Solicite agora mais informações
e valores do curso
1. Anatomia e Fisiologia Cardiorrespiratória do Neonato e da Criança
Desenvolvimento pré-natal: período de divisão celular, embrionário e fetal. Sequência temporal do desenvolvimento humano da 1ª a 38ª semanas. Crescimento e ganho de peso no período fetal. Formação do sistema respiratório. Formação das cavidades pleurais. Anomalias congênitas nas vias aéreas inferiores. Desenvolvimento do diafragma e músculos respiratórios. Formação do palato.
2. Fisiopatologia das doenças Respiratórias, Cardíacas, Neurológicas, Renais e Hepáticas
Doenças pulmonares obstrutivas: bronquiolite e asma. Doenças pulmonares restritivas: fibrose cística, atelectasia e SDRA. Doenças específicas do período neonatal: taquipnéia transitória do recém-nascido, apnéia da prematuridade, displasia broncopulmonar, síndrome de escape de ar, síndrome da aspiração do mecônio, refluxo gastroesofágico, asfixia peri-natal, hipertensão pulmonar, síndrome do desconforto respiratório; Doenças supurativas do pulmão; Doenças do mediastino e pleura e Pneumonias.
3. Biossegurança
Definições / conceitos. Principais processos infecciosos e suas precauções padrões. Classificação das áreas, artigos e meios. Processamento de artigos e superfícies. Controle de materiais. Descarte de material contaminado. Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI. Atividade laboratorial.
4. Farmacologia Neonatal e Pediátrica
Introdução à farmácia clínica: panorama histórico, definição, importância, serviços farmacêuticos clínicos, fontes de informação para a prática clínica. Principais enfermidades na neonatologia/pediatria e suas terapias farmacológicas: apneia da prematuridade, convulsão neonatal, displasia broncopulmonar, síndrome do desconforto respiratório, hipertensão pulmonar, cardiopatias, choque/sepse neonatal, doenças infecciosas do trato respiratório alto e baixo, asma, vômitos e diarreia, infecção urinária, síndromes. Características que interferem na terapia medicamentosa dos neonatos e crianças. Eventos adversos a medicamentos em neonatos e crianças.
5. Semiologia e avaliação funcional em terapia intensiva neonatal e pediátrica
Semiologia geral cardiorrespiratória e neurofuncional do neonato e criança admitidos no pronto-socorro e internados em Unidade de Terapia Intensiva e enfermaria. O pós-graduando será capaz de identificar e interpretar os resultados fornecidos por escalas de avaliação de desenvolvimento neuromotor em Unidades de Cuidados Neonatais e por escalas de funcionalidade em crianças internadas em UTI pediátrica.
6. Exames de imagem e laboratoriais
Bases fisiológicas dos exames de imagem, exames normais de tórax e técnicas, aspectos radiológicos das pneumonias/ pneumonias aspirativas, pneumotórax, enfisema subcutâneo, pnemomediastino, derrames pleurais, paquipleuris, abcessos, tuberculose, pneumatoceles, tumores intratorácicos, SDRA, edema pulmonar, atelectasia, displasia broncopulmonar, hipertensão pulmonar, avaliação da movimentação diafragmática, fraturas de arcos costais, tipos de infiltrados (nodular, intersticial), asma, fibrose cística. Exames bioquímicos (Cálcio, Fósforo, Potássio, Sódio, Magnésio) Exames laboratoriais (hemograma, PCR, cultura de secreções, coagulograma, função hepática e função renal).
7. Assistência fisioterapêutica ao recém-nascido de alto risco
Avaliação, diagnóstico, abordagem fisioterapêutica e monitorização cardiorrespiratória do neonato e da criança em UTI de alto risco. Avaliação e monitorização cardiorrespiratória do paciente neonatal e pediátrico sob ventilação pulmonar mecânica. O aluno será capaz de avaliar e a interpretar a mecânica pulmonar e os gráficos de ventilação mecânica invasiva, bem como a interação paciente-ventilador e a monitorização do equilíbrio ácido básico.
8. Ventilação Mecânica e Ventilação não invasiva em neonatos e crianças
Ventilação mecânica e suporte ventilatório invasivo em Neonato e Pedrátrico. Fração inspirada de oxigênio (FiO2). Pressão positiva ao final da expiração. Alto fluxo. Ventilação Oscilatória de Alta. Freqüência (VOAF). Posição prona. Óxido Nítrico Inalatório. Surfactante.
9. Abordagem respiratória do Neonatal e da Criança
Avaliação em Fisioterapia respiratória. Manobras Respiratórias Convencionais. Manobras Respiratórias. Recursos terapêuticos para Fisioterapia Respiratória. Reabilitação pulmonar. Atendimento respiratório em situações especiais. Técnicas para treinamento muscular respiratório. Transporte do Paciente Grave Aéreo e Terrestre.
10. Abordagem motora no Neonato
Desenvolvimento Motor. Reflexos no primeiro ano de vida - como avaliar e testar os reflexos em cada idade: Reflexos primitivos, reflexos superficiais, reflexos musculares profundos. Distúrbios motores: postura, habilidades motoras finas e grossas, coordenação e equilíbrio, reflexos, hipertonia e hipotonia. Técnicas e recursos em Fisioterapia motora. Sistemas sensoriais (tátil, vestibular, cinestésico, propioceptivo e visual). Tecnologia Assistiva.
11. Abordagem motora na criança
Avaliação Motora. Escalas de Desenvolvimento. Patologia Osteomusculares na Infância e Abordagens da Fisioterapia (Torcicolo Congênito, Luxação de Quadril, Deformidades da Coluna Vertebral, Pé Torto). Lesões Encefálicas Congênitas e Adquiridas na Infância. Definição, Avaliação e Tratamento. Paralisia Cerebral e Mielomeningocele, TCE e Síndromes Genéticas.
12. Assistência fisioterapêutica pré e pós-operatória em crianças cardiopatas
Fisiopatologia dos principais comprometimentos cardíacos. Identificar e avaliar a criança portadora de cardiopatia congênita. Fatores de risco e complicações deste tipo de cirurgia. Particularidades do pré e pós-operatório para discutir o tratamento fisioterapêutico e o gerenciamento do suporte ventilatório mais adequados para as diversas situações clínicas. Acompanhamento da criança no pós-operatório em enfermaria.
13. Fisioterapia e Saúde Materna
Gestação. Pré-parto, parto e pós-parto. Puerpério. Amamentação. Incontinência Urinária. Dor pélvica.
14. Polineuropatia e mobilização precoce em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
Fisiopatologia dos comprometimentos neurológicos mais comuns entre crianças. Avaliação e identificação dos pacientes mais suscetíveis a desenvolver fraqueza muscular na UTI pediátrica. Tratamento fisioterapêutico mais adequado para cada caso. Abordagem da mobilização precoce e posicionamento para estes pacientes.
15. Assistência Fisioterapêutica Humanizada em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica
Discussão de práticas para tornar a fisioterapia mais agradável nas UTIs Neonatal e Pediátrica. Discussão de como desenvolver estratégias criativas a serem inseridas no atendimento fisioterapêutico nestas UTIs. Relação fisioterapia x pais x pacientes. Oficina de práticas: toque terapêutico, Shantala, Reiki, ofurô, musicoterapia, massoterapia e redeterapia.
16. Gestão de Pessoas, Saúde Mental e Autocuidado
Atuação no trabalho institucional, fornecendo subsídios para a compreensão dessa dinâmica, suas características específicas e como ela interfere no processo de adoecimento dos pacientes, familiares e funcionários. Qualidade de vida. O que é viver para mim? Felicidade, como? É possível? Relações entre autoconhecimento e felicidade. A condição em se oportunizar para o exame e análise de todas as variáveis da vida. A complexidade, diversidade e incompletude humana, como lidar com essas características.
Com os avanços tecnológicos, principalmente quando se trata de suporte ventilatório, a sobrevida desses recém-nascidos vêm aumentando, porém com comprometimentos motores, sensoriais e cognitivos graves. A prematuridade tem sido, há anos, um grande desafio no atendimento em neonatologia, afetando o desenvolvimento e crescimento dos bebês, fazendo com que esses bebês manifestem deficiências na área em que começaria a assumir funções normais à idade. Com isso, há um aumento do número de crianças com comorbidades neurológicos e cardiorrespiratórias graves.
O Curso de Pós Graduação Lato Sensu de Fisioterapia em UTI Neonatal, Pediátrica e Saúde Materna irá qualificar os profissionais a prestar atendimento a neonatos, crianças e também as mães que desenvolveram algum tipo de doença ou comprometimento durante a gestação ou trabalho de parto, contribuindo assim, com a diminuição do tempo de internação dos pacientes de alto risco, prevenir e corrigir possíveis doenças e deformidades que podem surgir com o passar do tempo, além das complicações que podem atingir as gestantes e puérperas. Dentre os tópicos que serão abordados temos as técnicas respiratórias, motoras, cardiovasculares, entre outras, e equipamentos manuais e mecânicos para auxiliar os pacientes na área de neonatologia e pediatria.
No final da pós-graduação o aluno deverá cumprir uma carga horária de 50 horas de estágio, sendo que estas serão divididas em 30h em saúde materna e 20h na UTI Neonatal. Ambos os estágios realizados na Maternidade Cândido Mariano. Todas as aulas práticas serão realizadas no hospital Regional do Mato Grosso do Sul.
OBJETIVOS DO CURSO
- O Curso de Pós Graduação Lato Sensu de Fisioterapia em UTI Neonatal, Pediátrica e Saúde Materna tem por objetivo geral fornecer conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a atuação fisioterapêutica nesta especialidade.
- Este curso vem proporcionar ao especializando a oportunidade de realizar a prática assistida hospitalar e ambulatorial, concomitante às disciplinas propostas a cada módulo possibilitando assim identificar nestas especialidades as competências atribuídas ao fisioterapeuta face aos conhecimentos adquiridos durante o curso.
- Construir uma visão global e crítica no planejamento do tratamento do paciente nas diferentes fases de evolução clínica.
- Relacionar, de forma prática, a monitorização da mecânica respiratória e exames complementares para auxiliar na decisão do tratamento fisioterapêutico.
- Estruturar planos de tratamento fisioterapêutico e multiprofissional para pacientes de diversas patologias e condições clínicas, no período neonatal e pediátrico.
PÚBLICO-ALVO
Fisioterapeutas.
Estude na Líder em Pós-graduação! Confira as vantagens do Curso Presencial NOVOESTE:
Considerando as transformações sociais e, a busca pela performance plena dos estudantes, incluindo o desenvolvimento dos mesmos em suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais, a Faculdade NOVOESTE, proporciona uma metodologia onde o percurso de aprendizagem de cada estudante é marcado por um espaço privilegiado para a troca de ideias, em que as situações práticas são vivenciadas e, retroalimentadas pelas teorias que estão sendo estudadas no decorrer da Pós-Graduação.
Neste processo, o pós-graduando torna-se protagonista de sua aprendizagem e, exerce um papel ativo e atuante na sua trajetória de estudos. Para tanto, os docentes da Faculdade NOVOESTE, planejam as disciplinas de cada curso de modo a oportunizar aos estudantes a leitura e estudo prévio de diferentes materiais para o momento das aulas, possibilitando assim que os alunos criem o hábito do autoestudo e possam desenvolver sua autonomia intelectual.
Por meio dessa metodologia de ensino, possibilitamos que o estudante da Faculdade NOVOESTE seja ativo e atuante, e não apenas ouvinte do docente no momento das aulas. Neste contexto, a aprendizagem se efetiva de forma colaborativa e construtiva entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada ao Ministério da Educação, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017. Clique aqui para abrir no E-MEC.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência mínima em cada disciplina de 75% (setenta e cinco por cento).
A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem a todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Sim! A Faculdade NOVOESTE é uma Instituição Credenciada pelo Ministério da Educação na modalidade presencial, sob a Portaria nº 1.063, em 05 de Setembro de 2017 e credenciada para a modalidade a distância, sob a Portaria nº 1.986, em 11 de Novembro de 2019 com nota 4. Clique aqui para abrir no E-MEC.
As aulas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na modalidade presencial, serão ministradas na sede da instituição no endereço, rua Rui Barbosa, 1792, Centro, Campo Grande, MS, com exceção de turmas específicas realizadas em outras cidades, quando descritas acima. Veja como chegar na faculdade clicando aqui.
O cronograma de aulas é disponibilizado anualmente, após a data de início do curso, por meio do Portal do Estudante.
O login e senha para acesso ao Portal do Estudante serão informados no momento da finalização da matrícula. Caso não lembre sua senha, ela se encontra no contrato de prestação de serviços assinado digitalmente. Caso não lembre seu login, envie um WhatsApp para 67 99172-2581, informando seu nome completo e turma.
Todo material (apresentação do docente em PDF, textos complementares, tabelas etc.) é disponibilizado no Portal do Estudante antes do início da aula presencial, para que você possa estudá-lo antes das aulas. O material didático disponibilizado varia de acordo com o docente que irá ministrar a aula. Há docentes que indicam livros, artigos, filmes e outros conteúdos que estão disponíveis na internet.
Será considerado aprovado o estudante que obtiver em cada disciplina do curso nota superior ou igual a 7 (sete) e a frequência de 100% em cada disciplina (cem por cento). Os cursos de pós-graduação presenciais da Faculdade NOVOESTE exigem de você 100% de presença nas aulas, isso é um compromisso de qualidade com você nosso estudante, para tanto, organize sua agenda! A Faculdade NOVOESTE expedirá, ao final do curso, certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de especialização, aos estudantes que concluírem todos os critérios de aprovação estabelecidos no regulamento do curso.
Não realizamos análise ou aproveitamento de disciplinas de cursos de especialização realizados em outras Instituições. Caso você tenha concluído sua especialização na Faculdade NOVOESTE, poderá solicitar análise curricular para fins de aproveitamento pedagógico e financeiro.
A disponibilização do atestado de matrícula/ declaração de cursando é concedida a você por meio da solicitação via Portal do Estudante – na opção “Serviços solicitados”. Para que a mesma seja emitida, você deve ter encaminhado os seguintes documentos: RG, CPF, diploma de graduação ou certidão de conclusão de curso superior atualizada e o contrato de prestação de serviços educacionais assinado, estando-os deferidos no processo final de sua matrícula.
Cada docente possui o que chamamos de “autonomia de cátedra” na Faculdade NOVOESTE, ou seja, ninguém melhor do que o docente da disciplina (módulo), para escolher o melhor método e técnica de avaliação, por isso, a participação, estudos de casos, mesas redondas, seminários, checagens de aprendizagem, por meio de formulários, produção textual, de resumos, resenhas, mapas mentais e etc, são instrumentos avaliativos possíveis de serem aplicados. Importante ressaltar que todo o processo avaliativo acontece no decorrer das aulas, não havendo demandas para “casa”. Para aprovação nas disciplinas (módulos) você precisará obter nota igual ou maior que 7,0. Sem se esquecer de estar presente em todos os encontros, ou seja, 100% de presença.
O histórico de conclusão é enviado gratuitamente a você no final do curso (no verso do certificado). Caso você deseje o histórico parcial durante o curso, poderá consultá-lo por meio do Portal do Estudante.
O prazo para expedição do certificado de conclusão de curso é de até 180 dias após o término do curso, e você será comunicado pelo nosso time de secretaria de que o seu certificado está em condições de ser retirado na Faculdade, para cursos na modalidade presencial. O certificado é entregue com capa e papel especial timbrado. Caso necessite da 2ª via do Certificado, será cobrado uma taxa única de R$330,00 (trezentos e trinta reais), mais o serviço postal, se necessário. Para retirada do certificado, o concluinte deverá portar um documento com foto. Outra pessoa só poderá retirar o certificado mediante procuração específica para esse fim, assinada digitalmente, com certificado digital, e/ou autenticada em cartório.
A solicitação de cancelamento do curso deverá ser realizada por meio de protocolo de atendimento, para isso você deverá acessar o Portal do Estudante e realizar o pedido em “Solicitação de Serviços” - “Solicitação de Cancelamento de Curso”. Após solicitação, envie o n° do Protocolo para o número (67) 99849-5273 no setor de atendimento. O protocolo será respondido em até 10 dias úteis e será feito um contato via telefone para confirmar a solicitação.
Toda a documentação deve ser encaminhada ao consultor(a) logo após o pagamento da Taxa de Matrícula do curso.
Documentos necessários para curso de Pós-graduação:
• 1 Cópia do “Diploma de Graduação” ou “Declaração de Conclusão de Curso”, com data de colação de grau realizada.
• 1 Cópia do CPF.
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.
• 1 Cópia do Histórico de Conclusão da graduação.
• 1 Cópia do Comprovante de Residência.
• 1 Cópia da Carteira de Identidade – RG ou CNH.
• 1 Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Assinado.
Os documentos pessoais: CPF, RG, certidão de nascimento/casamento e comprovante de residência, serão deferidos após análise da secretaria acadêmica. A configuração da Matrícula está vinculada à conclusão efetiva do procedimento e entrega de todos os documentos.
A partir da resolução CNE/CES nº 01 de 06/04/2018, o MEC tornou o TCC não obrigatório. Na metodologia da nossa instituição ele não é obrigatório, isso permite que criemos cursos mais dinâmicos, com cunho inovador para os mais diversos cenários profissionais, com atividades focadas na resolução dos novos desafios da sociedade.
Dayane Aparecida Moisés Caetano Bottini
Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS; Pós-Graduanda em Ciências do Movimento- PPG-CMOV/UFMS; Especialista em Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH)-Pilares Caufriez Concept®?; Membro da Sociedade Internacional de Continência-ICS.
Evelim Leal de Freitas Dantas Gomes
Docente do programa de pós graduação stricto sensu mestrado em fisioterapia da Universidade Ibirapuera UNIB; Graduada fisioterapia PUCCAMP; Especialista fisioterapia cardiorrespiratória INCOR-HCFMUSP; Especialista fisioterapia intensiva ped e neo ASSOBRAFIR; Especialista em fisiologia do exercício UNICID; Especialista em neuropediatria FABIC /Physio cursos SP; Mestrado e doutorado em ciências da reabilitação UNINOVE; Pós Doutorado em ciências da reabilitação UNINOVE; Coordenadora da Pos graduação em fisioterapia intensiva pediátrica e neonatal FABIC/PHYSIO CURSOS.
Ivan Peres Costa
Docente da Pós-Graduação em Fisioterapia Intensiva Adulto Ped e neo; Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia Hospitalar; FABIC/FACMED/Physio Cursos; Docente do curso de Medicina da Universidade Nove de Julho; Pós-Doutorando em Ciências da Reabilitação – UNINOVE; Doutorado e Mestrado em Ciências da Reabilitação nos distúrbios cardiorrespiratórios – UNINOVE; Especialista em fisioterapia cardiorrespiratória adulto e pediátrica, hospitalar e ambulatorial – UNINOVE.
Jéssica Fonseca
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduada pelo programa de Residência em Fisioterapia Pulmonar pela UEL. Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pelo Programa de Pós-graduação associado UEL - Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Formação complementar no Método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA). Tem experiência em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva, com ênfase em Terapia Intensiva Neonatal e em docência na Graduação de Fisioterapia nas disciplinas de Fisioterapia Cardiopulmonar no Adulto, em Unidade Hospitalar e Saúde do Neonato (UNOPAR). Atualmente atua como Fisioterapeuta em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (HU-UEL) e como Preceptora de Estágio em Fisioterapia Cardiopulmonar (UNOPAR).
Juliana de N. Medeiros de Britto
Graduada em Fisioterapia pela UCDB; Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica; Tutora regional do Método Canguru; Atualmente, fisioterapeuta do PS PED da Santa Casa, já tendo atuado na UTI pediátrica, UTI neonatal, UCINCO e UCINCA.
Juliana Loprete Cury
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é professor titular do Centro Universitário da Grande Dourados. Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e com ênfase em Fisioterapia Respiratória Adulto e Pediátrica. Atua principalmente nos seguintes temas: doença renal crônica, modelo animal de doença, avaliação da função pulmonar, qualidade de vida, biomecânica respiratória e capacidade de exercício físico.
Kátia Ferreira de Oliveira
Graduada em fisioterapia pela faculdade UNIGRAN, especializada em fisioterapia neonatal pela UNICAMP, mestra em saúde da criança e do adolescente pela faculdade de medicina da USP ribeirão preto - FMRP, possuo experiência em terapia intensiva neonatal e pediátrica de 2011 a 2018 com fisioterapeuta no Hospital São Paulo - RP, já ministrei aulas e fui banca da residência de UFGD, atualmente sou RT da fisioterapia no Hospital Mackenzie de Dourados, sou supervisora de estágio em terapia intensiva na UNIGRAN.
Maurício Rodrigues Comin
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2014). Especialista em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico pela Universidade Estácio de Sá (2016). Formado em Osteopatia Estrutural - IDOT. Atualmente é fisioterapeuta especialista do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva, Osteopatia e Supervisão de Estágio em Ortopedia e Traumatologia.
Patrick Jean Barbosa Sales
Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui especialização em Saúde Materno-Infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica, ambas pela Faculdade Inspirar de Campo Grande/MS. Possui formação complementar em manejo clínico de aleitamento materno, fisioterapia respiratória global pelo Método Reequilíbrio Toracoabdominal, escalas TIMP e HNNE-HINE, instrutor de Shantala. Além disso, também faz parte do corpo de fisioterapeutas sócio fundadores da Associação Brasileira de Fisioterapia Neonatal, Pediátrica e do Adolescente (ABRAFINPA) e sócio efetivo da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR). No momento, atua na assistência hospitalar nas linhas neonatal e pediátrica, em docência de cursos de extensão e pós graduação, e está inserido como mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento pelo Instituto Integrado de Saúde da UFMS (PPGCMOV - INISA/UFMS).
Wagner Florentin Aguiar
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2014). Pós-graduado pelo programa de Residência em fisioterapia pulmonar, pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Mestre pelo programa de Ciências da reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina (2019).Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória, com ênfase em Terapia Intensiva, Assistência em Queimados, Formação complementar no método Reequilíbrio Toracoabdominal RTA, atualmente atua como Fisioterapeuta no Hospital Universitário da Grande Dourados, Supervisor de Estágio Hospitalar do Centro Universitário da Grande Dourados, Docente do programa de Residência Materno Infantil do HU UFGD.