Solicite agora mais informações
e valores do curso
Comércio nacional e internacional de alimentos de origem animal (Certificação e legislação)
Controle Microbiológico de Produtos de Origem Animal
Controle Físico Químico de Produtos de Origem Animal
Gestão de Processos e ferramentas de qualidade na inspeção de POAs
Análise de pontos críticos – avaliação de riscos, PPHO e Sistema APPCC
As Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padronizados em Indústria e Serviços de Alimentação: Elaboração de Manual de BPF e dos POPS; Limpeza e sanitização na Indústria de Alimentos
Doenças Transmissíveis por Alimentos (DTAs)
Projetos Industriais, importância, fluxogramas, área industrial (pré-requisitos na Indústria de Alimentos).
Patologias aplicadas à inspeção de carnes de animais de açougue
Inspeção, controle de qualidade de fiscalização do abate de bovinos e bubalinos
A Inspeção, controle de qualidade e a fiscalização do abate de suínos e produtos do abate
A inspeção, controle de qualidade e a fiscalização do abate de aves e pequenos animais
A inspeção, controle de qualidade e a fiscalização de leite e seus derivados
A inspeção, controle de qualidade e a fiscalização do pescado e seus derivados
A inspeção, controle de qualidade e a fiscalização de mel
A inspeção, controle de qualidade e a fiscalização de ovos
A Responsabilidade técnica em estabelecimentos de produtos de origem animal
Ambiência e bem-estar animal
A demanda por produtos diferenciados com qualidade e inocuidade; O aumento constate no fluxo de exportação de produtos de origem animal; A cadeia produtiva, conservativa e a distribuição dos produtos; A necessidade de Estados e Municípios se adequarem as boas práticas de fabricação, conservação e manipulação dos alimentos e as mudanças conceituais do papel dos Médicos Veterinários que permitiu que profissionais, fora dos serviços oficiais, participem não só do controle de qualidade mas também dos processos de inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal, criam um cenário favorável ao desenvolvimento de competências profissionais específicas a fim de atender a este mercado em constate evolução.
Assim, o curso de ESPECIALIZAÇÃO EM INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL da NOVOESTE, com um corpo docente diferenciado e conteúdos acadêmicos apoiados em aulas disruptivas, sustentadas por metodologias ativas, vem ao encontro destas demandas.
Ao final do curso o médico veterinário terá desenvolvido as competências gerencias e técnicas necessárias a atender à demanda do mercado.
OBJETIVOS
Desenvolver as competências profissionais desejadas pelo mercado e aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos que permitirão a identificação e resolução de problemas nos processos de:
• Inspeção de produtos de origem animal, sob chancela do serviço de fiscalização e inspeção federal, estadual e municipal, visando a qualidade e inocuidade dos alimentos ali manipulados, processados e fabricados;
• Inspeção dos processos de abate, zelando pela inocuidade das carcaças e pela adoção das práticas de Bem Estar Animal;
• O gerenciamento da cadeia de abastecimento de alimentos perecíveis, acompanhamento dos processos desde o fornecedor, recepção das matérias primas, insumos e embalagens e sua utilização nos produtos de origem animal;
• Combate à fraudes e adulterações.
PÚBLICO-ALVO
Médicos Veterinários.
RESPONSÁVEL TÉCNICA
Camile Sanches Silva - CRMV/MS 5213
João Vieira de Almeida Neto - Coordenação
Graduado em Medicina Veterinária pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), Inscrito no CRMV MS sob o nº 0568, Pós-graduado em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ / UFMS (2002); Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2005); Presidiu por dois mandatos a sociedade Sul Matogrossense de Medicina Veterinária (SOMVET) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV MS). Foi Presidente do CMMA - Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campo Grande, Conselheiro Titular do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Proprietário da Empresa de DDSUL - Saúde Ambiental (desde 1989). Natural de Campo Grande / MS.
Ana Carolina S. Gonçalves de Assis
Médica veterinária, Mestre em Medicina Veterinária, Gerente Técnica do CRMV-MS, co fundadora do FeedVet, Autora do livro de responsabilidade técnica na medicina veterinária editora MedVep.
Flávia Aline Andrade Calixto
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), Especialização em Irradiação de Alimentos (UFF), Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária - Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Foi Professora Substituta do Departamento de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da UFF e Temporária de Tecnologia de Produto de Origem Animal II e Higiene e Inspeção de Produto de Origem Animal II no curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Atualmente, é Pesquisadora de Tecnologia do Pescado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).
Jéssica Soares do Carmo
Médica veterinária graduada pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e aluna de mestrado do programa de pós graduação em Zootecnia, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Possui experiência em produção animal, voltado para criação de Bovinos de corte, desde de a criação até a entrega do produto final.
Luiz Marcelo Martins Araújo
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988). Atualmente é fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal. Entre 1994 e 1997 chefiou o Serviço de Inspeção Estadual de Mato Grosso do Sul (SIE/MS). De 1997 a 2001 foi Inspetor local da IAGRO em São Gabriel do Oeste, desenvolvendo atividades de Defesa Sanitária Animal e de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Em fevereiro/2002 entrou, através de concurso público, no Ministério da Agricultura, sendo até abril/2009 foi o Encarregado do SIF 450, trabalhando com Inspeção de Suínos. A partir de abril/2009 foi removido para Campo Grande, onde desenvolveu a função de Assistente Técnico de Leite e Derivados, Mel e Produtos Apícolas no SIPOA/DDA/SFA/MS, até 13 de outubro de 2013. Também foi o responsável pelo Programa Estadual de Combate à Produção e Comércio Clandestinos de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura. Em 14 de outubro de 2013 foi indicado para exercer a função de Coordenador Geral de Inspeção, no DIPOA, em Brasília - DF, exercendo esta função até 15 de maio de 2015. Atualmente trabalha junto à equipe do Serviço de Inspeção Federal do estabelecimento registrado sob número 4400 - JBS, em Campo Grande-MS.
Maria Carmela Kasnowski Holanda Duarte
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Medicina Veterinária (Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como professora palestrante no curso de pós graduação Qualittas, professora no curso de ensino médio profissionalizante Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos- NATA/ CECVSD e professora do Centro de Ensino Superior de Valença (FAAV/Faculdade de Veterinária). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, departamento de Tecnologia de Alimentos (MTA), ministrando a disciplina de Controle Microbiológico de POA. Paralelamente contribui na realização de projetos de pesquisa, projetos de extensão e em orientações acadêmicas na área de Controle Microbiológico de POA e água de abastecimento. Docente Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Higiene Veterinária e Processamento de Alimentos de Origem Animal da Universidade Federal Fluminense, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Contribui com o Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFRJ, orientando de forma pontual alunos do curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Controle Microbiológico de Produtos de Origem Animal e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: leite e derivados, carne e derivados, pescado e derivados, microbiologia dos alimentos, controle de qualidade, leites fermentados e probióticos. Gestão da qualidade e segurança de alimentos, óleos essenciais e tecnologias emergentes aplicados ao processamento de alimentos constituem tema de grande interesse.
Paula Cristiane Severino Ibrahim
Médica veterinária, especialista em Inspeção e Higiene de Produtos de Origem Animal, Responsável Técnica na LPX Agroindustrial.
Taynara Nunes Pasquatti
Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2016), Mestrado (2019) e Doutorado (2021) em Biotecnologia pela UCDB. Atualmente é pós-doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e docente nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Leciona as disciplinas de Metabolismo Animal, Inspeção de Produtos de Origem Animal e Doenças Infecciosas. Orienta trabalhos de graduação. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Microbiologia Veterinária, Biologia Molecular, Bem-estar Animal e Biotecnologia aplicada à Saúde Humana e Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Inspeção de Produtos de Origem Animal e Doenças Infecciosas.