Simpósio de Cuidados Paliativos reuniu mais de 100 profissionais da saúde em Campo Grande
O primeiro Simpósio de Cuidados Paliativos aconteceu nos dias 4 e 5 de março de 2024 no Hotel Metropolitan, e reuniu mais de 100 profissionais da saúde de diversas áreas. É uma iniciativa do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Câncer Alfredo Abrão e da Faculdade NOVOESTE, e teve como objetivo promover conhecimento e disseminar a cultura na área de Cuidados Paliativos, proporcionando discussões científicas e divulgando a abordagem multidisciplinar característica do assunto. O evento contou com a presença de profissionais de referência na cidade de Campo Grande, com formação e experiência prática em suas respectivas áreas e notável saber.
Dentre as palestrantes do evento, estavam Dra. Tatiana Eidt do HCAA, Dra. Paskale Vargas da Santa Casa, a fisioterapeuta Flávia Maia do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e a psicóloga Cláudia Pinho do HCAA.
No segundo dia, palestraram o enfermeiro Ramon Penha da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, enfa. Eliane Pereira do HCAA, Dra. Fernanda Romeiro do HCAA e Santa Casa, a Dra. Fabiana Moreno do HRMS e a enfa. Micheli Borsoi, representante da Secretaria de Estado de Saúde, para encerrar o evento. Além das palestras, durante o simpósio aconteceram os cursos de Comunicação difícil em Saúde e Hipodermóclise.
A inscrição do evento foi um pacote de fraldas geriátricas, que ao final foram doadas ao Hospital do Câncer.
Para a Dra. Lilian Felippe, coordenadora da Faculdade NOVOESTE e uma das organizadoras do evento, o simpósio foi um sucesso e cumpriu o propósito: "Trazer o olhar humanizado ao binômio paciente-família, devolver ao paciente a sua posição de protagonista de sua própria história e sensibilizar os profissionais de saúde para esta abordagem transformadora do cuidar foi o propósito deste evento."
O que são Cuidados Paliativos?
Os Cuidados Paliativos são uma abordagem que visa promover a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida. Este cuidado deve ser proporcionado em todas as fases da doença e locais de assistência em saúde, desde o diagnóstico, reduzindo substancialmente o sofrimento envolvido com o processo de adoecimento. Mais do que uma opção, os Cuidados Paliativos são um direito do paciente e devem estar inseridos nos cuidados continuados integrados, em concomitância com o tratamento modificador de doença.
Visto sua essência multiprofissional, relacionada a abordagem bio psico social e espiritual, profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e capelães / assistentes espirituais devem ter conhecimento sobre Cuidados Paliativos, especialmente aqueles que cuidam de pacientes com doenças crônicas, progressivas e incuráveis.
Especialização
A Faculdade NOVOESTE oferta o curso presencial inédito em Mato Grosso do Sul, a Pós-graduação em Cuidados Paliativos e Humanização Multiprofissionais que tem por objetivo geral fornecer conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a atuação fisioterapêutica nesta especialidade. Para mais informações, clique aqui.