Pós-graduação em Altas Habilidades e Superdotação

Valores e Condições

Solicite agora mais informações
e valores do curso

Bases psicobiológicas do desenvolvimento humano

DESENVOLVIMENTO HUMANO, COGNIÇÃO E AFETIVIDADE.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: AMBIENTALISTAS.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: INATISTAS.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO: INTERACIONISTAS.

VALOR DAS RELAÇÕES AFETIVAS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Neurociências e a Formação da Aprendizagem em AH/SD

Neurofisiologia das Altas Habilidades / Superdotação.

Superdotados - o funcionamento do cérebro.

Testes que identificam superdotados.

Mudanças observadas em superdotados.

Como avaliar as características de comportamento de alunos com altas habilidades/superdotação?

Teoria das Inteligências Múltiplas

CAPITAL HUMANO: O VALOR DA INTELIGÊNCIA.

TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS.

IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO.

TESTES DE INTELIGÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA.

A CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INCLUSÃO.

AH/SD e Transtorno do Espectro Autista

ALTAS HABILIDADES/SUPERTOTAÇÃO- AH/SD.

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA.

CARACTERÍSTICAS DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE.

DUPLA EXCEPCIONALIDADE NA PRÁTICA.

DUPLA EXCEPCIONALIDADE VIDA ADULTA.

Família, Sociedade e AH/SD

As influências e efeitos do convívio social no desenvolvimento do indivíduo com Altas Habilidades/Superdotação.

As relações da Família e as Altas Habilidades/Superdotação.

Altas Habilidades/Superdotação: desafios e propostas de ensino e aprendizagem.

Família de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e relação com Escola.

Altas Habilidades/ Superdotação e a Educação Inclusiva.

AH/SD e a inserção no mercado de trabalho

Os desafios do mercado de trabalho para os sujeitos Altas Habilidades/Superdotação

Superdotado: como são vistos e o que enfrentam no mercado de trabalho

Empreendedorismo e o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação

Educação, Formação Profissional e o sujeito com Altas Habilidades/Superdotação

Legislação, direitos e acesso aos ambientes de capacitação do sujeito com Altas Habilidades/Superdotação

AH/SD na Adolescência e Vida Adulta

Descobrindo as Altas Habilidades e Supertotação.

A vida em desenvolvimento.

O Autoconceito em Altas Habilidades e Supertotação.

Relações Interpessoais.

Mundo do trabalho e a Pessoa com Altas Habilidades e Supertotação.

Organização do Trabalho Pedagógico em AH/SD

Diretrizes oficiais propostas pelo Ministério de Educação.

Atendimento Educacional aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

Programa de Aceleração.

Programa de atividades Especiais.

Integração escola e família do sujeito com Altas Habilidades/Superdotação.

A Psicologia em AH/SD

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS SOBRE A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM AH/SD.

AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA SOBRE AH/SD.

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES COM AH/SD.

A PRÁTICA DO PSICÓLOGO ESCOLAR NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES COM AH/SD.

POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO CAMPO DA CLÍNICA JUNTO ÀS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.

AH/SD e Saúde Pública

Introdução à Altas Habilidades/Superdotação e sua relação com a saúde pública.

Atuação de profissionais da saúde na identificação e apoio a indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.

Promoção à saúde e bem-estar de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.

Desafios relacionados a intervenções medicamentosas.

Abordagem Multidisciplinar na Saúde de Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.

Investir em um curso de pós-graduação em Altas Habilidades e Superdotação é uma decisão que pode proporcionar uma gama de vantagens e benefícios tanto para o profissional quanto para a comunidade educacional.

Ao se especializar nessa área, o profissional da educação estará capacitado a compreender as necessidades únicas dos alunos superdotados, desenvolvendo estratégias pedagógicas específicas que estimulem seu potencial máximo. Além disso, o conhecimento aprofundado sobre as características e desafios enfrentados por esses alunos permite ao educador criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos, promovendo o desenvolvimento integral das habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

A pós-graduação em Altas Habilidades e Superdotação não apenas proporciona uma compreensão mais abrangente das demandas desses alunos, mas também amplia as oportunidades de atuação profissional.

Professores especializados nessa área são cada vez mais valorizados no sistema educacional, podendo atuar como consultores, coordenadores pedagógicos e formadores de professores. Além disso, a expertise adquirida no curso permite contribuir ativamente para a criação de políticas educacionais mais inclusivas e adaptadas às necessidades dos estudantes superdotados, promovendo uma educação mais equitativa e eficaz para todos.

OBJETIVO GERAL

Qualificar e aprimorar profissionais no conhecimento e exercício profissional no atendimento à pessoa com altas habilidades e superdotação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao atendimento à pessoa com altas habilidades e superdotação;

- Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão no atendimento à pessoa com altas habilidades e superdotação;

- Embasar o conhecimento sobre altas habilidades e superdotação.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa com altas habilidades e superdotação, como pedagogos, psicopedagogos, professores, gestores escolares, neuropsicopedagogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e demais áreas de interesse.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Redes Sociais

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp