Solicite agora mais informações
e valores do curso
1. Pessoas, Empresas e Felicidade em um mundo em transformação
A Transformação está tomando rumos sabidamente perigosos e insustentáveis, tanto economicamente quanto social e ambientalmente. Quais são as responsabilidades dos profissionais, empresas e organizações em geral diante desta realidade e dos possíveis futuros para os quais este caminho aponta? Entender o que gera felicidade é o caminho para ter colaboradores produtivos, clientes fiéis e uma sociedade que aprova a empresa. Esta disciplina pretende extrapolar os aspectos técnicos da hiperautomação e Transformação Digital, repensando a própria transformação para um futuro mais justo, próspero e, acima de tudo, humano.
2. O papel do profissional de processos na disrupção tecnológica
O mundo está inegavelmente mudando radicalmente e esta disciplina estabelece a urgência da evolução do profissional de processos, que deve transcender o nível operacional para atuar como arquiteto estratégico na nova economia. O foco é capacitar o aluno a definir e redesenhar novos modelos de negócio, dominando a orquestração da transformação tecnológica e a inteligência de dados. O profissional de processos é apresentado como o alicerce fundamental que garante o alinhamento estratégico, a eficiência e a capacidade organizacional necessários para absorver e implementar as soluções avançadas de automação e IA exigidas pelo futuro.
3. Negócios digitais e exponenciais
Estamos vivenciando um cenário de intenso avanço tecnológico e a dinâmica de crescimento exponencial como a força motriz que exige a reinvenção organizacional. O foco é compreender como a fusão dos ambientes físico e digital (e até mesmo de aspectos biológicos) impulsiona a necessidade de novos modelos de negócio. Serão apresentadas as estratégias para que a organização absorva essa ebulição tecnológica e consiga mudar seu modelo mental. O objetivo é capacitar o profissional a desenhar e implementar modelos que permitam à empresa operar com escala e velocidade, garantindo a competitividade e a adaptabilidade exigidas pela economia atual.
4. O impacto da gamificação e ludificação nos negócios digitais
Muito mais do que formas de entretenimento, os jogos são capazes de desencadear transformações sociais significativas. Nas organizações, a Gamificação e Ludificação vêm sendo aplicadas como ferramentas para implantação de novos métodos de trabalho, engajamento e transformação de modelos de negócios. Esta disciplina explorará a psicologia da motivação e as técnicas de jogos (pontuações, desafios, cooperação) aplicadas ao desenho de processos de negócio, bem como a importância de conhecer a disciplina não apenas pelos aspectos positivos, mas para mitigar os riscos e os potenciais efeitos negativos de modelos baseados, por exemplo, em compulsão, vício, imediatismo ou superficialidade.
5. Privacidade e proteção dos dados (LGPD) e o mundo digital
Diante dos novos cenários organizacionais e legais, a privacidade e a proteção de dados tornam-se inerentes à continuidade dos negócios. As regulamentações como a LGPD e a GDPR balizam a forma como as empresas farão negócio de agora em diante. O entendimento dos aspectos legais é fundamental, mas somente a horizontalização organizacional promovida pela gestão por processos, gestão de riscos, gestão da conformidade, gestão tecnológica, entre outros, pode garantir a competitividade e responsabilidade das empresas diante deste novo paradigma.
6. Sustentabilidade organizacional e no ambiente de negócios (ESG)
O ESG (“Environmental, Social and Governance”) é uma demanda ética, moral e um fator crítico de investimento e aceitação social. Muito mais do que ações isoladas, o ESG exige que a organização tenha uma estrutura que traga as preocupações sociais e ambientais para a própria estratégia organizacional. Esta disciplina trata de como a gestão, a governança corporativa e a disciplina de processos devem ser estruturadas para garantir a sustentabilidade de longo prazo do negócio e do ecossistema.
7. Gestão estratégica organizacional integrada
O dinamismo do mercado e da sociedade atuais faz com que a simples operacionalização dos negócios não mais gere valor. Torna-se indispensável ser capaz e analisar os fatores internos e externos, agregando valor de maneira estratégica e entendendo a percepção de valor sob a óptica dos clientes. Esta disciplina traz os conceitos de análise global e integrada para guiar as organizações, perpassando a alta gestão até cada camada de produção ou execução de produtos e serviços.
8. Liderança, comportamento e pessoas construindo novos caminhos
A atual dinâmica organizacional tem como foco o crescente protagonismo das pessoas como o principal motor da sustentabilidade nos negócios. É vital entender e respeitar a diversidade de perfis comportamentais para absorver o talento da melhor maneira e construir novos caminhos de valor. O objetivo é capacitar o líder a utilizar abordagens humanizadas para combinar o potencial individual em algo maior que a soma das partes. O aluno desenvolverá a liderança estratégica necessária para manter a equipe engajada, confiante e protagonista na jornada de profunda mudança organizacional.
9. Planejamento estratégico, OKR, operação e indicadores
As gigantes digitais do Vale do Silício estão se tornando exponenciais e mostrando a necessidade de guiar a organização através de um sistema unificado, que parte do Planejamento Estratégico e se estende até a execução na Operação. O foco é na definição de objetivos claros e audaciosos, utilizando o sistema OKR (Objectives and Key Results) para alinhar cada camada da produção à estratégia organizacional. O curso capacita o profissional a criar estruturas que apoiam a modernização da gestão de processos de negócio, mantendo-os eficientes e eficazes. A disciplina garante o domínio na medição do desempenho através de indicadores, sendo essencial para fomentar o crescimento e aumentar a competitividade organizacional.
10. Melhoria contínua, Lean, Six Sigma, LSS e outras abordagens
A união da filosofia e práticas trazidas pelo Sistema Toyota de Produção (Lean) com o Six Sigma continua gerando resultados positivos. Sem análise de dados, estudos estruturados, planejamento de solução e envolvimento total de todos os colaboradores, é impossível realizar uma transformação consistente. Esta disciplina revisita o Lean, o Six Sigma e sua versão combinada Lean Six Sigma (LSS), contextualizando-os como ferramentas mais necessárias do que nunca no atual contexto de negócios.
11. Gestão "tradicional" e Ágil de projetos (preditiva e adaptativa)
Apesar da supervalorização da mentalidade Ágil, é preciso compreender que existem contextos que exigirão práticas mais exploratórias e adaptativas (Ágeis) e outros que exigirão práticas mais preditivas e prescritivas (tradicionais). Esta disciplina foca em uma abordagem combinada e consciente, ensinando a capacidade de entender o contexto e combinar/adaptar práticas. Esta consciência, inicialmente direcionada para os projetos, consolida-se na mentalidade cultural, sendo indispensável para qualquer transformação.
12. Modelagem, análise e desenho de processos de negócio
Dentro da disciplina gerencial de BPM, a modelagem, a análise e o desenho de processos de negócio representam áreas de conhecimento centrais para a gestão e sua transformação. Esta disciplina contextualiza adequadamente as áreas de conhecimento, apresenta a história e conceitos do BPMN (notação mais utilizada), as boas práticas de modelagem e as ferramentas aderentes, com foco em como realizar uma atuação sinérgica e geradora de alto valor, visando tanto a gestão quanto a automação de processos.
13. Inteligência organizacional, IA e governança de dados
Inteligência organizacional, IA e governança de dados Dados são o novo petróleo. O uso da Inteligência (artificial e humana) sobre os dados será cada vez mais mandatório. Esta disciplina foca em como a organização se torna Data-Driven, abordando a Análise Preditiva, Visualização de Dados e a criação de uma cultura de diagnóstico de desempenho nos processos. Serão tratados os conceitos e aplicações estratégicas da Inteligência Artificial (IA) no contexto de negócios e a necessidade crítica de Governança e qualidade dos dados para garantir a tomada de decisão correta.
14. Automação Low-Code / No-Code e agilização de processos
A Transformação exige que a implementação seja ágil. Esta disciplina foca na capacitação do Citizen Developer (Desenvolvedor Cidadão) e na criação simplificada de automações de processos. Serão abordadas as Plataformas Low-Code e No-Code (LC/NC), que permitem a automação e agilização de fluxos de trabalho e o desenvolvimento de aplicações simples, democratizando a tecnologia, além das possibilidades adicionais alcançadas a partir de uma abordagem Pro-Code. Serão explorados as estratégias de design de processos digitais e o gerenciamento do backlog de automações.
15. Robôs (RPA), LLMs, agentes de IA e a hiperautomação
Estamos vivendo a fusão de tecnologias para otimizar processos complexos. Para apoiar os alunos nessa realidade, serão exploradas as estratégias de implantação de Robôs automatizadores de processos (RPA), o uso de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) para otimização de rotinas de conhecimento, o conceito de Agentes de IA (bots que tomam decisões) e o gerenciamento de um ecossistema de Hiperautomação. É de suma importância o foco na arquitetura e na geração de resultados dessas implementações de tecnologia de ponta.
16. Gestão da mudança: o ser humano e a tecnologia
Transformar um negócio já em operação, onde a própria gestão precisa ser transformada, é o maior desafio. Esta disciplina trata da mudança em si, tanto em seus aspectos mais técnicos (comunicação, treinamento etc.) quanto em relação à gestão e motivação das pessoas. Para fechar o ciclo de transformação, será feita uma reflexão sobre como lidar com a implementação da IA e da automação, mantendo as pessoas no centro e como protagonistas da virada de chave que trará valor a todo o ecossistema de negócios. O objetivo é que a jornada do curso culmine na capacidade de criar transformações sustentáveis que maximizem a felicidade e o valor humano, voltando ao ponto inicial dessa nossa jornada e garantindo que a tecnologia sirva a um propósito maior.
No âmago da proposta pedagógica deste curso, propõe-se oportunizar aos estudantes insumos teórico- metodológicos, com a apresentação de novas perspectivas aplicadas à Gestão por Processos, transformação, automação e IA, capazes de fomentar o desenvolvimento de competências tais quais:
1. Apresentar, compreender e mobilizar em sentido prático novas tecnologias que contribuem e podem auxiliar na Gestão por Processos e Transformação Organizacional, atentando-se para os aspectos éticos, regulatórios e organizacionais.
2. Oportunizar cabedal teórico de informação e conhecimento oriundos das principais abordagens que sustentam as principais ações inerentes à Gestão por Processos e Transformação Organizacional, considerando os aspectos tecnológicos, do ambiente de negócios, de gestão de projetos, gestão da mudança, alinhamento estratégico e temas correlacionados.
3. Desenvolver habilidades capazes de articular as variáveis, dados, informação, conhecimento e processos como parte da estratégia organizacional, contribuindo diretamente ao aprimoramento da capacidade de gestão e transformação organizacional.
4. Entender a gestão de dados, gestão da informação e do conhecimento, com a aplicação de novas tecnologias de informação e comunicação às diversas práticas de gestão, potencializando a proposição de governança da informação.
5. Apresentar aspectos inerentes à gestão estratégica e transformacional organizacional e do uso de metodologias ágeis como estratégias à otimização e dinamização do ambiente de negócios.
OBJETIVO GERAL
O universo da Gestão por Processos de Negócio está no centro da maior transformação evolutiva da história das organizações, e o MBA Executivo em Gestão Estratégica de Processos, Transformação, Automação e Inteligência Artificial apresenta as principais visões a serem consideradas pelos profissionais da área, com a sólida crença de que o papel do profissional de BPM não se resume mais à modelagem ou à otimização tática, mas sim à orquestração estratégica da mudança em ambientes impulsionados por dados e agilidade.
O objetivo primordial deste MBA é catalisar essa transição, capacitando o profissional de processos a transcender o nível operacional e a ocupar, de forma definitiva, espaços de liderança com alto poder de decisão. O curso oferece a visão de futuro necessária para que o aluno domine a arquitetura de valor organizacional, integrando a excelência processual com as mais avançadas soluções tecnológicas de inteligência e automação.
O foco é formar o líder capaz de transformar a complexidade em vantagem competitiva, utilizando a inteligência processual como motor de crescimento sustentável e ético. Ao final desta jornada, o profissional estará apto a conduzir a próxima era da transformação, garantindo que a Gestão por Processos seja o pilar indispensável para o sucesso estratégico da organização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Integrar a disciplina de Gestão por Processos à visão de futuro e à estratégia organizacional, garantindo o alinhamento da excelência operacional aos resultados de alto nível.
2. Fomentar a capacidade de liderar e gerenciar a mudança cultural, estabelecendo a Gestão da Mudança e os princípios de Ética e ESG como pilares da sustentabilidade do negócio.
3. Fundamentar o domínio de metodologias consagradas e modelos de gestão para a entrega eficiente de valor.
4. Habilitar o uso de dados para diagnóstico preciso, mensuração de desempenho e otimização contínua, elevando a qualidade das decisões.
5. Proporcionar o conhecimento necessário para a aceleração de soluções digitais de negócio através da exploração de plataformas de desenvolvimento Low-Code e No-Code.
6. Fornecer o conhecimento técnico e gerencial necessários para a aplicação estratégica e a governança de soluções de Hiperautomação, Robôs (RPA) e Inteligência Artificial.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de Gestão por Processos de Negócio (BPM) ou áreas afins que buscam transcender o nível operacional e assumir posições estratégicas na era da Inteligência Artificial. Inclui Gerentes, coordenadores, Analistas e Consultores de Processos, Líderes de PMO, Gestores de Excelência Operacional e Profissionais de Inovação e TI responsáveis por projetar, implementar e governar processos no mundo digital.
Fabio Hideki - Coordenação
Proprietário da Renova Consulting, é consultor, instrutor, palestrante, professor, coordenador e conteudista em MBAs e organizador de alguns dos maiores ecossistemas e iniciativas em Gestão por Processos de Negócio (BPM) no Brasil. Atua há mais de 20 anos com Tecnologia da Informação, tendo passado por infraestrutura, desenvolvimento de sistemas, análise de negócios, gestão, automação e robotização de processos, governança e compliance, normas ISO, gestão estratégica e transformação digital. Já entregou resultados em organizações: nacionais, internacionais e multinacionais; de pequeno, médio e grande porte; privadas, públicas, cooperativas, serviços sociais autônomos e de terceiro setor e em diversos nichos de mercado: tecnologia, consultoria, atacadista / distribuidor, bancário, automotivo, alimentício, industrial, publicitário, saúde, medicamentos, agronegócio, educacional, rádio e TV, mídias, entre outros. Colaborou com a escrita do livro "Exploradores de um Mundo em Transformação" com os capítulos de agilização de processos de negócio e gestão descentralizada, foi voluntário na tradução do BPM CBOK 3.0 e facilita os jogos corporativos Explorers Game, BT Game e Purpose Mining Game. É bacharel em Ciência da Computação e tem especialização ou certificações em processos de negócio (BPM), engenharia de software, agilidade, product ownership, Management 3.0, Lean Six Sigma (Master Black Belt), entre outros.
Alexandre Carrasco
Alexandre Carrasco atua como consultor organizacional nas áreas de estratégia, sustentabilidade/ESG e inovação. Possui mais de 20 anos de experiência como executivo e consultor, com trajetória em organizações como AES Brasil, Elektro e Bureau Veritas. Ao longo desse percurso, liderou iniciativas de aprimoramento da gestão que resultaram em expressivos ganhos operacionais e financeiros, além da obtenção de certificações e de importantes reconhecimentos nacionais e internacionais, como o Prêmio Nacional da Qualidade PNQ e o Prêmio Ibero americano da Qualidade; É mestre em Gestão pelo ISCTE IUL em Lisboa e pós graduado em Sociologia pela FESPSP. Complementa sua formação com um Pós MBA em Inteligência Empresarial pela FGV, MBA em Gestão Global pela FGV e ISCTE IUL Lisboa, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e graduação em Tecnologia Elétrica pela Universidade Mackenzie, além de diversas certificações voltadas a auditorias de sistemas de gestão, excelência operacional e facilitação de processos; Seu trabalho é fundamentado em abordagens como o pensamento sistêmico de Peter Senge, a Teoria U de C Otto Scharmer e em conceitos contemporâneos de inovação e transformação organizacional. Atua na convergência entre rigor técnico e dimensões humanas e sociais da gestão, com foco na construção de resultados sustentáveis, consistentes e de longo prazo.
André Menelau
Profissional e Expert de BPM, participa em projetos de transformação de processos em organizações públicas e privadas, estando a frente de capacitações e programas de BPM Coach & Mentoring.
Carlos A. Bassi
Mestre em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e graduado em Engenharia Elétrica - ênfase Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá. Possui 40 anos de experiência em tecnologia da informação. Especializou-se na transformação dos processos de negócio e informações das organizações pela aplicação de tecnologias, soluções e metodologias inovadoras e ágeis, visando agregar valor, melhorar a produtividade, automatizar e racionalizar os processos de trabalho, melhorar a experiência dos clientes e reduzir os custos. Desenvolveu mais de quinhentos projetos para as mais diversas organizações dos setores Financeiro, Seguros, Saúde, Industrial, Serviços e Governo. Instrutor em programas de certificação e formação de tecnologias e metodologias envolvidas na Gestão por Processos, Gestão de Informações, Transformação Digital e Governança. Professor do MBA Executivo em Gestão Estratégica de Processos, Transformação, Automação e Inteligência Artificial da Faculdade Novoeste, do MBA em Tecnologia da Informação – Artificial Intelligence, Data Science e Analytics da UNIP Pós-graduação e, da Especialização em Engenharia de Dados & Big Data do Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP.
Dácio Salomão de Castro
Profissional da área de Tecnologia há 30 anos, que nos últimos 9 anos atuou como Analista de Processos e de Negócio (CBPP, SFC, Yellow Belt) contribuindo na criação e estruturação do Escritório de Processos no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e em organizações privadas. Exerceu também atividades como professor das disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade e Tecnologia da Informação em cursos Técnicos, de graduação e pós-graduação. Empreendeu duas empresas de tecnologia nos anos 90 e 2000 e em duas escolas de cursos profissionalizantes. Atualmente exerce a atividade de Coordenador Técnico na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a de professor na Faculdade FAMIG (cursos de graduação) e no IGTI - Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (Bootcamp Analista de Processos de Negócio).
Eduardo Riga
Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Especialista em Qualidade e Produtividade pela Universidade Nove de Julho e em Gestão por Processos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Black Belt em Lean Seis Sigma pelo Grupo Voitto, Auditor Líder NBR ISO 9001:2015 pela Fundação Vanzolini e já atuou como professor no MBA em Gestão de Processos da Universidade Cruzeiro do Sul. No âmbito corporativo, é Especialista em Melhoria Contínua e já atuou como Coordenador de Qualidade e Processos, com experiência em implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade, iniciativas e projetos de melhoria de processos, desenvolvimento e orientação de projetos baseados na metodologia Lean Seis Sigma.
José Ricardo Nunes da Cunha
Psicólogo (UCDB); Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde (Universidade Santiago de Compostela – Espanha); Especialista em Psicologia Social (PUC/UCDB); Habilitação como Professional Coach (SLAC). Expertise em Gestão por Competência e Gestão de Pessoas. CEO da Consultoria Organizacional José Ricardo.
Joselaine Sartori Vezaro
Graduada em Farmácia pela UFRGS, com Pós –Graduação em Administração Hospitalar (PUC-RS), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV) e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Experiência em docência em capacitações em entidades e empresas, e como professora convidada do MBA em Logística (Anhanguera Educacional – Caxias do Sul e Passo Fundo/RS). Mais de 15 anos de experiência profissional em gestão por processos, gestão empresarial e gerenciamento de projetos, em diversos ramos de atividades. Atuação profissional como consultora em inteligência estratégica e sócia da BMC Consultoria (Caxias do Sul – RS). Coautoria em capítulo do livro "Exploradores de um mundo em transformação: conduzindo organizações na travessia para uma nova era", de Leandro Jesus. Atuação em ecossistemas que disseminam o despertar da consciência, de métodos e de práticas de para a economia do século XXI. Facilitadora credenciada do Explorers Game e do BT Game.
Kelly Sganderla
Consultora e influenciadora em Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM - Business Process Management), Transformação Digital, Automação de processos robóticos (RPA- Robotic Process Automation) e Design Thinking para inovação de processos de negócio. Acredito que é sempre possível contribuir para um mundo melhor. Por isto, minha atuação está voltada para a transformação dos processos das organizações, visando torná-los mais eficientes, eficazes, inteligentes, inovadores e integrados, onde as expectativas dos clientes sobre produtos e serviços podem ser atendidas - ou superadas! Viajo pelo Brasil apoiando organizações a melhorar o desempenho e alinhamento dos resultados de seus negócios através de soluções de BPM, RPA, IoT e IA. Minha experiência é centrada em projetos de transformação, estudando como uma organização realiza seu propósito através de seus processos, analisando e avaliando o processo para identificar problemas e rupturas e apresentando ideias e soluções para otimizar, melhorar e inovar o negócio. Nesta jornada com a iProcess há 18 anos, compartilho meu conhecimento e experiência através dos cursos da iProcess Education, e sou atualmente a líder técnico-pedagógica da nossa unidade de ensino e formação profissional. Sou também uma das fundadoras do Blog da iProcess, um espaço que dissemina a cultura da gestão por processos, em que participo ativamente publicando artigos para a comunidade de BPM e RPA.
Maria Angelica Castellani
Especialista em Gestão de Projectos, OKR e Performance Organizacional; Ampla experiência em empresas multinacionais no Brasil, Latam e Portugal; Certificações PMP, CSM, CSD, OKR Agile Coach e OKR-CP; Palestrante Internacional para Argentina, Brasil, México, Peru, Equador, Angola, Portugal e Espanha; Professora de MBA em Gestão de Projetos e Negócios em várias instituições do Brasil, como também, ESAN e UCP do Peru; Propósito: Ajudar as empresas e líderes na adoção de melhores e modernas práticas de gestão para a transformação organizacional com foco em resultados.
Michel Canuto
Possui graduação em Direito pela Faculdade Mato Grosso do Sul (2011). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2013). Mestre com linha de pesquisa na Lei nº 11.196/05 - financiamento de pesquisas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2015). Possui experiência como Professor- Tutor na modalidade EAD pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Faz parte do grupo de pesquisa do Centro de Estudos e Células Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica (CeTroGen). Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito Prof. Nelson Trad - FADIR UFMS (2016). Revisor de artigos científicos na área jurídica na Revista Multitemas (UCDB). Professor de cursos jurídicos para carreiras e concursos públicos. Consultor e parecerista ad hoc da Kroton. Professor de Cursos sobre Agronegócio (APROSOJA/FAMASUL). Consultor parecerista ad hoc (KROTON). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Científica Interações (UCDB). Palestrante no PSE - Programa Saúde nas Escolas, com temática de prevenção ao uso de drogas, combate à violência e bioética aplicada (UFMS). Doutorando (UFMS). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Jurídica Cesumar, Mestrado (UniCesumar). Consultor e parecerista ad hoc na Revista Educação UNG (UNG). Consultor e parecerista ad hoc da Revista de Direito UFMS (UFMS). Atualmente é membro do Colegiado de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Autor e Organizador do livro Responsabilidade Civil com participação de Rodolfo Pamplona (UFBA), Fernando Mello (TSE), Fernanda Tartuce, entre outros renomados juristas. Organizador/Coordenador de Revista Científica (UEMS). Colaborador na JA - Junior Achievement (Empreendedorismo para transformar). Consultor e parecerista da revista jurídica LexCult - Revista eletrônica do centro cultural justiça federal (LexCult). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Atualmente faz parte da comissão de inserção social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Faz parte da comissão de cuidados paliativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como parecerista Ad Hoc, na Revista Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Prefaciador da obra "as prosas da boemia" de autoria de Valdir Souza. Apoiador pedagógico e assessor do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). Atua como orientador pedagógico de projetos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). Atua como Ad Hoc na revista Justiça do Direito. Faz parte do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil - IBERC, coordenado por Nelson Rosenvald. Faz parte da obra: Adoção: desconstruindo mitos, coordenado por Silvana Monte Moreira, participação de Maria Berenice Dias, Fernando Moreira Freitas da Silva entre outros juristas renomados e prefácio do Ministro do STJ, Humberto Martins. Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Revisor Ad Hoc da REVISTA CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO (Fiocruz). Faz parte da Academia Paulista de Direito (SP).
Paulo Rogers Helrighel
Possui mais de 26 anos de experiência em gestão de riscos, processos e projetos com forte viés em governança corporativa e privacidade & proteção de dados, atendendo importantes indústrias dos setores automotivo, energia, infraestrutura, óleo & gás e petroquímico; Diretor da THERSA RISK OFFICE, Escritório de Riscos, Processos e Projetos voltado a apoiar competências de governança corporativa, como: Compliance & Prevenção de Fraudes, Continuidade de Negócios & Plano de Gestão de Crises, Privacidade & Proteção de Dados, Segurança & Saúde Ocupacional; Formação: Engenharia Mecânica. Pós graduações: MBA Gestão de Riscos, MBA em Gestão de Marketing, Gestão de Projetos, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Qualidade; Certificações internacionais: CIGR - "Especialista en Gestión de Riesgos" pela Corporácion Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES - recertificado; CIEAC - "Especialista Antifraude y Compliance" pela Corp. Euro Americana de Seguridad, Madrid/ES - recertificado.
Renato Mauricio Barbosa Tavares
Formado em Análise de Sistemas pela Universidade da Grande Dourados-UNIGRAN, MBA em Gestão de Projetos pela UNIDERP, possui as certificações PMP(PMI), HCMP(HCMI) e PMO-CP(Global Alliance), também tem formações em liderança pela Fundação Dom Cabral e IEL, análise comportamental(DISC) e métodos ágeis em gerenciamento de projetos. Foi militar por 3 anos tendo participado da Missão da Paz da ONU em Angola(1997), trabalhou por 11 anos em multinacional no Japão, atuando no processo produtivo de eletrônicos com tecnologia SMD(surface mount device), utilizando metodologias e ferramentas Lean, 5S e Kaizen. Em 2010 iniciou na área de análise e desenvolvimento de sistemas, atuando como analista de processos, negócios e sistemas, gerenciando carteira de clientes e equipe de desenvolvimento de sistemas. Há mais de 5 anos tem coordenado ações na gestão de projetos, processos e equipes em entidades do Sistema S, onde tem liderado iniciativas em melhoria continua de processos, transformação digital e gestão de mudanças organizacionais. Atualmente ocupa a função de gerente executivo.
Tânia Leal
Passionate about Innovation and Digital Transformation, I made the career migration from IT executive to innovation and data executive, assuming the formation of Innovation areas and building solutions that add value to the company's business using DATA (Analytics, Data Science, Big Data, AI, ML, DL, IoT, etc); I have 30 years of experience in the area of Information Technology, working as a businesswoman, director of large companies, professor of large educational institutions, in the financial market, agribusiness, education and others. Founding partner of Instituto DVinci3 (www.institutodavinci3.com.br), focused on training professionals in Data Science and Innovation. Extensive experience in SAP Solutions, ERP solutions, Analytics, CRM, I led the main projects to implement SAP ERP, BO, CRM, BW and Success Factors solutions in the financial segment. I am one of the managers of the Olhar do Futuro Community; member of the Association Women CIO (MCIO Brasil) and volunteer of the MCIO Academy; member of the GMB Sustainability and Digital World Committee - Brazilian Women's Group; member of the data committee and education of ABINC's - Brazilian Association of Internet of Things; and A2AI - International Association of Artificial Intelligence. I am a teacher of a) “How to generate value for the business with Data Science” in the Postgraduate Course “Management of New Technologies, Digital Transformation and Agility” at FIA Online; b) “Fundamentals of Data Science” in Data Science Training at Instituto D'Vinci3. I am a speaker on Innovation, Data Science, Industry 4.0 and 5.0, Data Governance Fundamentals and others. I continually seek my professional updating, as the IT market is active and today it is an important means of contributing to the competitive advantage of businesses and companies.
Victor Sato
Quanto custa não evoluir? Perder oportunidades por não percebê-las ou por não estar apto custa muito! Seja uma perda financeira, de qualidade de vida, de tempo ou de relacionamentos, incomoda e atrapalha em tudo. Foi o que percebi em minha própria vida e que me fez correr atrás do meu crescimento, propósito e realização. Sou apaixonado por desenvolvimento humano, pela mente, emoção e comportamento consciente e inconsciente, por melhoria contínua e superação, educação e aprendizagem e, por isso, escolhi trabalhar nesta área e ajudar o maior número de pessoas a evoluírem e ter resultados significativos para si mesmas e ao seu redor. No meu arsenal estão o coaching, palestras, cursos, treinamentos, workshops, aulas, grupos de debate, jogos e dinâmicas entre outras técnicas e áreas de estudo. Sou eterno estudante de neurociências, psicologia e psicanálise, educação e aprendizagem, filosofia e sociologia. Sou ligado com neuromarketing, empreendedorismo, inteligência artificial e soluções cognitivas. Parece muito, eu sei, mas são áreas interligadas e que, cedo ou tarde, hão de convergir, e eu não quero ficar para trás, afinal, custa muito não evoluir. Já fiz de tudo na vida, tenho muitas experiências para contar, de programador de código fonte, missionário cristão, vendedor de panelas, professor, auditor independente, empresário, entre outros. Habilidade é questão de prática e pode ser aprendida e desenvolvida. Sou casado com a Lina Beatriz, melhor esposa e mãe do mundo, e somos pais do super André Yukio, meu porto seguro, inspiração e start do meu propósito de vida. Adoro esportes físicos e mentais, alimentação saudável e descanso de qualidade. Procuro o equilíbrio emocional e espiritual, o meu alicerce energético. Acredito piamente que tudo é possível, é só uma questão de recursos internos ou externos existentes e disponíveis, de desenvolvimento e evolução constantes e consistentes.