o mercado de trabalho tem valorizado profissionais com formação especializada e atuação integrada em espaços educacionais e clínicos. O curso prepara o especialista para atuar em escolas, clínicas multidisciplinares, instituições sociais e consultórios, promovendo intervenções eficazes tanto em nível individual quanto institucional. A formação também habilita o profissional a realizar avaliações diagnósticas, elaborar planos de intervenção personalizados, acompanhar a evolução dos aprendentes e trabalhar em colaboração com famílias e equipes pedagógicas, tornando-se peça-chave na promoção de uma educação mais inclusiva, preventiva e humanizada.

OBJETIVO GERAL

Formar profissionais especializados em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, com competências para identificar, avaliar e intervir nos processos de aprendizagem e suas dificuldades, integrando fundamentos neurocientíficos, psicopedagógicos e pedagógicos, visando promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças, adolescentes, adultos e idosos em diferentes contextos educacionais e clínicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os fundamentos teóricos e práticos da neuropsicopedagogia, incluindo suas bases anatômicas, cognitivas e neurocientíficas, e sua aplicação em contextos clínicos e institucionais.

-  Identificar e analisar dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia, discalculia, TDAH e TEA, desenvolvendo estratégias eficazes de avaliação e intervenção.

- Aplicar protocolos de avaliação neuropsicopedagógica, elaborando prognósticos e planos de intervenção individualizados a partir de evidências científicas e práticas supervisionadas.

-  Elaborar e utilizar jogos, materiais didáticos e recursos neurocognitivos, promovendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas e a aprendizagem significativa.

- Analisar a influência das relações familiares e sociais no processo de aprendizagem, considerando o papel da mediação afetiva, do vínculo e do ambiente institucional no desenvolvimento educacional.

- Atuar em equipe multidisciplinar em ambientes escolares, clínicos e institucionais, articulando saberes da pedagogia, psicologia e neurociência no atendimento às necessidades de aprendizagem.

- Conduzir processos de estimulação neurocognitiva ao longo do ciclo da vida, inclusive em contextos de envelhecimento, promovendo a manutenção da memória, da atenção e das funções executivas.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados psicopedagogos, pedagogos, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e demais profissionais da educação e da saúde interessados na atuação clínica e institucional.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

A disciplina de Estágio representa uma etapa fundamental no processo de formação prática e consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Por meio do estágio, o aluno tem a oportunidade de vivenciar situações reais de avaliação, intervenção e acompanhamento de casos relacionados às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo, tanto em contextos escolares quanto clínicos.

Essa vivência permite o aprimoramento das competências técnicas, éticas e relacionais, proporcionando a integração entre teoria e prática, além de desenvolver a autonomia profissional e o pensamento crítico frente aos desafios do exercício interdisciplinar.

O estágio deverá ser realizado ao final do curso, sendo requisito indispensável para sua realização a conclusão, com aprovação, de todas as disciplinas do programa. Para iniciar essa etapa, o aluno deverá apresentar a documentação de convênio devidamente preenchida e aguardar sua aprovação pelo setor responsável.

Os modelos e orientações para elaboração do convênio, termo de compromisso e relatório final serão fornecidos ao longo do curso.

É necessário também que o aluno tenha disponibilidade para cumprir a carga horária exigida, realize o relatório de atividades conforme o modelo oficial disponibilizado e que este seja validado pelo professor responsável pela disciplina. O estágio supervisionado é, portanto, o momento de transição entre a formação acadêmica e a atuação profissional, consolidando a identidade do especialista em neuropsicopedagogia.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

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  • Plataforma on-line de sala de aula virtual com conteúdo atualizado e de alto nível
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Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.


Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes 

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Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância com nota 4, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior.


Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior, seja de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.


Ao inscrever-se em nossa Pós-graduação EaD, você tem acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários Recursos de Aprendizagem como videoaulas, podcasts, exercícios, dicas do professor, fontes de informação complementares, indicadas pelo autor, estudos de caso e avaliações. Nada de vídeos longos ou chatos, você assiste de qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone, etc). Os cursos são divididos por disciplinas, e cada módulo é composto pelos Recursos de Aprendizagem e uma avaliação, que é pré-requisito para avançar para o próximo módulo.


Sim, durante sua jornada de curso, você conta com um mentor permanente para tirar todas as suas dúvidas, tanto administrativas, quanto acadêmicas, sobre o conteúdo do curso, um real e verdadeiro parceiro em seu percurso de especialização. Este canal de contato pode ser por meio do link da “Tutoria” no AVA, ou diretamente pelo WhatsApp.


Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.


A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.


O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.


Há uma nova oportunidade de realizar a prova caso você não consiga alcançar a média de 70% na avaliação. Na terceira tentativa deverá ser solicitada uma nova tentativa com o atendimento do NEAD - Núcleo de Educação a Distância.


O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Você terá 24 meses para concluir sua pós-graduação a partir da data de sua matrícula. Após esse prazo, deverá ser realizada uma nova matrícula, sem aproveitamento de disciplinas (módulos) e nem financeiro.



Sim, a cada disciplina é disponibilizado um livro digital (e-book) o qual você pode fazer download e armazenar no seu computador com direitos autorais para somente você ter acesso, sem possibilidade de compartilhar, distribuir ou vender.



Você receberá por e-mail um convite para acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo de até 3 dias úteis após envio da documentação, pagamento da taxa de matrícula e assinatura eletrônica do contrato de prestação de serviços educacionais. Receberá, também, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno, que disponibiliza serviços da secretaria acadêmica e segunda via de boleto, caso sua opção de pagamento seja esta.



As avaliações on-line estão disponíveis no AVA e não possuem data específica para realização. Assim, você poderá estudar e realizar as avaliações de acordo com sua disponibilidade de horário. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis em “Resultados de Avaliação” no Portal do Estudante.


A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.

Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.


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