Solicite agora mais informações
e valores do curso
Procedimentos de Intervenção e Gestão de Comportamentos
Integração Sensorial e Psicomotricidade no TEA.
Avaliação Comportamental e Programas de Ensino e Intervenção.
Protocolos de Ensino de Habilidades Básicas.
Barreiras de Aprendizagem.
Análise Funcional de Comportamentos.
Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
Diagnóstico no Século XXI: evolução das caracterizações.
Processo Diagnóstico.
Usualidade de protocolos: Quem aplica?
Principais instrumentos nacionais de avaliação multidisciplinar.
Principais instrumentos internacionais traduzidos de avaliação multidisciplinar.
Procedimentos de Intervenção na Linguagem e Comunicação em TEA
Conceitos e aspectos da intervenção na linguagem e comunicação em TEA.
Equivalência de estímulos na análise do comportamento.
Mathing-to-sample no ensino de relações condicionais.
Comunicação ampliada alternativa.
Comportamento verbal e desenvolvimento social.
Orientação Escolar e Construção do Plano Educacional Individualizado em TEA
O contexto da Inclusão Escolar e a Educação Inclusiva.
A Bidocência. 2.1 A relação da bidocência e a Educação Inclusiva.
Inclusão Escolar e o Planejamento Educacional Individualizado – PEI.
Era uma vez...a Inclusão na Prática educacional.
Currículo e a Educação baseada em evidências.
Recursos Tecnológicos para Aprendizagem e Socialização
Tecnologia na educação.
Recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação.
TEA: Tecnologias como ferramentas que dão suporte no processo de construção do conhecimento.
Alfabetização do aluno com TEA: o desafio da produção de textos escritos.
Acessibilidade.
Biopsicossocial e Inserção em Ambientes Coletivos em TEA
O autista e o convívio social.
Ambientes sociais e o convívio humano.
Carteirinha de Identificação Lei Romeo Mion.
Atenção Biopsicossocial.
Romantização do TEA.
Aspectos legais da inclusão em TEA
Histórico da Legislação da Inclusão no Brasil.
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Legislações complementares ao TEA e demais direitos.
Lei de Diretrizes Básicas e o TEA.
Direitos à saúde e TEA.
Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Histórico da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Definições e principais características da ABA.
ABA aplicada nas situações de saúde.
ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Contribuições da ABA na área da saúde e educação.
Fundamentos Filosóficos da Análise do Comportamento
O fazer humano e o comportamento individual.
Behavorismo Radical. 2.1 Bases Filosóficas do Behavorismo Radical.
Monismo.
Seleção por consequência.
Determinismo Probabilístico.
Práticas Interventivas Naturalísticas
A criança autista e a interação com o ambiente.
Práticas Interventivas Naturalísticas.
O ensino Naturalístico.
Cenário das interações sociais e estímulos naturais.
As estratégias de ensino e o ensino das habilidades.
A educação especial e o suporte terapêutico para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm ganhado destaque na agenda educacional e de saúde ao redor do mundo, refletindo uma crescente conscientização sobre a importância de abordagens individualizadas e baseadas em evidências. Neste contexto, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) - sigla da língua inglesa para Applied Behavior Analysis - emerge como uma das metodologias mais eficazes para o tratamento do TEA, fundamentada em princípios científicos do comportamento humano para promover melhorias significativas no desenvolvimento e na aprendizagem. Um curso de pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista com ênfase em ABA oferece aos profissionais das áreas de educação e saúde um conhecimento profundo e especializado, capacitando-os a implementar estratégias de intervenção que podem transformar positivamente a vida dos indivíduos com autismo.
Ao se especializar em TEA com ênfase em ABA, os profissionais são equipados com ferramentas para desenvolver programas de intervenção personalizados que atendem às necessidades únicas de cada indivíduo com autismo. Esta formação não apenas eleva a qualidade dos serviços oferecidos, mas também empodera os profissionais com um arsenal de técnicas e estratégias para ensinar habilidades sociais, de comunicação, acadêmicas e de vida diária, facilitando assim a inclusão social e a independência dos indivíduos com TEA. Além disso, a pós-graduação enfatiza a importância de uma abordagem colaborativa, preparando os profissionais para trabalhar de forma integrada com famílias, escolas e outros especialistas, garantindo uma rede de suporte coesa e efetiva.
OBJETIVOS DO CURSO
GERAL: Qualificar e aprimorar profissionais no conhecimento e exercício profissional no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aplicarem eficazmente os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
ESPECÍFICOS
• Proporcionar uma base teórica sólida sobre o TEA, para que os profissionais possam compreender as diversas manifestações do espectro e as teorias que embasam as práticas de intervenção;
• Capacitar os profissionais no domínio das técnicas e metodologias da Análise do Comportamento Aplicada, adaptados às necessidades individuais de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos com TEA;
• Desenvolver habilidades práticas nos profissionais para o ensino de competências sociais, de comunicação, acadêmicas e de vida diária a indivíduos com autismo, utilizando estratégias de ABA para maximizar o potencial de aprendizado e independência;
• Preparar os profissionais para trabalhar de forma interdisciplinar com equipes, famílias e outros cuidadores, promovendo estratégias colaborativas de intervenção e suporte, fundamentais para o sucesso dos programas de tratamento do TEA.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como pedagogos, psicopedagogos, professores, gestores escolares, neuropsicopedagogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e demais áreas de interesse, que desejam conhecer as estratégias de ABA.