Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

1 - Fundamentos da Psicopedagogia Clinica/Institucional e Hospitalar

Explicita sob a perspectiva teórica os fundamentos que sustentem a psicopedagogia clínica e institucional, enfatizando o caráter hospitalar da ação psicopedagógica.

2 - Introdução a Psicanálise: Escuta, Desenvolvimento Infantil, O brincar e o vínculo afetivo

Conhecer a importância da Psicanálise em contribuição com a Neuropsicopedagogia no processo da escuta do grupo Familiar e do aprendente, na compreensão dos estágios do desenvolvimento de Freud na formação da personalidade e como entender os padrões de comportamentos e pensamentos que podem causar problemas emocionais e que influenciam no processo de aprendizagem. Formas saudáveis de ressignificar as emoções e o desenvolvimento saudável com o brincar no atendimento psicopedagógico.

3 - Saúde Mental, Transtornos Neurológicos e Psiquiátricos

Sofrimento psíquico, aspectos conceituais de saúde e doença mental e suas articulações nos diversos eventos da vida. Cuidado de enfermagem em saúde mental nos dispositivos da rede de atenção em saúde. Noções fundamentais da psicopatologia, funções mentais e suas alterações patológicas.

4 - Estudos e Abordagens Neurodidáticas das Pessoas com Deficiência: Motora, Intelectual, Auditiva e Visual

Epistemologia Genética Para Deficiência Intelectual. Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Avaliação; A Audição e o Aparelho Auditivo; Deficiência Auditiva/Surdez; Diagnóstico Da Deficiência Auditiva; Classificação Das Perdas Auditivas; Educação De Pessoas Surdas; Atendimento Educacional Especializado; Deficiência Física. Atendimento Educacional Especializado. Avaliação de Alunos com Deficiência Motora. Adaptações Necessárias. Orientação e Mobilidade / Autonomia e Independência.

5 - Processos Psicológicos e o Desenvolvimento do Raciocínio e da Aprendizagem

Discorre sobre os processos psicológicos e o desenvolvimento do raciocínio à aprendizagem, a partir de dos pressupostos inerentes a memória, a emoção, o pensamento, a linguagem as sensações e a percepção.

6- Orientação e Aplicação dos Testes Piagetianos, Raciocínio Clínico e Refinamento Técnico conforme DSM-V

Conhecer a importância de se avaliar a estrutura do funcionamento cognitivo conforme provas piagetianas e sua relação com a maturidade cognitiva frente a aprendizagem; Análise dos Instrumentos avaliativos e como elaborar o refinamento técnico (a resposta da avaliação a partir da queixa e do desempenho do avaliado) para então em consonância com a leitura do DSM-5-TR indicar um quadro indicativo das dificuldades ou sinais de algum Transtorno de Aprendizagem a ser encaminhado para o profissional médico que irá elucidar o diagnóstico com suas condutas clinicas e emissão do laudo.

7 - Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Comunicação Social e Transtornos Disruptivos do Controle de impulsos e da Conduta

Conhecer os transtornos neurocognitivos e diferenciar dos transtornos mentais. Do conceito, avaliação, prevalência e etiologia do TEA, Avaliação e Intervenção no TEA. Conhecer as características de acordo com o manual estatístico sobre os conceitos de Transtorno da Comunicação Social, Disruptivos e do controle de impulsos e da conduta: tipos, tratamento e noções farmacológicos.

8 - Gerenciamento no ambiente hospitalar: Avaliação, Acompanhamento Interno e Intervenção

Gestão da Qualidade; Gerenciamento do Processo; o comportamento do interno no ambiente hospitalar; Gestão estratégica de pessoas no ambiente hospitalar. A psicopedagogia e o atendimento pedagógico hospitalar; A hospitalização infantil e o processo de aprendizagem; A Psicopedagogia institucional e o atendimento pedagógico hospitalar.

9 - Desenvolvimento motor: Fisiologia do desenvolvimento sensorial e psicomotor e suas interferências na aprendizagem

Fisiologia do Desenvolvimento Sensorial e Psicomotor e suas Interferências na Aprendizagem da Criança. Apresenta os fundamentos da fisiologia e do desenvolvimento sensorial e psicomotor, bem como, suas possíveis interferências no processo de aprendizagem da criança.

10 - A identificação das Altas Habilidades e Superdotação e Síndrome do Pensamento Aceleração no contexto Psicopedagógico.

O Papel da Família no Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação; Parceria entre Família e Escola; A Família do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação; relações entre altas habilidades//superdotação.

11 - Patologias da Linguagem no processo da Aprendizagem da criança

Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso; Linguagem e cognição; Linguagem e comunicação

12 - Dificuldades e Transtornos específicos: Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discalculia, TDHA, TEA

Desenvolvimento da linguagem. Alterações da Linguagem (fonação: articulação da palavra, dislalia, disfasias). Transtornos da Comunicação Evolução da leitura e escrita. Processo de alfabetização. Construção do raciocínio lógico matemático. Os Transtornos da Aprendizagem Específicos: Dislexia, Discalculia. Conceito TDAH, diagnóstico, práxis pedagógicas, comportamento do aluno na escola.

13 - Avaliação, Intervenção, Encaminhamento e Trocas Multidisciplinar Psicopedagógico

O processo de ensino e de aprendizagem. Teorias psicopedagógicas. O fracasso escolar e a psicopedagogia. Procedimentos de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica institucional e clínica. Ações comuns à equipe multiprofissional; responsabilidade pelo diagnóstico e pelas condutas terapêuticas; avaliação clínica dos pacientes; administração do serviço; encaminhamento de pacientes e delegação de atividades.

14 - Orientação de Estágios

O Estágio Supervisionado no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar ocorrerá através de encontros regulares, programados em ambiente acadêmico e profissional onde o estágio é realizado; contando com a participação do aluno nas atividades relacionadas ao estágio.

15 - Supervisão de Estágios – Relatórios de Curso

Acompanhamento de atividades teórico-práticas de observação desenvolvidas na instituição onde o estudante vivencia o estágio.

JUSTIFICATIVA

A Psicopedagogia como área de estudo e de atuação, entende o ser humano a partir da sua singularidade, vendo-o como um sujeito ímpar e único, construtor do seu conhecimento e autor da sua própria história.

 Dessa forma, este curso tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e práticos, propiciando o desenvolvimento das competências técnicas necessárias ao atendimento nos enfoques clínico, institucional e hospitalar.

O Curso de especialização em Psicopedagogia disponibiliza ao estudante psicopedagogo a capacidade de realizar pesquisas na área, adotar uma escuta clínica e o olhar psicopedagógico que possibilite, ao mesmo utilizá-la tanto no espaço institucional quanto clínico e, permite atuar com uma postura crítico-reflexiva sobre o papel da psicopedagogia nos diversos contextos sociais.

O profissional psicopedagogo estará envolvido em processos de educação permanente, tanto pessoal como de futuros profissionais, considerando a qualidade de vida dos indivíduos, grupos e instituições.

CONCEPÇÃO DE CURSO

Este curso foi concebido pela necessidade de formar profissionais especializados e capacitados para intervir e auxiliar na área da aprendizagem humana. Para tanto, torna-se imprescindível o estudo das conexões cerebrais que envolvem a área clínica, as interações e o processo de ensino e aprendizagem na área institucional e também a área hospitalar.

Sabemos que a Psicopedagogia nem sempre é abordada nos cursos de graduação, sendo assim, é uma área que necessita de um aprofundamento maior para atender uma demanda por profissionais especializados que cresce a cada dia; assim os profissionais, precisam buscar uma formação mais específica através dos cursos de especialização.

 Diante desta necessidade, torna-se fundamental uma nova opção de Especialização aos interessados, para que os mesmos possam entender e atuar de forma mais adequada no que tange a aprendizagem humana, suprindo suas necessidades, dentro das áreas clinicas, institucionais e hospitalares.

Além do estimulo a pesquisa científica, pretende-se desenvolver as habilidades do profissional no entendimento psicopedagógico com conhecimento técnico cientifico, utilizando-se de práticas e técnicas especificas.

OBJETIVOS

O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clinica Institucional e Hospitalar, tem como objetivo formar um especialista ético e reflexivo, capaz de compreender o impacto de sua atuação para o bem estar da sociedade como um todo podendo atuar nos enfoques clinico, institucional e hospitalar.

A área Clinica prepara o estudante para a análise e elaboração de um diagnóstico e intervenção/orientação, nas questões que envolvem a aprendizagem humana.

Na área institucional o objeto de estudo, é a pessoa em desenvolvimento, e suas possíveis alterações, assim, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no estudante para que este seja capaz de focar as possibilidades do aprender.

A área hospitalar, tem como objetivo acolher a ansiedade e as dúvidas da criança hospitalizada, criar situações coletivas de reflexão sobre elas, construindo novos conhecimentos que contribuam para uma nova compreensão de sua existência com vistas a melhoria do seu quadro clínico.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais portadores de diploma de Curso Superior, entre eles: pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos entre outros.

Cristiane Alcantara da Silva

Cristiane Alcantara da Silva

Mestranda em Psicologia e Desenvolvimento com formação de base em Pedagogia, especializada em Psicopedagogia, AEE: Atendimento Educacional Especializado, Coaching, Neuropsicopedagogia. e TEA. Graduanda em Psicologia. CEO do Espaço NeuroAprendiz há 8 anos em C.G/MS e Psicoempreender (empresa virtual) com ênfase em cursos voltados para terapeutas, Mentoria , Consultoria e Supervisão Neuropsicopedagógica; Apresenta experiência em sala de aula como professora regular em sala voltadas para alfabetização, Coordenação pelo rede Estadual de 42 salas de Recursos Multifuncional. Atua como palestrante em congressos, cursos de formação para profissionais da área da saúde e educação; Recentemente atuando como Coordenadora Pedagógica nos cursos de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia na Faculdade NOVOESTE.

  • Carlos Henrique de Oliveira Prado

    Carlos Henrique de Oliveira Prado

    Sou formado em psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no ano de 2013, no ano de 2016 conclui minha primeira pós-graduação em Avaliação Psicológica pelo IPOG, minha segunda pós-graduação e em Neuropsicologia feita pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Desde minha formação trabalho como psicólogo clínico e psicólogo social me instituição de acolhimento infantil, sou amante da psicologia e toda as interfaces que ela nos proporciona, estou sempre em busca de me aperfeiçoar para melhor atender quem busca minha ajuda enquanto profissional.

  • Cirena Echague de Aquino Bittencourt

    Cirena Echague de Aquino Bittencourt

    Especializanda em Transtorno do Neurodesenvolvimento, com formação de base em Pedagogia, especializada em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva com ênfase em TEA e ABA com ênfase em TEA. Já atuei em sala de aula e Sala de Recursos Multifuncional; Possuo experiência em atendimentos Clínico neuropsicopedagogicos e psicopedagogicos, sendo minha ocupacao atual. Já realizei palestras de formação para profissionais da área de educação.

  • Cristiane Alcantara da Silva

    Cristiane Alcantara da Silva

    Mestranda em Psicologia e Desenvolvimento com formação de base em Pedagogia, especializada em Psicopedagogia, AEE: Atendimento Educacional Especializado, Coaching, Neuropsicopedagogia. e TEA. Graduanda em Psicologia. CEO do Espaço NeuroAprendiz há 8 anos em C.G/MS e Psicoempreender (empresa virtual) com ênfase em cursos voltados para terapeutas, Mentoria , Consultoria e Supervisão Neuropsicopedagógica; Apresenta experiência em sala de aula como professora regular em sala voltadas para alfabetização, Coordenação pelo rede Estadual de 42 salas de Recursos Multifuncional. Atua como palestrante em congressos, cursos de formação para profissionais da área da saúde e educação; Professor na Faculdade Novoeste desde 2016 e recentemente atuando como Coordenadora Pedagógica nos cursos de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia na Faculdade NOVOESTE.

  • Giovanna Freire de Oliveira Inácio

    Giovanna Freire de Oliveira Inácio

    Possui graduação em Pedagogia, Universidade Nilton Lins, Especialização em Didática, Formação Docente e Metodologias de Ensino- Faculdade Ucamprominas. Especialização em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar - Faculdade Novoeste. Especialização em Neuropsicopedagogia - Faculdade Faveni. Pós graduanda em Intervenção ABA para autismo e Deficiência Intelectual - CBI of Miami. Mestre em Ciências da Educação - Universidad San Lorezo. Doutora em Ciências da Educação - Universidad San Lorenzo. Docente da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação - SEMED/AM. Professora Formadora na DDPM/SEMED/AM. Docente Convidada nos módulos EAD de Pós Graduação em Educação do Campo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM. Docente no Programa EAD da Faculdade NOVOESTE/MS. Professora Tutora na UNIGRAN EAD - Campo Grande/MS. Curso Terapia ABA aplicada no Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Faculdade Metropolitana. Curso Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) para Pais, Cuidadores e Educadores - Escola de Saúde Pública do Paraná - Centro Formador de Recursos Humanos. Curso Desvendando o PEI - Regina Bérgamo. Experiência como Aplicadora ABA - Abrace Clínica Comportamental/MS. Experiência como Acompanhante Terapêutica ABA - Clinica Espaço Saúde/MS. Psicopedagoga no Espaço NeuroAprendiz/MS. Tem experiência na área da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Articulação/Coordenação de Processos Formativos . Atualmente desenvolve pesquisas e atua na área de Educação om a temática: Formação de Professores, Educação Inclusiva/Transtorno do Espectro Autista - TEA na cidade de Campo Grande/MS.

  • Iago Davanço Nogueira

    Iago Davanço Nogueira

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017); Residência Médica em Psiquiatria pela Secretaria Municipal de Sáude de Mauá SP (2022); Ex-Colaborador Voluntário do Ambulatório de Processo Transexualizador do Humap/UFMS (2023-24); Ex-Docente da Medicina UEMS (2022); Médico Psiquiatra do Ambulatório de Sexualidade e Gênero (Segê); Médico Psiquiatra do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps Cassems).

  • Jeane de Araújo Rocha Martins Araújo

    Jeane de Araújo Rocha Martins Araújo

    Sou formada pela em Psicologia, desde 1988, pela Faculdade Católica de Mato Grosso, hoje UCDB. Sou especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia e Saúde/USP/SP, em Reabilitação Neuropsicológica no Hospital das Clínicas/USP/SP. Mestre em psicologia da saúde/UCDB. Desde minha formação trabalho na clínica em atendimentos a criança, adultos e idosos com diagnósticos voltado a alterações neurológicas, como autismo, transtornos de déficit de atenção e de aprendizagem; diagnóstico diferencial em doenças neurodegenerativas, entre outras. Trabalho também em avaliação da personalidade através da Prova de Rorschach, minha formação foi pela Sociedade de Rorschach de São Paulo. Foi professora de Neuropsicologa em cursos de pós graduação da Capacitar. Sempre me dediquei a minha formação como profissional em Campo Grande. E acho importante sempre aperfeiçoar conhecimentos para melhor atender.

  • Marina de Castro Fregnan

    Marina de Castro Fregnan

    Fonoaudióloga. Mestre em Psicologia da Saúde (UCDB). Especialista em Linguagem. Especialista em Neurofuncional e no Transtorno do Espectro Autista - TEA. Mestre em Psicologia da Saúde (IRE; UCDB). Diretora e proprietária do Espaço Intervenção . Docente no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade NOVOESTE. Palestrante em Linguagem e Sinais Precoces do Autismo e prestadora de serviço na empresa AMED como Palestrante no Estado do Mato Grosso do Sul.

  • Michelle Christina de Lima

    Michelle Christina de Lima

    Graduada em Pedagogia, Artes visuais e Biblioteconomia. Pós- graduação em Psicopedagogica clínica e institucional e Coordenação Pedagógica; Apresenta experiência em Psicopedagogica clínica.

  • Thayane Ananias de Melo Santos

    Thayane Ananias de Melo Santos

    Mestranda em Ciência do Desenvolvimento Humano, com formação de base em Pedagogia, especializada em Psicomotricidade e Neuropsicopedagogia. Cursando pós-graduação em Psicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva com ênfase em TEA, ABA com ênfase em TEA e Supervisão Neuropsicopedagógica; Apresenta experiência em sala de aula como professora regular em instituições bilíngues e internacionais em São Paulo. Recentemente inaugurou o seu próprio espaço para atendimentos clínicos e reforço escolar, já realizou palestras em congressos, cursos de formação para profissionais da área da saúde e educação; Se envolve na Psicomotricidade por ter uma experiência de base na dança clássica e contemporânea. Possui formação como bailarina profissional e técnica em dança.

Motivos para você escolher a NOVOESTE

Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:

  • Metodologia de Alto Nível e Portal do Estudante com materiais das aulas
  • Professores de referência local e nacional
  • Infraestrutura inovadora para o melhor rendimento, no centro de Campo Grande
  • Aulas práticas, viagens e visitas técnicas, consulte seu curso
  • Ampla rede de estágio supervisionado, consulte seu curso

Matricule-se Agora

Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.

Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.

Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Matricule-se Agora

A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).

A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Matricule-se Agora
shapes

Depoimentos

Confira os depoimentos de quem já estudou conosco


Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar

Tire suas dúvidas

Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.

As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.

O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.

O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.

Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.

Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.

Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.

A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.

Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.

O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante. 

O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.


A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.


Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.

Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.


Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.

A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.


Outros Cursos

Veja outras opções de cursos

Yoga

Yoga

Duração: 10 meses Início: Imediato
Acupuntura

Acupuntura

Duração: 25 meses Início: Imediato
Mba Executivo em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Mba Executivo em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

Duração: 18 meses Início: 27 de Maio de 2025 - 4ª turma

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp