Solicite agora mais informações
e valores do curso
Procedimentos de Intervenção e Gestão de Comportamentos
Integração Sensorial e Psicomotricidade no TEA.
Avaliação Comportamental e Programas de Ensino e Intervenção.
Protocolos de Ensino de Habilidades Básicas.
Barreiras de Aprendizagem.
Análise Funcional de Comportamentos.
Processos Avaliativos e Protocolos de Diagnóstico em TEA
DIAGNÓSTICO NO SÉCULO XXI: EVOLUÇÃO DAS CARACTERIZAÇÕES.
PROCESSO DIAGNÓSTICO.
USUALIDADE DE PROTOCOLOS: QUEM APLICA?
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS NACIONAIS DE AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR.
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS TRADUZIDOS DE AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR.
Procedimentos de Intervenção na Linguagem e Comunicação em TEA
CONCEITOS E ASPECTOS DA INTERVENÇÃO NA LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO EM TEA.
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO.
MATCHING-TO-SAMPLE NO ENSINO DE RELAÇÕES CONDICIONAIS.
COMUNICAÇÃO AMPLIADA ALTERNATIVA.
COMPORTAMENTO VERBAL E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Plano Educacional Individualizado e Recursos Tecnológicos em TEA
Orientação Escolar e Construção do Plano Educacional Individualizado em TEA
O contexto da Inclusão Escolar e a Educação Inclusiva.
A Bidocência.
Inclusão Escolar e o Planejamento Educacional Individualizado – PEI.
Era uma vez...a Inclusão na Prática educacional.
Currículo e a Educação baseada em evidências.
Recursos Tecnológicos para Aprendizagem e Socialização
Tecnologia na educação.
Recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem na educação.
TEA: Tecnologias como ferramentas que dão suporte no processo de construção do conhecimento.
Alfabetização do aluno com TEA: o desafio da produção de textos escritos.
Acessibilidade.
Transtorno do Espectro Autista na Adolescência e Vida Adulta
Características do Transtorno do Espectro Autista em Adolescentes (TEA) e Adultos.
Aspectos da aprendizagem e vida acadêmica.
A vida social do autista.
Sexualidade.
Trabalho e vida profissional.
Biopsicossocial e Inserção em Ambientes Coletivos em TEA
Capítulo 1: O autista e o convívio social.
Ambientes sociais e o convívio humano.
Carteirinha de Identificação Lei Romeo Mion.
Atenção Biopsicossocial.
Romantização do TEA.
A atividade docente e o TEA
AEE e o docente no atendimento a pessoa com TEA
Processo de adaptação e integração do aluno no âmbito escolar
Planejamento docente no atendimento às necessidades da pessoa com TEA
Atividade docente em Sala de Recursos Multifuncionais
Avaliação educacional para alunos com TEA
Aspectos legais da inclusão em TEA
Histórico da Legislação da Inclusão no Brasil.
Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei Federal nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana).
Legislações complementares ao TEA e demais direitos.
Lei de Diretrizes Básicas e o TEA.
Direitos à saúde e TEA.
TEA em Saúde Pública e Privada
Conhecendo o TEA.
Abordagens de atendimento em saúde para pessoas com TEA.
O Atendimento destinado a pessoa com TEA nas iniciativas públicas e privadas.
Ações de cuidado à pessoa com TEA.
Avanços no cuidado à pessoa com TEA.
Desenvolvimento motor e sensorial no TEA
Aspectos motores em TEA.
Habilidades Motoras em TEA.
Ludicidade e atividades recreativas.
Exercícios Físicos Para Autistas.
Escala De Desenvolvimento Motor em TEA.
Nutrição e Suplementação em TEA
Seletividade Alimentar em TEA.
Avaliação Nutricional em TEA.
Intestino, Alergias Alimentares e TEA.
TEA e o Hábito Alimentar.
Planejamento de Dietas em TEA.
Optar por um curso de pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (TEA) com formação multidisciplinar é uma escolha estratégica que oferece uma série de vantagens e benefícios significativos. A complexidade do TEA demanda uma abordagem holística, e um curso especializado proporciona uma compreensão profunda das nuances clínicas, educacionais e sociais associadas ao espectro. Profissionais de diversas áreas, como psicólogos, educadores, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, ao se capacitarem nesse curso, desenvolvem competências interdisciplinares essenciais para colaborar efetivamente em equipes multidisciplinares, enriquecendo assim o suporte oferecido a indivíduos com TEA.
Além disso, a pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista com formação multidisciplinar proporciona aos profissionais a capacidade de adaptar suas práticas às necessidades específicas de cada pessoa com TEA. Essa expertise não apenas eleva a qualidade do atendimento, mas também contribui para a promoção da inclusão social e educacional desses indivíduos. Ao finalizar o curso, os profissionais estarão mais bem preparados para lidar com os desafios do TEA em diversas frentes, desde a intervenção precoce até o apoio contínuo ao longo da vida, desempenhando um papel crucial na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento pleno das habilidades dessas pessoas.
OBJETIVO GERAL
Qualificar e aprimorar profissionais no conhecimento e exercício profissional no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Possibilitar atualização e aprofundamento de conteúdos relacionados ao atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
- Qualificar profissionais para trabalhar com questões sociais e inclusivas, visando uma nova política de atuação e inclusão no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista;
- Embasar o conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam diretamente no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como pedagogos, psicopedagogos, professores, gestores escolares, neuropsicopedagogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e demais áreas de interesse.