Pós-graduação em Enfermagem em Uti Neonatal e Pediatria

Valores e Condições

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e valores do curso

Ética, Bioética e Legislação em enfermagem; Humanização neonatal no cenário intensivista.
A dignidade humana e os princípios fundamentais da ética contemporânea e da Bioética. O fazer dos enfermeiros atenção integral a saúde da criança e sua família: Conflitos e Dilemas éticos. Bioética e Enfermagem: uma análise interdisciplinar. Bioética e questões éticas vivenciadas pelos profissionais de Enfermagem, uma visão crítica e reflexiva. Comissões de Ética e Bioética: um novo paradigma para a tomada de decisões. Humanização na UTI, procedimentos, distanásia, eutanásia, ortotanásia, relação equipeneonato, relação equipe família, dar notícia.

Embriologia e Anatomia Fetal
Embriologia é a ciência que estuda a formação e o desenvolvimento dos órgãos e sistemas do ser humano. Pretende-se nesta disciplina abordar como organismo se forma e sofre várias mudanças progressivas durante sua toda sua vida, considerando que, embora o nascimento seja um momento que marca o término de uma fase e o início de outra, não representa o fim dos processos de desenvolvimento humano. Abordagem sistêmica do desenvolvimento anatômico e do desenvolvimento embrionário neonatal.

Patologias mais comuns na gestação e fatores gestacionais que influenciam no desenvolvimento fetal
Compreender que a gestação é um período em que ocorrem grandes transformações no corpo feminino em um curto espaço de tempo. Fatores de risco, agentes teratogênicos e complicações gestacionais como hipertensão arterial, diabetes gestacional, alteração da função cardíaca, doença hipertensiva específica da gravidez estão relacionadas as complicações fetais, como baixo peso do recém-nascido e retardo do crescimento intrauterino.

Atenção à saúde do recém-nascido de baixo risco 1 – rotinas na recepção do RN na sala de parto e exame físico do RN
Assistência de enfermagem a todos os recém-nascidos (RN) no Centro Obstétrico, tanto de parto normal quanto de cesarianas. A assistência deve basear-se num sistema que garanta cuidados contínuos e de complexidade crescente e adequada ao nível de risco do neonato. O preparo para atender o rn na sala de parto: realização de anamnese materna. Disponibilidade do material para atendimento. Presença de equipe treinada em reanimação neonatal. Anamnese Materna: As condições perinatais descritas no quadro 1 estão associadas ao aumento do risco de reanimação neonatal. Assistência ao rn com boa vitalidade: Imediatamente após o nascimento, a necessidade de reanimação depende da avaliação ra?pida de quatro situações referentes à vitalidade do concepto, sendo feitas as seguintes perguntas: Gestação a termo? Ausência de meco?nio? Respirando ou chorando? To?nus muscular bom? Caso a resposta seja afirmativa a todas as perguntas, considera-se que o RN esta? com boa vitalidade e na?o necessita de manobras de reanimação.

Incompatibilidade e fator RH e Icterícia do neonato
A doença hemolítica do recém-nascido é um quadro clínico no qual os glóbulos vermelhos são degradados ou destruídos pelos anticorpos da mãe. A hemólise é a destruição dos glóbulos vermelhos no sangue. Esse distúrbio pode ocorrer se o sangue da mãe for incompatível (entra em conflito) com o sangue do feto. O diagnóstico toma por base exames de sangue da mãe e, às vezes, do pai. As vezes, imunoglobulina é administrada à mãe durante a gestação para ajudar a prevenir essa doença no recém-nascido. O tratamento pode incluir transfusões de sangue para o feto antes do parto e para o recém-nascido após o parto.

Semiologia e semiotécnica neonatal 1- Teórico
Exame físico do RN, das fases infantis e adolescente, avaliação dos gráficos de crescimento e desenvolvimentos (psicomotor e neurológico) perímetro cefálico (patologias do sistema nervoso).

Semiologia e semiotécnica neonatal 2 - Prática
Exame físico do RN, das fases infantis e adolescente, avaliação dos gráficos de crescimento e desenvolvimentos (psicomotor e neurológico) perímetro cefálico (patologias do sistema nervoso). Prática.

Reanimação neonatal - recém-nascidos a termo e prematuros
É necessário contar com uma equipe de profissionais de saúde treinada em reanimação neonatal antes do nascimento de qualquer RN. Tal equipe deve realizar a anamnese materna e preparar o material para uso imediato na sala de parto.

Distúrbio respiratórios: asfixia Neonatal e oxigenoterapia
Suporte básico e avançado e as principais urgências clínicas. Acionamento do socorro e suporte básico de vida e avançado do neonato.

Estrutura física e recurso da UTI-NEO - gerenciamento em unidade neonatal
Entender o funcionamento e gerenciamento além de estrutura física e recursos da UTI-NEO.

Terapia intensiva em neonatologia; administração de medicamento e hemoderivados
Farmacocinética e farmacodinâmica e administração em neonatologia.

Pneumopediatria – distúrbios respiratórios
Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema pulmonar que acometem a criança.

Anomalias Sistêmicas do Neonato 1 - Circulação fetal, cardiopatias congênitas, e doenças cardiovasculares
Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema circulação fetal, cardiopatias congênitas, e doenças cardiovasculares.

Anomalias Sistêmicas do Neonato 2 - trato gastrointestinal, insuficiência Renal, enterocolite necrosante
Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema gastrointestinal, insuficiência Renal, enterocolite necrosante.

Anomalias Sistêmicas do Neonato 3 – anomalias do SNC; distúrbios hematológicos; Sepse
Alterações sistêmicas relacionadas ao sistema anomalias do SNC; distúrbios hematológicos; Sepse.

Estágio no cenário Neonatal pediátrico

A preocupação com o conceito de qualidade e com formação diferenciada levou o Faculdade NOVOESTE a oferecer o curso de especialização em Enfermagem em Neonatologia e UTI Neonatal.

O Curso visa aprimorar a formação do profissional da área de saúde a fim de aperfeiçoá-lo sistematicamente no campo da Neonatologia por meio da abordagem das principais doenças clínicas, endocrinologia neonatal, pediatria, neonatologia patológica, bem como formar especialistas voltados para a pesquisa institucional da área em questão.

OBJETIVOS

Formação de profissional da área da saúde apto para o trabalho em equipe Inter profissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente, com formação técnico-científica de excelência em uma área específica de atuação profissional de saúde, bem como possuidor de formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem, em constante processo de autoaprendizagem de acordo com a perspectiva do aprender a aprender como formação de educação continuada. E ainda a formação de um profissional detentor de princípios humanísticos que possa contribuir para uma vida social que promova saúde pessoal e da comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Formar o profissional capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos no curso à realidade socioeconômica local;

- Estimular o estudante a buscar constantemente novos conhecimentos para o desempenho eficaz e eficiente de suas atividades profissionais;

- Promover a flexibilidade curricular de forma a desenvolver os processos de interdisciplinaridade e integração teoria e prática, possibilitando uma autêntica aprendizagem e efetiva comunicação;

- Desenvolver um currículo voltado para aquisição não só de conteúdo, mas também, de formação no estudante a habilidades, atitudes e fundamentar a atuação do especialista nos princípios científicos da assistência ao neonato;

- Estabelecer discussão elucidativa-complementar sobre os problemas de enfermagem em neonatologia na prática profissional, ampliando os estudos relativos à metodologia da assistência;

- Abordar os aspectos éticos, sociais e legais do processo da assistência em neonatologia e suas implicações na prática da assistência.

PÚBLICO-ALVO

O curso está voltado para Enfermeiros que já estejam atuando ou que tenham interesse em ingressar na área de UTI Neonatal e Pediatria. O campo de atuação do enfermeiro especialista apresenta diversas peculiaridades e requer boa formação acadêmica a ser incorporada à prática diária. 

Luciana Virginia de Paula e Silva Santana

Luciana Virginia de Paula e Silva Santana

Enfermeira especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pelo programa de pós graduação lato senso da Faculdade de Selvíria e Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Residência em Área de Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Membro da ABENFO-MS (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - Mato Grosso do Sul). Doutoranda Pelo Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste da UFMS. Atualmente é Docente colaboradora no programa de Residência em Área de Saúde em Enfermagem Obstétrica, e na Faculdade NOVOESTE, coordenando estágio supervisionado e ministrando aula e preceptoria para Pós-Graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia.

  • Caroliny Oviedo

    Caroliny Oviedo

    Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Violência contra a mulher e em Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, Pré-natal, parto, assistência de enfermagem, prevenção e controle do câncer cérvico-uterino e de mamas, consulta de enfermagem, Sistematização da Assistência de Enfermagem e Saúde da Mulher.

  • Janete Pereira Lima

    Janete Pereira Lima

    Enfermeira, graduada pelo Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2013), pós-graduada na modalidade residência pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS (2014-2016), pós-graduada em Neonatologia e Pediatria pela Faculdade NOVOESTE – MS (2017-2019) e Mestranda em Psicologia na Universidade Católica Dom Bosco – MS (2020 -2022). Docente da graduação de enfermagem da Faculdade Estácio na disciplina de Saúde da mulher, atuei como enfermeira na Santa Casa – MS na linha Materno-Infantil e apaixonada por amamentação.

  • Juliana Farbi

    Juliana Farbi

    Médica formada pela Universidade de Cuiabá e Pediatra pelo hospital geral universitário de Cuiabá. Atuando há 3 anos em Campo Grande no atendimento neonatal e infantil.

  • Lorena Falcão Lima

    Lorena Falcão Lima

    Enfermeira. Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento do Centro Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ciências Médicas na Universidade de Fortaleza. Especialista em Segurança do Paciente na Rede de Urgências e Emergências pela FIOCRUZ/ENSP/EAD. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UECE. Enfermeira pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-MS). Atua como docente na Graduação de Enfermagem na Estácio de Sá-Campo Grande-MS desde 2019.

  • Luciana de Paula

    Luciana de Paula

    Enfermeira graduada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), em 2011. Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia pelo programa de pós-graduação lato senso da Faculdade de Selvíria e Enfermagem Obstétrica pelo Programa de Residência em Área de Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em parceria com a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2018). Doutoranda no programa Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste- UFMS. Membro da ABENFO-MS (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - Mato Grosso do Sul). Atualmente é Docente no programa de Residência em Área de Saúde em Enfermagem Obstétrica, e na Faculdade NOVOESTE, coordenando a Pós-Graduação em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e a em Enfermagem em Neonatologista e UTI Neonatal. Enfermeira idealizadora da equipe de Parto Domiciliar Lumen.

  • Prisciely Souza de Palhano

    Prisciely Souza de Palhano

    Graduação em Enfermagem pela Universidade UNIGRAN (2015). Residência em Enfermagem Obstétrica pela UFMS (2017). Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família pela UNIFEJ (2019). Pós-Graduanda em UTI Pediátrica e Neonatal pela Unyleia (Em andamento). Mestranda em Enfermagem UFMS (Em andamento). Atualmente Enfermeira Obstétrica na Maternidade Cândido Mariano.

  • Silvana Corrêa Gauna

    Silvana Corrêa Gauna

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Atualmente é Enfermeira do HRMS UTI Neonatal e Esp. em Emergência e Urgência Pediatrica e Neonatal.

  • Tassianny Heredia Finotti

    Tassianny Heredia Finotti

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008), Especialização em Enfermagem em Nefrologia pela PUC/GO (2010) e Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Atualmente docente na Faculdade Estácio de Sá (de janeiro de 2018 até o momento). Tem experiência na área de Enfermagem, com aulas ministradas na área de Ensino Clínico Adulto, Idoso, Pediatria e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: sistematização da assistência em enfermagem, perfil epidemiológico e qualidade de vida.

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  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
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Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

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Pós-graduação em Enfermagem em Uti Neonatal e Pediatria

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


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