Solicite agora mais informações
e valores do curso
Direito Civil
art. 212 ao art. 231 do CC/2015
Direito Processual Civil
art. 369 ao art. 383 do CPC/2002, provas em espécie: art. 384 ao art. 463 do CPC/2002, prova cível – aspectos gerais: art. 464 ao art. 480 do CPC/2002
Direito Penal
Definição de crime, art. 1º, conceito de imputabilidade penal, art. 26 ao art. 28, alguns crimes em espécie: crime contra a vida, art. 121 ao art. 128 e crime contra o patrimônio, art. 155 ao art. 183 do CP/1941
Direito Processual Penal
art. 155 ao art. 184 do CPP/1941
Medicina Legal I
conceitos e definição, importância e aplicações, perícia médico-legal, antropologia médico-legal, traumatologia e lesões corporais médico-legais, infortunística
Medicina Legal II
tanatologia médico-legal, sexologia criminal e transtornos sexuais na medicina legal
Balística Forense
princípios fundamentais de balística, conceitos de armas de fogo, conceitos de munição, trajetória, noção de confronto balístico, acidentes com armas de fogo, exames em vidros
Documentoscopia e Grafotecnia Forense
perícias em assinaturas manuscritas ou rubricas, perícias em documentos, determinação de autenticidade e identificação de autor da escrita
Química Forense
conceitos e histórico, áreas de atuação da química forense, identificação de manchas de sangue, balística, incêndio e explosivos, toxicologia
Genética Forense
histórico e fundamentos da genética forense, definição de polimorfismos, marcadores genéticos e variação populacional no contexto da genética forense, fluxo de trabalho e técnicas aplicadas à genética forense, banco de perfis genéticos e análise de dados em genética forense.
Biologia Forense
entomologia forense, palinologia forense
Informática Forense
introdução e conceitos, procedimentos de investigação, legislação específica (marco civil da internet – pontos de suporte ao perito, lei Carolina Dieckmann – identificação de crimes no meio digital)
Física Forense
acidentes de tráfego (análises de exames diretos e indiretos), análises de casuísticas de acidentes de tráfego
Fonética Forense
Fonética; Introdução a Fonética; O Aparelho Fonador; A descrição dos segmentos consonantais; Articulações secundárias; Tabela Fonética Consonantal; O sistema consonantal do português brasileiro
Papiloscopia Forense
Fundamentos da papiloscopia dos tipos de perícia papiloscópica; Revelação e reveladores de impressões latentes; Sistema AFIS de busca e individualização de impressões papilares; Laudo pericial papiloscópico.
Psicologia Forense
limitadores e modificadores de ordem biológica (idade, sexo, emoção e paixão normais), agonia, limitadores e modificadores de ordem mesológica (civilização e psicologia coletiva), Limitadores e modificadores de ordem geral (causas, circunstâncias do crime e reincidência)
Toxicologia forense
fundamentos e aplicação da toxicologia forense. Aspectos toxicológicos das drogas de abuso. Aspectos laboratoriais das análises forense, abordando as amostras convencionais e não convencionais, características, coleta, transporte e armazenamento. Preparo de amostras e métodos analíticos cromatográficos e espectrométricos.
Metodologia Científica aplicada em Criminalística
conhecimento científico versus conhecimento popular, métodos em pesquisa científica, pesquisa científica e perícia, metodologia aplicada em locais de crime contra a vida e de crimes contra o patrimônio, elaboração de pareceres técnicos e laudos periciais
As Ciências Forenses reúnem todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizadas para trazer à luz, a verdade real de uma demanda judicial, bem como a elucidação de crimes na esfera penal.
A peculiaridade das técnicas empregadas nas Ciências está intimamente relacionada ao Direito, fortemente consolidada pelo Estudo da Criminalística.
Diante disso, considerando a abrangente área das Ciências Forenses como estudo multidisciplinar e ainda a exiguidade de cursos voltados para os estudos técnico-científicos tanto na área cível quanto na criminal, a criação do Curso de Pós-graduação em Ciências Forenses: Perícias Judiciais e Criminalística preenche a lacuna deixada para a formação de profissionais interessados nessa área do conhecimento.
OBJETIVOS
Com a especialização no curso de Ciência Forenses o pós-graduando poderá:
1. Seguir a carreira de Perito Oficial/Perito Criminal, ingressado por meio de concurso público de provas e títulos;
2. Atuar como perito ad hoc ou assistente técnico, nos processos cíveis e criminais, sem a exigência de concurso público, tendo sua indicação emanada pelas partes envolvidas no processo judicial ou pelo juiz;
3. Qualificar-se para ministração de aulas no ensino superior, bem como, para dar sequência à carreira acadêmica em cursos de mestrado e doutorado.
PÚBLICO-ALVO
Podem participar do curso todos interessados que possuam graduação. Especialmente, os graduados em medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, direito, química, bioquímica, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, biologia, geologia, engenharias, ciências contábeis, informática, computação, fonoaudiologia, física, psicologia, aqueles que seguem as carreiras da Polícia Civil e Militar, do Judiciário, além dos demais profissionais que possuem interesse na área.
Eduardo Carvalho de Almeida - Coordenação
Graduado em Ciências Biológicas pela UFMS; Bacharel em Direito pela ANHANGUERA; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN; Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO; Especialista em Planejamento Estratégico pela ADESG e UCDB; Especialista em Administração com ênfase em Criminalística pela FGV; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UNESP; Mestre em Administração pela FGV; Doutorando em Ensino de Ciências Naturais pela UFMS. É Perito Oficial/Perito Criminal do Instituto de Criminalística de Campo Grande/MS há 20 anos. Tem experiência em exames de identificação humana pelo DNA e em locais de crime. Ex-Diretor do Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Campo Grande, na cadeira nº 31 – Prof. Múcio Teixeira Junior. Professor universitário e pesquisador.
Adoniram Judson Pereira Rocha
Licenciado em Física pela UFRJ (1976); Especialista em Matemática pela UFMS (1983); Especialista em Perícia Ambiental pela UFMS (2002); Sócio proprietário da Peritos Forenses Associados (PFA) (2023); Membro fundador em 1989 da Associação de Peritos Criminais Federais (APCF), Brasília, Distrito Federal e Diretor Regional da APCF em Mato Grosso do Sul.
Alberto Grangeiro da Costa Junior
Perito Oficial Forense/Perito Criminal da Coordenadoria Geral de Perícias/MS. Graduado em Farmácia-Bioquímica pela UFMS. Especialista em Análises Clínicas pela Academia de Ciência e Tecnologia. Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFMS. Tem experiência em Balística Forense, atuando nos seguintes temas: identificação de armas de fogo e balística forense aplicada.
Amilcar da Serra e Silva Netto
Perito Criminal pela Acadepol/MS; Engenheiro Civil pela UFSC; Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFMS; Bacharel em Direito pela UFMS; Autor do livro "Manual de Atendimento a Locais de Morte Violenta"; Quase 30 anos de experiência no atendimento de locais de morte violenta; Atualmente consultor técnico da PFA Perícias e Consultorias.
Andreia Cristiane Stanger
Perita Criminal Federal, especialista em Cyber Crimes.
Andressa Boer Fronza
Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Fonoaudiologia também pela UFSM. É Perita Criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP-SC), lotada no Instituto de Criminalística de Florianópolis, onde atua em Local de Crime e, principalmente, com Perícias em Registros de Áudio e Imagem. Possui experiência em diversas modalidades de exames periciais, como Comparação Facial, Comparação de Locutores, Fotogrametria e Comparação de Padrões. É professora da Academia de Perícia do IGP-SC e de cursos de Pós-Graduação na área.
Eduardo Carvalho de Almeida
Graduado em Ciências Biológicas pela UFMS; Bacharel em Direito pela ANHANGUERA; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRAN; Especialista em Gestão da Segurança Pública pela UNITOLEDO; Especialista em Planejamento Estratégico pela ADESG e UCDB; Especialista em Administração com ênfase em Criminalística pela FGV; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela UNESP; Mestre em Administração pela FGV; Doutorando em Ensino de Ciências Naturais pela UFMS. É Perito Oficial/Perito Criminal do Instituto de Criminalística de Campo Grande/MS há 20 anos. Tem experiência em exames de identificação humana pelo DNA e em locais de crime. Ex-Diretor do Instituto de Criminalística de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Campo Grande, na cadeira nº 31 – Prof. Múcio Teixeira Junior. Professor universitário e pesquisador.
Evandro Rodrigo Pedão
Perito Oficial Forense/Perito Criminal. Graduado em Química Tecnológica pela UFMS. Mestre em Química Orgânica pela UFMS. Atua na área de Química e Toxicologia Forense.
Jakson Yamashita
Bacharel em Direito e graduando em Psicologia. Especialização em Gestalt Terapia, com ênfase em neuroses, psicoses e sofrimento humano.
José Edmilson Lobato Junior
Perito Civil grafotécnico, Perito Forense do Núcleo de Balística Forense, ex-Diretor Gera do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Belém-PA, ex-Secretário Adjunto de Segurança Pública, Belém-PA. Bacharel em Ciências Agronômicas. Mestre em Gestão Pública. Especialista em Administração Pública. Especialista em Manejo Florestal. Especialista em Educação Ambiental.
Jose Roberto Rodrigues da Rosa
Advogado Criminalista; Bacharel em Direito (UCDB); Bacharel em Psicologia (Unigran); Licenciado em Filosofia (Claretiano); Especialista em Direito Penal e Processo Penal (Uniderp); Mestrando em Direito Processual Penal e Garantismo (Faculdade de Girona - Espanha).
Lidiane de Brito Curto
Perita papiloscopista Desde 2002, graduada em direito, pós-graduação em Direito penal e processo penal, pós-graduada em Gestão em Segurança Pública, Mestre em Estudos Fronteiriços pela UFMS, doutoranda em Direito na Universidade de Buenos Aires, docente do curso de direito UNAES 2015, FACSUL 2013, UFMS CPAN 2018.
Luis Henrique Leviski
Analista forense digital - especialista em Perícia Forense Digital e Controles Internos e Compliance pela Daryus. Certificado Cellebritte - CCPA e CASA; certificado em Extrações Avançadas em dispositivos móveis. Policial militar há 20 anos, destes, 16 anos atuando nas mais diversas áreas do GAECO/MPMS.
Nelson Fermino Junior
Perito Oficial Forense/Perito Criminal da Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul. Ex-Coordenador-Geral de Perícias do estado de Mato Grosso do Sul. Graduado em Farmácia pela UFMS. Especialista em Genética Forense.
Renato Marçal de Oliveira
Químico formado pela UEL em 2002; Atua desde 2002 na Embrapa, nas seguintes áreas: Tecnologia de alimentos, Imunologia, Biotecnologia, Cromatografia.
Sebastião Renato da Costa Oliveira
Pós graduado em Administração Hospitalar; Gestão e Auditoria em Saúde Pública; Perícias Criminais e Ciências Forenses; Toxicologia Clínica e Forense. Pós graduando em Gestão em Segurança Pública pela UFMS; Ex-professor da Universidade Católica Dom Bosco.
Wedney Rodolpho de Oliveira
Bacharel em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Pós-graduado em Direito Criminal pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é Perito Criminal Forense Oficial da Coordenadoria-Geral de Perícias/MS e professor da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS.