Solicite agora mais informações
e valores do curso
Procedimentos de Intervenção e Gestão de Comportamentos
Integração Sensorial e Psicomotricidade no TEA.
Avaliação Comportamental e Programas de Ensino e Intervenção.
Protocolos de Ensino de Habilidades Básicas.
Barreiras de Aprendizagem.
Análise Funcional de Comportamentos.
Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
Diagnóstico no Século XXI: evolução das caracterizações.
Processo Diagnóstico.
Usualidade de protocolos: Quem aplica?
Principais instrumentos nacionais de avaliação multidisciplinar.
Principais instrumentos internacionais traduzidos de avaliação multidisciplinar.
Procedimentos de Intervenção na Linguagem e Comunicação em TEA
Conceitos e aspectos da intervenção na linguagem e comunicação em TEA.
Equivalência de estímulos na análise do comportamento.
Mathing-to-sample no ensino de relações condicionais.
Comunicação ampliada alternativa.
Comportamento verbal e desenvolvimento social.
Orientação Escolar e Construção do Plano Educacional Individualizado em TEA
O contexto da Inclusão Escolar e a Educação Inclusiva.
A Bidocência. 2.1 A relação da bidocência e a Educação Inclusiva.
Inclusão Escolar e o Planejamento Educacional Individualizado – PEI.
Era uma vez...a Inclusão na Prática educacional.
Currículo e a Educação baseada em evidências.
Recursos Tecnológicos para Aprendizagem e Socialização
Tecnologia na educação.
Recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação.
TEA: Tecnologias como ferramentas que dão suporte no processo de construção do conhecimento.
Alfabetização do aluno com TEA: o desafio da produção de textos escritos.
Acessibilidade.
Biopsicossocial e Inserção em Ambientes Coletivos em TEA
O autista e o convívio social.
Ambientes sociais e o convívio humano.
Carteirinha de Identificação Lei Romeo Mion.
Atenção Biopsicossocial.
Romantização do TEA.
Aspectos legais da inclusão em TEA
Histórico da Legislação da Inclusão no Brasil.
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Legislações complementares ao TEA e demais direitos.
Lei de Diretrizes Básicas e o TEA.
Direitos à saúde e TEA.
Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Histórico da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Definições e principais características da ABA.
ABA aplicada nas situações de saúde.
ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Contribuições da ABA na área da saúde e educação.
Fundamentos Filosóficos da Análise do Comportamento
O fazer humano e o comportamento individual.
Behavorismo Radical. 2.1 Bases Filosóficas do Behavorismo Radical.
Monismo.
Seleção por consequência.
Determinismo Probabilístico.
Práticas Interventivas Naturalísticas
A criança autista e a interação com o ambiente.
Práticas Interventivas Naturalísticas.
O ensino Naturalístico.
Cenário das interações sociais e estímulos naturais.
As estratégias de ensino e o ensino das habilidades.
A educação especial e o suporte terapêutico para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm ganhado destaque na agenda educacional e de saúde ao redor do mundo, refletindo uma crescente conscientização sobre a importância de abordagens individualizadas e baseadas em evidências. Neste contexto, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) - sigla da língua inglesa para Applied Behavior Analysis - emerge como uma das metodologias mais eficazes para o tratamento do TEA, fundamentada em princípios científicos do comportamento humano para promover melhorias significativas no desenvolvimento e na aprendizagem. Um curso de pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista com ênfase em ABA oferece aos profissionais das áreas de educação e saúde um conhecimento profundo e especializado, capacitando-os a implementar estratégias de intervenção que podem transformar positivamente a vida dos indivíduos com autismo.
Ao se especializar em TEA com ênfase em ABA, os profissionais são equipados com ferramentas para desenvolver programas de intervenção personalizados que atendem às necessidades únicas de cada indivíduo com autismo. Esta formação não apenas eleva a qualidade dos serviços oferecidos, mas também empodera os profissionais com um arsenal de técnicas e estratégias para ensinar habilidades sociais, de comunicação, acadêmicas e de vida diária, facilitando assim a inclusão social e a independência dos indivíduos com TEA. Além disso, a pós-graduação enfatiza a importância de uma abordagem colaborativa, preparando os profissionais para trabalhar de forma integrada com famílias, escolas e outros especialistas, garantindo uma rede de suporte coesa e efetiva.
OBJETIVOS DO CURSO
GERAL: Qualificar e aprimorar profissionais no conhecimento e exercício profissional no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aplicarem eficazmente os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
ESPECÍFICOS
• Proporcionar uma base teórica sólida sobre o TEA, para que os profissionais possam compreender as diversas manifestações do espectro e as teorias que embasam as práticas de intervenção;
• Capacitar os profissionais no domínio das técnicas e metodologias da Análise do Comportamento Aplicada, adaptados às necessidades individuais de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos com TEA;
• Desenvolver habilidades práticas nos profissionais para o ensino de competências sociais, de comunicação, acadêmicas e de vida diária a indivíduos com autismo, utilizando estratégias de ABA para maximizar o potencial de aprendizado e independência;
• Preparar os profissionais para trabalhar de forma interdisciplinar com equipes, famílias e outros cuidadores, promovendo estratégias colaborativas de intervenção e suporte, fundamentais para o sucesso dos programas de tratamento do TEA.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como pedagogos, psicopedagogos, professores, gestores escolares, neuropsicopedagogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e demais áreas de interesse, que desejam conhecer as estratégias de ABA.
Estude na líder em pós-graduação! Confira as vantagens do curso a distância:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância com nota 4, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União, em 12/11/2019. Parecer CNE/CES nº 698/2019. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior.
Não. O principal requisito para começar uma pós-graduação é ter um diploma de graduação do Ensino Superior, seja de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.
Ao inscrever-se em nossa Pós-graduação EaD, você tem acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários Recursos de Aprendizagem como videoaulas, podcasts, exercícios, dicas do professor, fontes de informação complementares, indicadas pelo autor, estudos de caso e avaliações. Nada de vídeos longos ou chatos, você assiste de qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone, etc). Os cursos são divididos por disciplinas, e cada módulo é composto pelos Recursos de Aprendizagem e uma avaliação, que é pré-requisito para avançar para o próximo módulo.
Sim, durante sua jornada de curso, você conta com um mentor permanente para tirar todas as suas dúvidas, tanto administrativas, quanto acadêmicas, sobre o conteúdo do curso, um real e verdadeiro parceiro em seu percurso de especialização. Este canal de contato pode ser por meio do link da “Tutoria” no AVA, ou diretamente pelo WhatsApp.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, você poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
Há uma nova oportunidade de realizar a prova caso você não consiga alcançar a média de 70% na avaliação. Na terceira tentativa deverá ser solicitada uma nova tentativa com o atendimento do NEAD - Núcleo de Educação a Distância.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade ou expedido gratuitamente via Correios por carta registrada, para cursos na modalidade on-line remoto ao vivo ou EAD. O certificado é entregue em embalagem específica, com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
Você terá 24 meses para concluir sua pós-graduação a partir da data de sua matrícula. Após esse prazo, deverá ser realizada uma nova matrícula, sem aproveitamento de disciplinas (módulos) e nem financeiro.
Sim, a cada disciplina é disponibilizado um livro digital (e-book) o qual você pode fazer download e armazenar no seu computador com direitos autorais para somente você ter acesso, sem possibilidade de compartilhar, distribuir ou vender.
Você receberá por e-mail um convite para acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no prazo de até 3 dias úteis após envio da documentação, pagamento da taxa de matrícula e assinatura eletrônica do contrato de prestação de serviços educacionais. Receberá, também, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno, que disponibiliza serviços da secretaria acadêmica e segunda via de boleto, caso sua opção de pagamento seja esta.
As avaliações on-line estão disponíveis no AVA e não possuem data específica para realização. Assim, você poderá estudar e realizar as avaliações de acordo com sua disponibilidade de horário. Os resultados das avaliações ficarão disponíveis em “Resultados de Avaliação” no Portal do Estudante.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.