Solicite agora mais informações
e valores do curso
Educação e Cultura
Concepções de Educação e Cultura.
A Educação Como Um Direito Social e Com Uma Função Social.
Tendências Teóricas na Educação.
Diversidades Culturais e Suas Relações Com o Espaço Escolar e Não Escolar.
Relações Entre Cultura, Diversidades e Práticas Educativas.
Fundamentos e Teorias Educacionais
Abordagem Tradicional.
Abordagem Comportamentalistas.
Abordagem Humanista.
Abordagem Cognitivista.
Abordagem Sociocultural.
Didática do Ensino e Avaliação da Aprendizagem e Não Aprendizagem
Introdução a didática do ensino e avaliação da aprendizagem.
A didática para formação e prática docente.
Planejamento educacional.
O papel da avaliação como investigação didática.
Avaliações no brasil e suas bases legais.
Legislação, Políticas e Organização da Educação no Brasil
A política educacional Brasileira no nível da legislação.
Organização Política e Administrativa da Educação Brasileira.
Organização Didática da Educação no Brasil.
Profissionais da Educação Brasileira.
Direito Educacional e o Direito à Educação.
Avaliação em Educação Mediada Pelas Tecnologias
Avaliação Educativa.
A Avaliação mediada pelas Tecnologias.
Tecnologias Educacionais em Avaliação Educacional.
Processo Avaliativo.
Processo Avaliativo mediado pelas Tecnologias.
Cibercultura e inclusão digital
Cibercultura.
A inclusão na Cibercultura.
Tecnologia na educação.
As redes sociais.
As mídias educativas
Inclusão e acesso ao Ensino
O sujeito em diálogo com a cultura.
A inclusão e legislação.
As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?).
As fronteiras no âmbito escolar.
Desafios para um mundo inclusivo
Aprendizagem em Metodologias Ativas
Contextualização teórica da aprendizagem.
Adaptações importantes para o uso das metodologias ativas.
Estratégias iniciais de metodologias ativas,
Estratégias intermediárias de metodologias ativas.
Estratégias avanças de metodologias ativas.
Novas mídias e tecnologias no Ensino
Educação e profissão.
Mídias Integradas.
Mídias e Aprendizagem.
Tecnologias e Educação.
Tecnologia e conexão.
Tecnologias e Modelos Educacionais
Transformação Educacional: Experiências Práticas e Empreendedorismo Social em Ambientes Digitais.
Comunicação Multicanal na Educação Contemporânea.
Inovação Educacional: Disrupção Digital e Novos Paradigmas Educacionais.
Educação 100% Online e Modelos Híbridos: Desafios e Estratégias para um Mundo Digital.
Metodologias Ativas e Colaboração Interdisciplinar na Educação Digital do Século XXI.
Na era digital em que vivemos, a tecnologia tem transformado profundamente o cenário educacional, criando novas oportunidades e desafios para professores e alunos. Neste contexto, um curso de pós-graduação em Metodologia de Ensino e Docência em Salas de Tecnologias se torna essencial para educadores que desejam se manter atualizados com as inovações tecnológicas e integrá-las eficazmente em suas práticas pedagógicas. Este curso visa equipar os professores com as competências necessárias para projetar e implementar estratégias de ensino que efetivamente utilizem recursos tecnológicos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais engajador, interativo e adaptativo às necessidades individuais dos alunos.
Além de oferecer uma base sólida em teorias da aprendizagem e didáticas específicas para o uso das salas de tecnologia, o curso também aborda aspectos práticos, como o desenvolvimento de materiais didáticos digitais, a gestão de plataformas de aprendizagem online e a avaliação do impacto das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Ao dominar tais ferramentas e metodologias, os educadores não apenas ampliam suas habilidades pedagógicas, mas também fomentam nos alunos as competências digitais necessárias para navegar no mundo moderno, preparando-os para o futuro.
OBJETIVOS DO CURSO
GERAL: Qualificar e aprimorar docentes no exercício profissional, práticas pedagógicas, metodologia de ensino e docência em Salas de Tecnologias.
ESPECÍFICOS
• Desenvolver habilidades na análise, síntese e avaliação crítica sobre o desenvolvimento da docência;
• Qualificar profissionais para avaliar a relação da teoria e pesquisa na educação e nas práticas pedagógicas;
• Capacitar e certificar os professores para atuação em conformidade com as práticas pedagógicas;
• Orientar os profissionais em relação aos aspectos pedagógicos e metodológicos de ensino.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados e licenciados em cursos voltados ao ensino e práticas pedagógicas que tenham interesse na atuação na Metodologia de Ensino e Docência em Salas de Tecnologias.